HOJE
Curiosidades da rodada 22
Por Liga Nacional de Basquete
Voltando à sua forma ideal, Valtinho pode completar 700 assistências no NBB; confira todas as informações sobre as partidas da 22ª rodada da temporada
Pinheiros/SKY x Palmeiras – Ginásio Henrique Villaboim, São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 07/02, às 19h15
Boa fase
Na ausência de Paulinho Boracini, que ainda se recupera de uma fratura do dedo, o norte-americano Joe Smith, está distribuindo bem as jogadas na equipe do Pinheiros. O atleta está com média de 5,67 assistências por partida, o terceiro no ranking da temporada. Além disso, o ala mostra eficiência nas bolas de 3 pontos, com média de 3 arremessos convertidos por jogo, o quarto colocado.
Primeiro turno
O Pinheiros levou a melhor, fora de casa, por 94 a 85, com grande atuação da dupla estadunidense Shamell e Joe Smith, com 19 e 21 pontos, respectivamente.
Destaque
O norte-americano do Palmeiras, Caleb Brown, foi o maior pontuador da rodada passada. Na derrota para o Paulistano, o armador anotou 24 pontos.
Vivo/Franca x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Pedrocão, Franca (SP) – Quinta-feira – dia 07/02, às 20h00
Defensores
A melhor defesa do campeonato pertence ao time de Franca. A equipe sofre em média 73,4 pontos por jogo, e também é o time que mais rouba bolas, com média de 9,95 desarmes por jogo. Figueroa é o principal ladrão de bola do time (1,95/jogo), e Teichmann é que mais dá tocos entre os francanos (1,1/jogo).
Desempate
Franca e Bauru estão empatados na quarta posição da temporada, com 13 vitórias e sete derrotas (65% de aproveitamento). Quem vencer este confronto se firmará dentro do G4.
Os primeiros 500
Ao anotar sete pontos, o ala Gui, de apenas 21 anos, chegará 500 no NBB.
150
O armador do Bauru, Larry Taylor, completará nesta partida 150 jogos no NBB.
Vantagem francana
Em nove confrontos entre as equipes no NBB, são cinco vitórias para o Franca e quatro para Bauru.
Pedrocão invicto
Franca nunca perdeu para o Bauru jogando em casa no NBB. Foram quatro partidas, com quatro vitórias dos donos da casa.
Há mais de um ano
No dia 08/12/11 foi a última vitória do Bauru sobre o Franca no NBB. O placar foi 92 a 82, no primeiro turno da temporada passada.
Primeiro turno
Os francanos venceram fora de casa, por 74 a 67, com boa partida de Fernando Fishcer, do Bauru, e Jhonatan, do Franca, ambos com 16 pontos.
Baixa
Um dos destaques do time, o ala Jhonatan, ficará de fora do confronto contra o Bauru devido a uma contusão muscular.
São José/Unimed x Tijuca/Rio de Janeiro – Ginásio Lineu de Moura, São José (SP) – Quinta-feira – dia 07/02, às 20h00
1.000
Arnaldinho, do Tijuca, precisa de cinco pontos para chegar ao milésimo no NBB. O armador de 34 anos foi o destaque da equipe carioca na última partida, na vitória contra o Mogi das Cruzes, em que ele anotou 17 pontos.
Nunca perdeu
O São José nunca perdeu para o Tijuca em confrontos válidos pelo NBB. Foram três partidas, com três triunfos joseenses.
Primeiro turno
O São José venceu, fora de casa, por 79 a 74, que teve grande atuação de César, com 24 pontos e Jefferson William, com 23.
Atolado
O atual vice-campeão do NBB, São José, está há cinco jogos sem sentir o gosto da vitória na temporada. A equipe acumula derrotas para Basquete Cearense, Bauru, Brasília e Liga Sorocabana, fora de casa, e Flamengo, em casa.
Embalado
O Tijuca vem de duas vitórias consecutivas no NBB, fato que é concretizado pela primeira vez na temporada. A equipe do técnico Miguel Ângelo da Luz bateu Vila Velha, em casa, e Mogi das Cruzes, longe de seus domínios.
Velho conhecido
O ala/pivô do Tijuca, Wanderson, é um velho conhecido da torcida joseense. O camisa 13 defendeu as cores do São José nas duas primeiras edições do NBB.
Conseguiu
Na derrota para o Flamengo, o ala/pivô Jefferson William pegou oito rebotes, o que fez com que ele chegasse aos 800 no NBB.
Suzano/Cesumar/Campestre x Paulistano/Unimed – Ginásio Prof. Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Quinta-feira – dia 07/02, às 20h00
Primeiro turno
O Paulistano venceu em casa, por 84 a 72, com grande atuação de Steven Toyloy, autor de 21 pontos.
Para seguir vencendo
A fase do Paulistano não era boa na temporada. A equipe da capital paulista havia ganho apenas dois dos nove jogos disputados em 2013, mas agora o time do técnico Gustavo de Conti acumula duas vitórias consecutivas, contra Joinville e Palmeiras.
Ex-time
O destaque do Suzano, Jefferson Campos, enfrentará o Paulistano, time em que ele atuou na categoria juvenil, e nas três primeiras edições do NBB.
Vila Velha/Garoto/UVV x Cia. do Terno/Romaço/Joinville – Ginásio “Tartarugão”, Vila Velha (ES) – Quinta-feira – dia 07/02, às 20h00
Em alta
Alexandre Pinheiro, do Vila Velha, foi o principal responsável pela vitória de sua equipe contra o Limeira, em casa. O armador anotou 17 pontos na etapa final, essenciais para a virada sobre o time do interior paulista.
Em baixa
Após engrenar uma sequência de quatro vitórias consecutivas, o Joinville empacou na temporada. A equipe de Santa Catarina vem de duas derrotas seguidas, para Paulistano, em casa, e Minas, fora.
Invencibilidade máxima
As equipes já se enfrentaram 12 vezes no NBB, e todas as partidas foram vencidas pelo Joinville.
Jay “3pts” Parker
O armador do Vila Velha sempre mostra muita confiança nos arremessos da linha dos 3 pontos. O norte-americano é o líder no fundamento, com média de 3,45 convertidos por partida.
Primeiro turno
O Joinville levou a melhor, em casa, por 99 a 80, com ótimo desempenho de Vinícius Telo, que fez 22 pontos.
Icatu/Minas x Winner/Kabum/Limeira – Arena VIVO, Belo Horizonte (MG) – Quinta-feira – dia 07/02, às 20h00
Minas venceu mais
Em sete confrontos entre as equipes, o Minas venceu cinco partidas e o Limeira, apenas duas.
De volta a Minas Gerais
O pivôs do Limeira, Hubner e Leandro, defenderam o Minas em todas as temporadas anteriores do NBB. Esta será a primeira vez que eles se reencontrarão com a torcida mineira.
De berço
O cestinha do Minas, Betinho, foi revelado e criado nas categorias de base do Limeira, clube em que ele estava quando chegou às seleções de base. O camisa 26 disputou a primeira edição do NBB com a camisa limeirense.
Outros reencontros
Renato Lamas e Mineiro, do Minas, também se reencontrará com o Limeira, time em que estiveram na primeira e terceira edições do NBB, respectivamente.
Primeiro turno
O Minas ganhou, fora de casa e na prorrogação, por 87 a 85, com grande atuação de Ronald Ramon, do Limeira, com 27 pontos.
Unitri/Universo x Liga Sorocabana – Ginásio Homero Santos, Uberlândia (MG) – Quinta-feira – dia 07/02, às 21h00
700 servidas
O experiente armador do Uberlândia, Valtinho, atingirá a marca de 700 assistências no NBB. Para isso, o atleta precisa de dois passes perfeitos. Com 36 anos, o jogador é o quarto maior garçom da história do NBB, ficando atrás apenas de Larry Taylor (874), Fúlvio (845) e Nezinho (806).
E foi destaque
Na última partida contra o Bauru, Valtinho foi o destaque da rodada nas assistências, com nove passes perfeitos efetuados.
Time de garçons
O Uberlândia é o time que mais dá assistências na competição. A equipe do técnico Hélio Rubens tem média de 17,15 passes perfeitos por jogo, e tem como seu principal garçom o armador Helinho, com média de 5,0 servidas por partida (5º do NBB).
Sorocabanos na frente
Em três confrontos entre as equipes no NBB, a Liga Sorocabana venceu dois, e o Uberlândia um.
Sempre do mandante
A Liga Sorocabana nunca venceu o Uberlândia jogando em terras mineiras, assim como o time do Triângulo Mineiro jamais levou a melhor jogando na cidade do interior paulista.
Primeiro turno
A Liga Sorocabana levou a melhor, em casa, por 74 a 63, com grande atuação de Neto e Holloway, com 26 e 22 pontos, respectivamente.