HOJE
Curiosidades da rodada 27
Por Liga Nacional de Basquete
Técnico mais vitorioso do NBB, Hélio Rubens pode chegar à sua 100ª vitória na competição: confira todas as informações sobre as partidas da 27ª rodada
Tijuca/Rio de Janeiro x Paschoalotto/Bauru – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Quinta-feira – dia 07/03, às 18h00

Larry Taylor pode completar 900 assistências e 2.500 pontos no NBB (Luiz Pires/LNB)
900 e 2.500
O armador Larry Taylor, do Bauru, pode atingir duas expressivas marcas em sua carreira no NBB. Se der cinco assistências, o líder absoluto da história da competição completará 900. E se fizer quatro pontos, o camisa 4 chegara a 2.500 no torneio.
Invicto
O Bauru nunca perdeu para o Tijuca em duelos válidos pelo NBB. Foram três partidas, com três triunfos bauruenses.
Molecada com moral
No último domingo, o Bauru se sagrou campeão da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2012. Os destaques da conquista da competição sub-22 foram Gui Deodato, autor de 23 pontos na final, Andrezão, que ganhou o prêmio de jogador mais eficiente da competição, e Ricardo Fischer, vice-líder em assistências do torneio.
Voando
Além de campeão da LDB, Gui Deodato conquistou bicampeonato do Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas 2013.
Alguém volta a vencer
As duas equipes vêm de sequencias de resultados negativos na temporada. Os cariocas acumulam cinco derrotas consecutivas, já os time do interior paulista não sabe o que é vencer há duas partidas.
Primeiro turno
O Bauru levou a melhor, jogando em casa, por 81 a 68.
Pinheiros/SKY x São José/Unimed – Ginásio Henrique Villaboim, São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 07/03, às 19h15

Rafael Mineiro já vestiu a camisa do São José em duas temporadas do NBB (João Pires/LNB)
Ex-joseense
O ala/pivô do Pinheiros, Rafael Mineiro, já defendeu as cores do São José na segunda e na terceira edição do NBB.
Faíscas paulistas
Pinheiros e São José protagonizaram as duas últimas finais do campeonato paulista. Na primeira, o esquadrão da capital paulista levou a melhor, na última, foi a vez da equipe do Vale do Paraíba gritar “é campeão”.
Ligeira vantagem
Na história do confronto no NBB, o Pinheiros venceu cinco confrontos e o São José ganhou quatro.
Cinco ruins, cinco bons
Após má sequencia de resultados negativas, chegando a acumular cinco derrotas consecutivas, o São José se reergueu na competição. A equipe do técnico Régis Marrelli vêm de cinco vitórias seguidas e já ocupa a 7ª posição.
Jogo coletivo
O São José é o time que mais dá assistências na temporada. O esquadrão joseense tem média de 17,64 passes decisivos por jogo.

Luiz Felipe pode chegar a 1.500 pontos em sua carreira no NBB (Luiz Pires/LNB)
1.500
O armador Luiz Felipe, do São José, precisa de dez pontos para completar 1.500 no NBB.
Iguais nas Américas
Pinheiros e São José estão nos quadrangulares semifinais da Liga das Américas 2013. Ambos se classificaram sendo os terceiros melhores colocados de suas chaves.
Garçom absoluto
Fúlvio, armador do São José, é o líder da temporada em assistências. O atleta tem média de 8,09 passes perfeitos por jogo, 178 no total, 48 a mais que o segundo colocado, Alexandre Pinheiro, do Vila Velha, que tem 130.
Primeiro turno
Jogando em casa, o São José saiu vencedor contra o Pinheiros, por 93 a 77.
Icatu/Minas x Vila Velha/Garoto/UVV – Arena VIVO, Belo Horizonte (MG) – Quinta-feira – dia 07/03, às 19h30
Minas invicto
Em duelos válidos pelo NBB, o Minas nunca perdeu para o Vila Velha. As equipes já se enfrentaram nove vezes, com 100% de aproveitamento dos mineiros.
Ataque afiado
Nas duas últimas partidas, o Minas atingiu mais de 100 pontos nos placares, na derrota para o Paulistano, com três prorrogações, em que a equipe anotou 109 pontos, porém, tomou 114. E na vitória sobre o Pinheiros, por 101 a 75.
Norte-americanos afiados
Os estadunidenses do Vila Velha no campeonato aparecem com destaque nas estatísticas do campeonato. Benzor Simmons é o segundo maior pontuador da temporada, com 506 pontos e média de 20,24, a terceira melhor. Jay Parker, líder absoluto em bolas de 3 pontos desta edição, com média de 3,68 tiros convertidos por jogo, e um total de 92 certas até agora.
Primeiro turno
O Minas venceu, fora de casa, por 84 a 82.
Palmeiras x Unitri/Universo – Ginásio Palestra Itália, São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 07/03, às 20h00

Hélio Rubens pode completar 100 vitórias no NBB, o recorde máximo da história (Luiz Pires/LNB)
100 sorrisos
O técnico mais vitorioso da história do NBB, Hélio Rubens, que comanda o Uberlândia, pode completar 100 triunfos, contra o Palmeiras.
Primeiro turno
O Uberlândia levou a melhor, em casa, por 89 a 73, com grande atuação de Robert Day, que foi responsável por 24 pontos (6/8 bolas de 3 pontos), seis rebotes e cinco assistências, somando um total de 32 de eficiência.
Falando em Robert Day…
O norte-americano é o destaque do Uberlândia na temporada. Day tem média de 18,92 pontos por jogo, a quinta melhor do campeonato. Boa parte desses pontos surgem a partir das bolas de 3 pontos (3,24 por jogo) e um total de 81 arremessos certos. Além disso, o atleta é o quarto jogador mais eficiente (21,12 por jogo).
800
O experiente pivô Estevam, do Uberlândia, precisa de quatro rebotes para completar 800 no NBB.
Boa fase
Mesmo em posição ruim na tabela de classificação, o Palmeiras vive um de seus melhores momentos na temporada. Das seis vitórias conquistadas em todo o campeonato, três vieram nos últimos quatro confrontos, contra Mogi das Cruzes, Minas e Vila Velha, todos em casa.
Cia. do Terno/Romaço/Joinville x SKY/Basquete Cearense – Ginásio Centreventos Cau Hansen, Joinville (SC) – Quinta-feira – dia 07/03, às 20h00

Bial reencontrará a torcida de Joinville, que o acolheu carinhosamente nas três primeiras temporadas do NBB (João Pires/LNB)
Retorno
A partida promoverá o reencontro entre o técnico do Basquete Cearense, Alberto Bial, e o Joinville, time em que ele atuou nas três primeiras temporadas do NBB.
Outros reencontros
Atualmente no Basquete Cearense, o armador André Góes, defendeu as cores do Joinville em três edições do NBB (primeira, segunda, e quarta). Outro que já vestiu a camisa do time catarinense é Schneider, que atuou na equipe na temporada passada.
As mais distantes
O confronto entre Joinville e Basquete Cearense promove a mais longa viagem que uma equipe já fez na história do NBB. Para chegar à casa do adversário, as equipes tem que percorrer aproximadamente 3.500 km.
Sr. Rebote
Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, é o reboteiro da atual temporada do NBB. O camisa 33 do esquadrão do Nordeste tem média de 9,17 sobras por jogo.
Eficiente
O atleta ainda é o segundo mais eficiente do campeonato, com média de 22,13 de valoração por jogo, e o vice-líder em tocos, com média de 1,42 rejeições por jogo.
Sequência bem negativa
O Joinville não vive uma boa fase nesta quinta edição do NBB. O time de Santa Catarina não sente o gosto da vitória há oito partidas e já está bem distante da zona de classificação para os playoffs.
Toco!!!
O Joinville é o time que mais dá tocos na atual temporada. Liderados por Mathias, que tem média de 1,48 bloqueios por partida, o time catarinense é o primeiro colocado no fundamento, com média de 3,32 por jogo.
Primeiro turno
Jogando em casa, o Basquete Cearense venceu com tranquilidade, por 78 a 62.
Suzano/Cesumar/Campestre x Vivo/Franca – Ginásio Professor Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Quinta-feira – dia 07/03, às 20h00
Primeiro turno
Com extrema tranquilidade, Franca bateu o Suzano, em casa, por 108 a 66.
Embalados
Dono da quarta posição, com 17 vitórias em 25 confrontos (68% de aproveitamento), o Franca vem de quatro triunfos consecutivos, contra o até então líder Flamengo, e o Tijuca, fora de casa, e contra Joinville e Limeira, diante de sua torcida.
Melhor defesa
A maior arma francana nesta boa campanha é a defesa. A equipe do técnico Lula Ferreira sofre em média apenas 72,36 pontos por jogo. Além disso, Franca é líder em roubos de bola, com média de 9,72 carteiras batidas por confronto.
Flamengo x Liga Sorocabana – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Quinta-feira – dia 07/03, às 20h00

Marquinhos é o cestinha do campeonato, com média de 21,44 pontos por jogo (João Pires/LNB)

Holloway é o segundo cestinha da competição, com média de 20,38 pontos por jogo (João Pires/LNB)
Mengo invicto
A Liga Sorocabana jamais venceu o Flamengo em duelos válidos pelo NBB. Foram três partidas, com três triunfos cariocas.
Duelo de cestinhas
A partida marcará o confronto entre os dois cestinhas da temporada: Marquinhos e Holloway. O ala rubro-negro é o líder em pontos, com média de 21,44 por jogo, já o norte-americano da Liga Sorocabana vem logo atrás, com uma média de 20,38 pontos por partida.
Melhor ataque
Boa parte da campanha quase perfeita que o Flamengo faz nesta temporada se deve ao poderio ofensivo da equipe. O time da Gávea tem média de 90,84 pontos por partida.
Para surpreender novamente
Na rodada passada, a Liga Sorocabana impressionou a todos com uma excelente vitória sobre o Bauru, fora de casa. Os sorocabanos contaram com uma atuação espetacular de Desmond Holloway, autor de 37 pontos, e Kenny Dawkins, com 26.
Primeiro turno
Fora de casa, o Flamengo conquistou uma larga vitória, por 87 a 59, com grande partida de Marquinhos, que fez 23 pontos.
Paulistano/Unimed x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio Antônio Prado Jr, São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 07/03, às 20h00

Bábby é o segundo reboteiro da temporada, com média de 9,0 rebotes por jogo (João Pires/LNB)
Segundo reboteiro
Bábby é o dono da segunda melhor média de rebotes da temporada (9,0 por jogo).
Munidos de ex-paulistanos
Quatro atletas do Mogi das Cruzes já vestiram a camisa do Paulistano em suas carreiras. São eles: Bábby (na segunda edição do NBB), Vinícius Gobor (nas três primeiras edições), Thomas Gehrke (primeira edição), e Guilherme Filipin, que não chegou a disputar um NBB pelo clube, mas esteve no time entre os anos de 2007 e 2008.
Sequência diferente
O Paulistano acumula duas vitórias consecutivas. Curiosamente, as duas foram vencidas após três prorrogações, contra Minas e Vila Velha, ambas fora de casa.
Primeiro turno
O Mogi das Cruzes levou a melhor, jogando em casa, por 77 a 73.
Winner/Kabum/Limeira x Uniceub/BRB/Brasília – Ginásio “Vô” Lucato, Limeira (SP) – Quinta-feira – dia 07/03, às 20h00

Alex é o maior cestinha da história do Brasília no NBB (João Pires/LNB)
MVP e 3.000 pontos
O ala Alex, do Brasília, foi eleito o MVP (jogador mais valioso) do Jogo das Estrelas 2013, em Brasília (DF). Porém, se tratando de NBB, o atleta também obteve uma boa conquista. Com os dez pontos contra o Basquete Cearense, o camisa 10 candango completou 3.000 pontos em sua carreira no NBB, marca que só ele e Marcelinho Machado, do Flamengo, possuem.
Pra 3!!!
Enquanto o Brasília tem o MVP do Jogo das Estrelas 2013, o Limeira tem o campeão do Desafio de 3 pontos, Matheus Dalla, que após três desempates, levou o título de tiros longos.
Pedra no sapato dos líderes
Mesmo em situações opostas, o Limeira tem complicado a vida de alguns times da parte de cima da tabela, como o Uberlândia, que foi superado pelos limeirenses, dentro de casa, por 96 a 86, e Pinheiros, que no “Vô” Lucato, foi derrotado pelos donos casa, por 82 a 81, com uma bola no último segundo de Hélio.
Vantagem candanga
As equipes já se enfrentaram sete vezes no NBB. Brasília venceu cinco, e Limeira, duas.
Que sequência!
O Brasília vive seu melhor momento na temporada. A equipe do técnico José Carlos Vidal soma 11 vitórias consecutivas.
Primeiro turno
O Brasília levou a melhor, jogando em casa, por 97 a 89, com grande atuação de Nezinho, autor de 27 pontos.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca