HOJE
Curiosidades da rodada
Por Liga Nacional de Basquete
Márcio Dornelles pode completar 2.000 pontos no NBB contra seu ex-time, o Franca, em pleno Ginásio Pedrocão: veja as informações sobre as partidas deste sábado
Vivo/Franca x Pinheiros/SKY – Ginásio Pedrocão, Franca (SP) – Sábado – dia 06/04, às 16h00
Em pleno Pedrocão
Nesta quinta-feira, o ala do Pinheiros, Márcio Dornelles, enfrentará o Franca, equipe em que ele atuou nas quatro primeiras temporadas do NBB, pela primeira vez na competição. Outro fator marcante no confronto, é a possibilidade do ala de 37 anos poder atingir 2.000 pontos em sua carreira na competição nacional. Para isso acontecer, o camisa 15 precisa anotar 13 pontos contra sua ex-equipe.
Desempate
Em duelos válidos pelo NBB, Franca e Pinheiros já se enfrentaram 12 vezes, com seis vitórias para cada lado.
Quartas de final
Na temporada 2009/2010, as equipes fizeram uma das quartas de final, em que o Franca varreu o Pinheiros e a levou a melhor na série melhor de cinco por 3 a 0.
Reencontro
Outro que já defendeu as cores francanas é o armador Fernando Penna, que voltará ao Pedrocão pela primeira vez desde que se transferiu para o Pinheiros, nesta temporada.
Outro reencontro
Pelo lado de Franca, o reencontro fica por parte do armador Figueroa, que vestiu a camisa do Pinheiros nas duas últimas temporadas do NBB.
Só depende de si
Franca é um dos únicos times que só depende de suas próprias pernas para terminar a fase de classificação entre os quatro primeiros, pois num caso de empate com a equipe de Bauru, os francanos levam vantagem. Para isso acontecer, os comandados de Lula Ferreira precisam vencer seus três próximos compromissos, contra Pinheiros, São José e Uberlândia, todos em casa.
500
Ao distribuir quatro assistências, o norte-americano Shamell completará 500 no NBB.
Defesa, defesa e defesa
O principal trunfo francano é a defesa. A equipe comandada pelo técnico Lula Ferreira sofre em média apenas 71,83 pontos por jogo. Além disso, o Franca é o time que mais rouba bolas na atual temporada, com média de 10,26 carteiras batidas por partida. De quebra, o esquadrão do interior paulista é líder no ranking de tocos, com média de 3,61 bloqueios por jogo.
De 3!!
O Pinheiros é o time que mais converte bolas de 3 pontos na temporada, com média de 10,73 tiros longos certos por partida.
Primeiro turno
Jogando em casa, o Pinheiros levou a melhor, por 97 a 82, com grande partida de Joe Smith, autor de 24 pontos.
Paulistano/Unimed x Tijuca/Rio de Janeiro – Ginásio Antonio Prado Jr, São Paulo (SP) – Sábado – dia 06/04, às 16h00
600
Wagner, pivô do Paulistano, precisa de cinco rebotes para completar 600 em sua trajetória no NBB.
Reencontro
O ala/armador do Paulistano, Manteguinha, enfrentará o Tijuca, time em que o atleta jogou na temporada passada, pela primeira vez desde que deixou a equipe e se transferiu para a equipe alvirrubra de São Paulo. No duelo do primeiro turno, o jogador estava contundido e não enfrentou os tijucanos.
Leve superioridade
Paulistano e Tijuca se enfrentaram apenas três vezes no NBB, com dois triunfos para o time da capital de São Paulo e uma para os cariocas.
Sempre do visitante
Nestes três jogos, nunca o time mandante levou a melhor. As duas vitórias do Paulistano foram jogando no Rio de Janeiro, e a do Tijuca foi atuando em terras paulistas.
Primeiro turno
Jogando no Rio de Janeiro, o Paulistano se sobressaiu na partida e bateu o Tijuca, com tranquilidade, por 74 a 52.
Suzano/Cesumar/Campestre x Cia. do Terno/Romaço/Joinville – Ginásio Prof. Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Sábado – dia 06/04, às 17h00
O novo cestinha
Com os 24 pontos do armador Victor Correia contra o Palmeiras, o jogador se tornou o cestinha do Joinville na atual temporada, ao atingir a média de 11,9 pontos por jogo, ultrapassando Thyago Aleo, que não enfrentou os alviverdes paulistas, e possui média de 11,8 pontos por partida.
Defensores catarinenses
O Joinville é a segunda equipe que mais rouba bolas na atual temporada do NBB, com média de 8,91 desarmes por confronto. Além disso, o time de Santa Catarina é o segundo que mais dá tocos no campeonato, com média de 3,13 rejeições por jogo.
Primeiro turno
Diante de sua torcida, o Joinville superou o Suzano, pelo placar de 79 a 67, com grande atuação de Victor Correia, que totalizou 19 pontos.
Palmeiras x Winner/Kabum/Limeira – Ginásio Palestra Itália, São Paulo (SP) – Sábado – dia 06/04, às 18h00
Marcão em alta
Grande parte da boa fase que o Palmeiras vive se deve ao despertar de um gigante, o pivô Marcão. Apagado no primeiro turno, o camisa 11 alviverde começou a colecionar boas atuações, ao somar, nos últimos oito jogos, uma média de 14,5 pontos por jogo.
Para fechar com chave de ouro
Apesar de estar sem pretensões na temporada, o Palmeiras poderá se despedir do NBB conquistando a nona vitória consecutiva Ginásio Palestra Itália.
Primeiro turno
O Limeira levou a melhor, jogando em casa, por 75 a 65, com show de Matheus Dalla, autor de 23 pontos (cinco bolas de 3 pontos).
Vila Velha/Garoto/UVV x Liga Sorocabana – Ginásio “Tartarugão”, Vila Velha (ES) – Sábado – dia 06/04, às 19h00
1.500
Um ponto. É o que falta para o armador da Liga Sorocabana, Neto, atingir a marca de 1.500 pontos no NBB.
Invicto
Em duelos válidos pelo NBB, a Liga Sorocabana jamais perdeu para o Vila Velha. Foram três jogos, com três vitórias da equipe do interior paulista.
Primeiro turno
A Liga Sorocabana passou pelo Vila Velha, em casa, por 82 a 76.
Mogi das Cruzes/Helbor x SKY/Basquete Cearense – Ginásio Prof. Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Sábado – dia 06/04, às 20h00
Vai sair faísca
A partida colocará frente a frente o pivô do Mogi, Bábby, reboteiro do campeonato com média de 8,93 rebotes por jogo, e Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, terceiro colocado no ranking, com média de 8,52 rebotes por partida.
Líder em tocos e vice-eficiente
A fase de Felipe Ribeiro não é boa só nos rebotes. O atleta de 33 anos é o jogador que mais dá tocos na atual temporada, com média de 1,45 rejeições por partida. Somando com uma média de 15,7 pontos por jogo, o capitão do Basquete Cearense é o segundo jogador mais eficiente da quinta edição do NBB, com média de 22,06 de valoração por confronto.
Primeiro turno
Em plenas terras nordestinas, o Mogi das Cruzes desbancou o Basquete Cearense, pelo placar de 74 a 71.