HOJE
Curiosidades da rodada 22
Por Liga Nacional de Basquete
Voltando à sua forma ideal, Valtinho pode completar 700 assistências no NBB; confira todas as informações sobre as partidas da 22ª rodada da temporada
Pinheiros/SKY x Palmeiras – Ginásio Henrique Villaboim, São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 07/02, às 19h15

O norte-americano é o quinto jogador que mais dá assistências na temporada (João Pires/LNB)
Boa fase
Na ausência de Paulinho Boracini, que ainda se recupera de uma fratura do dedo, o norte-americano Joe Smith, está distribuindo bem as jogadas na equipe do Pinheiros. O atleta está com média de 5,67 assistências por partida, o terceiro no ranking da temporada. Além disso, o ala mostra eficiência nas bolas de 3 pontos, com média de 3 arremessos convertidos por jogo, o quarto colocado.
Primeiro turno
O Pinheiros levou a melhor, fora de casa, por 94 a 85, com grande atuação da dupla estadunidense Shamell e Joe Smith, com 19 e 21 pontos, respectivamente.
Destaque
O norte-americano do Palmeiras, Caleb Brown, foi o maior pontuador da rodada passada. Na derrota para o Paulistano, o armador anotou 24 pontos.
Vivo/Franca x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Pedrocão, Franca (SP) – Quinta-feira – dia 07/02, às 20h00

Teichmann e Figueroa são os destaques do Franca em tocos e roubos de bola, respectivamente (Luiz Pires/LNB)
Defensores
A melhor defesa do campeonato pertence ao time de Franca. A equipe sofre em média 73,4 pontos por jogo, e também é o time que mais rouba bolas, com média de 9,95 desarmes por jogo. Figueroa é o principal ladrão de bola do time (1,95/jogo), e Teichmann é que mais dá tocos entre os francanos (1,1/jogo).
Desempate
Franca e Bauru estão empatados na quarta posição da temporada, com 13 vitórias e sete derrotas (65% de aproveitamento). Quem vencer este confronto se firmará dentro do G4.
Os primeiros 500
Ao anotar sete pontos, o ala Gui, de apenas 21 anos, chegará 500 no NBB.
150
O armador do Bauru, Larry Taylor, completará nesta partida 150 jogos no NBB.
Vantagem francana
Em nove confrontos entre as equipes no NBB, são cinco vitórias para o Franca e quatro para Bauru.
Pedrocão invicto
Franca nunca perdeu para o Bauru jogando em casa no NBB. Foram quatro partidas, com quatro vitórias dos donos da casa.
Há mais de um ano
No dia 08/12/11 foi a última vitória do Bauru sobre o Franca no NBB. O placar foi 92 a 82, no primeiro turno da temporada passada.
Primeiro turno
Os francanos venceram fora de casa, por 74 a 67, com boa partida de Fernando Fishcer, do Bauru, e Jhonatan, do Franca, ambos com 16 pontos.
Baixa
Um dos destaques do time, o ala Jhonatan, ficará de fora do confronto contra o Bauru devido a uma contusão muscular.
São José/Unimed x Tijuca/Rio de Janeiro – Ginásio Lineu de Moura, São José (SP) – Quinta-feira – dia 07/02, às 20h00

Arnaldinho precisa de cinco pontos para chegar ao milésimo no NBB (João Pires/LNB)
1.000
Arnaldinho, do Tijuca, precisa de cinco pontos para chegar ao milésimo no NBB. O armador de 34 anos foi o destaque da equipe carioca na última partida, na vitória contra o Mogi das Cruzes, em que ele anotou 17 pontos.
Nunca perdeu
O São José nunca perdeu para o Tijuca em confrontos válidos pelo NBB. Foram três partidas, com três triunfos joseenses.
Primeiro turno
O São José venceu, fora de casa, por 79 a 74, que teve grande atuação de César, com 24 pontos e Jefferson William, com 23.
Atolado
O atual vice-campeão do NBB, São José, está há cinco jogos sem sentir o gosto da vitória na temporada. A equipe acumula derrotas para Basquete Cearense, Bauru, Brasília e Liga Sorocabana, fora de casa, e Flamengo, em casa.
Embalado
O Tijuca vem de duas vitórias consecutivas no NBB, fato que é concretizado pela primeira vez na temporada. A equipe do técnico Miguel Ângelo da Luz bateu Vila Velha, em casa, e Mogi das Cruzes, longe de seus domínios.
Velho conhecido
O ala/pivô do Tijuca, Wanderson, é um velho conhecido da torcida joseense. O camisa 13 defendeu as cores do São José nas duas primeiras edições do NBB.
Conseguiu
Na derrota para o Flamengo, o ala/pivô Jefferson William pegou oito rebotes, o que fez com que ele chegasse aos 800 no NBB.
Suzano/Cesumar/Campestre x Paulistano/Unimed – Ginásio Prof. Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Quinta-feira – dia 07/02, às 20h00
Primeiro turno
O Paulistano venceu em casa, por 84 a 72, com grande atuação de Steven Toyloy, autor de 21 pontos.
Para seguir vencendo
A fase do Paulistano não era boa na temporada. A equipe da capital paulista havia ganho apenas dois dos nove jogos disputados em 2013, mas agora o time do técnico Gustavo de Conti acumula duas vitórias consecutivas, contra Joinville e Palmeiras.
Ex-time
O destaque do Suzano, Jefferson Campos, enfrentará o Paulistano, time em que ele atuou na categoria juvenil, e nas três primeiras edições do NBB.
Vila Velha/Garoto/UVV x Cia. do Terno/Romaço/Joinville – Ginásio “Tartarugão”, Vila Velha (ES) – Quinta-feira – dia 07/02, às 20h00

