#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 6 – Parte 1

19-11-2015 | 01:55
Por Liga Nacional de Basquete

Basquete Cearense e Minas se enfrentam para desempatar placar geral do confronto entre eles no NBB; veja mais sobre as partidas desta quinta-feira

Solar Cearense x Decisão Engenharia/Minas – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE) – quinta-feira – dia 19 de novembro, às 20h30

Equilíbrio
Os dois times já se enfrentaram seis vezes na história do NBB, e o confronto está empatado, com três vitórias para cada equipe.

Último confronto
Na última partida entre as equipes, o Minas bateu o Basquete Cearense, por 90 a 63, em Belo Horizonte (MG). Este jogo marcou a vitória com maior pontuação na história do confronto entre as equipes no NBB.

Davi, do Basquete Cearense, tem seu recorde de pontos no NBB contra o Minas (João Pires/LNB)

Davi, do Basquete Cearense, tem seu recorde de pontos no NBB contra o Minas (João Pires/LNB)

Marca quebrada
Há pouco mais de um ano, o amador Davi Rossetto, do time nordestino, conseguiu seu máximo de pontos no NBB em uma partida contra o Minas. O recorde aconteceu no triunfo cearense, por 71 a 65, na temporada 2014/2015, quando o atleta marcou 23 pontos.

Marcou presença
O ala/armador Audrei, do Basquete Cearense, tem seu recorde de rebotes no NBB registrado exatamente contra o Minas. Isto aconteceu na temporada 2009/2010, quando seu ex-time, o Joinville, sofreu uma derrota, por 87 a 77, e o atleta conseguiu 12 rebotes, além de ter marcado 15 pontos.

Por uma
Quando foram anfitriões, Basquete Cearense e Minas conseguiram duas vitórias e uma derrota na história do confronto entre entre eles no NBB.

Vantagem
Enquanto o time mineiro venceu apenas o Caxias do Sul, por 75 a 48, o Basquete Cearense conquistou duas vitórias nesta edição do NBB. A primeira aconteceu logo na abertura da temporada, quando venceu o Mogi, em casa, por 83 a 76, e a outra ocorreu na quarta rodada, em que ganhou da Liga Sorocabana, em Sorocaba, por 78 a 70.

Compartilhada
Na mesma vitória sobre o Minas na temporada 2014/2015, o pivô Rômulo, do Basquete Cearense, cravou seu recorde de rebotes em sua trajetória no NBB (10).

Universo/Vitória x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE) – quinta-feira – dia 19 de novembro, às 20h30

No topo
Dono da campanha de três vitórias em três jogos, o Brasília é um dos poucos times invictos na atual edição do NBB. Os outros que também não sabem o que é perder na competição são Paulistano e Bauru, que venceram todas as quatro partidas que realizaram até agora.

Fúlvio, do Brasília

Fúlvio, do Brasília, pode chegar a 300 tiros de 3 pontos convertidos no NBB (Brito Júnior/Divulgação)

3 de 3
Mais três bolas de 3 pontos e o armador Fúlvio, do Brasília, alcançará a marca de 300 tiros convertidos de fora do perímetro no NBB.

Presença no ataque
Ainda sobre Fúlvio, resta apenas um rebote ofensivo para o armador chegar à marca de 100 na história do NBB.

No embalo!
Diante de sua torcida, o Vitória conseguiu seu primeiro triunfo no NBB, na rodada passada, quando bateu o Minas, por 76 a 66. O destaque da partida foi o ala/armador norte-americano Jason Smith, responsável por 23 pontos, com direito a cinco bolas de 3 pontos em oito chutadas (62,5% de aproveitamento), e quatro assistências.

Bem conhecido
Régis Marrelli, técnico do Vitória, reencontrará a equipe que enfrentou na Final do NBB 2011/2012. Naquela época, o treinador dirigia o São José, que chegou à decisão daquela edição e perdeu para o tricampeão Brasília, por 78 a 62.

1100
O ala/pivô Guilherme Giovannoni, do Brasília, pode chegar à 1100 cestas de 2 pontos no NBB se conseguir acertar mais dois tiros curtos neste próximo jogo diante da equipe soteropolitana. Se este feito se concretizar, o capitão da equipe candanga se juntará a Murilo Becker (1271), Drudi (1175) e Olivinha (1138) na lista de atletas a atingirem esta marca.

Na defesa não sobra
O ala Pilar, do Brasília, chegará à marca de 600 rebotes defensivos se conseguir mais sete neste próximo jogo.