HOJE
Curiosidades da Rodada 28 – Parte 2
Por Liga Nacional de Basquete
Empatados na tabela de classificação, Pinheiros e Franca fazem duelo direto pelo sétimo lugar do NBB 7; veja tudo sobre os jogos desta sexta-feira
Pinheiros/SKY x Franca Basquete – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – Sexta-feira – dia 20 de março, às 19 horas
Empatados
Com campanhas idênticas na temporada 2014/2015 do NBB, (13 vitórias em 26 partidas), Pinheiros e Franca duelam diretamente pela sétima colocação do NBB 7.

Empatados na classificação, Pinheiros e Franca se enfrentam em duelo que vale a sétima colocação isolada do NBB 7 (Newton Nogueira/Divulgação)
Vantagem francana
Pinheiros e Franca já se enfrentaram em 16 partidas no NBB, e a equipe francana tem vantagem no confronto direto, com nove triunfos contra sete da equipe pinheirense.
Porém…
Em partidas realizadas na capital paulista na história do NBB, o Pinheiros possui campanha de seis triunfos em sete partidas contra o Franca.
Deu Franca
Com 25 pontos e oito rebotes do jovem pivô Lucas Mariano, o Franca derrotou o Pinheiros pelo placar de 81 a 69, no primeiro turno do NBB 7.
Fator casa
Das 16 partidas entre a equipe francana e o time pinheirense, apenas duas vezes o visitante saiu de quadra com a vitória, ambas na segunda edição do NBB.
NBB 2 – Franca 77 x 78 Pinheiros – Fase de classificação
NBB 2 – Pinheiros 76 x 95 Franca – Playoffs
Rivais
Franca e Pinheiros se enfrentaram em uma das séries das quartas de final dos playoffs do NBB 2. Com três vitórias nos três primeiros jogos, o Franca garantiu vaga às semifinais daquela edição do NBB.
100!
Ao entrar em quadra para o duelo contra o Franca, o armador norte-americano Joe Smith, do Pinheiros, completará a marca de 100 partidas em sua trajetória no NBB.
Consistente
Dos 26 jogos que o Franca realizou na temporada do NBB, em apenas três partidas o jovem ala Léo Meindl não atingiu dígitos duplos na pontuação.
Destaque
Falando em Léo Meindl, o atleta francano é o sétimo maior cestinha da competição (16,7 pontos por jogo). O jogador, de 22 anos, é o mais jovem entre os dez maiores pontuadores da temporada.

Mesmo com apenas 22 anos, o ala Léo Meindl já é protagonista e destaque do Franca no NBB (Newton Nogueira/Divulgação)
Estiveram lá
Atletas do Pinheiros, o ala/pivô Felipe Ribeiro e o pivô Kurtz defenderam as cores do Franca em suas trajetórias no NBB, o primeiro no NBB 1 e o segundo no NBB 5.
Já esteve do outro lado
O armador argentino Juan Pablo Figueroa, do Franca, defendeu as cores do time pinheirense em seus dois primeiros anos de NBB (NBB 3 e NBB 4).
Afiado
O armador norte-americano Jason Smith, do Pinheiros, é o terceiro atleta com a melhor média de arremessos certeiros para 3 pontos no NBB 7, com 2,5 triplos por partida.
Entre os melhores
O ala/pivô Marcus Toledo, do Pinheiros rouba em média 2,1 bolas por partida e é o terceiro melhor ladrão de bolas do NBB 7.
Rio Claro Basquete x Minas Tênis Clube – Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP) – Sexta-feira – dia 20 de março, às 20 horas
Deu Minas
Com cinco atletas anotando mais de dez pontos, o Minas derrotou o Rio Claro, pelo placar de 82 a 70, no primeiro turno do NBB 7.
Só em casa
O duelo contra o Rio Claro será a última partida do Minas longe de sua torcida na fase de classificação do NBB 7.
Três seguidas
O Rio Claro foi derrotado nas últimas três partidas em que atuou no NBB 7, por Brasília, Limeira e Uberlândia.
Rebote é com ele
O pivô Shilton, do Minas, é dono da segunda melhor média de sobras da atual edição do NBB, com média de 8,9 por partida.

Um dos bons destaque do Minas no NBB 7, o pivô Shilton é o segundo reboteiro do campeonato (Orlando Bento/Minas TC)
Franco atirados
O ala/armador norte-americano Robby Collum, do Minas, é o segundo melhor, com média de 2,6 triplos por jogo. Já seu companheiro Alex Oliveira, é o quinto melhor, com média de 2,5 por jogo.
Desfalque importante
Um dos grandes destaques da campanha do Minas no NBB 7, Robby Collum está lesionado e não estará a disposição do técnico Demétrius para a partida contra o Rio Claro.
Radar dos playoffs
Quinto colocado, o Minas enfrentaria a equipe do Macaé (12º colocado) no fase oitavas de final dos playoffs do NBB 7, caso a fase de classificação terminasse hoje.

Eric Tatu é um dos principais ladrões de bola do NBB 7 (Carolina Bertolli/Focalize)
É minha!
O armador Tatu, do Rio Claro, é o segundo melhor ladrão de bolas da sétima edição do NBB, com 2,2 bolas roubadas por partida.
Noite feliz
Na rodada passada do NBB 7, o ala Caio, do Rio Claro, anotou 27 pontos no duelo contra o Uberlândia, foi o cestinha da noite e quebrou o recorde pessoal de sua trajetória no NBB em pontos.
Melhor da carreira #1
Defendendo a camisa do Assis, no NBB 1, o ala/pivô Mosso, hoje do Rio Claro, teve contra o Minas, a melhor partida de sua carreira na recuperação de rebotes (16 sobras no total).
Melhor da carreira #2
O ala/pivô espanhol Álvaro Calvo, do Rio Claro, conquistou seu recorde pessoal de pontos em apenas uma partida contra o Minas – 24 tentos.
Opostos
A equipe mineira sofre apenas 73,0 pontos por jogo, a melhor defesa do NBB 7. Já no ataque, o Minas marca em média 75,7 pontos partida e tem a segunda pior produção ofensiva do campeonato.
Winner/Limeira x Unitri/Pilhas Energizer – Ginásio “Vô” Lucato, em Limeira (SP) – Sexta-feira – dia 20 de março, às 20 horas
Vantagem mineira
Limeira e Uberlândia já se enfrentaram em nove partidas válidas pelo NBB, e a equipe do Triângulo Mineiro tem vantagem no confronto, com seis vitórias.
Só da Uberlândia
O confronto entre Limeira e Uberlândia já foi realizado por quatro vezes no Ginásio Vô Lucato, e destes, o time do Estado de Minas Gerais venceu três.
Deu Limeira
Com 22 pontos em 30 tentados (73,3% de aproveitamento) do ala norte-americano David Jackson, o Limeira venceu o Uberlândia por 89 a 81 no primeiro turno do NBB 7.
Pra fechar bem
A equipe limeirense venceu 13 das 14 partidas em que atuou como mandante na temporada 2014/2015 do NBB e a partida contra o Uberlândia será o último duelo do Limeira como mandante na fase de classificação.
Sequência boa
O Limeira venceu as últimas quatro partidas que realizou no NBB 7, triunfos contra Brasília, Basquete Cearense, Rio Claro e Minas.
Vice-líder
Com a vitória sobre o Minas na última rodada, o Limeira garantiu a segunda colocação da fase de classificação do NBB 7.

Quase imbatível como mandante, Limeira já garantiu a vice liderança da fase de classificação do NBB 7 (JB Anthero/Divulgação)
Campanha fraca
O Uberlândia venceu apenas três dos 14 jogos em que atuou como visitante na sétima edição do NBB.
Ufa!
O Uberlândia vinha de uma sequência de sete resultados negativos no NBB 7, porém derrotou o Rio Claro, na rodada passada, e voltou a sorrir.
Já atuou lá
O pivô Renan, do Uberlândia, atuou com a camisa do Limeira na última temporada do NBB.
Conhece bem
O experiente armador Hélio, do Uberlândia, atuou no Limeira nas dua últimas temporadas do NBB e faturou o prêmio de Melhor Sexto Homem do NBB 6.
Destaque
O ala norte-americano David Jackson, do Limeira, é o jogador mais eficiente do NBB 7, com média de 18,9 pontos de valorização por partida, e também é o quarto cestinha, com média de 17,5 pontos por jogo.
Especial
MVP da última edição do NBB e forte candiado ao prêmio nesta temporada, David Jackson completará 100 partidas no NBB, ao entrar em quadra para o confronto contra o Uberlândia.

Jogador mais eficiente de todo o NBB 7, o ala David Jackson completará 100 partidas em sua trajetória no NBB (JB Anthero/Divulgação)
Entre os melhores
O pivô Bruno Fiorotto, do Limeira, é o quinto melhor reboteiro no NBB 7, com média de 6,4 sobras por partida.
100 também
Falando em Fiorotto, o pivô do Limeira precisa de apenas uma enterrada para chegar a um total de 100 cravadas em sua carreira no NBB.
Não passa
O pivô norte-americano O’Neal Mims, do Uberlândia, é dono da segunda melhor média de tocos do NBB 7, com 1,1 bloqueios por partida.
Bem diferentes
O Limeira é dono do quarto melhor ataque do NBB 7, com média de 83,3 pontos por partida. Já o Uberlândia anota apenas 75,1 pontos por jogo, o pior ataque do campeonato.
Dos dois lados
Dono de um dos melhores ataques do NBB 7, o Limeira possui também a terceira melhor defesa do campeonato, com média de apenas 76,6 pontos cedidos por partida.
Precisam melhorar
Limeira e Uberlândia são dos dois times que menos recuperam rebotes no NBB 7. A equipe do interior do Estado de São Paulo tem média de 30,7 sobras por jogo, segunda pior marca. Já o Uberlândia é o terceiro pior, com apenas 31,5 rebotes por partida.
Palmeiras/Meltex x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP) – Sexta-feira – dia 20 de março, às 20 horas
Deu Bauru
Com 24 pontos e sete rebotes do pivô Rafael Hettsheimeir, o Bauru bateu o Palmeiras, por 85 a 77, no primeiro turno do NBB 7.
Já são 20
Líder isolado do NBB 7, o Bauru entra em quadra contra o Palmeiras, defendendo sua incrível sequência de 20 vitórias seguidas no NBB 7.
Na verdade 28
Se contar a campanha invicta na Liga das Américas 2015, oito vitórias em oito partidas, o Bauru venceu os últimos 28 jogos que disputou.
Pode virar histórica
Caso vença o Palmeiras, o Bauru chegará a 21 vitórias seguidas no NBB 7 e será dono da maior sequência positiva da história das fases de classificação do NBB. A melhor, de fato, pertence ao Flamengo, que venceu 24 partidas consecutivas envolvendo fase de classificação e playoffs.

O Bauru, do pivô Murilo Becker, pode entrar entrar para a história do NBB com a maior sequência positiva, caso vença o Palmeiras nesta sexta (Henrique Costa/Bauru Basket)
Visitante chato
O Bauru venceu 12 dos 13 jogos em que atuou como visitante no NBB 7. O único mandante a vencer a equipe bauruense foi o Limeira, na oitava rodada do campeonato.
Voltou a sorrir
O Palmeiras vinha de quatro derrotas seguidas no NBB 7, porém venceu o Franca, na rodada passada, e voltou a vencer no campeonato.
Palmeiras na frente
A equipe alviverde venceu três dos cinco duelos diretos contra o Bauru na história do NBB.
Muy bien
O armador argentino Maxi Stanic, do Palmeiras, dá em média 6,2 assistências por partida no NBB 7, a melhor marca do campeonato. Além disso, Stanic é rouba 1,8 bolas por jogo, quinta melhor média do NBB.
Grande fase
MVP do Jogo das Estrelas do NBB 7, o jovem armador Ricardo Fischer, do Bauru, é dono da terceira melhor média de assistências do NBB 7, com 5,7 passes resultantes em cestas por jogo.
De volta
O Bauru volta a atuar no NBB 7 após disputar o Final Four e conquistar o título da Liga das Américas 2015.

Após conquistar a Liga das Américas, o quarto título em quatro competições na temporada, a equipe bauruense volta a se focar somente no NBB (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Chegou chegando
Em sua primeira temporada no NBB, Hettsheimeir é o quinto cestinha do campeonato, com média de 17,3 pontos por partida.
Arsenal
O Bauru é dono do melhor ataque do NBB 7, com 90,6 pontos partida, e também possui a segunda melhor defesa do campeonato, com apenas 75,2 pontos sofridos por jogo.
Sempre bem
O ala Alex Garcia, do Bauru, é o terceiro jogador mais eficiente da temporada 2014/2015 do NBB, com média de 18,6 pontos de valorização por partida.

Em seu primeiro ano no Palmeiras, Toyloy é um dos grandes destaques da equipe no NBB 7 (Carolina Bertolli/Focalize)
Grande destaque
O pivô norte-americano Steven Toyloy, do Palmeiras, é o terceiro reboteiro do NBB 7, com média de 7,4 sobras por partida. O jogador também é o terceiro que mais converte arremessos de dois pontos de todo o campeonato, com 4,7 bolas certeiras por jogo.
Moooonstro!
Grande parte dos arremessos de dois convertidos por Toyloy são em enterradas. O norte-americano é o jogador que mais deu enterradas no NBB 7 até o momento. São 46 cravadas para o camisa 42 do Palmeiras na temporada (1,7 por jogo).
Já atuou lá
O pivô Douglas Nunes, do Palmeiras, defendeu as cores do Bauru por duas temporadas (NBB 3 e NBB 4).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca