HOJE
Curiosidades da rodada
Por Liga Nacional de Basquete
Márcio Dornelles pode completar 2.000 pontos no NBB contra seu ex-time, o Franca, em pleno Ginásio Pedrocão: veja as informações sobre as partidas deste sábado
Vivo/Franca x Pinheiros/SKY – Ginásio Pedrocão, Franca (SP) – Sábado – dia 06/04, às 16h00

Márcio Dornelles defendeu as cores do Franca nas últimas quatro edições do NBB (João Pires/LNB)
Em pleno Pedrocão
Nesta quinta-feira, o ala do Pinheiros, Márcio Dornelles, enfrentará o Franca, equipe em que ele atuou nas quatro primeiras temporadas do NBB, pela primeira vez na competição. Outro fator marcante no confronto, é a possibilidade do ala de 37 anos poder atingir 2.000 pontos em sua carreira na competição nacional. Para isso acontecer, o camisa 15 precisa anotar 13 pontos contra sua ex-equipe.
Desempate
Em duelos válidos pelo NBB, Franca e Pinheiros já se enfrentaram 12 vezes, com seis vitórias para cada lado.
Quartas de final
Na temporada 2009/2010, as equipes fizeram uma das quartas de final, em que o Franca varreu o Pinheiros e a levou a melhor na série melhor de cinco por 3 a 0.
Reencontro
Outro que já defendeu as cores francanas é o armador Fernando Penna, que voltará ao Pedrocão pela primeira vez desde que se transferiu para o Pinheiros, nesta temporada.
Outro reencontro
Pelo lado de Franca, o reencontro fica por parte do armador Figueroa, que vestiu a camisa do Pinheiros nas duas últimas temporadas do NBB.
Só depende de si
Franca é um dos únicos times que só depende de suas próprias pernas para terminar a fase de classificação entre os quatro primeiros, pois num caso de empate com a equipe de Bauru, os francanos levam vantagem. Para isso acontecer, os comandados de Lula Ferreira precisam vencer seus três próximos compromissos, contra Pinheiros, São José e Uberlândia, todos em casa.
500
Ao distribuir quatro assistências, o norte-americano Shamell completará 500 no NBB.
Defesa, defesa e defesa
O principal trunfo francano é a defesa. A equipe comandada pelo técnico Lula Ferreira sofre em média apenas 71,83 pontos por jogo. Além disso, o Franca é o time que mais rouba bolas na atual temporada, com média de 10,26 carteiras batidas por partida. De quebra, o esquadrão do interior paulista é líder no ranking de tocos, com média de 3,61 bloqueios por jogo.
De 3!!
O Pinheiros é o time que mais converte bolas de 3 pontos na temporada, com média de 10,73 tiros longos certos por partida.
Primeiro turno
Jogando em casa, o Pinheiros levou a melhor, por 97 a 82, com grande partida de Joe Smith, autor de 24 pontos.
Paulistano/Unimed x Tijuca/Rio de Janeiro – Ginásio Antonio Prado Jr, São Paulo (SP) – Sábado – dia 06/04, às 16h00

Wagner é um dos pilares do garrafão do Paulistano (João Pires/LNB)
600
Wagner, pivô do Paulistano, precisa de cinco rebotes para completar 600 em sua trajetória no NBB.
Reencontro
O ala/armador do Paulistano, Manteguinha, enfrentará o Tijuca, time em que o atleta jogou na temporada passada, pela primeira vez desde que deixou a equipe e se transferiu para a equipe alvirrubra de São Paulo. No duelo do primeiro turno, o jogador estava contundido e não enfrentou os tijucanos.
Leve superioridade
Paulistano e Tijuca se enfrentaram apenas três vezes no NBB, com dois triunfos para o time da capital de São Paulo e uma para os cariocas.
Sempre do visitante
Nestes três jogos, nunca o time mandante levou a melhor. As duas vitórias do Paulistano foram jogando no Rio de Janeiro, e a do Tijuca foi atuando em terras paulistas.
Primeiro turno
Jogando no Rio de Janeiro, o Paulistano se sobressaiu na partida e bateu o Tijuca, com tranquilidade, por 74 a 52.
Suzano/Cesumar/Campestre x Cia. do Terno/Romaço/Joinville – Ginásio Prof. Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Sábado – dia 06/04, às 17h00

Victor Correia, de 20 anos, é um dos destaques do Joinville no NBB (Della Rocca/LSB)
O novo cestinha
Com os 24 pontos do armador Victor Correia contra o Palmeiras, o jogador se tornou o cestinha do Joinville na atual temporada, ao atingir a média de 11,9 pontos por jogo, ultrapassando Thyago Aleo, que não enfrentou os alviverdes paulistas, e possui média de 11,8 pontos por partida.
Defensores catarinenses
O Joinville é a segunda equipe que mais rouba bolas na atual temporada do NBB, com média de 8,91 desarmes por confronto. Além disso, o time de Santa Catarina é o segundo que mais dá tocos no campeonato, com média de 3,13 rejeições por jogo.
Primeiro turno
Diante de sua torcida, o Joinville superou o Suzano, pelo placar de 79 a 67, com grande atuação de Victor Correia, que totalizou 19 pontos.
Palmeiras x Winner/Kabum/Limeira – Ginásio Palestra Itália, São Paulo (SP) – Sábado – dia 06/04, às 18h00
Marcão em alta
Grande parte da boa fase que o Palmeiras vive se deve ao despertar de um gigante, o pivô Marcão. Apagado no primeiro turno, o camisa 11 alviverde começou a colecionar boas atuações, ao somar, nos últimos oito jogos, uma média de 14,5 pontos por jogo.
Para fechar com chave de ouro
Apesar de estar sem pretensões na temporada, o Palmeiras poderá se despedir do NBB conquistando a nona vitória consecutiva Ginásio Palestra Itália.
Primeiro turno
O Limeira levou a melhor, jogando em casa, por 75 a 65, com show de Matheus Dalla, autor de 23 pontos (cinco bolas de 3 pontos).
Vila Velha/Garoto/UVV x Liga Sorocabana – Ginásio “Tartarugão”, Vila Velha (ES) – Sábado – dia 06/04, às 19h00
1.500
Um ponto. É o que falta para o armador da Liga Sorocabana, Neto, atingir a marca de 1.500 pontos no NBB.
Invicto
Em duelos válidos pelo NBB, a Liga Sorocabana jamais perdeu para o Vila Velha. Foram três jogos, com três vitórias da equipe do interior paulista.
Primeiro turno
A Liga Sorocabana passou pelo Vila Velha, em casa, por 82 a 76.
Mogi das Cruzes/Helbor x SKY/Basquete Cearense – Ginásio Prof. Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Sábado – dia 06/04, às 20h00

Bábby é o reboteiro do campeonato (Brito Júnior/Divulgação)
Vai sair faísca
A partida colocará frente a frente o pivô do Mogi, Bábby, reboteiro do campeonato com média de 8,93 rebotes por jogo, e Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, terceiro colocado no ranking, com média de 8,52 rebotes por partida.
Líder em tocos e vice-eficiente
A fase de Felipe Ribeiro não é boa só nos rebotes. O atleta de 33 anos é o jogador que mais dá tocos na atual temporada, com média de 1,45 rejeições por partida. Somando com uma média de 15,7 pontos por jogo, o capitão do Basquete Cearense é o segundo jogador mais eficiente da quinta edição do NBB, com média de 22,06 de valoração por confronto.
Primeiro turno
Em plenas terras nordestinas, o Mogi das Cruzes desbancou o Basquete Cearense, pelo placar de 74 a 71.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca