HOJE
Curiosidades da rodada 24
Por Liga Nacional de Basquete
Larry Taylor, líder absoluto em roubos de bola na história do NBB, pode completar 300 na próxima partida: confira todas as informações sobre as partidas da 24ª rodada
Flamengo x Vivo/Franca – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Sábado – dia 16/02, às 16h00

O Franca, melhor defesa do campeonato, tentará parar o líder Flamengo, melhor ataque da temporada (Newton Nogueira/Divulgação)
Melhor ataque x melhor defesa
A partida marcará o duelo entre o Flamengo, time de melhor ataque, com média de 92,45 pontos por jogo, contra o Franca, dono da melhor defesa, com média de 73,13 pontos sofridos.
Duas semifinais
Na segunda edição do NBB, Flamengo e Franca disputaram a série semifinal do campeonato, em que os rubro-negros se classificaram para a final do torneio. Já na temporada seguinte, foi a vez dos francanos levarem a melhor e conseguirem o acesso para a final do NBB.
Superioridade carioca
As equipes já se enfrentaram 16 vezes no NBB, com nove vitórias para o Flamengo e sete para o Franca.
Só uma vez
Jogando em seus domínios, o Flamengo só perdeu uma vez para o Franca, em sete confrontos. Foi nas semifinais da temporada 2010/2011, em que os francanos varreram os cariocas na série por 3 a 0.
1.500ª
O Flamengo precisa de cinco bolas de 3 pontos para completar 1.500 no NBB. O time da Gávea é o segundo time que mais acertou tiros longos na história da competição. Ao converter a quinta bola na partida, os rubro-negros se juntarão ao Brasília na lista das equipes com mais de 1.500 convertidos.
Lá dentro
Flamengo e Franca são as equipes que mais convertem bolas de 2 pontos na temporada. As equipes possuem médias de 24,75 e 24,09, respectivamente.
200
É o número de bolas de 3 pontos convertidas que Olivinha atingirá ao acertar um tiro longo nesta partida.
Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas
A eliminatória para o desafio dos 3 pontos desta partida terá Duda, representando do Flamengo, e Léo Meindl, em favor do Franca. As disputas ocorrerão no intervalo da partida.

O ala Marquinhos poderá completar 100 enterradas no NBB (Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Centésima cravada
Ao dar sua primeira enterrada na partida, o ala Marquinhos completará 100 no NBB.
Cestinha + Reboteiro + Eficiente = Flamengo
O Flamengo é o também o melhor time do campeonato em números. O ala Marquinhos é o cestinha da temporada, com média de 22,1 pontos por partida, e o mais eficiente, com 24,65 por jogo. Já o ala/pivô Olivinha tem média de 9,3 rebotes apanhados por confronto, o melhor do torneio.
Velhos conhecidos
O ala/armador Vitor Benite, do Flamengo, atuou por duas temporadas do NBB com a camisa do Franca (2009/2010 e 2010/2011). O ala/pivô Guilherme Teichmann, do time francano, defendeu as cores dos rubro-negros cariocas nas quatro temporadas anteriores.
Mais roubos
Os francanos são o time que efetuam mais desarmes por jogo. A equipe do técnico Lula Ferreira tem média de 9,73 carteiras batidas por partida.
Primeiro turno
Os rubro-negros levaram a melhor por 82 a 77, no Ginásio Pedrocão.
Cia. do Terno/Romaço/Joinville x São José/Unimed – Centreventos Cau Hansen, Joinville (SC) – Sábado – dia 16/02, às 18h00

Victor Correia, que foi o destaque da rodada passada com incríveis 32 pontos, representará o Joinville na eliminatória do Torneio de 3 pontos (João Pires/LNB)
Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas
Devido a contusão de Thyago Aleo, o ala/armador Victor Correia defenderá as cores do Joinville na eliminatória do Torneio de 3 pontos, e Dedé, representará o São José, na eliminatória , que acontecerá no intervalo da partida.
Vantagem catarinense
Joinville e São José já se enfrentaram nove vezes no NBB, com cinco vitórias dos catarinenses e quatro para o time do Vale do Paraíba.
Más lembranças
Os últimos três confrontos entre as equipes no NBB foram vencidos pelo São José, um deles, inclusive, jogando em Joinville.
Garçom máximo
O armador Fúlvio é o jogador que mais dá assistências na temporada. O camisa 11 do São José tem média de 8,0 passes perfeitos por partida.
Block!
O Joinville é o time que mais dá tocos na temporada. A agremiação do técnico Ênio Vecchi tem média de 3,62 rejeições por jogo, e tem o pivô Mathias como principal destaque no fundamento, com média de 1,68 bloqueios por partida, o melhor do campeonato.
Dúvida
A presença do armador titular do Joinville Thyago Aleo não é garantida, devido a uma contusão no pé na última partida, contra o Mogi das Cruzes.
Primeiro turno
O São José venceu, em casa, por 83 a 76.
Tijuca/Rio de Janeiro x Unitri/Universo – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Sábado – dia 16/02, às 18h00

Gruber precisa de apenas um ponto para completar 1.000 no NBB (Luiz Pires/LNB)
1.000
Gruber, do Uberlândia, pode completar 1.000 pontos no NBB. Para isso se concretizar, o atleta precisa de apenas um ponto.
Oitavas de final
Na temporada passada, Tijuca e Uberlândia duelaram por uma vaga nas quartas de final do NBB. Na ocasião, os cariocas largaram na frente, mas não suportaram a força dos uberlandenses, que venceram a série por 3 a 1.
Larga vantagem mineira
No histórico do confronto, o Uberlândia venceu seis partidas, e o Tijuca apenas uma.
Jogo coletivo
O Uberlândia é a equipe que mais distribui assistências na temporada, com média de 17,48 passes perfeitos por jogo. Isso se deve também ao fato de ter Helinho e Valtinho na mesma equipe, que possuem médias de 4,95 e 4,6, respectivamente.
Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas
O armador Helinho, do Uberlândia, está automaticamente classificado pelo fato de ter sido campeão no ano passado, representando o Franca. Pelo lado do Tijuca, Arnaldinho defenderá sua equipe na eliminatória.
Primeiro turno
O Uberlândia levou a melhor, jogando em casa, por 71 a 57.
Paschoalotto/Bauru x SKY/Basquete Cearense – Ginásio Panela de Pressão, Bauru (SP) – Sábado – dia 16/02, às 18h00

Larry é o jogador com mais roubos de bola na história do NBB: 297 (Luiz Pires/LNB)
O ladrão dos ladrões
Larry Taylor é o jogador que mais rouba bolas na história do NBB. O norte-americano naturalizado brasileiro tem 297 carteiras batidas na competição, e precisa de três desarmes para completar 300.
Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas
Nesta partida, participarão da eliminatória o armador Ricardo Fischer, pelo Bauru, e Matheus, representando o Basquete Cearense.
Primeiro turno
O Basquete Cearense conquistou uma vitória emocionante, com uma bola no último segundo de Felipe Ribeiro, por 83 a 82.
Defesa forte
A defesa é uma das características do basquete bauruense, neste NBB não é diferente. O Bauru tem média de apenas 75,33 pontos sofridos por partida, a terceira melhor da temporada.
800
É o número de rebotes que o ala/pivô Felipe Ribeiro alcançará ao pegar um rebote.
No ataque também
Felipe Ribeiro é o terceiro colocado no ranking de rebotes da temporada, com média de 9,10 sobras por jogo. Porém, o jogador lidera na parte de rebotes ofensivos, com 56 já apanhados no garrafão do adversários.
Liga Sorocabana x Uniceub/BRB/Brasília – Ginásio Gualberto Moreira, Sorocaba (SP) – Sábado – dia 16/02, às 18h00

Nezinho é um dos destaques do Brasília na temporada e é o segundo colocado em assistências e bolas de 3 pontos (João Pires/LNB)
Nezinho Top 2
O vice-líder do campeonato, Brasília, conta com um de seus principais destaques, o armador Nezinho, na segunda colocação em dois fundamentos, arremessos de 3 pontos, e assistências. O camisa 23 tem média de 3,2 bolas longas convertidas por partida, e 6,6 passes decisivos por jogo.
Invicto
O Brasília nunca perdeu para a Liga Sorocabana na história do NBB. Foram três confrontos, com três triunfos candangos.
Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas
Nesta partida, apenas o armador Neto arremessará por uma vaga no Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas. Guilherme Giovannoni, do Brasília, já está garantido na competição, pois representa a cidade-sede do evento, Brasília (DF).
Com moral nas Américas
O Brasília começou com o pé direito na Liga das Américas. A equipe do Distrito Federal terminou na liderança do grupo B, de forma invicta, batendo ninguém mais ninguém menos que o líder do NBB, Flamengo.
Palmeiras x Icatu/Minas – Ginásio Palestra Itália, São Paulo (SP) – Sábado – dia 16/02, às 18h00

Douglas Nunes precisa de cinco pontos para chegar a 1.000 no NBB (João Pires/LNB)
Milésimo ponto
O ala/pivô Douglas Nunes, do Minas, precisa de cinco pontos para completar 1.000 no NBB.
Monster
A novidade no elenco mineiro, o pivô Paul Crosby, vem se destacando nos rebotes ofensivos. O norte-americano tem a maior média de sobras de ataque na temporada (3,33).
Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas
Representando o Palmeiras, Guto arremessará as bolas de 3 pontos por uma vaga no torneio. Pelo lado do Minas, o atleta escolhido foi jovem Bruno Irigoyen.
Primeiro turno
O Minas ganhou, na Arena Vivo, por 89 a 77.
Boa sequência
O time de Belo Horizonte já acumula três vitórias consecutivas na temporada.
Winner/Kabum/Limeira x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio “Vô” Lucato, Limeira (SP) – Sábado – dia 16/02, às 19h00
Primeiro turno
O Limeira levou a melhor, fora de casa, com 89 a 72.
De berço
O ala/armador Caio Ranches, do Mogi das Cruzes, fará o seu primeiro jogo no NBB na cidade em que é nascido, Limeira. O atleta é cria da base limeirense, e arremessará as bolas de 3 pontos no intervalo pela eliminatória do Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas.
Outro chutador
Além de Caio Ranches, o ala Matheus Dalla também participará da eliminatória do Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas.
Suzano/Cesumar/Campestre x Vila Velha/Garoto/UVV – Ginásio Prof. Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Sábado – dia 16/02, às 19h00

Andrezinho é forte candidato na eliminatória do Torneio das Estrelas (Luiz Pires/LNB)

Jay Parker é um dos favoritos, pois é o jogador que mais acerta bolas de 3 na temporada (João Pires/LNB)
Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas
A disputa contará com Andrezinho, representando o Suzano, e Jay Parker, o jogador que mais acerta arremessos de 3 pontos na temporada (3,32), defendendo o Vila Velha.
Primeiro turno
O Suzano levou a melhor, fora de casa, por 89 a 87.
Ex-time
No elenco do Suzano, estão três jogadores que já vestiram a camisa do Vila Velha, o armador Jefferson Campos, e os pivôs Eric e Gaspar.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca