HOJE
Curiosidades da rodada 8 – Parte 1
Por Liga Nacional de Basquete
Flamengo encara Palmeiras, colocando em cheque sua invencibilidade de quatro partidas contra o time alviverde; veja tudo sobre os jogos desta quinta-feira
Flamengo x Palmeiras/Meltex – Ginásio Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ) – Quinta-feira – dia 27 de novembro, às 21 horas

Há duas temporadas no Palmeiras, pivô Átila dos Santos já defendeu as cores do Flamengo no NBB (Luiz Pires/LNB)
Já vestiu a camisa
O pivô Átila dos Santos, do Palmeiras, vestiu a camisa do Flamengo em duas edições do NBB (NBB4 e NBB5).
Invicto
O Flamengo já duelou em quatro partidas contra o Palmeiras e em todas as ocasiões saiu de quadra com a vitória.
Um tropeço
O Palmeiras vinha de duas vitórias seguidas, porém acabou sendo derrotado pelo Macaé na última rodada do NBB 7.
Dois tropeços
O Flamengo foi derrotado nas duas últimas partidas em que realizou no NBB 7.
Cancelado
A partida entre Flamengo e Pinheiros, válida pela última rodada do NBB, foi cancela após o Ministério Público não liberar a realização da partida.
Ataques opostos
O Flamengo possui o melhor ataque do NBB 7, anotando em média 90,4 pontos por partida. Já o Palmeiras, marca 74,3 pontos por jogo apenas, terceira pior marca do NBB.
Defesas idem
O Palmeiras é dono da quarta melhor defesa da temporada 2014/2015, tomando apenas 73,0 pontos por partida. Ao contrário, o Flamengo toma em média 88,2 pontos por jogo, segunda pior marca do NBB.
Não passa nada
O pivô norte-americano Steven Toyloy, do Palmeiras, tem a melhor média de rebotes recuperados no NBB 7, 9,5 sobras por partida.
Macaé Basquete x Pinheiros/SKY – Ginásio “Juquinha”, em Macáe (RJ) – Quinta-feira – dia 27 de novembro, às 19h30
100%
Macaé e Pinheiros se enfrentaram em duas partidas válidas pelo NBB, e a equipe da capital paulista venceu os dois jogos.
Porém…
Apesar do 100% de aproveitamento do Pinheiros, as duas partidas entre as equipes foram decidias por no máximo quatro pontos.
21/11/2013 – Pinheiros 82 x 78 Macaé
03/02/2014 – Macaé 77 x 80 Pinheiros
Venceu a primeira
O Macaé venceu o Palmeiras na última rodada, e conquistou seu primeiro triunfo na temporada 2014/2015 do NBB.

Após cinco derrotas seguidas, o Macaé venceu o Palmeiras e conquistou o primeiro resultado positivo no NBB 7 (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)
Não atuou
O Pinheiros não entrou em quadra na última rodada contra o Flamengo, pois o Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro, não foi autorizado pelo Ministério Público.
Duas seguidas
O Pinheiros vem de ótima sequência no NBB 7, vencendo duas partidas seguidas e duas vitórias por mais de um dígito de diferença.
Precisa melhorar
Atuando em partidas fora de casa no NBB 7, o Pinheiros tem campanha de apenas uma vitória em três partidas realizadas.
Destaques
Os grandes destaques do Macaé na vitória sobre o Palmeiras foram o ala/armador norte-americano Ian Young e o pivô Atílio, ambos terminando a partida com 19 pontos anotados.
Iluminado
Foi em uma partida contra o Pinheiros no NBB 2, que o ala Fernando Mineiro conquistou as melhores marcas de sua carreira em pontos (26 anotados), em rebotes (15 recuperados) e também em lances livres convertidos (7 certeiros)
Reencontro
O ala Márcio Dornelles, do Macaé, defendeu as cores do Pinheiros na temporada 2012/2013 do NBB.
Melhor da carreira
Na última temporada, ainda defendendo as cores do Minas no NBB, o pivô dominiquês Otis George, hoje atleta do Macaé, teve o melhor jogo de sua carreira no NBB em uma partida contra o Pinheiros, ao sair de quadra com 27 pontos anotados.
Basquete Cearense x São José/Unimed – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE) – Quinta-feira – dia 27 de novembro, às 19 horas

Hoje atleta do São José, Drudi jogou duas edições do NBB com a camisa do Basquete Cearense (João Pires/LNB)
Pela primeira vez
Hoje atleta do São José, o pivô Drudi jogará a primeira partida contra o Basquete Cearense, equipe em que atuou nas duas últimas temporadas do NBB.
Quatro em quatro
Basquete Cearense e São José já se enfrentaram em quatro partidas válidas pelo NBB, e a equipe da Região Nordeste do Brasil está invicta no confronto, quatro vitórias em quatro jogos.
Sequência complicada
Após início de temporada com quatro vitórias seguidas, a equipe joseense enfrenta sequência de três resultados negativos seguidos.
Grande desempenho
Apesar da derrota, o ala Jimmy Baxter e o pivô Caio Torres, tiveram ótimo desempenho na partida contra o Brasília, finalizando o jogo com 21 e 19 pontos, respectivamente.
Segundo
Falando em Caio Torres, o pivô joseense é dona da segunda melhor média de rebotes no NBB 7, 9,0 sobras por jogos, e também o segundo em tocos, média de 1,1 bloqueios por partida.
Gatilho para 3
O pivô Tiagão, do Basquete Cearense, é dono da melhor média de bolas para 3 pontos do NBB 7, com quatro bolas de longe por jogo.
Opostos
O Basquete Cearense possui a pior defesa da temporada 2014/2015 do NBB, tomando 89,0 pontos por partida. Já São José, leva apenas 68,7 pontos por jogo, segunda melhor média do NBB 7.
Já esteve do outro lado
O jovem pivô Erick Camilo, do Basquete Cearense, atuou com a camisa do São José na temporada 2012/2013 do NBB, onde conquistou médias de 4,0 pontos e 1,5 rebotes.
A única
A única partida que o Basquete Cearense venceu na atual temporada do NBB foi exclusivamente o jogo realizado em seu domínio.
Não vai bem
Já fora de casa, a equipe cearense tem campanha de quatro partidas e nenhuma vitória
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca