HOJE
Curiosidades da rodada 28
Por Liga Nacional de Basquete
Dois maiores cestinhas da atual temporada do NBB se enfrentam na partida entre Pinheiros e Goiânia: Shamell e Taboada; veja tudo sobre as partidas desta quinta
Paulistano/Unimed x Vivo/Franca – Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 27/02, às 18h45
Duelo dos embalados
Paulistano e Franca vivem ótimos momentos e vêm de três vitórias consecutivas no NBB. Ao bater Mogi, Basquete Cearense e Uberlândia de maneira ininterrupta, a equipe do técnico Gustavo De Conti reassumiu a vice-liderança da sexta edição do campeonato nacional. Já os francanos, que sofreram três derrotas seguidas anteriormente, deixaram a má fase de lado e também acumularam três êxitos consecutivos, sobre Palmeiras, Pinheiros e Liga Sorocabana.
Maré boa
Nestas três vitórias seguidas, o Paulistano contou com bons desempenhos do ala/pivô Pilar, que anotou 18, 18 e 19 pontos nos respectivos triunfos.
Na conta dele
Na partida do primeiro turno, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), o Paulistano venceu os donos da casa, por 84 a 83, graças a uma falta e cesta salvadora de Pilar, no estouro do cronômetro. Ao final do duelo, o camisa 11 do alvirrubro paulista totalizou 22 pontos em 25 tentados – 88% de aproveitamento.
Parabéns, Gustavinho!
Nesta quinta-feira é aniversário do técnico do Paulistano, Gustavo De Conti, que completa 34 anos de vida! Será que o jovem treinador será presenteado com uma vitória sobre Franca?
Larga vantagem
As duas equipes já duelaram 14 vezes na história do NBB, sendo que 11 delas terminaram com vitória do time de Franca, e apenas três com triunfo do Paulistano.
Varrida
Nas oitavas de final da temporada 2011/2012 do NBB, Franca eliminou o Paulistano e avançou às quartas de final ao fechar a série melhor de cinco por 3 a 0.
Marca igualada
Na vitória sobre a Liga Sorocabana na última rodada, o armador argentino do Franca, Juan Pablo Figueroa, distribuiu 13 assistências e igualou o recorde da atual temporada no fundamento, que pertencia a ele mesmo, Valtinho (Uberlândia) e Joe Smith (Pinheiros).
Lo segundo
Figueroa, por sua vez, é o dono da segunda maior média de assistências na atual temporada, com 6,14 passes perfeitos por duelo.
Pura eficiência
Pontua e reboteia: o pivô francano Paulão Prestes é o segundo jogador mais eficiente na temporada, ao somar média de 18,8 pontos e 8,8 rebotes por jogo, que culminam na média de 21,14 de valorização por confronto.
Nasceu lá
O ala Jhonatan, do Franca, despontou para o basquete quando atuava na base do Paulistano, na categoria juvenil, onde começou a acumular suas primeiras convocações para a Seleção Brasileira Adulta, coincidentemente comandada por seu atual treinador, Lula Ferreira.
Duelo da partida
Em alta na competição, o armador Figueroa desafia o armador norte-americano do Paulistano, Kenny Dawkins, em duelo que promete ser de arrepiar!
Pinheiros/SKY x Universo/Goiânia – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 27/02, às 19h
Procurando estabilidade
O atual terceiro colocado, Pinheiros, procura esquecer a larga derrota, sofrida em casa, para Brasília, por 110 a 82, e voltar a ter uma série de vitórias já que são três derrotas nos últimos cinco jogos.
“Showmell”
No jogo contra Brasília, praticamente só Shamell pontuou. Foram 36 pontos feitos em 57 tentados para ele (recordista da rodada) e mais sete rebotes.
800?
Falando em rebote e Shamell, o norte-americano pode atingir a marca de 800 rebotes em sua trajetória no NBB. Para isto se concretizar, o camisa 24 do Pinheiros precisa coletar três ressaltos na partida.
Cestinhas gringos
Falando em altas pontuações, o confronto terá o duelo dos até então cestinhas da temporada. Shamell, do Pinheiros, tem no momento 21,3 pontos por jogo, e lidera o fundamento, enquanto que o uruguaio Taboada, do Goiânia, é o segundo maior pontuador do NBB, com média de 19,8 pontos por partida.
Fator casa?
Nessa reta final de temporada, atuar em seu ginásio, não vem fazendo diferença para o Pinheiros. O time paulista foi derrotado em seus domínios nas duas ultimas vezes em que entrou em quadra, para Bauru e Brasília.
Porém…
O adversário do Pinheiros não vem nada bem quando atua fora de casa, dos 11 jogos fora de casa de Goiânia, foram oito derrotas, cinco delas seguidas. O time da Região Centro-Oeste tem a segunda pior defesa quando está fora de seus domínios com 86,8 pontos tomados.
Reencontros
Este jogo marcará o reencontro de dois jogadores que já atuaram pela equipe de Pinheiros, são eles o ala Diego, que jogou no time de São Paulo na segunda edição do NBB e o armador Fernando Penna, que atuou na equipe paulista na ultima temporada.
Opostos na tabela
Apesar dos dois times virem de resultados ruins, na tabela de classificação eles estão completamente diferentes. Enquanto o Pinheiros por enquanto está se classificando direto para as quartas de final, na terceira posição, com 17 vitórias em 25 jogos (68% de aproveitamento), o Goiânia é apenas o vice-lanterna, com oito vitórias em 24 jogos (25% de aproveitamento), e estaria rebaixado para a segunda divisão.
Primeiro turno
No primeiro confronto entre eles, em Goiânia (GO), valido pela 10ª rodada, deu Pinheiros, por 88 a 74. Nem mesmo os ótimos números de Fernando Mineiro (21 pontos e seis rebotes) e Diego (16 pontos, oito rebotes e sete assistências) foram capazes de segurar Shamell (19 pontos), o até então jogador de Pinheiros Leandrinho Barbosa, hoje na NBA (17 pontos e cinco assistências) e Cia.
Duelo da partida
É bom ficar de olho no confronto entre os alas/pivôs mineiros no Ginásio Henrique Villaboim: Rafael Mineiro, do Pinheiros, e Fernando Mineiro, defendendo o Goiânia.
Palmeiras/Meltex x UniCEUB/BRB/Brasília – Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 27/02, às 20h
Sr. Eficiência
Em grande momento no campeonato, o ala Alex Garcia, do Brasília, é o jogador mais eficiente do NBB6, com média de 21,53 de valorização por confronto.
Importante marca
Defensor nato, Alex pode atingir uma marca que mostra o quão dedicado na marcação ele é. Se roubar duas bolas, o camisa 10 do Brasília completará 300 desarmes na história da competição e se juntará a Larry Taylor, do Bauru, no grupo de atletas que já chegaram a três centenas em bolas recuperadas.
Também estou aqui!
Se Alex precisa de duas bolas roubadas para atingir 300, seu companheiro de time Nezinho está a quatro carteiras batidas de completar o histórico número alcançado somente pelo ‘Alienígena’ Larry Taylor.
Querendo subir
Quarto colocado, o Brasília vem de uma boa sequência de quatro vitórias consecutivas e uma combinação de resultados – vitória sobre o Palmeiras e derrota do Pinheiros para o Goiânia – pode os deixar na terceira posição do NBB6.
Foi recorde
Na vitória sobre o Pinheiros na última rodada, fora de casa, o Brasília igualou o recorde de pontos de uma equipe em uma partida na atual temporada, ao fazer 110 a 82. A maior marca pertence ao Bauru (110 a 93 contra a Liga Sorocabana), e ao Paulistano (110 a 93 sobre Macaé).
Recuperados
Após acumular dois resultados negativos seguidos no NBB – para Franca e Uberlândia –, o Palmeiras se recuperou no campeonato ao bater o Goiânia, em casa, com tranquilidade, por 86 a 63.
Dominou
O ala/pivô e capitão do Palmeiras, Tiagão, apanhou 12 rebotes no triunfo sobre o Goiânia e cravou o recorde da rodada no fundamento. Além disso, o camisa 20 alviverde marcou 11 pontos e totalizou um duplo-duplo.
Deu Palmeiras
A partida do primeiro turno entre Brasília e Palmeiras, realizada no Distrito Federal, foi histórica para os paulistas. Imponente, o clube alviverde não se intimidou e superou os candangos, mesmo fora de casa, por 77 a 71, e conquistou a primeira vitória sobre os brasilienses na história do NBB. Antes disso, dois jogos foram disputados entre eles, com dois triunfos do time da capital federal.
Duelo da partida
Foco no confronto dos capitães. Os alas/pivôs Tiagão e Guilherme Giovannoni travarão um interessante duelo nesta quinta-feira no Ginásio Palestra Itália.
Minas Tênis Clube x Mogi das Cruzes/Helbor – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) – Quinta Feira – Dia 27/02, às 20h
Difícil
Esta temporada não vem sendo nada fácil para a equipe mineira, ainda mais nessa reta final. Dos últimos sete jogos, o time conquistou apenas uma vitória. Em todo o campeonato, o desempenho em casa do time mineiro é mediano, são apenas cinco vitórias em 11 jogos (45,5% de aproveitamento).
Confiança de volta
Para a equipe de Mogi, a confiança voltou. O time vinha de quatro derrotas seguidas, mas conseguiu em jogos contra os últimos times da tabela, reverter o estado crítico e mudar o cenário. Agora já são duas vitórias seguidas. Nesta rodada novamente eles enfrentarão um time da parte inferior da tabela (Minas 14ª posição).
100%
Até hoje no NBB, essas equipes já se enfrentaram em três oportunidades, em todas o time de Mogi levou a melhor. Nesta temporada, o time mogiano venceu por 70 a 60.
Defesas dominantes
O jogo contará com o duelo de duas das quatro melhores defesas do campeonato. Minas cede apenas 74,1 ao seus adversários, terceira melhor marca da liga. Já Mogi, tem a quarta melhor defesa, com 77,1 pontos tomados por jogo.
Esperança
A torcida de Mogi espera contar mais uma vez com bons números de seu ala Filipin e do ala/pivô Marcus Toledo. No ultimo, Filipin, conseguiu 21 pontos e oito rebotes. Já Toledo, o líder em roubos de bola, manteve sua média de duas bolas roubadas, além disso, marcou oito pontos e pegou 10 rebotes.
Duelo da partida
Amigos, amigos, negócios à parte. Os armadores Elinho, do Minas, e Gustavinho, do Mogi, esquecerão a parceria que cultivam entre si e tentarão levar suas equipes à vitória nesta quinta-feira em duelo que promete ser de arrepiar.
Espírito Santo Basquetebol x SKY/Basquete Cearense – Ginásio Jones dos Santos Neves – DED, em Vitória (ES) – Quinta-feira – dia 27/02, às 20h
Do outro lado
Um dos destaques do Espírito Santo, o ala Edu Mariano defendeu as cores do Basquete Cearense na última temporada do NBB.
Pelo fim da seca
O clima no Espírito Santo Basquetebol é de seca. A equipe dirigida pelo técnico Ênio Vecchi não sabe o que é vencer há 12 partidas e agora tem a maior sequência de derrotas de toda a sexta edição do NBB, série que antes pertencia ao Goiânia – 11 reveses seguidos.
Para embalar
Com dificuldades para engrenar uma sequência de vitórias seguidas, o Basquete Cearense entra em quadra contra o Espírito Santo vindo de vitória sobre o Minas Tênis Clube e com chances de engatar seu segundo triunfo de maneira consecutiva.´
Só lá dentro
O Basquete Cearense é o time que mais converte bolas de 2 pontos na atual temporada do NBB, com média de 22,44 tiros curtos por jogo.
Vazados
Já o Espírito Santo tem a pior defesa do campeonato, ao permitir em média 85,0 pontos a seus adversários por confronto.
Duelo da partida
Dois alas de características semelhantes estarão frente a frente nesta quinta-feira em Vitória (ES): Eddy, do Espírito Santo Basquetebol, contra Jimmy, do Basquete Cearense. Vale a pena prestar atenção neste confronto.