HOJE
Curiosidades da rodada 26
Por Liga Nacional de Basquete
Cestinha da sexta edição do NBB, ala uruguaio Emílio Taboada, do Goiânia, retorna de contusão após seis jogos fora; veja tudo sobre as partidas deste sábado
Paschoalotto/Bauru x São José/Unimed – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – Sábado – dia 15/02, às 17 horas (SporTV)
Aquele reencontro
Essa é especial. Atleta do São José nas últimas três temporadas, o pivô Murilo Becker, hoje destaque do Bauru, enfrentará sua ex-equipe pela primeira vez no NBB desde que saiu de lá.
Outro reencontro
Jovem armador do Bauru, Ricardo Fischer iniciou sua caminhada no NBB em São José e defendeu o time do Vale do Paraíba nas temporadas 2010/2011 e 2011/2012.
Larga vantagem
Em 11 duelos realizados entre as duas equipes na história do NBB, Bauru levou a melhor em nove, enquanto São José venceu só dois.
Bauru sem limites
O Bauru nunca perdeu para o São José quando jogou como mandante no NBB. Em cinco partidas disputadas em solo bauruense, os comandados de Guerrinha venceram os cinco.
As últimas três
A equipe do interior paulista levou a melhor sobre o São José nas últimas três oportunidades no NBB. Uma delas no primeiro turno da atual temporada, em que mesmo poupando seus principais jogadores, Bauru levou a melhor, fora de casa, por 88 a 78, com grande participação do ala/pivô panamenho Ayarza, autor de 28 pontos.
Tour de sucesso
O Bauru está embalado no NBB e vem de três vitórias consecutivas, todas longe de seus domínios, sobre Minas, Espírito Santo e Pinheiros.
3.000
Se fizer 11 pontos contra o São José, o ‘alienígena’ Larry Taylor, do Bauru, pode se tornar o oitavo jogador na história do NBB a atingir a marca dos 3.000 pontos na competição. Ao completar este número, Larry se juntará a Marcelinho Machado (3963), Shamell (3651), Alex Garcia (3354), Olivinha (3325), Murilo Becker (3303), Guilherme Giovannoni (3136), e Marquinhos (3102).
150
Destaque da vitória do Bauru sobre o Pinheiros, fora de casa, por 81 a 73, com 30 pontos, o jovem ala Gui Deodato completa, neste sábado, 150 jogos em sua trajetória no NBB.
Barrados
Já o São José vinha de uma crescente incrível, com cinco triunfos seguidos, mas na última rodada, teve sua sequência vitoriosa interrompida pelo Limeira, que jogando em casa, superou os limeirenses por 81 a 73.
Duelo das Estrelas
Antes de se unirem para representar o NBB Brasil no Jogo das Estrelas 2014, em Fortaleza (CE), Murilo Becker e Jefferson William travarão uma bela disputa neste sábado e mostrarão porque são astros no campeonato.
UniCEUB/BRB/Brasília x Universo/Goiânia – Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF) – Sábado – dia 15/02, às 18 horas
Ele volta
Cestinha do NBB 2013/2014, com média de 20,43 pontos por partida, o ala uruguaio Emílio Taboada está de volta às quadras após desfalcar Goiânia nas últimas seis partidas por estar se recuperando de lesão.
Deitaram
No duelo válido pelo primeiro turno do NBB6, o Brasília abusou das bolas de 3 pontos – foram 18 no total –, e venceu Goiânia, fora de casa, no Ginásio Rio Vermelho, por 101 a 82.
Especialidade
Por falar em bolas de 3 pontos, o Brasília é o time que mais converte tiros longos na atual temporada do NBB, com média de 11,43 por partida. Com destaque para o armador Nezinho, segundo colocado no ranking individual, dono da média de 3,0 por jogo.
Aliviados
Após ficar 11 jogos sem sentir o gosto da vitória no NBB, o Goiânia superou Franca, em casa, e quebrou esta indigesta série negativa.
Foco no NBB
O Brasília fará sua primeira partida no NBB após a eliminação na primeira fase da Liga das Américas 2014.
Já estiveram lá
Dois atletas do plantel do Goiânia já vestiram a camisa do Brasília em suas carreiras: o ala Diego, atuou pela equipe candanga na primeira edição do NBB, e o ala Fábio, que defendeu o time da capital federal nas temporadas 2010/2011 e 2011/2012.
Duelo das Estrelas
Eles já fizeram uma final de Desafio de Habilidades, em 2011, e neste ano, em Fortaleza (CE), estarão frente a frente novamente: o tricampeão Fernando Penna encarará Nezinho numa espécie de ‘esquenta’ para o torneio neste sábado.
