#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da Rodada 4 – Parte 2

12-11-2015 | 09:33
Por Liga Nacional de Basquete

Pouco tempo depois de deixar o Paulistano, Jason Smith, do Vitória, reencontra seu ex-clube nesta sexta-feira; veja mais sobre o complemento da 4ª rodada

Club Athletico Paulistano x Universo/Vitoria – Ginásio Antônio Prado Júnior, em São Paulo (SP) – Sexta-feira – dia 13 de novembro, às 19h30

Gruber, do Paulistano, e Audrei, do Basquete Cearense

Na grande vitória do Paulistano sobre o Basquete Cearense, Gruber igualou seu recorde de bolas de 3 e registrou 24 pontos (Ale da Costa/Portrait)

100%
Um dos poucos invictos na atual edição do NBB, o Paulistano vem de uma grande vitória sobre o Basquete Cearense, na última quarta-feira (11/11), por 108 a 101. Dawkins foi decisivo, conseguiu 12 pontos no último quarto e totalizou 19 tentos na partida. O maior pontuador da equipe alvirrubra foi Gruber, com 24 pontos.

Perimetral
Por falar em Gruber, o ala/pivô é o maior pontuador do Paulistano no NBB e igualou sua maior marca de bolas 3 pontos na história ao acertar cinco tiros longos contra o Basquete Cearense.

Cenário soteropolitano
O Vitória ainda não conseguiu vencer no NBB. Em seu último jogo, contra a Liga Sorocabana, o clube ganhava até os segundos finais, mas o armador Neto, chutou uma bela bola de três pontos no final e selou o resultado negativo baiano, em Sorocaba, por 71 a 69.

Rápido reencontro
Maior pontuador do Vitória na atual temporada do NBB, o ala/armador norte-americano Jason Smith defendeu o Paulistano no Campeonato Paulista 2015 e fará seu primeiro reencontro com sua ex-equipe desde que saiu de lá.

Jason Smith, do Vitória

Jason Smith, do Vitória, defendeu o Paulistano ainda nesta temporada, no Campeonato Paulista 2015 (João Pires/LNB)

Embaladíssimo
O pivô Renan Litchweis, do Vitória, fez um ótimo trabalho no último jogo, contra a Liga Sorocabana, quando conseguiu 19 pontos, agarrou 11 rebotes e totalizou 27 de eficiência.

Rebote pessoal
O armador Rafinha, do Vitória, tem seu recorde pessoal máximo de rebotes (nove) no NBB justamente contra o Paulistano. O fato aconteceu na derrota de seu antigo time, o Saldanha, em casa, por 96 a 88, na temporada 2008/2009.

Liga Sorocabana x Solar Cearense – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – Sexta-feira – dia 13 de novembro, às 20 horas

Pela 2ª
Ambos os times só venceram uma vez neste NBB. O Basquete Cearense começou o campeonato ganhando do Mogi, por 83 a 76, mas foi derrotado pelo São José, por 91 a 80, e pelo Paulistano, por 108 a 101, nas duas rodadas seguintes. Já a Liga Sorocabana perdeu apenas uma vez, por 82 a 67, diante do Rio Claro e derrotou o Vitória de maneira emocionante no confronto mais recente, por 71 a 69.

Neto foi o autor da bola da vitória da Liga Sorocabana contra o Vitória (João Pires/LNB)

Neto foi o autor da bola da vitória da Liga Sorocabana contra o Vitória (João Pires/LNB)

Com moral
O ala/armador Neto, da Liga Sorocabana, chegará para este próximo jogo com muita moral. Afinal, na última partida de sua equipe, contra o Vitória, o jogador converteu uma milagrosa bola de 3 pontos a três segundos do fim que decretou o triunfo sorocabano diante dos baianos, por 71 a 69.

Só mais duas
E de quebra, Neto precisa de apenas duas bolas de 3 pontos para chegar à marca de 300 chutes de três acertados no NBB.

Retrospecto
Na história do NBB foram realizadas seis partidas entre os dois times. O Basquete Cearense mantém a vantagem de quatro vitórias, contra duas da Liga Sorocabana.

Antiga memória
A última vitória do Basquete Cearene em Sorocaba aconteceu no NBB 2012/2013, quando a equipe conseguiu conter os donos da casa e levar a vitória para casa, por 86 a 76.

Vem com tudo!
O ala Audrei, do Basquete Cearense, chegará para o duelo contra a Liga Sorocabana embalado por um excelente desempenho de 25 pontos em apenas 29 tentados na derrota da equipe nordestina para o Paulistano, na última rodada, por 108 a 101.

Reencontro
O armador Jefferson Socas, da Liga Sorocabana, jogou pelo Basquete Cearense na temporada passada. No total, o jogador disputou 28 jogos, com médias de 5,6 pontos, 3,5 rebotes e 3,1 assistências por jogo com a camisa da agremiação de Fortaleza no NBB.

Felipe Ribeiro, do Solar Cearense

Felipe Ribeiro, do Solar Cearense, está prestes a completar 1.000 rebotes defensivos no NBB (LC Moreira/Divulgação)

Faltam apenas 3
Só mais três rebotes defensivos e o ala/pivô Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, chegará à marca de 1.000 em sua história no NBB.

Velho alvo
O ala Daniel Gaúcho, da Liga Sorocabana, tem seu recorde de pontos em um jogo no NBB justamente contra o Basquete Cearense. Na temporada passada, o atleta ajudou time de Sorocaba a bater os nordestinos, por 86 a 82, com expressivos 33 pontos, além de apanhar cinco rebotes e totalizar 27 de eficiência.

Do outro lado também
Léo Waszkiewicz, pivô do Basquete Cearense, tem seu máximo de pontos (21) num só jogo no NBB contra a Liga Sorocabana. Isso aconteceu na temporada 2013/2014, quando ainda defendia o Uberlândia, que bateu os sorocabanos por 87 a 74.

Mais um!
O recorde de pontos no NBB do  ala Marcus Toledo, do Basquete Cearense, foi em cima da Liga Sorocabana, quando ainda representava o Mogi. Isso aconteceu na temporada 2013/2014, na vitória do time mogiano, por 89 a 61. Neste jogo, Marcus conseguiu 32 pontos, dez rebotes e totalizou 32 de eficiência.

Flamengo x Rio Claro Basquete – Ginásio Hélio Maurício, no Rio de Janeiro (RJ) – Sexta-feira – dia 13 de novembro, às 20 horas

50%
O Flamengo foi derrotado pelo Bauru, por 77 a 73, fora de casa, em seu primeiro jogo pelo NBB, mas conseguiu a recuperação na competição através de uma bela vitória contra o Franca, por 89 a 65.

JP Batista, do Flamengo, está com média de 15,5 pontos no NBB (Newton Nogueira/Divulgação)

JP Batista, do Flamengo, está com média de 15,5 pontos no NBB (Newton Nogueira/Divulgação)

Chegou chegando
Reforço do Flamengo para esta temporada, o pivô JP Batista fez ótimos jogos até aqui e seu desempenho de 18 pontos e cinco rebotes foi crucial para a vitória rubro-negra perante o Franca. Até o momento, o atleta tem média de 15,5 pontos por partida no NBB.

Conhece o outro lado
Antes de ingressar no NBB, o técnico do Flamengo, José Neto, comandou a equipe do Ulbra, de Rio Claro (SP).

Pra voltar a vencer
Há dois jogos sem ganhar, o Rio Claro quer retomar o rumo das vitórias diante dos atuais tricampeões do NBB. O time rio-clarense venceu seu primeiro jogo, contra a Liga Sorocabana, por 82 a 67, depois perdeu as duas partidas seguintes: para o Paulistano, por 74 a 67, e para Macaé, em território fluminense, por 84 a 80.

Estreia passada
O Flamengo disputou dois jogos contra o Rio Claro em sua temporada de estreia no NBB e venceu as duas. No primeiro encontro entre os clubes, em Rio Claro, o Flamengo venceu por 93 a 85, e no returno ganhou em casa, por 99 a 74.

Reencontro
O ala/pivô Teichmann, do Rio Claro, reencontrará a equipe em que jogou por três temporadas no NBB. Ao todo, foram 88 jogos pelo Flamengo, com médias de 8,9 pontos por partida e 5,5 rebotes por jogo. Com a camisa rubro negra, foi vice-campeão da edição 2009/2010 do NBB e conquistou o título da Liga Sul-Americana 2009.

Sangue nos olhos
O Rio Claro vem de derrota para o Macaé, mas contou com grande atuação do pivô Daniel Alemão. Em 24 minutos em quadra, o atleta marcou 23 pontos, conseguiu nove rebotes, recuperou quatro bolas e totalizou 32 de eficiência.