HOJE
Curiosidades da Rodada 4 – Parte 2
Por Liga Nacional de Basquete
Pouco tempo depois de deixar o Paulistano, Jason Smith, do Vitória, reencontra seu ex-clube nesta sexta-feira; veja mais sobre o complemento da 4ª rodada
Club Athletico Paulistano x Universo/Vitoria – Ginásio Antônio Prado Júnior, em São Paulo (SP) – Sexta-feira – dia 13 de novembro, às 19h30

Na grande vitória do Paulistano sobre o Basquete Cearense, Gruber igualou seu recorde de bolas de 3 e registrou 24 pontos (Ale da Costa/Portrait)
100%
Um dos poucos invictos na atual edição do NBB, o Paulistano vem de uma grande vitória sobre o Basquete Cearense, na última quarta-feira (11/11), por 108 a 101. Dawkins foi decisivo, conseguiu 12 pontos no último quarto e totalizou 19 tentos na partida. O maior pontuador da equipe alvirrubra foi Gruber, com 24 pontos.
Perimetral
Por falar em Gruber, o ala/pivô é o maior pontuador do Paulistano no NBB e igualou sua maior marca de bolas 3 pontos na história ao acertar cinco tiros longos contra o Basquete Cearense.
Cenário soteropolitano
O Vitória ainda não conseguiu vencer no NBB. Em seu último jogo, contra a Liga Sorocabana, o clube ganhava até os segundos finais, mas o armador Neto, chutou uma bela bola de três pontos no final e selou o resultado negativo baiano, em Sorocaba, por 71 a 69.
Rápido reencontro
Maior pontuador do Vitória na atual temporada do NBB, o ala/armador norte-americano Jason Smith defendeu o Paulistano no Campeonato Paulista 2015 e fará seu primeiro reencontro com sua ex-equipe desde que saiu de lá.

Jason Smith, do Vitória, defendeu o Paulistano ainda nesta temporada, no Campeonato Paulista 2015 (João Pires/LNB)
Embaladíssimo
O pivô Renan Litchweis, do Vitória, fez um ótimo trabalho no último jogo, contra a Liga Sorocabana, quando conseguiu 19 pontos, agarrou 11 rebotes e totalizou 27 de eficiência.
Rebote pessoal
O armador Rafinha, do Vitória, tem seu recorde pessoal máximo de rebotes (nove) no NBB justamente contra o Paulistano. O fato aconteceu na derrota de seu antigo time, o Saldanha, em casa, por 96 a 88, na temporada 2008/2009.
Liga Sorocabana x Solar Cearense – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – Sexta-feira – dia 13 de novembro, às 20 horas
Pela 2ª
Ambos os times só venceram uma vez neste NBB. O Basquete Cearense começou o campeonato ganhando do Mogi, por 83 a 76, mas foi derrotado pelo São José, por 91 a 80, e pelo Paulistano, por 108 a 101, nas duas rodadas seguintes. Já a Liga Sorocabana perdeu apenas uma vez, por 82 a 67, diante do Rio Claro e derrotou o Vitória de maneira emocionante no confronto mais recente, por 71 a 69.

Neto foi o autor da bola da vitória da Liga Sorocabana contra o Vitória (João Pires/LNB)
Com moral
O ala/armador Neto, da Liga Sorocabana, chegará para este próximo jogo com muita moral. Afinal, na última partida de sua equipe, contra o Vitória, o jogador converteu uma milagrosa bola de 3 pontos a três segundos do fim que decretou o triunfo sorocabano diante dos baianos, por 71 a 69.
Só mais duas
E de quebra, Neto precisa de apenas duas bolas de 3 pontos para chegar à marca de 300 chutes de três acertados no NBB.
Retrospecto
Na história do NBB foram realizadas seis partidas entre os dois times. O Basquete Cearense mantém a vantagem de quatro vitórias, contra duas da Liga Sorocabana.
Antiga memória
A última vitória do Basquete Cearene em Sorocaba aconteceu no NBB 2012/2013, quando a equipe conseguiu conter os donos da casa e levar a vitória para casa, por 86 a 76.
Vem com tudo!
O ala Audrei, do Basquete Cearense, chegará para o duelo contra a Liga Sorocabana embalado por um excelente desempenho de 25 pontos em apenas 29 tentados na derrota da equipe nordestina para o Paulistano, na última rodada, por 108 a 101.
Reencontro
O armador Jefferson Socas, da Liga Sorocabana, jogou pelo Basquete Cearense na temporada passada. No total, o jogador disputou 28 jogos, com médias de 5,6 pontos, 3,5 rebotes e 3,1 assistências por jogo com a camisa da agremiação de Fortaleza no NBB.

Felipe Ribeiro, do Solar Cearense, está prestes a completar 1.000 rebotes defensivos no NBB (LC Moreira/Divulgação)
Faltam apenas 3
Só mais três rebotes defensivos e o ala/pivô Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, chegará à marca de 1.000 em sua história no NBB.
Velho alvo
O ala Daniel Gaúcho, da Liga Sorocabana, tem seu recorde de pontos em um jogo no NBB justamente contra o Basquete Cearense. Na temporada passada, o atleta ajudou time de Sorocaba a bater os nordestinos, por 86 a 82, com expressivos 33 pontos, além de apanhar cinco rebotes e totalizar 27 de eficiência.
Do outro lado também
Léo Waszkiewicz, pivô do Basquete Cearense, tem seu máximo de pontos (21) num só jogo no NBB contra a Liga Sorocabana. Isso aconteceu na temporada 2013/2014, quando ainda defendia o Uberlândia, que bateu os sorocabanos por 87 a 74.
Mais um!
O recorde de pontos no NBB do ala Marcus Toledo, do Basquete Cearense, foi em cima da Liga Sorocabana, quando ainda representava o Mogi. Isso aconteceu na temporada 2013/2014, na vitória do time mogiano, por 89 a 61. Neste jogo, Marcus conseguiu 32 pontos, dez rebotes e totalizou 32 de eficiência.
Flamengo x Rio Claro Basquete – Ginásio Hélio Maurício, no Rio de Janeiro (RJ) – Sexta-feira – dia 13 de novembro, às 20 horas
50%
O Flamengo foi derrotado pelo Bauru, por 77 a 73, fora de casa, em seu primeiro jogo pelo NBB, mas conseguiu a recuperação na competição através de uma bela vitória contra o Franca, por 89 a 65.

JP Batista, do Flamengo, está com média de 15,5 pontos no NBB (Newton Nogueira/Divulgação)
Chegou chegando
Reforço do Flamengo para esta temporada, o pivô JP Batista fez ótimos jogos até aqui e seu desempenho de 18 pontos e cinco rebotes foi crucial para a vitória rubro-negra perante o Franca. Até o momento, o atleta tem média de 15,5 pontos por partida no NBB.
Conhece o outro lado
Antes de ingressar no NBB, o técnico do Flamengo, José Neto, comandou a equipe do Ulbra, de Rio Claro (SP).
Pra voltar a vencer
Há dois jogos sem ganhar, o Rio Claro quer retomar o rumo das vitórias diante dos atuais tricampeões do NBB. O time rio-clarense venceu seu primeiro jogo, contra a Liga Sorocabana, por 82 a 67, depois perdeu as duas partidas seguintes: para o Paulistano, por 74 a 67, e para Macaé, em território fluminense, por 84 a 80.
Estreia passada
O Flamengo disputou dois jogos contra o Rio Claro em sua temporada de estreia no NBB e venceu as duas. No primeiro encontro entre os clubes, em Rio Claro, o Flamengo venceu por 93 a 85, e no returno ganhou em casa, por 99 a 74.
Reencontro
O ala/pivô Teichmann, do Rio Claro, reencontrará a equipe em que jogou por três temporadas no NBB. Ao todo, foram 88 jogos pelo Flamengo, com médias de 8,9 pontos por partida e 5,5 rebotes por jogo. Com a camisa rubro negra, foi vice-campeão da edição 2009/2010 do NBB e conquistou o título da Liga Sul-Americana 2009.
Sangue nos olhos
O Rio Claro vem de derrota para o Macaé, mas contou com grande atuação do pivô Daniel Alemão. Em 24 minutos em quadra, o atleta marcou 23 pontos, conseguiu nove rebotes, recuperou quatro bolas e totalizou 32 de eficiência.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca