#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 27

24-02-2014 | 07:32
Por Liga Nacional de Basquete

Ao fazer quatro pontos, ala Dedé, do São José, atingirá a marca dos 2.000 pontos em sua trajetória no NBB: confira tudo sobre as partidas desta terça-feira

Pinheiros/SKY x UniCEUB/BRB/Brasília – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – Terça-feira – dia 25/02, às 19h

MVP do Jogo das Estrelas pela segunda vez seguida, Alex Garcia completa 200 jogos no NBB (Jarbas Oliveira/LNB)

MVP do Jogo das Estrelas pela segunda vez seguida, Alex Garcia completa 200 jogos no NBB (Jarbas Oliveira/LNB)

MVP e 200 jogos
E que semana para Alex Garcia. No último sábado, o ala do Brasília faturou o prêmio de MVP do Jogo das Estrelas 2014, em Fortaleza, na vitória do NBB Brasil sobre o NBB Mundo, por 126 a 116. Em sua volta ao NBB, o camisa 10 candango fará seu jogo de número 200 em sua trajetória na competição.

Cestinhas das Estrelas
Um confronto que saiu faísca no Jogo das Estrelas 2014 se repetirá nesta terça-feira na partida entre Pinheiros e Brasília. De um lado, o norte-americano Shamell, maior pontuador do NBB Mundo, com 23 pontos, do outro, o ala Alex Garcia, eleito o MVP da partida, com 33 pontos.

O mais eficiente
Alex também entrará em quadra com o posto de jogador mais eficiente do NBB 2013/2014, com média de 21,21 de valorização por duelo.

Cestinha do NBB
Se Alex lidera o ranking de eficiência, Shamell é o dono do topo da lista dos cestinhas do NBB, com uma média de 20,7 pontos por jogo.

Para manter o G-4
Com três vitórias nos últimos três jogos, sobre Mogi, Goiânia e Uberlândia, o Brasília entrou no grupo dos quatro primeiros colocados do NBB e entrará em quadra pela primeira vez lutando pela manutenção da posição no G-4.

Toco certo
A partida colocará frente a frente os dois jogadores que mais dão tocos no campeonato: Morro, do Pinheiros, com média de 1,8 por jogo, e Marcus Goree, do Brasília, dono da média de 1,3 rejeições por duelo.

De 3!!!
Vai ser uma chuva de bolas de 3 pontos. De um lado está o Brasília, time que mais acerta arremessos triplos por confronto no NBB6, com média de 11,57. Do outro, o Pinheiros, terceiro no ranking de tiros longos no NBB, com média de 10 por duelo.

Candangos na frente
As duas equipes já se enfrentaram 20 vezes na história do NBB, com 13 vitórias do Brasília e sete por parte do Pinheiros.

Primeiro turno
Atuando em casa, o Brasília conquistou uma suada vitória sobre o Pinheiros, com bandeja decisiva de Guilherme Giovannoni nos segundos finais, por 84 a 82. O destaque da partida, porém, foi Nezinho, responsável por 26 pontos.

Mas…
Na última vez em que as equipes se enfrentaram em solo paulista, os comandados de Cláudio Mortari levaram sobre os candangos, por 92 a 89, com uma bola de 3 pontos de Rafael Mineiro no estouro do cronômetro.

Duelo da partida
Responsáveis pelas bolas finais das últimas vitórias das duas equipes no confronto, os alas/pivôs Rafael Mineiro e Guilherme Giovannoni farão um embate interessante nesta terça-feira.

 

Winner/Kabum/Limeira x Paschoalotto/Bauru – Ginásio ‘Vô’ Lucato, em Limeira (SP) – Terça-feira – dia 25/02, às 20h

Larry Taylor precisa de 2 pontos para completar 3.000 no NBB (João Pires/LNB)

Larry Taylor precisa de 2 pontos para completar 3.000 no NBB (João Pires/LNB)

3.000
Dois pontos. É o que Larry Taylor precisa se tornar o oitavo jogador na história do NBB a atingir a marca dos 3.000 pontos, junto de Marcelinho Machado (3963), Shamell (3704), Alex Garcia (3391), Olivinha (3325), Murilo Becker (3316), Guilherme Giovannoni (3172), e Marquinhos (3102).

Superior
Bauruenses e limeirenses já se enfrentaram nove vezes na história do NBB, com seis triunfos do time comandado pelo técnico Guerrinha, e três para o esquadrão da cidade de Limeira.

Defesas opostas
Enquanto Limeira se destaca na defesa e é o time que menos sofre pontos na atual temporada, com média de 72,0 por jogo, Bauru permite em média 81,48 pontos a seus adversários por encontro e tem a quinta pior defesa do NBB6.

200
O pivô Wagner, do Limeira, completa 200 jogos em sua trajetória no NBB. O atleta de 31 anos será apenas o sétimo jogador na história a atingir esta marca, já que também nesta terça-feira, o ala Alex Garcia, do Brasília, chega à sua ducentésima participação no campeonato.

Querendo voltar
Após a derrota para o Pinheiros na última rodada, Limeira deixou o grupo dos quatro primeiros colocados pela primeira vez na atual temporada do NBB. Agora, os comandados de Demétrius vão em busca da reabilitação para voltar ao G-4.

Engrenado
Já o Bauru, que antes estava fora da zona de classificação para os playoffs, engatou uma sequência de quatro vitórias seguidas e agora já figura entre os oito primeiros colocados do NBB 2013/2014.

Duelo da partida
Este duelo promete. De um lado, o armador dominicano Ronald Ramon, do outro, o norte-americano naturalizado brasileiro Larry Taylor. Motores de Limeira e Bauru, respectivamente, os dois atletas nascidos fora do país farão um confronto de arrepiar no Ginásio ‘Vô’ Lucato. Vale a pena conferir!

 

Espírito Santo Basquetebol x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio Jones dos Santos Neves – DED, em Vitória (ES) – Terça-feira – dia 25/02, às 20h

11
É o número de derrotas seguidas do time do Espírito Santo. Dos 20 jogos da equipe válidos pela temporada 2013/2014, eles venceram apenas três e estão na ultima posição do campeonato.

A fase não é mesmo boa
O ataque e a defesa de Espírito Santo não vêm funcionando bem. Na atual temporada, o time tem as marcas de segundo pior ataque da liga (70,4 pontos por jogo) e pior defesa (85,6 pontos por jogo).

Primeiro encontro
No jogo válido pela nona rodada, a equipe de Mogi levou a melhor em seus domínios, vitória por 94 a 76. Destaque para o ala/pivô Toledo, de Mogi, com 17 pontos. Agora Espírito Santo tenta esquecer a má fase para voltar a vencer um jogo dessa vez na sua casa, o que não acontece desde a quarta rodada.

Meio da tabela
A equipe de Mogi vem sendo mediana em quase todos os quesitos. Está na 11ª posição no campeonato com dez vitórias em 24 jogos; Seu ataque é o oitavo melhor da liga com 79,7 pontos por jogo e a tem a quinta melhor defesa do campeonato, sofrendo apenas 77,4 pontos por partida.

Ladrão
O ala do Mogi das Cruzes, Marcus Toledo continua muito bem no quesito roubos de bola. Ele é o líder da temporada com média de 2,08 roubos por jogo.

Duelo da partida
Presentes no Final de Semana das Estrelas 2014, os armadores Gustavinho Lima, do Mogi, que participou do Desafio de Habilidades, e o experiente Arnaldinho, do Espírito Santo, participante do Arremesso das Estrelas, farão um interessante duelo nesta terça.

 

Minas Tênis Clube x SKY/Basquete Cearense – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) – Terça Feira – Dia 25/02, às 20h

Felipe Ribeiro está prestes a atingir a marca de 2.000 pontos no NBB (João Pires/LNB)

Felipe Ribeiro está prestes a atingir a marca de 2.000 pontos no NBB (João Pires/LNB)

Faltam cinco
O ala/pivô Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, precisa de apenas cinco pontos para completar 2.000 pontos em sua trajetória no NBB.

Diferente
A equipe do Basquete Cearense enfrentou o terceiro melhor ataque da liga na ultima rodada (Paulistano, com 83,3 pontos por jogo ), e sofreu. Nesta rodada enfrentará o pior ataque da liga (69,5 pontos por jogo).

Show Time
Após a espetacular apresentação e o título no torneio de enterradas, o pivô  DeVon Hardin espera ajudar mais ainda seu time na busca por melhores posições na tabela.  O norte-americano tem em média 10,6 pontos por jogo e 5,5 rebotes.

Revanche
No primeiro jogo entre eles, valido pela nona rodada, no Ceará, deu Minas, por 71 a 60. Destaque para o pivô Douglas Nunes, com 16 pontos e 12 rebotes. Agora o Basquete Cearense terá a chance de vencer o rival em seu próprio território.

Trocou de lado
O pivô Adriano Machado, agora do Minas terá a oportunidade de jogar contra a sua ex-equipe.  O jogador não participou do primeiro jogo entre as equipes por conta de uma lesão.  Dos 22 jogos da equipe, Adriano jogou apenas 14 e possui as médias de 9,6 minutos por jogo, 2,7 pontos e 1,9 rebotes.

Sofrendo
Nas ultimas nove rodadas  a equipe de Minas perdeu sete jogos. Destaque para a derrota para  o líder do campeonato Flamengo, por uma diferença de 31 pontos (90 a 59) e última rodada para a equipe de Macaé, novamente por uma grande diferença de 26 pontos(85 a 69).

Recuperação
Após a pausa do Jogo das Estrelas, a equipe mineira espera ter outro tipo de desempenho nessa reta final de temporada. Das cinco edições disputadas,  só em 2011/2012 não se classificou para os playoffs. Nesse momento o time está na 14ª posição na tabela, com sete vitórias em 22 jogos disputados.

Duelo da partida
Prestes a completar uma boa marca na carreira, Felipe Ribeiro desafia o também ala/pivô Douglas Nunes, do Minas, em duelo que promete ser de arrepiar.

 

Palmeiras/Meltex x Universo/Goiânia – Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP) – dia 25/02, às 20 horas

Venceu e fez história
Goiânia, que chegou este ano no NBB, teve apenas um confronto contra o Palmeiras, no 1º turno. Jogando em casa, os estreantes venceram por 81 a 77, em placar que marcou o primeiro triunfo do time em solo goiano no maior campeonato de basquete do país.

Cuidado, Palmeiras
O Goiânia é o quarto time que mais faz pontos como visitante no NBB, com uma média de 81,7 acertos por partida.

Acabaram de pousar
No fim de semana, Fernando Penna (Goiânia), Tyrone e Neto (Palmeiras) estiveram em Fortaleza para participar do Jogo das Estrelas do NBB 2013/2014.

Querem subir
Goiânia está na penúltima posição da tabela do NBB 2013/2014, com 6 vitórias e 23 derrotas na temporada. Visando a saída do grupo de risco, a equipe precisa vencer o alviverde e contar com derrota da Liga Sorocabana, que está logo acima, para ficar mais aliviado.

Para entrar no ritmo
Antes do intervalo do Jogo das Estrelas, o Palmeiras perdeu dois jogos seguidos, um contra o Franca e outro contra o Uberlândia. Caso vença o Goiânia, o time da capital paulista pode se estabelecer entre os 12 que conseguem vaga para os playoffs.

Duelo da partida
Os dois são armadores e ambos participaram do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas de 2014. Em Fortaleza, o palmeirense foi melhor do que o goiano. E nesta terça-feira, quem será que vence: Fernando Penna ou Neto?

 

Liga Sorocabana x Vivo/Franca – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba – dia 25/02, às 20 horas

Supremacia francana
Liga Sorocabana e Franca já se enfrentaram 8 vezes no NBB e todos os duelos terminaram com vitória do time da Capital do Basquete. Nesse histórico, encontram-se os três jogos de playoffs no NBB5.

Baixinho e gigante nas enterradas
Ned Cox foi o jogador mais baixo no Torneio de Enterradas do NBB 2013/2014. Mesmo com 1,80m de altura, o armador da Liga Sorocabana conseguiu desbancar Jhonathan, do Franca, e chegou à final contra DeVon Hardin (Basquete Cearense)

Mandando em casa
Liga Sorocabana entra em quadra com a vantagem de fazer mais pontos em casa do que o Franca fora de seus domínios. A média do mandante desta terça-feira é de 79,73 pontos por jogo no Ginásio Gualberto Moreira, enquanto o visitante marca aproximadamente 74,2 quando viaja.

Duelo da partida
Olho no duelo de gerações no garrafão do Ginásio Gualberto Moreira. Os pivôs Márcio Cipriano, de 34 anos, e Lucas Mariano, de 21, farão um interessante confronto nesta terça, que vale a pena conferir.

 

Paulistano/Unimed x Unitri/Magazine Luiza – Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) – Terça-feira – dia 25/02, às 20h

Robert Day anotou 36 pontos no duelo do primeiro turno (Luiz Pires/LNB)

Robert Day anotou 36 pontos no duelo do primeiro turno (Luiz Pires/LNB)

5 a 2
Paulistano e Uberlândia já se enfrentaram sete vezes na história do NBB, com cinco triunfos por parte dos mineiros e apenas dois dos paulistas.

Primeiro turno
Um dos resultados positivos do clube de São Paulo no confronto foi no primeiro turno da atual temporada, em que os comandados de Gustavo De Conti venceram, fora de casa, por 81 a 80.

Duelo de ataques
O duelo desta terá-feira no Ginásio Antonio Prado Jr envolverá as equipes de segundo e terceiro melhores ataques do NBB6. Uberlândia é o vice-líder no ranking, com média de 84,23 pontos por jogo, seguidos de perto pelo Paulistano, dono da média de 83,61 pontos por confronto. Com destaque para os uberlandenses Robert Day, com 36 pontos, e Cipolini, com 26. Pelo lado dos paulistas, o maior pontuador foi Holloway, com 22.

Agora adversários
No Jogo das Estrelas 2014, em Fortaleza (CE), o técnico do Paulistano, Gustavo De Conti, foi o treinador da equipe do NBB Mundo, time em que se encontrava o norte-americano Robert Day, do Uberlândia. Agora, os dois estarão frente a frente brigando pela vitória no NBB.

Lá em cima
Terceiro colocado do NBB6, o Paulistano vem de duas vitórias seguidas fora de casa, contra Mogi das Cruzes e Basquete Cearense.

Garçom
O armador Valtinho, do Uberlândia, é o líder em assistências do NBB6, com média de 8,0 passes perfeitos por confronto.

Duelo da partida
Embate de armadores no Jogo das Estrelas: Kenny Dawkins e Valtinho reeditarão o confronto da partida entre NBB Brasil e NBB Mundo, nesta terça, no Ginásio Antonio Prado Jr, no duelo entre Paulistano e Uberlândia.

 

São José/Unimed x Macaé Basquete – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP) – Terça-feira – dia 25/02, às 20h

Dedé precisa de apenas quatro pontos para completar 2.000 no NBB (João Pires/LNB)

Dedé precisa de apenas quatro pontos para completar 2.000 no NBB (João Pires/LNB)

2.000
Dedé, ala do São José, está prestes a completar 2.000 pontos em sua trajetória no NBB. Para isto se concretizar, o atleta precisa anotar apenas quatro pontos contra o Macaé.

Derrotas no interior
Os dois últimos compromissos do São José no NBB terminaram com derrotas para equipes do interior paulista: Limeira e Bauru, ambas fora de casa.

Primeiro turno
Fora de casa, os joseenses dominaram os rebotes e superaram o Macaé, pelo placar de 85 a 82.

Garrafão pesado
Segundo e quarto reboteiros do campeonato, com médias de 9,05 pontos e 8,38 sobras por jogo, respectivamente, os alas/pivôs Jefferson, do São José, e o argentino Pablo Espinoza, do Macaé, estiveram frente a frente no Jogo das Estrelas 2014 no duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo.

Duelo da partida
Atenção nas alas do ‘caldeirão’ Lineu de Moura. Pronto para fazer o São José voltar a vencer no NBB, o ala Dedé encara o experiente ala Márcio Dornelles, do Macaé.