HOJE
Curiosidades da rodada 23 – Parte 2
Por Liga Nacional de Basquete
Após registrar seu recorde de pontos na última partida, Ansaloni é arma do Minas diante do São José nesta 23ª rodada do NBB 2015/2016; confira as curiosidades desta sexta-feira
Macaé Basquete x Solar Cearense – Ginásio Juquinha, em Macaé (RJ) – sexta-feira – dia 19 de fevereiro, às 19h30 (horário de Brasília)
Épico
Em sua última partida o Basquete Cearense emplacou uma vitória monumental diante do Flamengo, por 67 a 66, a primeira da equipe nordestina sobre os rubro-negros na história do NBB.
Doutrinador
O ala/armador Duda Machado vem fazendo bons jogos e contra o Flamengo não foi diferente: anotou 23 pontos, agarrou quatro rebotes, deu quatro passes decisivos e conseguiu dois roubos de bola.
Rendeu
Ainda sobre ele, Duda vem em uma sequência contínua de seis jogos anotando dez ou mais pontos em cada partida. Nela, passou a marca de 500 cestas de 3 pontos.
De volta com outras cores
O camisa 10 do Basquete Cearense já vestiu o uniforme do time fluminense no NBB, na temporada 2013/2014. Com a camisa macaense, o atleta teve 15,2 pontos de média naquela temporada e reencontrará seu ex-time pela segunda vez no campeonato desde que saiu de lá.
Combo Duda Machado
Falta um rebote para o atleta chegar à 600 sobras e, com mais três passes decisivos, chegará à 700 assistências em sua trajetória no maior campeonato de basquete do país.
Momento cearense
Com este triunfo no jogo contra os cariocas, a equipe comandada pelo técnico Alberto Bial voltou a vencer e está na quarta colocação do NBB, com 14 triunfos em 21 partidas (66,7% de aproveitamento).
Só mais um
Após este duelo contra o Macaé, o Carcará terá mais um jogo fora de casa antes de voltar ao Ceará e iniciar uma sequência de três partidas como mandante, contra Rio Claro, Franca e Bauru.
Vai muito bem
Em 11 jogos disputados fora de casa no NBB, o time cearense venceu oito vezes. As vítimas foram Liga Sorocabana, Rio Claro Basquete, Franca Basquete, Universo/Vitória, São José Basketball, Decisão Engenharia/Minas, UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e Flamengo.
Só deu Macaé
Na história do NBB, o Macaé venceu os dois duelos que fez contra o Basquete Cearense no Ginásio Juquinha.
Olha esse Eddy!
Faz três partidas que o ala Eddy está anotando 26 ou mais pontos: 27 contra o Paulistano, 26 diante da Liga Sorocabana e 29 contra o Vitória.
De longe não tem problema
Nestas três últimas partidas, Eddy converteu 13 bolas de 3 pontos em 22 tentadas (59%).
Esteve do outro lado
O ala/armador André Goés, do Macaé, jogou no Basquete Cearense por duas temporadas (2012/2013 e 2013/2014), totalizou 62 partidas e 705 tentos (11,2 pontos por partida).
Voltou a triunfar
Depois de seis partidas sem um resultado positivo, o Macaé conseguiu triunfar novamente no NBB na última partida, quando venceu o Universo/Vitória, por 88 a 79.
Vai empatar?
As equipes se enfrentaram cinco vezes pelo NBB, e o Macaé leva uma pequena vantagem no confronto direto, com três vitórias, contra duas do adversário.
Noite dele
O ala/armador Rashaun, do Basquete Cearense, tem seu recorde de pontos no NBB justamente contra o time fluminense. Isto aconteceu em um confronto direto por um lugar nos playoffs do NBB na temporada 2014/2015, quando os macaenses venceram, por 82 a 76, mesmo com o norte-americano anotando 30 pontos.
Foi bem
O ala Márcio Dornelles, do Macaé, teve seu recorde de assistências anotado contra o Basquete Cearense. Na temporada 2012/2013, quando atuava pelo Pinheiros, o jogador distribuiu sete passes decisivos contra o time nordestino.
Deu Caracará
Na última partida entre as equipes, o Basquete Cearense contou com ótima atuação de Toledo, que anotou 19 pontos, e Rashaun, que fez 20 pontos, para vencer os visitantes fluminenses no primeiro turno, por 88 a 64.
São José Basketball x Decisão Engenharia/Minas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP) – sexta-feira – dia 19 de fevereiro, às 20 horas (horário de Brasília)
Deu Minas!
Com ótima parceria entre o portorriquenho Sosa, que anotou 31 pontos, e Ansaloni, que fez 23 tentos, o Minas bateu o São José no primeiro turno, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG), por 91 a 84.
Rendeu
Ao anotar os 31 pontos, Sosa anotou seu recorde em pontos na história de sua curta trajetória no NBB.
Mandou bem
O pivô Ansaloni, do Minas, anotou seu maior número de tiros curtos convertidos contra o São José. No NBB 2009/2010, quando defendia o Vila Velha, o atleta converteu nove bolas de 2 pontos, acumulou 22 pontos e ajudou sua equipe a bater o time do Vale do Paraíba, por 73 a 61.
Atualizando
Curiosamente, na última partida contra o São José, no primeiro turno da atual temporada, Ansaloni atualizou seu recorde de pontos em uma partida ao anotar 23 tentos em apenas 24 minutos jogados.
Olho nele
Além disso, Ansaloni é o quarto atleta com maior média de rebotes por partida nesta edição do campeonato e vem apresentando as boas médias de 9,8 pontos e 7,0 sobras por jogo.
Está complicado
Nas últimas quatro partidas os mineiros não conseguiram triunfar. Seu último resultado positivo aconteceu na 17ª rodada, quando venceu o Caxias do Sul, por 77 a 67. De lá pra cá, derrotas para Franca, Bauru, Vitória e Basquete Cearense.
Coincidências
A última vitória do São José também aconteceu contra o Caxias, por 73 a 65.
40%
Em dez jogos ocorridos fora de casa, o Minas conseguiu quatro vitórias, diante do Caxias do Sul, Basquete Cearense, Liga Sorocabana e Rio Claro.
Duelos decisivos
As equipes se encontraram pelos playoffs uma vez. Foi na temporada 2012/2013, pela fase oitavas de final, e o time do interior paulista saiu vencedor na série melhor de cinco, por 3 a 1.
Grande histórico
Os dois times disputaram todas as temporadas do NBB e se enfrentaram em 19 partidas ao longo desses anos. A vantagem nos confrontos fica para equipe de São José, que venceu 11 vezes, contra oito dos mineiros.
Voltou em grande forma
Após uma contusão no joelho, o armador Jamaal anotou 23 pontos e ainda deu cinco passes decisivos na derrota para o Brasília, por 87 a 81.
200
Em sua 82º partidas, o armador Jamaal pode chegar à 200 rebotes defensivos no NBB – faltam apenas dois.
7º
O ala/armador Pedro, do São José, é o sétimo jogador com maior média de pontos por partida no NBB: 16,26 por partida.
Ultrapassando números
Com mais dois lances livres convertidos e um rebote ofensivo, Pedro pode chegar à 400 tiros livres acertados e 100 sobras agarradas no ataque.
600
Com mais um rebote, o ala/pivô César, do São José, chegará a 600 em sua história no NBB.
Só da Minas
Nas duas últimas partidas entre as equipes, o Minas emplacou dois triunfos.
50%
Como mandante, o São José tem uma campanha de quatro triunfos em oito partidas na atual temporada do NBB.