HOJE
Curiosidades da rodada 21 – Parte 1
Por Liga Nacional de Basquete
Maior cestinha da história do NBB, Shamell está muito perto de realizar um feito inédito na competição, ao atingir 5000 pontos; confira as curiosidades da 21ª rodada
Macaé Basquete x Liga Sorocabana – Ginásio Juquinha, em Macaé (RJ) – quinta-feira – dia 04 de fevereiro, às 19h30 (horário de Brasília)
Histórico recente
Macaé e Liga Sorocabana se enfrentaram apenas cinco vezes na história do NBB, e sempre o mandante saiu vencedor. No total, os sorocabanos levam vantagem, por 3 a 2.
Fez bonito
As equipes já se enfrentaram nesta temporada do NBB, em jogo válido pelo primeiro turno do campeonato. Melhor para a Liga Sorocabana, que jogando em casa, bateu o Macaé, por 86 a 72. Destaque para o ala/armador Neto, que anotou 24 pontos, pegou quatro rebotes, distribuiu duas assistências e recuperou três bolas.
Confronto direto
Muito próximos na tabela de classificação, Macaé e Liga Sorocabana farão jogo decisivo na luta por uma vaga nos playoffs. Atualmente os mandantes tem quatro vitórias em 18 jogos, enquanto os sorocabanos tem cinco resultados positivos, com o mesmo número de partidas.

Eddy, do Macaé, precisa de mais sete pontos para chegar a 2500 dentro do NBB (Caio Casagrande/Divulgação)
Quase lá
O ala Eddy, do Macaé, está muito perto de alcançar uma marca incrível em sua carreira do NBB. O jogador precisa de mais sete pontos para atingir 2.500 dentro da competição.
Tem mais
Outro atleta do Macaé que está próximo de um número notável, é André Goes. O jogador está a cinco pontos de alcançar 2.000 dentro do NBB, e se tornar o terceiro atleta do elenco alvianil a atingir a marca.
Não para por aí
Caleb Brown, armador do Macaé, é outro que está perto de atingir uma marca significativa. O norte-americano precisa de mais 16 pontos para atingir 1.000 tentos dentro do NBB.
Precisão
O Macaé lidera a temporada do NBB em lances livres tentados (23,89) e convertidos (19,00) por partida. A equipe ainda é segunda em aproveitamento, com 79,53%, atrás apenas do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, que tem 82,00%.
No erro do adversário
A Liga Sorocabana é vice-líder em bolas recuperadas por partida, com 12,12. O time do interior paulista está atrás apenas do Banrisul/Caxias do Sul, que tem 12,28.
Rio Claro Basquete x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP) – quinta-feira – dia 04 de fevereiro, às 20 horas (horário de Brasília)

Shamell precisa de mais dois pontos para se tornar o primeiro atleta da história do NBB a atingir 5000 tentos (João Pires/LNB)
Histórico
Maior cestinha da história do NBB, o ala Shamell, do Mogi, está muito próximo de realizar um feito inédito no campeonato. O norte-americano precisa de mais dois tentos para atingir os 5.000 pontos em sua carreira dentro da competição e se tornar o primeiro atleta a chegar à marca.
Domínio absoluto
Os dois times já se enfrentaram três vezes pelo NBB, e sempre o Mogi levou a melhor. A maior diferença no confronto foi pela temporada passada, quando os mogianos, atuando em casa, bateram o Rio Claro, por 93 a 80.
Jogo apertado
Os times já se enfrentaram nesta edição do NBB, em confronto válido pela sexta rodada da competição. Atuando em casa o Mogi levou a melhor, por 68 a 63, com destaque para o quarteto Tyrone, Shamell, Lucas Mariano e Larry, que combinaram para 54 tentos, com todos atingindo dois dígitos de pontuação.
Boa fase
As duas equipes vem para o jogo com dois triunfos consecutivos em sequência. Curiosamente, as vitórias do Rio Claro ocorreram atuando como mandante, e as do Mogi na condição de visitante, situação que os dois times encontrarão no confronto de quinta-feira.
Reencontro
O pivô Daniel Alemão, do Rio Claro, defendeu o uniforme do Mogi por duas temporadas dentro do NBB. No total, o atleta atuou em 50 partidas pela equipe, e foi parte integrante do elenco que alcançou duas semifinais da competição.
Reencontro #2
Caio Ranches, ala do Rio Claro, também já fez parte do elenco do Mogi. Na temporada 2012/2013, primeira dos mogianos no NBB, o atleta fez um total de 34 partidas pela equipe, e atuou em média 20,9 minutos por jogo.
Muito tempo
O ala Dedé, do Rio Claro, está próximo de atingir uma marca muito significativa pelo campeonato. O jogador está a menos de oito minutos em quadra para chegar aos 6.000 dentro do NBB, se tornando o primeiro atleta do elenco rio-clarense a chegar ao número.
Quase lá
O pivô Paulão Prestes, do Mogi, está muito perto de alcançar um número interessante dentro do NBB. O atleta precisa de mais dois rebotes para chegar a 800 sobras na competição.
Muito próximo
O armador Eric Tatu, do Rio Claro, também pode chegar a uma marca de impacto em sua carreira no NBB. Para isso o jogador precisa de apenas mais uma assistência e atingirá 500 passes decisivos na competição.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca