HOJE
Curiosidades da rodada 20
Por Liga Nacional de Basquete
Com Holloway em alta, vice-líder Paulistano busca manter reinado nas partidas em casa no NBB; confira todas as informações sobre os jogos da 20ª rodada
Universo/Goiânia x Macaé Basquete – Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia (GO) – Sábado – dia 25/01, às 17h00
Primeiro turno
A partida colocará frente a frente os dois ‘caçulas’ do NBB, Goiânia e Macaé. No primeiro turno, os macaenses jogaram em casa e levaram a melhor por 84 a 79, com direito a grande atuação do ala/pivô argentino Pablo Espinoza, responsável por 18 pontos e 14 rebotes, um expressivo duplo-duplo.
Por recuperação
Uma das duas equipes vai voltar a vencer. O Goiânia vem de sete derrotas seguidas e tem a maior sequência negativa do campeonato, já o Macaé não sente o gosto da vitória no NBB há três partidas.
Dúvida
Terceiro cestinha do NBB 2013/2014, o ala uruguaio Emílio Taboada, desfalcou o Goiânia na última partida e é dúvida para o confronto diante dos macaenses.
Duelo da partida
Finalizadores natos, os alas Diego Pinheiro e Duda Machado certamente chamará a atenção no confronto de caçulas do NBB.
Paulistano/Unimed x São José/Unimed – Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo (SP) – Sábado – dia 25/01, às 18h00
Bombando
A fase do Paulistano não poderia estar melhor. Das últimas 11 partidas, a equipe comandada por Gustavo De Conti venceu dez.
Casa forte
Já em casa, o desempenho é melhor ainda. Dos nove jogos que fizeram no Ginásio Antonio Prado Jr, os paulistas perderam apenas o primeiro – para Limeira – desde então, o Paulistano venceu os oito jogos seguintes como mandante e quer ampliar ainda mais essa sequência contra o São José.
Responsável
Grande parte da excelente campanha do Paulistano no NBB se deve ao ala norte-americano Desmond Holloway. O camisa 22, que soma média de 19,73 pontos por jogo – a quarta maior do campeonato – vem jogando o fino da bola e seu aproveitamento nas finalizações são de cair o queixo: 41% em bolas de 3 pontos, 65% em arremessos de 2 pontos e 88,24% nos lances livres. O Território LNB fez uma análise nas médias do jogador, que podem gerar uma marca histórica no campeonato.
Ducentésimo
O jogo contra o Paulistano marcará o jogo de número 200 na história do São José no NBB.
Leve superioridade
Paulistano e São José já mediram forças no NBB em 11 oportunidades, com seis vitórias dos joseenses e cinco do clube da capital paulista.
150
O ala/pivô Renato Carbonari, do Paulistano, completará, diante do São José, seu 150º jogo em sua trajetória no NBB.
Engrenado
Vice-líder do NBB6, o Paulistano vem de quatro vitórias consecutivas na competição – Pinheiros, Liga Sorocabana, Minas e Espírito Santo.
Estreou bem
A última partida contra o São José, contra a Liga Sorocabana, marcou a estreia do treinador Luiz Augusto Zanon, que estreou com vitória, por 80 a 73, a segunda consecutiva da equipe do Vale do Paraíba.
Reis da área pintada
O São José pega em média 37,18 rebotes por jogo e é o líder do fundamento no NBB. Com destaque para Jefferson William, segundo colocado no ranking individual, dono média de 9,41 por duelo.
De volta ao CAP
Ex-atletas do Paulistano, o ala Alex Oliveira e o jovem armador Victor Correia enfrentarão o clube da capital paulista pela primeira vez no Ginásio Antonio Prado Jr.
Duelo da partida
Foco no garrafão para o confronto entre os alas/pivôs Renato Carbonari, do Paulistano, e Jefferson William, do São José. Vale a pena conferir.
Minas Tênis Clube x Espírito Santo Basquetebol – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) – Sábado – dia 25/01, às 19h00
Podem estrear
Em sua primeira partida no segundo turno, o Espírito Santo pode mandar à quadra seus dois novos reforços: o ala Edu Mariano, ex-Basquete Cearense, e o ala Cícero, que atuou na própria equipe capixaba, na época chamada de Vila Velha, no NBB2.
Vantagem mineira
Em 15 duelos entre as duas equipes no NBB, o Minas saiu vencedor em nove oportunidades e o Espírito Santo em seis.
Placar baixo?
O duelo deste sábado na Arena Vivo envolverá os dois piores ataques do NBB6. O Espírito Santo é o time que menos faz pontos no campeonato, com média de 69,0 pontos por jogo, já o Minas vem logo atrás e faz em média apenas 70, 2 pontos por duelo.
Defesas opostas
Enquanto os capixabas têm a pior defesa da atual temporada do NBB (84,9 por jogo), o clube de Belo Horizonte está do lado de cima do ranking e é dono da segunda melhor defesa da competição (72,87 pontos por jogo).
Por recuperação
As duas equipes estão em busca de voltar a vencer no NBB. O Minas vem de duas derrotas consecutivas, enquanto o Espírito Santo está há cinco partidas sem sentir o gosto da vitória.
Reencontros
O experiente armador Arnaldinho e o jovem ala Robson Vesper, do Espírito Santo, defenderam as cores do Minas na terceira e quinta edições do NBB, respectivamente.
Duelo da partida
Confronto entre armadores de gerações opostas. De um lado, o jovem Elinho, do Minas, do outro, o experiente Arnaldinho, do Espírito Santo.
Unitri/Magazine Luiza x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG) – Sábado – dia 25/01, às 19h00
Sem asas
Palco do duelo contra o Mogi, neste sábado, o Ginásio Sabiazinho não tem dado muita sorte ao Uberlândia na atual temporada do NBB. Em oito jogos que a equipe fez no NBB, apenas três terminaram com vitória dos donos da casa e cinco com revés.
Aliviados
O Mogi das Cruzes venceu Franca na última rodada e quebrou uma sequência de quatro jogos sem vencer no NBB.
Duas últimas
O Uberlândia venceu os últimos dois jogos que fez contra o Mogi no NBB. A única vitória mogiana sobre os mineiros foi no primeiro turno da na temporada passada, em casa, por 83 a 81.
Servindo bem
O experiente armador Valtinho é o líder em assistências no NBB6, com média de 7,75 passes decisivos por duelo.
Ladrões de bola
O Mogi é o time que mais rouba bolas no NBB 2013/2014, com média de 10,7 desarmes por partida.
Duelo da partida
Vai sair faísca do garrafão do Ginásio Sabiazinho, pois nele haverá um duelo de titãs. Defendendo os donos da casa, Cipolini, do outro lado, Jeff Agba. Não dá pra perder esse confronto.
Winner/Kabum/Limeira x Palmeiras/Meltex – Ginásio ‘Vô’ Lucato, em Limeira (SP) – Sábado – dia 25/01, às 19h00
Neto no ‘Vô’
Um dos destaques do Palmeiras, o armador Neto reencontrará a torcida do Limeira, time em que atuou na temporada 2011/2012 do NBB.
Heroi
Dono de aproveitamento perfeito nos arremessos, o ala Guto foi fundamental na vitória do Palmeiras sobre o Bauru. Além de anotar 21 pontos em 21 tentados, o camisa 33 acertou uma bola de 3 pontos no estouro do cronômetro e deu o vitória ao clube de Palestra Itália contra os atuais campeões paulistas (87 a 84).
Primeiro turno
Com show do ala norte-americano David Jackson, autor de 32 pontos, o Limeira derrubou o Palmeiras, no Ginásio Palestra Itália, por 85 a 67.
Chegou com moral
Recém contratado pelo Palmeiras, o experiente armador Maxi Stanic fez sua estreia com a camisa alviverde na última rodada, na emocionante vitória sobre o Bauru. Dono da camisa 66, o novo atleta palmeirense esteve em quadra por 26 minutos, registrou cinco pontos, deu seis assistências e roubou cinco bolas.
Ponto forte
Um dos principais trunfos de sua boa campanha no NBB, a defesa do Limeira é a melhor do campeonato, média de 70,38 pontos sofridos por jogo.
Duelo da partida
Em seu reencontro com a torcida de Limeira, Neto desafiará o armador da casa Hélio em duelo que promete ser de arrepiar.
Vivo/Franca x SKY/Basquete Cearense – Ginásio “Pedrocão”, em Franca (SP) – Sábado – dia 25/01, às 19h00
Reencontro
Capitão e ídolo da torcida do Basquete Cearense, o ala/pivô Felipe Ribeiro vestiu a camisa do Franca na primeira edição do NBB.
Mudou a escrita
O Basquete Cearense jamais havia vencido o Franca pelo NBB – dois jogos e duas derrotas – mas no primeiro turno desta temporada, os comandados de Alberto Bial superaram o clube do interior paulista conquistaram o primeiro triunfo sobre os francanos na história.
Por recuperação em casa
Dono da 11ª posição do NBB6, Franca vem de duas derrotas consecutivas, para Flamengo e Mogi, as duas em casa, e espera voltar a vencer no Pedrocão diante dos nordestinos.
Diferente
Já o Basquete Cearense vive situação oposta. Na 10ª colocação, os fortalezenses vêm de duas vitórias emocionantes diante de Mogi, em casa, e Uberlândia, longe de seus domínios na última rodada.
O mais eficiente
O pivô francano Paulão Prestes é o jogador mais eficiente da atual temporada do NBB. Suas médias de 19,8 pontos e 8,6 rebotes por jogo culminam em 22,2 pontos de valorização por partida no campeonato.
Duelo da partida
Prata da casa, o ala/armador francano Cauê Borges terá pela frente a experiência de André Góes, do Basquete Cearense. Vale ficar de olho.