HOJE
Curiosidades da rodada 5
Por Liga Nacional de Basquete
"O caldeirão voltou". Ginásio Sabiazinho volta a ser a casa do Uberlândia no NBB; confira todas as informações sobre as partidas da quinta rodada
Macaé Basquete x Paulistano/Unimed – Ginásio Tênis Clube de Macaé, o “Juquinha”, em Macaé (RJ) – Quinta-feira – dia 28/11, às 19h30
Boa defesa
O Paulistano tem a terceira melhor defesa do NBB6. Em três confrontos disputados até agora, os comandados de Gustavo de Conti sofreram em média 72,3 pontos por partida.
Paulistas entalados
Nas duas partidas que disputou até aqui contra equipes da cidade de São Paulo, o Macaé perdeu os dois, contra Pinheiros e Palmeiras, ambos fora de casa.
Pela força do Juquinha
O Macaé Basquete vem de duas derrotas consecutivas no NBB, porém, quando jogou em casa, no Ginásio “Juquinha”, venceu. Foi na primeira rodada, diante do também estreante, Universo/Goiânia, por 84 a 79.
Fora de São Paulo
Nas três partidas que realizou até agora no NBB, o Paulistano só enfrentou times do Estado de São Paulo (Limeira, São José e Bauru). Agora, diante do Macaé, o time da capital paulista enfrentará seu primeiro adversário fora de seu estado.
Unitri/Magazine Luiza x Universo/Goiânia – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG) – Quinta-feira – dia 28/11, às 20h00
De volta ao Sabiazinho
Durante a fase de classificação da última edição, o Uberlândia mandou seus jogos no Ginásio Homero Santos (UTC). Agora, o Sabiazinho passará a ser o ginásio da equipe mineira em todos os jogos do NBB6. Nas Finais da quinta edição do campeonato nacional, o ‘caldeirão’ teve sua lotação máxima em todas as partidas e somou média de público de aproximadamente 6.000 pessoas por jogo nas séries decisivas.
A primeira em casa
O duelo contra o Goiânia será o primeiro do Uberlândia em casa. Os três jogos já realizados foram longe de seus domínios, contra Basquete Cearense, Mogi e Franca.
Opostos
Enquanto o Uberlândia foi derrotado pela primeira vez no NBB6, na última rodada, pelo Franca, o Goiânia vem de sua primeira vitória no campeonato nacional, diante do Basquete Cearense, em casa.
Põe pra dentro
O pivô Cipolini é o líder em arremessos de 2 pontos convertidos no NBB 2013/2014. Nas três partidas que entrou em quadra, o atleta do Uberlândia somou média de 9,33 por jogo.
Mais novo do que nunca
O experiente armador Valtinho, de 37 anos, está com a maior média de minutos não só de sua equipe, mas também de sua trajetória no NBB. Com 37,8 minutos em quadra por partida, o camisa 9 está com sua melhor marca entre as cinco edições anteriores do campeonato nacional.
SKY/Basquete Cearense x Palmeiras/Meltex – Ginásio da UNIFOR, em Fortaleza (CE) – Quinta-feira – dia 28/11, às 20h00 (de Brasília)
Destaque
O recém-chegado armador norte-americano Brandon Brown entrou no NBB com o pé direito. O jogador é o cestinha do Basquete Cearense no NBB, com média de 15,75 pontos em quatro partidas que fez até agora.
Destaque #2
Também com média de 15,75 pontos por jogo está o armador Neto, maior pontuador do Palmeiras no NBB 2013/2014.
Nunca perdeu
Cearenses e palmeirenses já se enfrentaram duas vezes no NBB, com duas vitórias da agremiação nordestina, ambas na temporada passada.
Último encontro
Na última e única vez que as equipes mediram forças no Ceará, os donos da casa levaram a melhor, por 85 a 83. Com destaques para atuações de Drudi e André Góes, com 20 a 18 pontos, respectivamente.
Distintos
O Basquete Cearense foi derrotado na última rodada, pelo Goiânia, fora de casa, enquanto o Palmeiras quebrou uma sequência de duas vitórias consecutivas e triunfou diante do Macaé Basquete.
Ainda fora
Ainda se recuperando de contusão, o armador norte-americano Caleb Brown desfalcará novamente o Palmeiras no duelo contra o Basquete Cearense.
Mogi das Cruzes/Helbor x Pinheiros/SKY – Ginásio Prof. Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP) – Quinta-feira – dia 28/11, às 20h00
O mais eficiente
O ala norte-americano Shamell é o jogador mais eficiente do NBB6, com média de 24,67 por partida. A alta média de valoração se deve muito a sua pontuação, que é a terceira maior do campeonato (23,0).
Vários ex-Pinheiros
O elenco do Mogi das Cruzes conta com cinco jogadores que já defenderam as cores do Pinheiros em suas carreiras: o armador Gustavinho (NBB1, NBB2 e NBB3), o ala Filipin (NBB1), o ala/pivô Thomas Gehrke (NBB2 e NBB3), o jovem ala Pedro Macedo (NBB4 e NBB5), além do armador Jefferson Campos, que passou pelo clube da capital paulista nas últimas categorias de base.
Desempate
Juntamente de Flamengo e São José, Mogi e Pinheiros estão empatados na terceira colocação do NBB 2013/2014, com a campanha de três vitórias e uma derrota.
Invicto
O Pinheiros nunca perdeu para o Mogi na história do NBB. Em duas partidas já realizadas, a equipe da capital paulista venceu as duas.
Entalados
As duas equipes se enfrentaram nas quartas de final do Campeonato Paulista. Em série altamente disputada, o Pinheiros avançou às semifinais através de uma vitória de 3 jogos a 2.
Vice-garçom
O também norte-americano Joe Smith é o segundo colocado no ranking de assistências da sexta edição do NBB, com média de 6,67 passes perfeitos por partida.
Aqui não!
O pivô Morro é o líder em tocos da atual temporada do NBB. Em duas partida que esteve em quadra, o jogador realizou dois e quatro rejeições, o que gerou a média de 3,0 por jogo, a maior do campeonato.
Desfalques
O Pinheiros continuará atuando sem o armador Paulinho Boracini e sem o pivô norte-americano Steven Toyloy, ambos lesionados.
Winner/Kabum/Limeira x Espírito Santo Basquetebol – Ginásio ‘Vô Lucato’, em Limeira (SP) – Quinta-feira – dia 28/11, às 20h00
Está causando
Grande parte da campanha invicta do líder Limeira se deve a excelente fase do ala/armador David Jackson. Com média de 23,75 pontos por jogo, o camisa 32 limeirense é o segundo cestinha do NBB até o momento e ainda conta com ótimos aproveitamentos nos arremessos: 58,8% na linha dos três pontos, 59,5% nas tentativas para dois pontos e 95,5% nos lances livres.
O dono da bola
As grandes atuações de David Jackson na última semana fez com que ele fosse eleito pelo Território LNB o Dono da Bola da Semana 2 do NBB. Contra o Paulistano, o jogador estava com a com a mão pra lá de certeira e anotou 20 pontos, com incrível aproveitamento de 80% nos arremessos de quadra. Já contra Liga Sorocabana, o jogador deixou a quadra com 28 pontos.
A estreia do ‘Vô’
Em grande fase do NBB, o líder Limeira fará primeira partida diante da sua torcida na temporada 2013/2014 do maior campeonato do país.
Ele está de volta
Para seu primeiro jogo em casa no NBB, Limeira contará com o retorno do armador dominicano Ronald Ramon, que se recuperou de uma lesão no músculo posterior da perna esquerda.
O duelo dos invictos
O líder Limeira e o vice Espírito Santo Basquetebol são as únicas equipes que ainda não perderam no NBB6. Nesta quinta-feira, a temporada 2013/2014 do maior campeonato do país terá apenas um invicto. E aí? Quem leva? Limeira ou Espírito Santo? Fique ligado!
Outro desempate
Na história do NBB, Limeira e Espírito Santo Basquetebol, antes nomeado de Vila Velha, se enfrentaram oito vezes, com quatro vitórias para cada lado.
Chegou causando
Logo em sua estreia no NBB, o ala/pivô norte-americano Afam Muojeke mostrou que não está para brincadeiras e foi decisivo para a vitória do Espírito Santo Basquetebol sobre o São José. Com 21 pontos, sendo 16 deles no último quarto, o atleta foi fundamental para a equipe capixaba manter a invencibilidade no campeonato nacional.
Último encontro
Foi no segundo turno da temporada passada, em que o Espírito Santo, na época ainda carregando o nome de Vila Velha, superou o Limeira, em casa, por 72 a 64.
Flamengo x Liga Sorocabana – Ginásio da Gávea, no Rio de Janeiro (RJ) – Quinta-feira – dia 28/11, às 20h30
El cestinha
O armador rubro-negro Nicolás Laprovittola é o cestinha da sexta edição do NBB. Em quatro partidas já disputadas, o argentino somou média de 24,75 pontos por partida.
Aquecendo
Na derrota para Limeira, na última rodada, o armador norte-americano Ned Cox, da Liga Sorocabana, fez sua segunda partida no NBB e teve sua primeira grande atuação, ao anotar 23 pontos.
Superação
O Flamengo está sofrendo com os desfalques neste início de temporada do NBB. Marquinhos, lesionado, e Marcelinho Machado, suspenso pelo STJD, ainda não entraram em quadra nesta edição do campeonato nacional. Não bastasse os desfalques dos principais pontuadores da equipe, os rubro-negros ainda perderam Benite, que sofreu uma grave contusão no joelho e se submeterá a uma cirurgia.
Para voltar a sorrir
Em meio as ausências, o Flamengo sofreu sua primeira derrota no NBB6, diante do empolgado Pinheiros, que contou com a primeira participação de Leandrinho Barbosa, responsável por 16 pontos sobre os rubro-negros.
Ainda não venceu
Junto do Minas Tênis Clube, a Liga Sorocabana ainda não conseguiu nenhum resultado positivo na atual temporada do NBB. Em três partidas, a equipe do interior paulista foi superada por São José, Bauru e pelo líder Limeira.
De volta à Gávea
Após um ano e meio, o Flamengo volta a mandar um jogo do NBB na Gávea. A última vez foi no NBB4, quando venceu o Minas, por 99 a 89.
4-0
Em duelos válidos pelo NBB, o Flamengo nunca perdeu para a Liga Sorocabana. Foram quatro partidas, com quatro triunfos dos cariocas.
Último encontro
Atuando em seus domínios, o Flamengo não encontrou dificuldades para vencer a Liga Sorocabana, por largos 102 a 64. Os destaques ficaram por conta de Marquinhos e Olivinha, que registraram 22 e 21 pontos, respectivamente.