HOJE
Curiosidades da rodada 30
Por Liga Nacional de Basquete
Brasília pode igualar terceira melhor sequência de vitórias da história do NBB: confira todas as informações sobre as partidas da 30ª rodada
Paschoalotto/Bauru x Winner/Kabum/Limeira – Ginásio Panela de Pressão, Bauru (SP) – Sábado – dia 16/03, às 16h00
Duelo de campeões
A partida marcará o confronto entre o campeão do Torneio de Enterradas, Gui Deodato, do Bauru, e o campeão do Torneio de 3 pontos, Matheus Dalla, do Limeira.
Superioridade do Bauru
As equipes já se enfrentaram sete vezes no NBB. Os bauruenses levaram a melhor em cinco oportunidades, enquanto o Limeira venceu apenas duas.
4-0 run
Desses sete confrontos, o Bauru venceu os últimos quatro. A última vitória do Limeira sobre o time do técnico Guerrinha no NBB foi em janeiro de 2011.
Respeitosa sequência
O Bauru acumula três vitórias consecutivas, sobre Flamengo e Tijuca, fora de casa, e Joinville, em casa, por 114 a 91.
Centenário pela primeira vez
A vitória sobre o Joinville na última rodada foi a primeira que o Bauru ultrapassou os 100 pontos no placar (114 a 91).
900
O pivô norte-americano do Bauru, Jeff Agba, precisa de apenas um rebote para completar 900 no NBB.
Primeiro turno
A vantagem da partida era do Limeira, porém, no último segundo, o ala Pilar converteu cesta seguida de falta, mais o lance livre de bonificação, que deu a vitória ao Bauru, por 84 a 82.
Uniceub/BRB/Brasília x Suzano/Cesumar/Campestre – Ginásio da ASCEB, Brasília (DF) – Sábado – dia 16/03, às 16h00
A terceira da história
Se vencer esta partida, o Brasília chegará a sua 15ª vitória consecutiva e igualará a terceira melhor sequência de resultados positivos da história do NBB, que pertence ao São José, conquistada na temporada passada.
Primeiro turno
Com dificuldades, do Brasília venceu o Suzano, fora de casa, por 92 a 81.
“Pipokinha”
O jovem ala do Suzano, João Felipe, filho do ex-jogador da seleção brasileira, Pipoka, foi jogador do Brasília na temporada passada.
Pura eficiência
O time da capital federal é o mais eficiente da atual temporada do NBB. A equipe do técnico José Vidal tem uma média de 108,7 de valoração por partida.
São José/Unimed x Vila Velha/Garoto/UVV – Ginásio Lineu de Moura, São José (SP) – Sábado – dia 16/03, às 18h00
Que volta!
O armador Fúlvio retornará suspensão já podendo atingir uma importante marca. Se der três assistências, o camisa 11 do São José chegará a 900 passes perfeitos no NBB, se juntando a Larry Taylor, líder absoluto no fundamento, na casa dos jogadores que estão acima deste número.
Grande vantagem
Joseenses e capixabas já se enfrentaram nove vezes no NBB, com sete vitórias do São José e apenas duas do Vila Velha.
Boas lembranças
O São José saiu vencedor dos últimos cinco confrontos contra o Vila Velha no NBB.
Um bom filho a casa torna
Um dos destaques do Vila Velha na temporada, o armador Alexandre Pinheiro já defendeu as cores do São José na temporada 2010/2011 do NBB.
Primeiro turno
O São José levou a melhor, jogando fora de casa, por 93 a 86, com grande atuação de Jefferson William, que anotou 30 pontos e pegou 13 rebotes, totalizando um total de 41 de eficiência.
SKY/Basquete Cearense x Palmeiras – Ginásio Paulo Sarasate, Fortaleza (CE) – Sábado – dia 16/03, às 18h00
O garrafão é dele
O ala/pivô do Basquete Cearense, Felipe Ribeiro, é o reboteiro do campeonato, com média de 9,08 sobras por jogo. O atleta de 33 anos é também o líder de tocos na temporada, com média de 1,42 rejeições por partida.
E eficiente
Felipe ainda é o segundo jogador mais eficiente da temporada, com média de 22,19 de valoração por jogo.
Marcão em alta
O pivô do Palmeiras, Marcão, tem uma discreta média de 5,63 pontos por jogo. Porém, nos dois últimos confrontos de sua equipe, o pivô de 2,05m anotou 11 e 16 pontos, contra Franca e Brasília, respectivamente, suas melhores marcas na temporada. Será que o atleta alviverde baterá sua marca mais uma vez?
Desfalques
O Basquete Cearense jogará sem os estrangeiros de sua equipe, o norte-americano Bernard Robinson e o sérvio Radovan Dragovic.
Primeiro turno
Mesmo longe de casa, o Basquete Cearense bateu o Palmeiras, por 86 a 81.
Liga Sorocabana x Cia. do Terno/Romaço/Joinville – Ginásio Gualberto Moreira, Sorocaba (SP) – Sábado – dia 16/03, às 18h00
2 – 2
O norte-americano Desmond Holloway, da Liga Sorocababa, é o dono da segunda melhor média de pontos da temporada (20,07 por jogo). Boa parte desses pontos vem através das bolas de 2 pontos no jogador. O camisa 22 do esquadrão sorocabana é o líder no fundamento, com média de 6,11 convertidas por jogo.
Ligeira vantagem
No histórico do duelo no NBB ocorreram três partidas. Com duas vitórias da Liga Sorocabana e uma do Joinville.
Gualberto Moreira invicto
A Liga Sorocabana nunca perdeu para o Joinville diante de sua torcida.
Ladrão de bolas
O armador Neto, da Liga Sorocabana, é o jogador que mais rouba bolas na temporada. O camisa 9 tem média de 2,07 carteiras batidas por partida.
Não ficam para trás
Apesar da Liga Sorocabana ter o líder em roubos de bola, o Joinville é o segundo colocado no fundamento. A equipe catarinense tem média de 9,21 desarmes por confronto.
Primeiro turno
A Liga Sorocabana levou a melhor, jogando fora de casa, por 93 a 86.
Unitri/Universo x Paulistano/Unimed – Ginásio Homero Santos, Uberlândia (MG) – Sábado – dia 16/03, às 19h00
Enterrada na certa
A partida marcará o duelo entre os dois líderes de enterradas na temporada, os pivôs Cipolini, do Uberlândia (44 cravadas) e Toyloy, do Paulistano (36 cravadas).
Assistências também
O norte-americano Robert Day se destaca por fazer muitos pontos e ter a mira certeira nos arremessos de 3 pontos. Porém, na última rodada, o ala do Uberlândia completou 100 assistências na temporada.
4×1
É o placar geral em favor do Uberlândia sobre o Paulistano.
Seguido de perto
O terceiro lugar do Uberlândia pode estar ameaçado. Na última rodada, o Bauru conseguiu uma vitória e igualou a campanha dos mineiros, terceiros colocados (18 vitórias em 27 jogos – 66,7% de aproveitamento).
Primeiro turno
Fora de casa, o Uberlândia derrotou o Paulistano, por 88 a 76.
Mogi das Cruzes/Helbor x Icatu/Minas – Ginásio Prof. Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Sábado – dia 16/03, às 19h00
Filipin é 100
Nesta partida, o ala do Mogi das Cruzes, Guilherme Filipin, completará 100 jogos em sua carreira no NBB.
Reboteiro de ataque
O pivô Bábby tem a segunda melhor média de rebotes na temporada (9,0 por jogo). Mas quando se trata de rebotes de ataque, o atleta é o líder. O camisa 66 do Mogi das Cruzes tem média de 2,92 de sobras no garrafão adversário, o melhor no fundamento.
Primeiro turno
Atuando em terras mineiras, o Mogi das Cruzes contou com 26 pontos do norte-americano Riddick para bater o Minas por 86 a 84.