#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 27 – parte 1

11-03-2016 | 01:41
Por Liga Nacional de Basquete

Cestinha da temporada, Neto, da LSB, pode chegar à 3.000 pontos no NBB contra São José; confira as curiosidades desta sexta-feira

Macaé Basquete x Decisão Engenharia/Minas – Ginásio Juquinha, em Macaé (RJ) – sexta-feira – dia 09 de março, às 19h30 (horário de Brasília)

Ansaloni já anotou seis duplos-duplos nesta temporada (João Pires/LNB)

Ansaloni já anotou seis duplos-duplos nesta temporada (João Pires/LNB)

Outro na conta
Na última partida o pivô Ralfi Ansaloni, do Minas, chegou ao seu sexto jogo com duplo-duplo no NBB. Na derrota para o Mogi, por 71 a 64, Ansaloni anotou 19 pontos e pegou 11 sobras.

Fim da sequência
Na primeira partida entre as equipes pela temporada 2015/2016 do maior campeonato de basquete do país, o Minas encerrou a sequência de vitórias macaense, triunfando, por 90 a 81.

Vantagem mineira
Na história do NBB, Minas e Macaé se enfrentaram nove vezes pelo campeonato e o clube mineiro venceu cinco confrontos.

Recorde nos playoffs
O ala Danilo Siqueira, do Minas, conseguiu seu maior número de pontos (26) no segundo jogo entre as equipes dos playoffs 2014/2016, quando o Macaé derrotou o clube minastenista, em Belo Horizonte, por 81 a 80. Nesta série, o jovem ala/armador teve média de 19,6 pontos por jogo.

Pegou tudo
Jogando pelo Assis, Mosso, do Macaé, conseguiu seu maior recorde de rebotes em um só jogo exatamente contra o Minas. Isto ocorreu na temporada 2008/2009, quando seu time perdeu, por 79 a 74, para os mineiros e o pivô agarrou 16 sobras durante toda a partida.

Sequência fluminense
As duas equipes se enfrentaram nas oitavas de final do NBB passado. Depois de vitória do Minas na abertura da série, o Macaé quebrou o mando de quadra dos mineiros, ganhou os três jogos seguintes e foi às quartas de final daquela edição.

Eddy pode chegar ao seu rebote de número 800 na próxima partida (João Pires/LNB)

Eddy pode chegar ao seu rebote de número 800 na próxima partida (João Pires/LNB)

800
Mais cinco rebotes e o ala Eddy, do Macaé, chegará à 800 sobras agarradas em sua história no NBB.

Lance livre ganha jogo
O ala/armador Andre Goés, do Macaé, conseguiu seu maior número de lances livres num jogo na temporada 2009/2010, ainda quando jogava pelo Joinville e venceu o Minas, por 88 a 87. Seus 30 pontos (11 tiros livres convertidos em 13) foram cruciais para a vitória catarinense.

Para tirar a má fase
Após a vitória contra o São José, na 23ª rodada do NBB, o Minas perdeu os últimos três jogos que disputou. E o Macaé vem de quatro derrotas nos últimos quatro jogos que fez pelo campeonato. Seu último resultado positivo foi em casa diante do Vitória, por 88 a 79.

5/12
Em 12 jogos feitos fora do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, a equipe mineira venceu cinco confrontos. Suas vítimas foram o Banrisul/Caxias do Sul, Solar Cearense, Liga Sorocabana, Rio Claro Basquete e São José Basketball.

4/11
Em compensação o Macaé venceu quatro partidas dentro do Ginásio Juquinha. Nos três primeiros jogos em Macaé a equipe triunfou diante do Rio Claro, Pinheiros e Caxias do Sul, depois voltou a vencer em casa na rodada 22, contra o Vitória.

Liga Sorocabana x São José Basketball – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – sexta-feira – dia 09 de março, às 20 horas (horário de Brasília)

Neto chegará aos 3000 pontos nesta próxima partida (João Pires/LNB)

Neto chegará aos 3000 pontos nesta próxima partida (João Pires/LNB)

3000
Com mais oito pontos o cestinha da temporada, Neto, da Liga Sorocabana, chegará aos 3000 tentos em sua história no maior campeonato de basquete do país.

Deu Liga
Na última rodada a Liga Sorocabana bateu o Minas, por 70 a 57, e se aproximou das equipes que estão na última colocação que dá acesso às oitavas de final do NBB.

Festa de tocos
O pivô Fab Melo, da Liga Sorocabana, deu quatro bloqueios nesta última partida, seu recorde no NBB.

Três, três, três
Pedro, por sua vez, tem seu recorde de bolas de 3 pontos convertidas no NBB em um confronto contra a Liga Sorocabana. Na temporada 2011/2012, defendendo o Paulistano, o atleta registrou seis tiros certeiros de fora, na vitória de seu time, por 87 a 83.

Mandou bem
O armador Socas, da Liga Sorocabana, anotou seu recorde pessoal de assistências pelo NBB, diante do São José. Na edição passada, vestindo o uniforme do Solar Cearense, o atleta deu oito passes decisivos, no triunfo de sua equipe, por 78 a 70.

Domínio
Os dois times realizaram oito confrontos ao longo do NBB. São sete vitórias para o São José, contra apenas uma da Liga Sorocabana

Tabu
O São José venceu as últimas quatro partidas contra a Liga Sorocabana. O único triunfo dos sorocabanos no confronto foi na temporada 2012/2013 do NBB, por 66 a 65.

Reencontro
O ala/pivô César, do São José, vestiu a camisa da Liga Sorocabana durante temporada 2011/2012 do NBB. Nesta edição, o atleta teve sua melhor média de pontos na competição (12,8 por partida).

César, da Liga Sorocabana

César atuou pela Liga Sorocabana nas temporadas 2011/2012 do NBB (divulgação)

900
Mais sete rebotes agarrados e o ala/pivô Renato Carbonari, do São José, chegará à 900 sobras em sua história no NBB.

4/11
Em onze jogos dentro de casa, a Liga Sorocabana conquistou quatro triunfos: contra o Vitória, por 71 a 69; diante do Macaé, por 86 a 72; bateu o Paschoalotto/Bauru, por 84 a 80; e por fim diante do Rio Claro, por 65 a 56.

3/12
Nos dois primeiro confrontos como adversário, o São José venceu os confrontos contra o Vitória e Solar Cearense. Depois perdeu oito jogos seguidos fora de casa até vencer o Caxias do Sul, por 73 a 65. Esta será a última partida da Águia do Vale fora de casa nesta edição do NBB.

A última
Esta próxima partida é a última do São José fora de casa. A equipe terá mais três duelos na competição para tentar se manter na zona de classificação para os playoffs.

Complicou de vez
Na última partida pelo maior campeonato de basquete do país, o São José perdeu para o Paulistano, por 89 a 77, e ao mesmo tempo o Caxias do Sul venceu o Rio Claro Basquete. Isto fez com que a equipe estreante do NBB ultrapassasse a Águia do Vale na tabela de classificação e os joseenses são os últimos colocados classificados para os playoffs.

Universo/Vitória x Franca Basquete – Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA) – sexta-feira – dia 09 de março, às 20 horas (horário de Brasília)

Calvo vem tendo suas melhores médias nesta temporada pelo NBB (João Pires/LNB)

Calvo vem tendo suas melhores médias nesta temporada pelo NBB (João Pires/LNB)

Calvo neles
Na primeira partida entre as equipes pelo maior campeonato de basquete do país, o Vitória foi à Franca bater o time da casa, por 78 a 76. O espanhol Calvo, da equipe soteropolitana, anotou 27 pontos nesta partida, agarrou sete rebotes e capitalizou 22 pontos de eficiência.

Que temporada
O ala Calvo tem sido crucial para a campanha que sua equipe faz. O atleta acumula 16,1 pontos por jogo, 5,4 rebotes por partida, anotou 15 pontos ou mais em 14 partidas e anotou seu máximo em pontos por partida três vezes apenas nesta temporada do NBB.

38%
Em treze jogos que fez no Ginásio de Cajazeiras nesta temporada de estreia da equipe no NBB, o Vitória triunfou em cinco partidas: diante do Minas, por 76 a 66; Brasília, por 83 a 73; contra Macaé, por 86 a 74; diante do Caxias, por 74 a 65; e, por fim, contra o Bauru, por 96 a 94.

À procura do mando
A equipe do interior paulista comandada pelo técnico Lula Ferreira possui 11 vitórias em 24 jogos e está na nona colocação do campeonato, pois está empatado com o Pinheiros, mas perde pelos critérios de desempate. As equipes brigam pelo mando de quadra nas oitavas de final do NBB.

Reencontro
O ala/pivô Feliz, do Vitória, jogou pelo Franca na temporada 2013/2014 e reencontrará sua ex-equipe nesta próxima partida. Ao todo, foram 29 jogos vestindo a camisa francana.

Gigante Vitória
Na última partida pelo NBB, a equipe soteropolitana enfrentou o vice-líder Bauru e aplicou uma dura derrota no Time do Dragão, por 96 a 94, tirando a má fase de cinco jogos sem triunfo.

Edu

Edu é natural de Franca e tem seu recorde de rebotes contra a equipe (João Pires/LNB)

Segura o Edu
Na última partida pelo NBB o ala Edu Mariano, do Vitória, anotou seu maior número de pontos nessa temporada: 17 tentos em 21 tentados.

Pegou tudo
Nascido em Franca (SP), o ala Edu Mariano, do Vitória, tem seu recorde em rebotes justamente contra o time de sua cidade natal, quando atuava pelo Paulistano, na temporada 2010/2011. No jogo, o atleta pegou 13 sobras.

Sequência indesejável
Após vencer o São José, na rodada 24, por 82 a 70, o Franca teve dois outros confrontos e fora de casa não conseguiu o resultado positivo em nenhuma das oportunidades.

7/12
O Franca fez 12 jogos fora de casa nesta temporada e conseguiu triunfar sete vezes. As vítimas foram: Minas; Brasília, Liga Sorocabana, Paulistano, Macaé, Pinheiros e São José.

Olho na última vaga
Com sete resultados positivos em 24 jogos, a equipe comandada pelo técnico Régis Marrelli está empatada na última colocação que dá acesso aos playoffs com o São José Basketball. Todavia, por critério de desempate, o Vitória está fora da zona de classificação para as oitavas de final.