Alexandre Pinheiro anotou 17 pontos no último quarto contra o Limeira (João Pires/LNB)
Em alta
Alexandre Pinheiro, do Vila Velha, foi o principal responsável pela vitória de sua equipe contra o Limeira, em casa. O armador anotou 17 pontos na etapa final, essenciais para a virada sobre o time do interior paulista.
Em baixa
Após engrenar uma sequência de quatro vitórias consecutivas, o Joinville empacou na temporada. A equipe de Santa Catarina vem de duas derrotas seguidas, para Paulistano, em casa, e Minas, fora.
Invencibilidade máxima
As equipes já se enfrentaram 12 vezes no NBB, e todas as partidas foram vencidas pelo Joinville.
Jay “3pts” Parker
O armador do Vila Velha sempre mostra muita confiança nos arremessos da linha dos 3 pontos. O norte-americano é o líder no fundamento, com média de 3,45 convertidos por partida.
Primeiro turno
O Joinville levou a melhor, em casa, por 99 a 80, com ótimo desempenho de Vinícius Telo, que fez 22 pontos.
Icatu/Minas x Winner/Kabum/Limeira – Arena VIVO, Belo Horizonte (MG) – Quinta-feira – dia 07/02, às 20h00
Minas venceu mais
Em sete confrontos entre as equipes, o Minas venceu cinco partidas e o Limeira, apenas duas.
De volta a Minas Gerais
O pivôs do Limeira, Hubner e Leandro, defenderam o Minas em todas as temporadas anteriores do NBB. Esta será a primeira vez que eles se reencontrarão com a torcida mineira.
De berço
O cestinha do Minas, Betinho, foi revelado e criado nas categorias de base do Limeira, clube em que ele estava quando chegou às seleções de base. O camisa 26 disputou a primeira edição do NBB com a camisa limeirense.
Outros reencontros
Renato Lamas e Mineiro, do Minas, também se reencontrará com o Limeira, time em que estiveram na primeira e terceira edições do NBB, respectivamente.
Primeiro turno
O Minas ganhou, fora de casa e na prorrogação, por 87 a 85, com grande atuação de Ronald Ramon, do Limeira, com 27 pontos.
Unitri/Universo x Liga Sorocabana – Ginásio Homero Santos, Uberlândia (MG) – Quinta-feira – dia 07/02, às 21h00

Valtinho é o quarto maior garçom da história do NBB (Luiz Pires/LNB)
700 servidas
O experiente armador do Uberlândia, Valtinho, atingirá a marca de 700 assistências no NBB. Para isso, o atleta precisa de dois passes perfeitos. Com 36 anos, o jogador é o quarto maior garçom da história do NBB, ficando atrás apenas de Larry Taylor (874), Fúlvio (845) e Nezinho (806).
E foi destaque
Na última partida contra o Bauru, Valtinho foi o destaque da rodada nas assistências, com nove passes perfeitos efetuados.
Time de garçons
O Uberlândia é o time que mais dá assistências na competição. A equipe do técnico Hélio Rubens tem média de 17,15 passes perfeitos por jogo, e tem como seu principal garçom o armador Helinho, com média de 5,0 servidas por partida (5º do NBB).
Sorocabanos na frente
Em três confrontos entre as equipes no NBB, a Liga Sorocabana venceu dois, e o Uberlândia um.
Sempre do mandante
A Liga Sorocabana nunca venceu o Uberlândia jogando em terras mineiras, assim como o time do Triângulo Mineiro jamais levou a melhor jogando na cidade do interior paulista.
Primeiro turno
A Liga Sorocabana levou a melhor, em casa, por 74 a 63, com grande atuação de Neto e Holloway, com 26 e 22 pontos, respectivamente.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca