HOJE
Curiosidades da rodada 3 – Parte 2
Por Liga Nacional de Basquete
Ainda sem vencer no NBB 15/16, Liga Sorocabana e Vitória se enfrentam em busca do 1º triunfo na temporada; confira mais sobre os jogos desta quarta-feira
CA Paulistano x Solar Cearense – Ginásio Antônio Prado Júnior, em São Paulo (SP) – Quarta-feira – dia 11 de novembro, às 19h30 – ao vivo na web

Caio Torres, do Paulistano, pode chegar aos 2.000 pontos no NBB (João Pires/LNB)
2k
Se fizer mais um ponto, o pivô Caio Torres, do Paulistano, chegará à marca de 2.000 pontos em sua carreira no NBB. O jogador, de 28 anos, está em sua quinta temporada no maior campeonato do basquete brasileiro.
Situados
Até o momento, o Paulistano fez apenas um jogo no NBB: enfrentou o Rio Claro, no Ginásio Felipe Karam, no interior paulista, e ganhou, por 74 a 67. Já o Basquete Cearense disputou duas partidas, ambas em casa, com vitória sobre o Mogi, por 83 a 76, e derrota para o São José, por 91 a 80.
64%
Em 11 partidas disputadas entre Paulistano e Basquete Cearense, o time da capital paulista venceu sete vezes e os nordestinos ganharam quatro.
6-0
O Paulistano mantém uma sequência de seis vitórias seguidas diante do Basquete Cearense no NBB. O último triunfo da equipe de Fortaleza no confronto aconteceu no Jogo 3 da série oitavas de final do NBB 2012/2013 entre eles, no Ginásio Paulo Sarasate, por 87 a 71.
Dilatado
A vitória mais larga no confronto entre os dois times no NBB aconteceu na temporada 2013/2014, no returno da classificação, quando o Paulistano ganhou, por 77 a 54 (23 pontos de diferença), no Ceará. Naquele jogo, Kenny Dawkins, da equipe paulista, marcou 15 pontos, pegou sete rebotes e deu seis assistências.
Foi de arrepiar
Paulistano e Basquete Cearense se enfrentaram uma vez nos playoffs do NBB. Isso aconteceu nas oitavas de final do NBB 2012/2013, quando o clube o paulista venceu a emocionante série, por 3 a 2, e foi às quartas de final enfrentar o Flamengo, campeão daquele ano.

Felipe Ribeiro reencontra seu ex-time e pode chegar à 1000 rebotes defensivos (João Pires/LNB)
Dia especial
O ala/pivô Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, defendeu o Paulista por três temporadas do NBB, entre a segunda e a quarta edição da competição. Neste reencontro com sua ex-equipe, o jogador completará 200 jogos em sua trajetória no NBB.
Presença no garrafão
Ainda falando Felipe Ribeiro, o ala/pivô do Basquete Cearense precisa de apenas três rebotes defensivos para totalizar 1.000 em sua carreira no NBB.
Desempenho
O Basquete Cearense é o time que teve mais deu tocos nas duas primeiras partidas do NBB 2015/2016. Nos duelos contra Mogi e São José, o esquadrão de Fortaleza distribuiu um total de 11 rejeições (5,5 por jogo).
Só mais 3!
Com mais três pontos, Audrei, ala/armador da equipe cearense, alcançará a marca de 3.000 pontos em sua carreira no NBB.
Clube conhecido
Rômulo, jovem pivô do Basquete Cearense, registrou seu recorde de pontos no NBB (11) exatamente contra o Paulistano. Isto aconteceu na derrota da equipe nordestina para os alvirrubros, por 69 a 77, em casa, no primeiro turno da temporada passada.
150?
O pivô norte-americano Steven Toyloy, do Paulistano, precisa de apenas duas enterradas para chegar às 150 em sua história no NBB. O jogador é o quinto colocado no ranking geral do fundamento. O líder é Cipolini, pivô do Brasília, que tem 274 cravadas na conta.
Liga Sorocabana x Universo/Vitoria – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – Quarta-feira – dia 11 de novembro, às 20 horas

Kojo tem seu recorde de assistências no NBB em um jogo contra a Liga Sorocabana (João Pires/LNB)
Distribuição
Kojo, armador do Vitória, tem seu recorde de assistências justamente contra a Liga Sorocabana. O seu número máximo em servidas aconteceu na temporada 2012/2013, quando defendia o Flamengo. Na ocasião, o time rubro-negro bateu os sorocabanos, por 102 a 64, com direito a 11 assistências, sete pontos e seis rebotes do armador norte-americano.
Ainda ele
Se pegar mais sete rebotes, Kojo completará a marca de 300 sobras em sua história no NBB.
Quem desencanta?
Ambos os times ainda não conseguiram vencer neste NBB. O estreante Vitória teve duas derrotas dentro de casa, a primeira contra o São José, por 68 a 60, e a segunda para o Mogi, por 83 a 64. Já a Liga Sorocabana fez apenas um jogo e foi derrotado pelo Rio Claro, fora de casa, por 82 a 67.
Reencontro
Edu Mariano, ala do Vitória, reencontrará a Liga Sorocabana, equipe que defendeu na temporada passada do NBB.
Faltam 5!
O ala/armador Neto, da Liga Sorocabana, precisa de cinco bolas de 3 pontos para chegar à marca de 300 em sua trajetória no NBB.
Chegou chegando
Uma das novidades da Liga Sorocabana para esta temporada, o ala/pivô Renato Scholz foi o destaque do time na derrota pra o Rio Claro na primeira rodada, fora de casa, por 82 a 67. Mesmo com o resultado adverso, o jogador marcou 15 pontos, pegou nove rebotes e totalizou 20 de eficiência.
Bola nele!
O ala/armador norte-americano Jason Smith, do Vitória, foi o destaque das duas primeiras partidas da equipe baiana no NBB, contra São José e Mogi. No primeiro jogo, o camisa 11 anotou 18 pontos, enquanto no segundo deixou a quadra com 19 tentos na conta – média de 18,5 pontos por jogo.
Macaé Basquete x Rio Claro Basquete – Ginásio Juquinha, em Macaé (RJ) – Quarta-feira – dia 11 de novembro, às 20 horas

Teichmann, do Rio Claro, beirou o triplo-duplo na rodada passada do NBB 15/16 (João Pires/LNB)
Veio com tudo #1
Nova aquisição do Rio Claro para esta temporada, ala/pivô Teichmann teve grande desempenho na última rodada e beirou o triplo-duplo ao registrar 13 pontos, 12 rebotes e nove assistências na derrota para o Paulistano, por 74 a 67.
Veio com tudo #2
Reforço do elenco do Macaé para 2015/2016, o armador norte-americano Caleb Brown também se sobressaiu na última rodada e terminou o jogo contra o Bauru com 22 pontos, quatro assistências e 24 de eficiência, apesar do revés de sua equipe, por 88 a 64.
Disputados
Os dois únicos confrontos entre as equipes no NBB aconteceram na temporada passada e cada time venceu um. No primeiro, o Macaé foi ao interior paulista e levou a melhor sobre os anfitriões, por 105 a 85. No returno, o Rio Claro deu o troco e bateu os macaenses em pleno Ginásio Juquinha, por 94 a 92.
Primeiro alvo
O Macaé conquistou sua primeira vitória no Estado de São Paulo no NBB justamente contra o Rio Claro, no primeiro turno da edição passada, por 105 a 85. Os alas macaenses Eddy e Márcio Dornelles anotaram, respectivamente, 22 e 14 pontos para o clube fluminense.
Reencontro
O pivô Anderson Mosso, do Macaé, enfrentará sua ex-equipe neste próximo jogo. O atleta representou o Rio Claro na temporada passada e teve médias de 11,5 pontos em pouco mais de 24 minutos em quadra por jogo na sétima edição do NBB.
150
Ao entrar em quadra nesta partida, o pivô Daniel Alemão, do Rio Claro, chegará à marca de 150 jogos em sua história no NBB.
De volta ao Juquinha!
O pivô Atílio, do Rio Claro, voltará à Macaé para enfrentar o time que representou nas duas últimas temporadas do NBB. Com a camisa macaense, o jogador obteve médias de 8,5 pontos e 3,0 rebotes nas 68 partidas que disputou na competição nacional.
Desempenho atual
Apesar da vitória no primeiro jogo contra a Liga Sorocabana, por 82 a 67, o Rio Claro perdeu sua última partida para o Paulistano, por 74 a 67. No lado macaense, foram duas derrotas até então, ambas fora de casa, para o Franca, por 77 a 73, e para o Bauru, por 88 a 64.

Liga Sorocabana está em busca de sua 1ª vitória no NBB 15/16 (Filippo Ferrari/Divulgação)
Estreia no Juquinha
O Macaé fará, diante do Rio Claro, sua primeira partida como mandante na atual temporada do NBB. Em suas estreias no Ginásio Juquinha nos dois anos anteriores, a equipe obteve uma vitória contra o Goiânia, por 84 a 79, e uma derrota para Franca, na edição passada, por 78 a 79.
Retrospecto inaugural
Por sua vez, o Rio Claro jogará sua primeira partida fora de casa na oitava edição do NBB. Em sua estreia como visitante na temporada passada, o time foi derrotado pela Liga Sorocabana, no Ginásio Gualberto Moreira, por 75 a 68.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca