HOJE
Curiosidades da rodada
Por Liga Nacional de Basquete
Maior reboteiro da história do NBB, Olivinha está próximo de ser o primeiro jogador a alcançar 1.500 rebotes; confira todas as informações das partidas desta segunda-feira
Flamengo x Tijuca/Rio de Janeiro – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Segunda-feira – dia 08/04, às 20 horas

Olivinha está a quatro rebotes de completar 1.500 no NBB (João Pires/LNB)
Em duelos válidos pelo NBB, o Flamengo jamais perdeu para o Tijuca. Foram três partidas, com três vitórias rubro-negras.
1.500
O maior reboteiro da história do NBB, Olivinha, está há quatro rebotes de completar 1.500 em sua trajetória na competição.
Ex-flamenguistas
Enfrentar o Flamengo será sempre marcante para o armador Fred, do Tijuca. O jogador de 32 anos foi jogador do Flamengo nas quatro temporadas anteriores do NBB. Outro que já vestiu as cores rubro-negras foi Marcellus, que atuou no time da Gávea na primeira edição do NBB.
Ex-tijucano
O armador do time da Gávea, Gegê, defendeu as cores do Tijuca na temporada passada do NBB.
Melhor ataque x pior ataque
O clássico carioca marcará o confronto do melhor ataque, o líder Flamengo, que tem média de 90,38 pontos por jogo, e o Tijuca, que faz em média 70,03 tentos por partida.
O destaque é Marquinhos
O ala do Flamengo é o cestinha do campeonato, com média de 21,09 pontos por jogo. Além disso, o camisa 11 rubro-negro é o jogador mais eficiente da competição, com média de 22,34 de valoração por confronto.
300 tiros
Dois jogadores do Flamengo podem atingir marcas neste clássico carioca. Marquinhos e Duda estão empatados em bolas de 3 pontos convertidas na história do NBB, com 298 cada. Se converterem mais duas, os atletas do time da Gávea chegarão à 300 na competição.
Primeiro turno
Mesmo com o Tijuca tendo o mando de jogo, o Flamengo não teve dificuldade para sair com a vitória, por 94 a 70. O cestinha da partida foi Marquinhos, com 24 pontos.
Vivo/Franca x São José Unimed – Ginásio Pedrocão, Franca (SP) – Segunda-feira – dia 08/04, às 20 horas
Leve vantagem
Franca e São José já se enfrentaram 15 vezes no NBB, com oito triunfos para os joseenses e sete para os francanos.
Uma “varrida” para cada lado
As equipes já duelaram duas vezes por quartas de final do NBB. A primeira foi na temporada 2010/2011, em que o Franca venceu a série melhor de cinco por 3 a 0. Na edição seguinte, o São José deu o troco e avançou às semifinais levando a melhor também por 3 a 0.
Nunca centenários
Nas 15 partidas já realizadas entre francanos e joseenses, nenhum os times ultrapassou os 100 pontos no placar.
Ex-francano
O ala do São José, Dedé, defendeu as cores do Franca na terceira edição do NBB.

Teichmann é o líder de tocos da equipe francana (Luiz Pires/LNB)
A melhor defesa
Grande parte da boa campanha do Franca nesta edição do NBB se deve à sua forte defesa. A equipe é a que menos sofre pontos na temporada (71,68/jogo). Além disso, o time do interior paulista lidera o ranking de roubos de bola do campeonato, com média de 10,22 desarmes por partida. Para completar, os francanos tem a maior média de tocos do torneio (3,63/jogo).
Distribuidor
O armador do São José, Fúlvio, é o jogador que mais dá assistências na atual temporada, com média de 8,18 passes perfeitos por partida.
Distribuidores
Não é só Fúlvio que se destaca no fundamento. O São José é o líder em assistências na quinta edição do NBB, com média de 17,94 servidas por confronto.
Primeiro turno
Jogando em casa, o São José superou o Franca, pelo placar de 87 a 66, na partida que marcou a assistências de número 800 do armador Fúlvio, que foi o destaque do confronto, com 18 pontos e 13 passes decisivos.
Winner/Kabum/Limeira x Cia. do Terno/Romaço/Joinville – Ginásio “Vô” Lucato, Limeira (SP) – Segunda-feira – dia 08/04, às 20 horas

O ala Fernando Mineiro completou 500 rebotes no NBB (João Pires/LNB)
Chegou aos 500
Com seus cinco rebotes na derrota para o Palmeiras, fora de casa, o ala/pivô do Limeira, Fernando Mineiro, ultrapassou a marca dos 500 rebotes no NBB.
900
O experiente pivô do Joinville, Ricardo Probst, precisa pegar seis rebotes para atingir os 900 em sua trajetória no NBB.
Vantagem catarinense
Limeira e Joinville já se enfrentaram 16 vezes no NBB, com 11 triunfos para os catarinenses e cinco para os limeirenses.
Dois playoffs
As equipes já duelaram duas vezes pelas séries decisivas do NBB: na primeira edição do torneio, nas quartas de final, em que o Joinville avançou à semifinal levando a melhor por a 3 a 1. E na última temporada, pelas oitavas de final, em que o time de Santa Catarina venceu a série melhor de cinco novamente, desta vez, pelo placar geral de 3 a 2.
Por um degrau a mais
Uma vitória neste confronto será de suma importância para o Limeira, pois a equipe ficará empatada em aproveitamento com a Liga Sorocabana (44,1%), e subirá para a 11ª posição porque leva vantagem sobre o time de Sorocaba pelo confronto direto.
Primeiro turno
Em terras catarinenses, o Joinville levou a melhor, por 77 a 62, com grande atuação de Victor Correia, que registrou 18 pontos.
Ainda fora
O armador titular do Joinville, Thyago Aleo, segue fora da equipe devido a uma lesão no tornozelo.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca