HOJE
Curiosidades da rodada 25 – Parte 2
Por Liga Nacional de Basquete
Vivendo grande fase no NBB 7, Guilherme Giovannoni é o jogador mais eficiente do campeonato e também o terceiro cestinha; veja tudo sobre os jogos desta sexta
Rio Claro Basquete x UniCEUB/BRB/Brasília – Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP) – Sexta-feira – dia 27 de fevereiro, às 20 horas
Deu Rio Claro
Mesmo fora de casa, o Rio Claro venceu o Brasília por 85 a 73 no primeiro turno da temporada 2014/2015 do NBB, o único duelo entre as duas equipes na história do NBB.
Destruiu
O grande destaque da vitória rioclarense no duelo do primeiro turno foi o ala/pivô Mosso, dono de um duplo-duplo de 31 pontos – quarta melhor atuação da temporada – e 11 rebotes.

Com 31 pontos no duelo do primeiro turno, Mosso foi o destaque do Rio Claro e bateu seu recorde pessoal de pontos no NBB (Luiz Pires/LNB)
Voltou a sorrir
O Rio Claro vinha de cinco derrotas seguidas no NBB 7, porém venceu o Basquete Cearense na última rodada e pôde sorrir novamente no campeonato.
Recordistas
Ainda na vitória do Rio Claro sobre o Basquete Cearense, o ala hispânico brasileiro Alvaro Calvo anotou 25 pontos, a melhor marca de sua trajetória no NBB. Já o armador Tatu, dono de 21 pontos, igualou sua melhor atuação ofensiva no NBB.
Já esteve lá
Um dos destaques do Rio Claro na atual edição do NBB, o armador Eric Tatu defendeu as cores do Brasília na temporada 2012/2013 do NBB.
Especial
O pivô Estevam é outro atleta do Rio Claro que defendeu a camisa do Brasília na carreira, entre 2008 e 2010, período em que conquistou o título do NBB 2 e da Liga das Américas 2008/2009.

Aos 34 anos, Giovannoni vive grande fase e é destaque tanto no Brasília quanto em todo o NBB 7 (João Pires/LNB)
Grande temporada
O experiente ala/pivô Guilherme Giovannoni vive grande fase no NBB 7. O atleta do Brasília é o jogador mais eficiente do campeonato, com média de 19,0 pontos de valorização, o terceiro cestinha, com 18,2 pontos por jogo, e o quarto melhor em arremessos para 2 pontos, com 4,8 por partida.
LaMonster
Contratado pelo Brasília com o NBB 7 já em andamento, o ala norte-americano Kyle LaMonte disputou nove partidas no campeonato, acumula um total de 174 pontos e média de 19,3 por partida, a segunda melhor marca da competição.
Duas seguidas
O Brasília saiu de quadra com derrota nas duas últimas vezes que atuou no NBB 7, resultados negativos contra Mogi das Cruzes e Limeira.
Ainda baixo
Após a vitória na última rodada, o Rio Claro agora é dono da campanha de três vitórias em 12 partidas como mandante no NBB 7.
Merecido
Em sua primeira temporada no Brasília, o pivô Cipolini é dono de bons números no campeonato e foi selecionado para o Jogo das Estrelas 2015 do NBB.
Desfalques
Com entorses nos tornozelos direito e esquerdo, respectivamente, o pivô norte-americano Vernon Goodrigde e o ala Isaac ficarão fora de ação por duas semanas e desfalcarão Brasília no duelo desta sexta-feira.
Winner/Limeira x Basquete Cearense – Ginásio “Vô” Lucato, em Limeira (SP) – Sexta-feira – dia 27 de fevereiro, às 21h30 (ao vivo no SporTV)
Deu Limeira
Com seis atletas anotando dez pontos ou mais, o Limeira bateu o Basquete Cearense por 85 a 67 no primeiro turno do NBB 7.
Larga vantagem
O Limeira venceu quatro dos cinco confrontos diretos contra o Basquete Cearense no NBB.
Largas diferenças
Os duelos entre Basquete Cearense e Limeira no NBB costumam terminar com diferenças largas no placar:
NBB 5 – Basquete Cearense 64 x 84 Limeira – 20 pontos
NBB 5 – Limeira 90 x 72 Basquete Cearense – 18 pontos
NBB 6 – Basquete Cearense 73 x 64 Limeira – 9 pontos
NBB 6 – Limeira 99 x 85 Basquete Cearense – 14 pontos
NBB 7 – Basquete Cearense 67 x 85 Limeira – 18 pontos
Sensacional
A equipe limeirense venceu dez das 11 partidas em que atuou como mandante na sétima edição do NBB.
Fator casa
Na cola do líder Bauru, o Limeira espera continuar transformando seu bom aproveitamento como mandante em vitórias, já que quatro dos seis últimos jogos da equipe no NBB 7 serão disputados em Limeira.

Com vitória em dez dos 11 jogos em casa, o Limeira é um dos melhores mandantes do NBB 7 (JB Anthero/Divulgação)
Diferentes
O Limeira é dono do quarto melhor ataque do NBB 7, com média de 83,2 pontos por partida. Já o Basquete Cearense possui o terceiro pior ataque do campeonato, com 75,8 pontos por jogo.
2º contra 2º
A equipe limeirense sofre em média 76,4 pontos por partida, segunda melhor defesa da sétima edição do NBB. Já o Basquete Cearense é dono da segunda pior defesa, com média de 83,5 pontos sofridos por jogo.
Melhor da carreira
Ainda como atleta do Brasília, no NBB 5, o armador Nezinho, hoje do Limeira, anotou 40 pontos em uma partida contra o Basquete Cearense, a melhor atuação ofensiva de sua carreira no NBB.

Após três partidas de fora, Jackson já voltou a atuar no NBB e foi um dos destaques do Limeira na última rodada (Luiz Pires/LNB)
Ele voltou
De volta ao Limeira após perder três partidas, o MVP David Jackson anotou 17 pontos no duelo contra o Brasília na última rodada do NBB.
Bi-MVP?
Eleito melhor jogador da última edição do NBB, David Jackson está forte na briga por mais um prêmio. O atleta limeirense é o quarto cestinha do NBB 7, com média de 17,2 pontos, e o segundo jogador mais eficiente, com média de 18,7 pontos de valorização.
Chegou ao fim
O Basquete Cearense vinha de três vitórias seguidas, contra Palmeiras, Mogi e São José, porém perdeu para o Rio Claro na última rodada do NBB e viu sua série positiva chegar ao final.
Entre os melhores
As duas equipes são duas das melhores na categoria bolas de 3 pontos. O Limeira tem média de 9,3 triplos por jogo, quarto melhor time no fundamento. Já o Basquete Cearense é o quinto melhor, com 8,8 por jogo.
Porém…
Já no aproveitamento dos arremessos para 3 pontos, o Limeira se mantém entre os melhores (3º melhor), com 40,1% de aproveitamento. Já o Basquete Cearense acerta apenas 31,0% de seus tiros, pior aproveitamento do campeonato.
Apenas uma
O jovem ala Matheus Dalla, campeão do Torneio de 3 pontos do NBB 5, precisa converter apenas um arremesso de 3 pontos para alcançar a marca de 200 triplos em sua carreira no NBB.
Duas estrelas
Dois atletas do Limeira foram convocados para o Jogo das Estrelas 2015 do NBB. O armador Nezinho é um dos jogadores que defenderão a camisa do NBB Brasil. Já o MVP David Jackson também foi chamado, porém para defender do NBB Mundo.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca