#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 6 – Parte 2

20-11-2014 | 05:24
Por Liga Nacional de Basquete

Basquete Cearense enfrenta Palmeiras defendendo sua invencibilidade no confronto direto contra o time alviverde; veja tudo sobre os jogos desta sexta-feira

Pinheiros/SKY x UniCEUB/BRB/Brasília – Ginásio do Clube Hebraica*, em São Paulo (SP) – Sexta-feira – dia 21 de novembro, às 19 horas

O experiente Guilherme Giovannoni está tendo um ótimo começo de temporada (Brito Júnior/Divulgação)

O experiente Guilherme Giovannoni está tendo um ótimo começo de temporada (Brito Júnior/Divulgação)

Ótimo início
O ala/pivô Guilherme Giovannoni começou a temporada 2014/2015 do NBB com tudo. O ídolo candango é o quarto jogador com a melhor média de pontos na temporada, 20,3 pontos por partida, é o atleta com mais arremessos certeiros para 2 pontos, média de  6,3 chutes certos, e é o segundo jogador mais eficiente do campeonato, média de 26,3 de valorização por partida.

O dobro
O confronto direto entre Pinheiros e Brasília já aconteceu 21 vezes em partidas válidas pelo NBB, e a equipe candanga tem o dobro de vitórias sobre a equipe pinhenrense, 14 a 7.

Vai muito bem
O Brasília também tem a vantagem em duelos realizados na cidade de São Paulo contra o Pinheiros. São 11 partidas disputadas, seis vitórias para o time da Capital Federal e cinco para a equipe pinheirense.

Por duas vezes
Pinheiros e Brasília já foram rivais em duas ocasiões nos playoffs do NBB. O primeiro confronto aconteceu na fase semifinal do NBB 3 e a candanga se deu melhor, vencendo a série por 3 a 1. A segunda vez foi no NBB 4, novamente na fase semifinal e novamente com vitória do Brasília, desta vez por 3 a 2.

Recuperação
O Pinheiros se recuperou da derrota sofrida para o Mogi das Cruzes vencendo o Basquete Cearense na última rodada do NBB 7.

Estreou muito bem
A partida contra o Basquete Cearense foi a primeira do Pinheiros em seu Ginásio no NBB 7 e a equipe mandante foi muito bem, conseguindo vitória elástica por 97 a 81.

Já o Brasília…

A equipe da Capital Federal do país foi derrotada pelo Palmeiras na última rodada do NBB e somou sua segunda derrota seguida na competição.

O melhor
O ala/pivô Marcus Toledo, do Pinheiros, é dono da melhor média de roubos de bola no NBB 7, 3,2 bolas roubadas por partida.

Vai estrear
Recuperado de um mau jeito no pescoço, o experiente ala/pivô Felipe Ribeiro estreará com a camisa do Pinheiros na temporada 2014/2015 do NBB.

Por outro lado…
O técnico Marcel de Souza, do Pinheiros, não poderá contar com o pivô Morro, que passou por uma cirurgia no nariz e está fora da partida desta sexta-feira.

* O Ginásio do Pinheiros estará em uso e a equipe mandará sua partida no Ginásio da Hebraica, que fica localizado exatamente em frente a sede do Esporte Clube Pinheiros

Palmeiras/Meltex x Basquete Cearense – Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP) – Sexta-feira – dia 21 de novembro, às 19 horas

Hoje no Basquete Cearense, o pivô Tiagão defendeu as cores do Palmeiras nas duas últimas temporadas do NBB

Hoje no Basquete Cearense, o pivô Tiagão defendeu as cores do Palmeiras nas duas últimas temporadas do NBB (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)

Invicto
Palmeiras e Basquete Cearense já se enfrentaram quatro vezes em partidas válidas pelo NBB, e a equipe da Região Nordeste do Brasil saiu de quadra com a vitória nos quatro jogos.

Reencontro
Hoje atleta do Basquete Cearense, o pivô Tiagão enfrentará pela primeira vez o Palmeiras, clube em que defendeu nas últimas duas temporadas do NBB.

Entrada franca
Para a partida desta sexta-feira contra o Basquete Cearense, a entrada do Ginásio Palestra Itália será franca.

Preciso
O jovem armador Davi, do Basquete Cearense, é o jogador com a maior média de lances livres certos por partida, 7,7 lances certeiros por partida.

Recuperado
Após série de duas derrotas seguidas, o Palmeiras voltou a vencer no NBB 7, ao aplicar grande vitória sobre o Brasília por 86 a 70.

100!
Na partida contra o Brasília, na última rodada do NBB, o técnico Régis Marrelli, do Palmeiras, alcançou a marca de 100 vitórias como técnico no NBB. Marrelli foi apenas o sexto treinador da história do NBB a chegar a tal contagem (Hélio Rubens, ex-Franca e Uberlândia, Guerrinha, Bauru, Lula Ferreira, Franca, Cláudio Mortari, atual supervisor do Pinheiros, e Alberto Bial, Basquete Cearense.

Ataques semelhantes
O Palmeiras tem o segundo pior ataque do NBB 7, tendo apenas 70,0 pontos de média por jogo. O Basquete Cearense possui o quinto pior, computando apenas 74,7 pontos por partida.

Defesas nada parecidas
O sistema defensivo de Palmeiras e Basquete Cearense bem diferentes. A equipe alviverde tem a segunda melhor defesa da temporada 2014/2015 do NBB, tomando apenas 68,5 pontos por partida. Já o Basquete Cearense sofre 87,7 pontos por partida, pior defesa do NBB 7.

Rio Claro Basquete x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP) – Sexta-feira – dia 21 de novembro, às 19h30 (ao vivo no SporTV)

A primeira
Após quatro derrotas, o Rio Claro venceu São José na última rodada e conquistou a primeira vitória de sua história no NBB.

O armador Brandon Brown foi um dos grandes destaques do Rio Claro na última rodada do NBB 7 (Luíz Pires/LNB)

O armador Brandon Brown foi um dos grandes destaques do Rio Claro na última rodada do NBB 7 (Luíz Pires/LNB)

Comandou
O armador norte-americano Brandon Brown foi um dos principais jogadores do Rio Claro na vitória sobre o São José, ao terminar a partida com 12 pontos, sete assistências, seis rebotes e quatro bolas roubadas.

Monstro
Outro jogador que se destacou pelo Rio Claro no jogo contra São José foi o pivô Lucas Tischer, ao sair de quadra com 19 pontos (dez deles através de enterradas) e sete rebotes.

Dobradinha?
Cestinha da última temporada do NBB, Shamell, agora do Mogi das Cruzes, é o jogador com a melhor média de pontos da atual temporada, com 22,2 pontos por partida.

Resultado ruim
Mogi chega ao confronto contra Rio Claro, após ser derrotado pelo Limeira na última rodada do NBB 7.

Ataques semelhantes
Rio Claro e Mogi das Cruzes possuem ataques quase idênticos na temporada 2014/2015 do NBB. A equipe rio-clarense marca em média, 75,6 pontos por jogo e o time mogiano, 76,2 tentos por partida.

Caçula
Rio Claro é o estreante do NBB 7. Campeão da Liga Ouro 2014, a Divisão de Acesso, a equipe debuta no maior campeonato de basquete do país nesta temporada.

Mas com elenco experiente
Apesar de fazer sua estreia no NBB, Rio Claro tem em seu elenco nove jogadores que já disputaram a competição anteriormente por outras equipes.

Desafio importante pela frente
Depois da partida contra Rio Claro, Mogi fará uma pausa no NBB e voltará suas atenções ao Final Four da Liga Sul-Americana 2014.

Dúvida
Com uma lesão nas costas, que o tirou das últimas partidas, o armador Gustavinho, do Mogi, ainda passará por testes físicos é dúvida para o duelo.


Winner/Limeira x São José/Unimed – Ginásio “Vô” Lucato, em Limeira (SP) – Sexta-feira – dia 21 de novembro, às 20 horas

O Limeira, de David Jackson, é o único time invicto no NBB 7

O Limeira, de David Jackson, é o único time invicto no NBB 7 (Cleomar Macedo/Divulgação)

Terceiro
MVP do último NBB, o ala/armador David Jackson, do Limeira, é o terceiro cestinha do NBB 7, com média de 21,2 pontos, e também é o terceiro jogador mais eficiente, com média de 24,2 de valorização.

Vantagem joseense
Limeira e São José já se enfrentaram em 15 partidas válidas pelo NBB e a equipe joseense leva vantagem com dez vitórias, contra cinco do Limeira.

Parelho
Sete dessas 15 partidas foram realizadas no Ginásio “Vô” Lucato, casa do Limeira, e a equipe mandante leva vantagem mínima no confronto direto contra São José, com quatro vitórias, contra três do rival.

Garçom
O armador Nezinho, do Limeira, com média de 8,5 assistências por jogo, é o atleta com a maior média de passes resultantes em cestas no NBB 7.

Único
Com quatro vitórias em quatro partidas, o Limeira é o único time invicto na temporada 2014/2015 do NBB.

Sequência quebrada
Após começar o NBB 7 com quatro vitórias seguidas, o São José foi derrotado pelo Rio Claro na última rodada e teve sua sequência de vitórias quebrada.

Ataques diferentes
O Limeira possui o quinto melhor ataque do NBB 7, anotando em média, 82,0 pontos por partida. Já São José, tem o quarto pior ataque da competição, computando 72,4 pontos por jogo.

Ferrolho
São José tem a melhor defesa da temporada 2014/2015 do NBB, tomando apenas 64,0 pontos por jogo.