#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 23

13-02-2013 | 05:00
Por Liga Nacional de Basquete

William Drudi precisa de apenas dois pontos para ultrapassar a marca dos 2.000 na história do NBB; confira todas as informações sobre as partidas da 23ª rodada

Tijuca/Rio de Janeiro x Vivo/Franca – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Quinta-feira – dia 14/02, às 18 horas

No primeiro turno, Franca levou a melhor sobre o Tijuca (Newton Nogueira/Divulgação)

Histórico
As equipes se enfrentaram três vezes na história do NBB, e os francanos levaram a melhor em duas oportunidades, contra apenas uma dos cariocas.

Mandantes
Em todas as partidas realizadas entre as equipe, apenas os times que jogaram em casa saíram vencedores.

Pontuação dividida
Nenhum dos dois esquadrões possui um atleta entre os 15 primeiros cestinhas do NBB. No Tijuca, o maior pontuador é o norte-americano Rashaun, com média de 12,6 pontos por jogo, enquanto que no Franca, o posto é de Jhonatan, que soma 15,1 tentos por partida.

Último confronto
Jogando no Ginásio do “Pedrocão”, os representantes do interior paulista saíram vencedores, por 101 a 75, no duelo válido pelo primeiro turno da atual temporada.

 

Pinheiros/SKY x Paulistano/Unimed – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 14/02, às 19h15

Shamell, do Pinheiros, vem em um bom momento no NBB (Alê Vianna/Divulgação)

Domínio pinheirense
Em nove confrontos disputados entre as equipes na história do campeonato, o Pinheiros levou a melhor em nove oportunidades, contra apenas três triunfos do Paulistano.

Mas…
No último duelo entre as equipes, válido pelo primeiro turno da atual temporada, o Paulistano saiu vencedor, por 89 a 88, em uma virada incrível

Cestinhas de fora
Principais pontuadores de suas equipes, Paulinho e Manteguinha seguem contundidos e não entrarão em quadra nesta quinta-feira.

Artilharia pesada
Com média de 87,8 pontos convertidos por jogo, o Pinheiros é dono do terceiro melhor ataque da competição, atrás apenas dos líderes Flamengo e Brasília

Teste de pontaria
A partida marcará o início das eliminatórias para o Torneio de 3 Pontos. Lucas Dias, pelo time pinheirense, e Pedro, pelo time visitante, iniciarão as disputas do campeonato de tiros de longa distância.

Em alta
Completamente recuperado de uma lesão no Tendão de Aquiles, o norte-americano Shamell atravessa um bom momento na competição. Nas últimas três partidas dos pinheirenses no NBB, o norte-americano somou média de 21,3 pontos por jogo. Em toda a competição, o jogador tem média de “apenas” ’14,5 tentos por partida.

 

Winner/Kabum/Limeira x São José/Unimed – Ginásio “Vô Lucato”, Limeira (SP) – Quinta-feira – dia 14/02, às 20 horas

Ao fazer sete pontos, Dedé completará 1.500 pontos no NBB (Luiz Pires/LNB)

1.500
Dedé, ala do São José, precisa anotar sete pontos para chegar a 1.500 em sua trajetória no NBB.

Superioridade
Em 12 confrontos disputados na história do NBB, os joseenses levaram a melhor em nove oportunidades.

Último confronto
Atuando em casa, no Ginásio Lineu de Moura, o esquadrão do Vale do Paraíba levou a melhor, por 84 a 76, em partida válida pelo primeiro turno da atual temporada.

Reabilitado
Depois de cinco derrotas consecutivas, o São José reencontrou o caminho das vitórias no NBB na última rodada da competição, ao vencer o Tijuca/Rio de Janeiro.

Retorno a casa
Depois de duas derrotas fora de casa, para Vila Velha e Minas, Limeira retornará ao Ginásio “Vô Lucato”. Até o momento, os comandados de Demétrius venceram seis jogos em nove partidas disputadas como mandante.

Aqui, não!
Líder de tocos na história do NBB, Murilo precisa de apenas dois bloqueios na partida para ser o primeiro jogador em todas as edições do campeonato a ultrapassar a marca de 150 na história da competição

150 vezes
Diego e Leandro, do Limeira, entrarão em quadra pela 150ª vez na história da competição

 

Cia. do Terno/Romaço/Joinville x Helbor/Mogi das Cruzes – Centreventos Cau Hansen, Joinville (SC) – Quinta-feira – dia 14/02, às 20 horas

O pivô Rafael Araújo, o Bábby, do Mogi das Cruzes, fará seu centésimo jogo no NBB (João Pires/LNB)

100
Este será o centésimo jogo do pivô Bábby, do Mogi das Cruzes, na história do NBB.

Única
Na primeira e única partida disputada entre as equipe no NBB, os catarinenses levaram a melhor, fora de casa, por 70 a 68.

Confronto direto
Com campanhas parecidas, Joinville e Limeira farão um confronto direto por briga por posições da parte de baixo da tabela de classificação. Os catarinenses ocupam a 13ª colocação, com oito vitórias em 20 jogos, enquanto que os mogianos aparecem duas posições abaixo, com seis triunfos também em 20 partidas disputadas.

Sequência ruim
O vencedor do duelo quebrará um momento ruim no NBB. Ambas as equipes vêm de três derrotas consecutivas no campeonato.

 

Palmeiras x Vila Velha/Garoto/UVV – Ginásio do Palestra Itália, São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 14/02, às 20 horas

Segunda vez
Este será o segundo confronto entre as equipes na história do NBB.

Triunfo capixaba
Na partida válida pelo primeiro turno da atual temporada, a agremiação do Espírito Santo levou a melhor, por 68 a 59.

Gringos em alta
As duas equipes têm em jogadores norte-americanos suas principais figuras na competição. Pelo lado palmeirense, o destaque é o armador Caleb Brown, que soma médias de 16,3 pontos, 3,8 rebotes e 3,2 assistências por jogo. Enquanto isso, no time capixaba, o ala Benzor Simmons é dono da quarta maior média de pontuação do campeonato, com 19,5 tentos anotados por jogo.

150
Coloneze, pivô do Palmeiras, fará sua partida de número 150 na história do NBB.

“Ladrões”
Vila Velha precisa de dois roubos de bola na partida para chegar a mil “carteiras roubadas” na história do NBB.

 

Suzano/Cesumar/Campestre x Icatu/Minas – Ginásio Professor Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Quinta-feira – dia 14/02, às 20 horas

Ala Betinho é o cestinha do Minas na competição (Orlando Bento/Divulgação)

Revanche
No primeiro confronto entre as equipes na história do NBB (válido pelo primeiro turno da atual temporada), os mineiros saíram vencedores, por 100 a 78.

Momentos opostos
Enquanto que os representantes de Suzano perderam suas últimas quatro partidas, o clube de Belo Horizonte venceu seus últimos dois compromissos.

Força no perímetro
Os alas Betinho e Beal são responsáveis por 41,9% dos pontos do Minas no NBB. O camisa 26 possui média de 17,33 pontos por jogo, enquanto que o norte-americano contribui com 16,33 tentos por partida.

Destaque
O jovem armador Jefferson Campos é o principal nome do Suzano até o momento. O jogador é dono de expressivas médias de 15,2 pontos, 4,5 assistências e 2,22 bolas recuperadas por partida.

Todos os fundamentos
Mark Borders pode atingir marcas históricas na partida. O armador norte-americano precisa apanhar um rebote para chegar à marca de 300 e de duas assistências para chegar a 400 passes decisivos.

 

Liga Sorocabana x SKY/Basquete Cearense – Ginásio Gualberto Moreira, Sorocaba (SP) – Quinta-feira – dia 14/02, às 20 horas

Drudi pode atingir marca histórica na partida (João Pires/LNB)

2.000
O pivô Drudi, do Basquete Cearense, precisa de apenas cinco pontos para se tornar o 13º jogador na história do NBB a ultrapassar a marca dos dois mil pontos em todas as cinco edições do campeonato.

Segunda vez
Este será o segundo duelo entre as equipes na história do NBB.

Melhor para os cearenses
No primeiro confronto entre as equipes, o time de Fortaleza venceu, pelo placar de 71 a 62, em partida válida pelo primeiro turno da atual temporada.

Briga direta
O jogo colocará frente a frente duas equipes com campanhas próximas. Os sorocabanos ocupam a 10ª colocação, com dez vitórias em 21 jogos disputadas, enquanto que os cearenses aparecem uma posição abaixo, com nove triunfos em 19 partidas realizadas.

Força nos norte-americanos
A dupla de jogadores da Liga Sorocabana nascidos nos Estados Unidos segue em alta no NBB. Holloway e Dawkins são os grandes destaques da equipe até o momento na competição, com médias de 19,7 e 15,9 pontos por jogo, respectivamente.