Macaé Basquete x Minas Tênis Clube – Ginásio Tênis Clube Macaé, em Macaé (RJ) – Sábado – dia 15/02, às 19 horas
Aqui não!
Ao infiltrar no garrafão do Minas, tome cuidado, alguém pode te rejeitar. O ala/pivô Douglas Nunes é o segundo jogador que mais dá tocos na atual temporada, com média de 1,19 por jogo.
Deu Minas
No primeiro e único duelo entre as equipes já realizado no NBB, o Minas fez valer o fator casa e conquistou uma emocionante vitória sobre o Macaé, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), por 67 a 65.
Colados
Quem vencer este jogo fica com o 13º lugar, posição que hoje pertence ao Macaé, enquanto o Minas vem logo atrás, na 14ª colocação.
Voltando a sorrir
Na última rodada, o Macaé pôs fim ao jejum de vitórias que já durava três partidas ao superar o Espírito Santo, em casa, por 85 a 67.
Também empolgado
O Minas vem de uma baita vitória no NBB, sobre ninguém menos que o Limeira, atualmente dono da terceira colocação no campeonato, em casa, por 64 a 62.
Mas…
Apesar de vir de um bom triunfo sobre o Limeira, em casa, o Minas não faz boa campanha como visitante na atual temporada do NBB. A equipe comandada por Carlos Romano já atuou 11 vezes longe de seus domínios no campeonato e venceu apenas duas, contra Basquete Cearense e Goiânia.
Duelo das Estrelas
Figurinhas carimbadas no Desafio de Habilidades no dia 21 de fevereiro, em Fortaleza (CE), no dia 21 de fevereiro, os armadores Jamaal Smith, do Macaé, e Elinho, do Minas, darão ao público uma demonstração do que verão no Final de Semana das Estrelas do NBB.
SKY/Basquete Cearense x Paulistano/Unimed – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE) – Sábado – dia 15/02, às 19 horas (de Brasília)
Reencontro e 2.000
Jogador do Paulistano durante três temporadas (NBB2, NBB3 e NBB4), o ala/pivô Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, pode completar 2.000 pontos em sua trajetória na competição. Para isto se concretizar, o capitão do esquadrão nordestino precisa anotar 14 pontos.
Adversário indigesto
Na temporada passada, Basquete Cearense e Paulistano fizeram um confronto de oitavas de final de arrepiar. Os representantes nordestinos chegaram a estar liderando a série por 2 a 1, mas o clube da capital paulista tudo e, no último e derradeiro jogo, venceu de virada, em pleno Paulo Sarasate, por 68 a 67, e avançou às quartas.
Só deu Cearense, e agora..
Os nordestinos venceram as duas partidas contra o Paulistano na fase de classificação da temporada passada do NBB. Já na sexta edição, o clube de São Paulo levou a melhor no primeiro turno, jogando em casa, por 94 a 79, com grande atuação do ala Pedro, com 32 pontos. E agora? Será que o Paulistano iguala a parada e ganha a segunda no NBB6?
Em bons momentos
As duas equipes vivem boas fases no NBB6. Quarto colocado, o Paulistano venceram três dos últimos quatro jogos que fizeram, já o Basquete Cearense levou a melhor em cinco dos últimos seis confrontos que disputou no campeonato e ocupa a oitava posição.
Duelo das Estrelas
Norte-americanos, baixinhos, muito rápidos e extremamente habilidosos. Os armadores Brandon Brown, do Basquete Cearense, e Kenny Dawkins, do Paulistano, começarão a aquecer o confronto que acontecerá no Desafio de Habilidades, em Fortaleza, no dia 21 de fevereiro.
Vivo/Franca x Pinheiros/SKY – Ginásio ‘Pedrocão’, em Franca (SP) – Sábado – dia 15/02, às 19 horas
Especial
Maestro do Franca, o armador argentino Figueroa iniciou sua trajetória no basquete brasileiro no Pinheiros, clube em que atuou durante as temporadas 2010/2011 e 2011/2012.
7 a 7
As equipes já se enfrentaram 14 vezes na história do NBB e a igualdade prevelece, com sete triunfos para cada.
Pedroca soberano
Em sete duelos contra o Pinheiros realizados no Pedrocão pelo NBB, Franca perdeu apenas um e venceu os outros seis. A única derrota foi no dia 28 de março de 2010, por 78 a 77. Agora, os pinheirenses vão em busca de repetir o feito há quase quatro anos atrás.
Já esteve lá
O pivô Bábby, do Pinheiros, vestiu a camisa do Franca na quarta edição do NBB, quando atuou em apenas seis jogos e decidiu encerrar sua carreira. Na temporada seguinte, o atleta mudou de ideia e recomeçou sua trajetória, com a camisa do Mogi das Cruzes.
Alma lavada
Após ficar três jogos sem vencer, Franca reencontro o caminho da vitória com um largo triunfo sobre o Palmeiras, em casa, por 32 pontos de diferença (95 a 62).
Visitante indesejado
Vice-líder do NBB6, o Pinheiros venceu cinco dos últimos seis jogos que disputou, sendo três deles fora de casa – contra Flamengo, Macaé e Uberlândia.
Diferentes
Enquanto Franca, conhecido por sua filosofia que prioriza a defesa, tem o 13º ataque do NBB6, com média de 77,05 pontos por jogo, o Pinheiros vai além e é o segundo time que mais faz pontos na atual temporada, com média de 84,23 tentos anotados por duelo.
Duelo das Estrelas
Alas de NBB Brasil e NBB Mundo, respectivamente, o jovem Léo Meindl, do Franca, e o experiente Shamell, do Pinheiros, começam a partir de agora a disputa do Jogo das Estrelas em 2014.
Unitri/Magazine Luiza x Palmeiras/Meltex – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG) – Sábado – dia 15/02, às 19 horas
Mito
Aos 38 anos, Valtinho alcançou uma grande marca na suada derrota para o Pinheiros, na última rodada. O experiente armador registrou um triplo-duplo (13 pontos, 11 rebotes e dez assistências), e se juntou a Larry Taylor e Fernando Penna na seleta lista de jogadores que já atingiram este feito na história do NBB.
Garçom disparado
Valtinho é o jogador que mais dá assistências no NBB6, de maneira disparada, com média de 8,2 passes decisivos por jogo, enquanto o segundo colocado no ranking, o argentino Figueroa, do Franca, acumula média de 6,0 servidas por duelo.
Resultado
Sob a maestria de Valtinho, o Uberlândia tem o melhor ataque da competição, com média de 84,95 pontos por jogo.
A mais longa
Palmeiras e Uberlândia são responsáveis por protagonizar a partida mais longa da história do NBB. No segundo turno da última temporada, o confronto foi decidido apenas na quarta prorrogação, com vitória do clube alviverde, por 112 a 104.
Também Palmeiras
Já no primeiro turno da atual temporada, o Palmeiras venceu mais uma guerra contra o Uberlândia, após virada heroica, por 68 a 64. Com destaque para Tyrone Curnell, que registrou 18 pontos.
Mas no Triângulo…
Quando o confronto foi em terras uberlandenses, deu Uberlândia. No Ginásio Homero Santos, em partida válida pelo primeiro turno da quinta edição do NBB, o time mineiro levou a melhor, por 89 a 73.
Baita desfalque
Terceiro cestinha do NBB, com 19,4 pontos por jogo, e líder em bolas de 3 pontos no campeonato, com média de 3,8 por duelo, o ala norte-americano Robert Day desfalcará o Uberlândia devido a uma contusão na virilha. Além do gringo, o pivô Léo, com lesão na coxa esquerda, será ausência do time do Triângulo Mineiro por dez dias.
Duelo das Estrelas
Confronto certo no garrafão da partida entre NBB Brasil e NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2014, Cipolini e Tyrone Curnell já se prepararam para a partida festiva que acontecerá em Fortaleza (CE), no dia 22 de fevereiro, às 10 horas, com transmissão ao vivo da Rede Globo.
Mogi das Cruzes/Helbor x Liga Sorocabana Basquete – Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP) – Sábado – dia 15/02, às 19 horas
Vitórias com sotaque do interior
Na história do NBB, Mogi das Cruzes e Liga Sorocabana se enfrentaram 3 vezes, e a equipe de Sorocabana ganhou duas dessas.
Estão nos desafios
Gustavinho, do Mogi das Cruzes, é um dos participantes do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas do NBB6. No outro lado, Ned Cox, baixinho, encara gigantes no Torneio de Enterradas
Defesas opostas
Liga Sorocabana é o segundo time que mais sofre pontos por partida no NBB6. A equipe permite, em média, 84,14 pontos por jogo. Por outro lado, Mogi tem a sexta melhor defesa da temporada, com 78,17 pontos sofridos por jogo.
Pela recuperação
Mogi das Cruzes busca uma recuperação no NBB6. Das suas últimas quatro partidas, todas acabaram com derrota.
Duelo da partida
Olho no garrafão. Cipriano, da Liga Sorocabana, e Jeff Agba, do Mogi das Cruzes, são importantes peças de suas equipes e vão tirar tinta do garrafão do Ginásio Professor Hugo Ramos.