HOJE
Curiosidades da rodada 22 – Parte 1
Por Liga Nacional de Basquete
Em sua temporada de estreia pelo Rio Claro, Gui Deodato reencontrará a torcida do Bauru pela 1ª vez no NBB; confira as curiosidades dos jogos desta terça
Paulistano/Corpore x Banrisul/Caxias do Sul – Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo (SP) – terça-feira – dia 16 de fevereiro, às 19h30 (horário de Brasília)
Demonstrou força
No primeiro jogo entre os times pelo NBB, válido pela sétima rodada desta edição, o Paulistano bateu o Caxias, por 83 a 70, fora de casa. Destaque para o trio Dawkins (15), Gemerson (16) e Caio Torres (17), que atingiu dois dígitos de pontuação pelo time da capital paulista.
Lar doce lar
O Paulistano não terá descanso no segundo turno do NBB. Após realizar quatro partidas fora de casa, o time volta a ser mandante nesta rodada, porém voltará à estrada logo na sequência, para mais três jogos como visitante, contra Pinheiros, Minas e Brasília.
Tchau Caxias!
Do outro lado da quadra, a situação será inversa. O Caxias, que realizou os últimos quatro jogos como mandante, terá pela frente dois duelos fora de casa, contra o próprio Paulistano, e na sequência a Liga Sorocabana.

Ex-jogador do Paulistano, Alex ainda tem seu recorde de bolas de 3 pontos convertidas contra o rival (João Pires/LNB)
Reencontros
Três atletas do Caxias já defenderam o Paulistano. Betinho atuou por três edições do NBB com a equipe; Alex defendeu o time da capital paulista nas temporadas de 2011/2012 e 2012/2013; e Vinícius Gobor que também esteve em três campeonatos com o atual rival.
Carrasco
O ala Alex, do Caxias, ainda tem um recorde pessoal anotado contra a equipe paulista. Na temporada passada, quando atuava pelo Minas, o jogador converteu seis arremessos de 3 pontos, na vitória de seu time, por 72 a 69.
Quase lá
Reforço do Caxias para esta temporada, Betinho está muito próximo de atingir uma marca impactante na carreira. O atleta precisa converter mais um tiro de 2 pontos para alcançar os 600 pelo NBB.
Quase lá #2
Do outro lado, o ala/pivô Gruber também pode alcançar um número importante pela competição. O atleta está a seis rebotes de atingir 700 sobras na carreira pelo NBB.
Quase lá #3
Mais um jogador que está próximo de uma marca significativa é o armador Gustavinho, do Caxias, que precisa de mais um rebote para chegar a 200 na competição.
No erro do adversário
O Caxias lidera esta temporada nas recuperadas de bola. O time gaúcho tem média de 11,85 roubos por partida, sendo seguido por perto pela Liga Sorocabana, que tem 11,40.
Paschoalotto/Bauru x Rio Claro Basquete – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – terça-feira – dia 16 de fevereiro, às 20 horas (horário de Brasília)

Gui Deodato atuou em sete temporadas e realizou 205 partidas pelo Bauru (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Reencontro especial
Em sua primeira temporada dentro do NBB sem vestir o uniforme do Bauru, o ala Gui Deodato, do Rio Claro, irá se reencontrar com a torcida bauruense pela primeira vez na competição. O atleta atuou nas outras sete edições do campeonato pelo Dragão, onde realizou 205 partidas.
Trajetória no antigo time
Gui Deodato esteve presente em momentos marcantes do Bauru. O ala fez parte do elenco vice-campeão do NBB 2014/2015, foi campeão da LDB 2012, Liga Sul-Americana 2014, Liga das Américas 2015 e bicampeão estadual (2013 e 2014).
Domínio absoluto
As duas equipes se enfrentaram três vezes na história do NBB, com o Bauru vencedor em todos os duelos. A maior diferença imposta pelos bauruenses foi na temporada passada, atuando em casa, por 106 a 78 (28 pontos).
Que noite!
Os dois times se enfrentaram neste NBB, em jogo válido pela 7ª rodada, e os bauruenses venceram, por 72 a 63, fora de casa. Destaque para a grande atuação do jovem ala/pivô Wesley Sena, do Bauru, que registrou três recordes pessoais na partida: Pontos (16), rebotes (8) e bolas de 2 pontos convertidas (6).
De volta à estrada
Após realizar os últimos quatro jogos como mandante, o Rio Claro voltará a atuar fora de casa neste NBB. Infelizmente para a equipe, o retrospecto é negativo, com apenas uma vitória em sete partidas.
Equilíbrio
Dividindo muito bem as responsabilidades a cada jogo, o Bauru apresenta um dos melhores quintetos iniciais do NBB. Os cinco titulares da equipe têm média superior a 10 pontos por partida: R. Fischer (12,1), Alex (12,4), Robert Day (11,4), Jefferson (10,7) e Hettsheimeir (16,3).

A 14 pontos de 1.000, Hettsheimeir anotou dígitos duplos em pontuação nos últimos 15 jogos (João Pires/LNB)
Que sequência!
O pivô Hettsheimeir, do Bauru, vive grande momento na atual temporada, com 15 partidas seguidas atingindo os dois dígitos de pontuação. Oitavo colocado entre os cestinhas do campeonato, o atleta anotou ao menos 20 pontos em cinco jogos desta edição.
Tem mais
Hettsheimeir ainda está próximo de atingir uma marca muito significativa pelo NBB. Com apenas 60 jogos realizados, o pivô está a 14 pontos de alcançar 1000 dentro da competição.
200!
Robert Day, ala do Bauru, fará, diante do Rio Claro, sua partida de número 200 pelo NBB. O norte-americano, que está em sua sexta temporada na competição, tem média de 16,0 pontos por partida ao longo dos 199 jogos.
Falta uma!
O ala/pivô Teichmann, do Rio Claro, está a uma bola de 2 pontos convertida de alcançar 800 pelo NBB.
Foi bem
Léo Meindl, ala do Bauru, tem um recorde pessoal registrado contra o Rio Claro. Na temporada passada, quando atuava pelo Franca Basquete, o atleta converteu sete arremessos de 2 pontos, na vitória de seu time, por 75 a 68, fora de casa.
Artilharia pesada
A equipe bauruense é a que mais converte arremessos de 3 pontos por partida. Com média de 10,75, o elenco comandado por Demétrius Ferracciú só se vê ameaçado pelo Brasília, que tem 10,55.
Não é atoa
Vice-líder do NBB 2015/2016, o Bauru está dentro do top 5 de estatísticas em seis quesitos distintos. Pontos (87,10), rebotes (37,25), assistências (17,70), bolas de 3 pontos convertidas (10,75), lances livres certos (17,65) e eficiência (103,15).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca