#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 24

15-02-2013 | 06:46
Por Liga Nacional de Basquete

Larry Taylor, líder absoluto em roubos de bola na história do NBB, pode completar 300 na próxima partida: confira todas as informações sobre as partidas da 24ª rodada

Flamengo x Vivo/Franca – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Sábado – dia 16/02, às 16h00

O Franca, melhor defesa do campeonato, tentará parar o líder Flamengo, melhor ataque da temporada (Newton Nogueira/Divulgação)

Melhor ataque x melhor defesa
A partida marcará o duelo entre o Flamengo, time de melhor ataque, com média de 92,45 pontos por jogo, contra o Franca, dono da melhor defesa, com média de 73,13 pontos sofridos.

Duas semifinais
Na segunda edição do NBB, Flamengo e Franca disputaram a série semifinal do campeonato, em que os rubro-negros se classificaram para a final do torneio. Já na temporada seguinte, foi a vez dos francanos levarem a melhor e conseguirem o acesso para a final do NBB.

Superioridade carioca
As equipes já se enfrentaram 16 vezes no NBB, com nove vitórias para o Flamengo e sete para o Franca.

Só uma vez
Jogando em seus domínios, o Flamengo só perdeu uma vez para o Franca, em sete confrontos. Foi nas semifinais da temporada 2010/2011, em que os francanos varreram os cariocas na série por 3 a 0.

1.500ª
O Flamengo precisa de cinco bolas de 3 pontos para completar 1.500 no NBB. O time da Gávea é o segundo time  que mais acertou tiros longos na história da competição. Ao converter a quinta bola na partida, os rubro-negros se juntarão ao Brasília na lista das equipes com mais de 1.500 convertidos.

Lá dentro
Flamengo e Franca são as equipes que mais convertem bolas de 2 pontos na temporada. As equipes possuem médias de 24,75 e 24,09, respectivamente.

200
É o número de bolas de 3 pontos convertidas que Olivinha atingirá ao acertar um tiro longo nesta partida.

Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas
A eliminatória para o desafio dos 3 pontos desta partida terá Duda, representando do Flamengo, e Léo Meindl, em favor do Franca. As disputas ocorrerão no intervalo da partida.

O ala Marquinhos poderá completar 100 enterradas no NBB (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Centésima cravada
Ao dar sua primeira enterrada na partida, o ala Marquinhos completará 100 no NBB.

Cestinha + Reboteiro + Eficiente = Flamengo
O Flamengo é o também o melhor time do campeonato em números. O ala Marquinhos é o cestinha da temporada, com média de 22,1 pontos por partida, e o mais eficiente, com 24,65 por jogo.  Já o ala/pivô Olivinha tem média de 9,3 rebotes apanhados por confronto, o melhor do torneio.

Velhos conhecidos
O ala/armador Vitor Benite, do Flamengo, atuou  por duas temporadas do NBB com a camisa do Franca (2009/2010 e 2010/2011). O ala/pivô Guilherme Teichmann, do time francano, defendeu as cores dos rubro-negros cariocas nas quatro temporadas anteriores.

Mais roubos
Os francanos são o time que efetuam mais desarmes por jogo. A equipe do técnico Lula Ferreira tem média de 9,73 carteiras batidas por partida.

Primeiro turno
Os rubro-negros levaram a melhor por 82 a 77, no Ginásio Pedrocão.

 

Cia. do Terno/Romaço/Joinville x São José/Unimed – Centreventos Cau Hansen, Joinville (SC) – Sábado – dia 16/02, às 18h00

Victor Correia, que foi o destaque da rodada passada com incríveis 32 pontos, representará o Joinville na eliminatória do Torneio de 3 pontos (João Pires/LNB)

Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas
Devido a contusão de Thyago Aleo, o ala/armador Victor Correia defenderá as cores do Joinville na eliminatória do Torneio de 3 pontos, e Dedé, representará o São José, na eliminatória , que acontecerá no intervalo da partida.

Vantagem catarinense
Joinville e São José já se enfrentaram nove vezes no NBB, com cinco vitórias dos catarinenses e quatro para o time do Vale do Paraíba.

Más lembranças
Os últimos três confrontos entre as equipes no NBB foram vencidos pelo São José, um deles, inclusive, jogando em Joinville.

Garçom máximo
O armador Fúlvio é o jogador que mais dá assistências na temporada. O camisa 11 do São José tem média de 8,0 passes perfeitos por partida.

Block!
O Joinville é o time que mais dá tocos na temporada. A agremiação do técnico Ênio Vecchi tem média de 3,62 rejeições por jogo, e tem o pivô Mathias como principal destaque no fundamento, com média de 1,68 bloqueios por partida, o melhor do campeonato.

Dúvida
A presença do armador titular do Joinville Thyago Aleo não é garantida, devido a uma contusão no pé na última partida, contra o Mogi das Cruzes.

Primeiro turno
O São José venceu, em casa, por 83 a 76.

 

Tijuca/Rio de Janeiro x Unitri/Universo – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Sábado – dia 16/02, às 18h00

Gruber precisa de apenas um ponto para completar 1.000 no NBB (Luiz Pires/LNB)

1.000
Gruber, do Uberlândia, pode completar 1.000 pontos no NBB. Para isso se concretizar, o atleta precisa de apenas um ponto.

Oitavas de final
Na temporada passada, Tijuca e Uberlândia duelaram por uma vaga nas quartas de final do NBB. Na ocasião, os cariocas largaram na frente, mas não suportaram a força dos uberlandenses, que venceram a série por 3 a 1.

Larga vantagem mineira
No histórico do confronto, o Uberlândia venceu seis partidas, e o Tijuca apenas uma.

Jogo coletivo
O Uberlândia é a equipe que mais distribui assistências na temporada, com média de 17,48 passes perfeitos por jogo. Isso se deve também ao fato de ter Helinho e Valtinho na mesma equipe, que possuem médias de 4,95 e 4,6, respectivamente.

Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas
O armador Helinho, do Uberlândia, está automaticamente classificado pelo fato de ter sido campeão no ano passado, representando o Franca. Pelo lado do Tijuca, Arnaldinho defenderá sua equipe na eliminatória.

Primeiro turno
O Uberlândia levou a melhor, jogando em casa, por 71 a 57.

 

Paschoalotto/Bauru x SKY/Basquete Cearense – Ginásio Panela de Pressão, Bauru (SP) – Sábado – dia 16/02, às 18h00

Larry é o jogador com mais roubos de bola na história do NBB: 297 (Luiz Pires/LNB)

O ladrão dos ladrões
Larry Taylor é o jogador que mais rouba bolas na história do NBB. O norte-americano naturalizado brasileiro tem 297 carteiras batidas na competição, e precisa de três desarmes para completar 300.

Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas
Nesta partida, participarão da eliminatória o armador Ricardo Fischer, pelo Bauru, e Matheus, representando o Basquete Cearense.

Primeiro turno
O Basquete Cearense conquistou uma vitória emocionante, com uma bola no último segundo de Felipe Ribeiro, por 83 a 82.

Defesa forte
A defesa é uma das características do basquete bauruense, neste NBB não é diferente. O Bauru tem média de apenas 75,33 pontos sofridos por partida, a terceira melhor da temporada.

800
É o número de rebotes que o ala/pivô Felipe Ribeiro alcançará ao pegar um rebote.

No ataque também
Felipe Ribeiro é o terceiro colocado no ranking de rebotes da temporada, com média de 9,10 sobras por jogo. Porém, o jogador lidera na parte de rebotes ofensivos, com 56 já apanhados no garrafão do adversários.

 

Liga Sorocabana x Uniceub/BRB/Brasília – Ginásio Gualberto Moreira, Sorocaba (SP) – Sábado – dia 16/02, às 18h00

Nezinho é um dos destaques do Brasília na temporada e é o segundo colocado em assistências e bolas de 3 pontos (João Pires/LNB)

Nezinho Top 2
O vice-líder do campeonato, Brasília, conta com um de seus principais destaques, o armador Nezinho, na segunda colocação em dois fundamentos, arremessos de 3 pontos, e assistências. O camisa 23 tem média de 3,2 bolas longas convertidas por partida, e 6,6 passes decisivos por jogo.

Invicto
O Brasília nunca perdeu para a Liga Sorocabana na história do NBB. Foram três confrontos, com três triunfos candangos.

Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas
Nesta partida, apenas o armador Neto arremessará por uma vaga no Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas. Guilherme Giovannoni, do Brasília, já está garantido na competição, pois representa a cidade-sede do evento, Brasília (DF).

Com moral nas Américas
O Brasília começou com o pé direito na Liga das Américas. A equipe do Distrito Federal terminou na liderança do grupo B, de forma invicta, batendo ninguém mais ninguém menos que o líder do NBB, Flamengo.

 

 

Palmeiras x Icatu/Minas – Ginásio Palestra Itália, São Paulo (SP) – Sábado – dia 16/02, às 18h00

Douglas Nunes precisa de cinco pontos para chegar a 1.000 no NBB (João Pires/LNB)

Milésimo ponto
O ala/pivô Douglas Nunes, do Minas, precisa de cinco pontos para completar 1.000 no NBB.

Monster
A novidade no elenco mineiro, o pivô Paul Crosby, vem se destacando nos rebotes ofensivos. O  norte-americano tem a maior média de sobras de ataque na temporada (3,33).

Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas
Representando o Palmeiras, Guto arremessará as bolas de 3 pontos por uma vaga no torneio. Pelo lado do Minas, o atleta escolhido foi jovem Bruno Irigoyen.

Primeiro turno
O Minas ganhou, na Arena Vivo, por 89 a 77.

Boa sequência
O time de Belo Horizonte já acumula três vitórias consecutivas na temporada.

 

 

Winner/Kabum/Limeira x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio “Vô” Lucato, Limeira (SP) – Sábado – dia 16/02, às 19h00

Primeiro turno
O Limeira levou a melhor, fora de casa, com 89 a 72.

De berço
O ala/armador Caio Ranches, do Mogi das Cruzes, fará o seu primeiro jogo no NBB na cidade em que é nascido, Limeira. O atleta é cria da base limeirense, e arremessará as bolas de 3 pontos no intervalo pela eliminatória do Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas.

Outro chutador
Além de Caio Ranches, o ala Matheus Dalla também participará da eliminatória do Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas.

 

Suzano/Cesumar/Campestre x Vila Velha/Garoto/UVV – Ginásio Prof. Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Sábado – dia 16/02, às 19h00

Andrezinho é forte candidato na eliminatória do Torneio das Estrelas (Luiz Pires/LNB)

Jay Parker é um dos favoritos, pois é o jogador que mais acerta bolas de 3 na temporada (João Pires/LNB)

Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas
A disputa contará com Andrezinho, representando o Suzano, e Jay Parker, o jogador que mais acerta arremessos de 3 pontos na temporada (3,32), defendendo o Vila Velha.

Primeiro turno
O Suzano levou a melhor, fora de casa, por 89 a 87.

Ex-time
No elenco do Suzano, estão três jogadores que já vestiram a camisa do Vila Velha, o armador Jefferson Campos, e os pivôs Eric e Gaspar.