HOJE
Curiosidades da rodada 29
Por Liga Nacional de Basquete
Jay Parker pode chegar a 100 bolas de três pontos convertidas nesta temporada: confira todas as informações das partidas da 29ª rodada do NBB
São José/Unimed x Icatu/Minas – Ginásio Lineu de Moura, São José (SP) – Quinta-feira – dia 14/03, às 20h00
Mineiros em vantagem
No histórico do confronto entre as duas equipes, ocorreram nove partidas, com cinco vitórias para o Minas e quatro para o São José.
Reencontros
Pela primeira vez nesta temporada, o pivô do São José, Murilo Becker, reencontrará o Minas, time em que atuou nas duas primeiras edições do NBB. Outro que já vestiu a camisa da equipe mineira é Luiz Felipe. A exemplo de Murilo, armador o camisa 9 do esquadrão joseense jogou no time minastenista nos dois primeiros NBB’s.
1.500
Contra seu ex-time, Luiz Felipe pode completar 1.500 pontos no NBB. Para esse feito se concretizar, o armador do São José precisa registrar três pontos.
Suspenso
O São José não contará com seu principal organizador, o armador Fúlvio. Após ser julgado pela comissão disciplinar por desqualificação na partida contra o próprio Minas, o camisa 11 já cumpriu um jogo de suspensão automática, e ficará de fora deste também.
Primeiro turno
Jogando em Belo Horizonte (MG), os donos da casa venceram, com certa tranquilidade, por 97 a 77.
Mogi das Cruzes/Helbor x Vila Velha/Garoto/UVV – Ginásio Prof. Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Quinta-feira – dia 14/03, às 20h00
Esperanças vindas de longe
Os norte-americanos do Vila Velha são os destaques e principais pilares do time capixaba na temporada. O ala Benzor Simmons é o terceiro cestinha do campeonato, com média de 20,0 pontos por jogo. Já o armador Jay Parker é o líder em bolas de 3 pontos na competição, com média de 3,73 arremessos convertidos por partida.
As primeiras 100
Aliás, se converter três bolas de 3 pontos, Jay Parker chegará ao seu centésimo tiro de longa distância nesta temporada.
Que baixa
Para tristeza dos mogianos, o time de Mogi das Cruzes não contará com o argentino Cortés para o restante da temporada. Devido a uma tendinite no pé direito, o armador fará seu tratamento na Argentina, e perderá todas as partidas do NBB.
Mais desfalques
Além do argentino, a equipe mogiana também não poderá contar com o armador Gustavinho, que só voltará à ação nesta temporada caso o time passe aos playoffs, e com o pivô Fabião, que assim como Cortés está fora de combate pelo resto da temporada.
Primeiro turno
O Vila Velha levou a melhor, jogando em casa, por 92 a 85, em grande partida de Benzor Simmons, autor de 29 pontos.
Ex-time
O norte-americano Riddick, do Mogi, já foi jogador do Vila Velha na terceira edição do NBB.
Vivo/Franca x Paulistano/Unimed – Ginásio Pedrocão, Franca (SP) – Quinta-feira – dia 14/03, às 20h00
De berço
O ala Jhonatan, do Franca, é cria das categorias de categorias de base do Paulistano. No juvenil, o atleta começou a despontar no cenário nacional, e no adulto, se transferiu para o basquete espanhol.
Grande superioridade
Franca e Paulistano já se enfrentaram 12 vezes no NBB. Dentre estes, os francanos levaram a melhor em 10.
Melhor defesa x Melhor rebote
A partida marcará o duelo entre o Franca, time de melhor defesa do campeonato (sofre em média 73 pontos por jogo) e o Paulistano, dono dos garrafões da temporada (pega em média 34,77 rebotes por jogo).
Varrida francana
Na temporada passada, as duas equipes se enfrentaram pelas oitavas de final do NBB, em que o Franca atropelou o Paulistano ao vencer a série melhor de três por 3 a 0.
Primeiro turno
Mesmo fora de casa, Franca bateu o Paulistano com extrema tranquilidade, por 77 a 51.
Paschoalotto/Bauru x Cia. do Terno/Romaço/Joinville – Ginásio Panela de Pressão, Bauru (SP) – Quinta-feira – dia 14/03, às 20h00
Bauruenses na frente
Em nove partidas já disputadas entre as equipes no NBB, Bauru venceu seis.
De volta a Bauru
A partida promoverá o reencontro entre o Bauru e Thyago Aleo, atualmente no Joinville. O armador do esquadrão catarinense defendeu o time do interior paulista nas duas últimas temporadas do NBB.
Retorno
O pivô do Bauru, Jeff Agba, que ficou de fora das duas últimas partidas da equipe, voltará às quadras nesta quinta-feira. O norte-americano está recuperado de um estiramento na coxa, e está à disposição do técnico Guerrinha.
Ainda desfalques
A equipe bauruense não conta com Lucas Avelino e Fernando Fischer, ambos estão fora do restante da temporada por graves contusões.
Primeiro turno
Jogando em Joinville, o Bauru foi superior e venceu por 83 a 71.
Liga Sorocabana x Winner/Kabum/Limeira – Ginásio Gualberto Moreira, Sorocaba (SP) – Quinta-feira – dia 14/03, às 20h00
Vantagem limeirense
As equipes já se enfrentaram três vezes no NBB. Com duas vitórias do Limeira e uma da Liga Sorocabana
Mas…
Nesses três confrontos, nunca um visitante saiu vencedor da partida. Portanto, a Liga Sorocabana está invicta contra os limeirenses quando joga em casa.
Ex-time
O armador Neto, da Liga Sorocabana, enfrentará sua ex-equipe, o Limeira. O camisa 9 do esquadrão sorocabano atuou do time limeirense na temporada passada.
Primeiro turno
O Limeira ganhou, jogando em casa, por 85 a 66.
Uniceub/BRB/Brasília x Palmeiras – Ginásio da ASCEB, Brasília (DF) – Quinta-feira – dia 14/03, às 21h00
Primeiro turno
No Ginásio Palestra Itália, casa do Palmeiras no NBB, quem se deu bem foi o Brasília, por 88 a 78.
Duelo de embalados
Qual será a série de vitórias que será interrompida? A do Brasília, que é de 13 triunfos consecutivos, ou a do Palmeiras, que ganhou cinco dos últimos seis jogos que disputou.
De olho nos playoffs
Após de sofrer com o fantasma do rebaixamento durante diversas rodada, o Palmeiras imprimiu sua sequência vitoriosa, que faz até com que a equipe pense nos playoffs. A equipe palestrina ocupa a 15ª posição, com oito resultados positivos em 26 partidas (30,8% de aproveitamento), três vitórias a menos que o SKY/Basquete Cearense, o último clube dentro do G-12.
Gatilhos afiados
O Brasília é o segundo time que mais acerta bolas de 3 pontos por partida. A equipe do técnico José Vidal converte em média 10,42 arremessos longos por jogo.
Os mais eficientes
O atual tricampeão do NBB é o time mais eficiente da atual temporada, com média de 108,19 de valoração por partida.
Ao ataque
Brasília possui o segundo melhor ataque da competição, com média de 89,03 pontos por jogo.