HOJE
Curiosidades da rodada 8 – Parte 2
Por Liga Nacional de Basquete
Ao entrar em quadra contra o Rio Claro, o ala Léo Meindl, do Franca, completará 100 partidas em sua trajetória no NBB; veja tudo sobre os jogos desta sexta-feira
Liga Sorocabana x Unitri/Pilhas Energizer – Ginásio Gualberto Moreira, em Limeira (SP) – Sexta-feira – dia 28 de novembro, às 20h
Calibrados
O armador norte-americano Caleb Brown e o ala/armador Audrei, atletas do Uberlândia, possuem os melhores aproveitamentos em bolas para 3 pontos do NBB 7 (mínimo 25 arremessos). Caleb Brown arremessou 33 bolas longes e converteu 16 – 48,4% de aproveitamento. Já Audrei, acertou 12 bolas para 3 pontos de 25 tentadas – 48% de aproveitamento.
Vantagem mineira
Liga Sorocabana e Uberlândia se enfrentaram em seis partidas válidas pelo NBB, e a equipe mineira leva vantagem no confronto com quatro vitória, contra apenas duas dos sorocabanos.
Dobradinha
Na última temporada do NBB, o Uberlândia venceu as duas partidas que fez contra a Liga Sorocabana.
Foi bem
Apesar das duas derrotas, o ala Schneider, da Liga Sorocabana, teve grande desempenho nas partidas contra o Uberlândia, conquistando média de 18,0 pontos por jogo.
Vai estrear
O armador norte-americano Worrell Clahar teve sua documentação regularizada e fará sua estreia com a camisa da Liga Sorocabana na temporada 2014/2015 do NBB.
Sequência quebrada
O Uberlândia vinha de uma sequência de três vitórias, porém foi derrotado pelo Paulistano na última rodada.
Sequência complicada
A Liga Sorocabana foi derrotada nas últimas quatro partidas que realizou no NBB 7.
Ataques quase idênticos
A Liga Sorocabana é dono do oitavo melhor ataque do NBB 7, anotando 78,0 pontos por jogo. Já o Uberlândia, possui 77,1 pontos por partida, 11º melhor ataque da competição.
Paulistano/Unimed x Minas Tênis Clube – Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) – Sexta-feira – dia 28 de novembro, às 21h30 (ao vivo no SporTV)
Especial
Hoje no Minas, o ala Alex defendeu a camisa do Paulistano por duas temporadas seguidas (2011/2012 e 2012/2013)
Paulistano na frente
Em 14 partidas entre Paulistano e Minas, a equipe da capital de São Paulo leva vantagem com oito vitórias, contra quatro do time mineiro
Quatro seguidas
O Paulistano venceu as últimas quatro partidas contra o Minas em que atuou em seu ginásio. A última vitória do time mineiro jogando em São Paulo contra o Paulistano aconteceu no NBB 2, vitória por 88 a 85.
Extremos
O Paulistano tem o quinto melhor ataque do NBB, computando 83,4 pontos por partida. Já o Minas, anotando apenas 70,8 pontos por jogo, é dono da pior produção ofensiva da competição.
Porém…
Com média de apenas 67,7 pontos sofridos por partida, o Minas é dono da melhor defesa da temporada 2014/2015 do NBB.
Duas seguidas
Após começar a temporada alternando vitórias e derrotas, o Paulistano conseguiu emendar dois importantes resultados positivos em sequências, ao vencer Franca, fora de casa, e Uberlândia, como mandante.
Baita experiência
Gustavo de Conti, treinador do Paulistano, e Demétrius Ferracciú, técnico do Minas, foram assistentes de Rubén Magnano, comandante da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo de Basquete, realizada no mês de setembro.
Embalado
Por sua vez, o Minas venceu as últimas três partidas em que realizou na temporada 2014/2015 do NBB – Flamengo, Macaé e Liga Sorocabana – e também vive grande momento na competição.
G4!
Com os três triunfos em sequência, o Minas, com campanha de quatro vitórias em seis partidas, chegou ao G4 do NBB 7.
Pegando fogo
O ala norte-americano Desmond Holloway, que desfalcou o Paulistano na última rodada por conta de problemas estomacais é um dos grandes destaques da temporada 2014/2015 do NBB. O jogador é o terceiro maior cestinha (19,3 tentos de média).
Foi recorde
Com sete bolas para 3 pontos na última rodada, o ala/armador norte-americano Robby Collum registrou o recorde da temporada em arremessos de longa distância.
Melhor da carreira
Diversos jogadores tanto do Paulistano quanto do Minas conquistaram as melhores marcas de suas carreiras no confronto direto entre a equipe paulista contra a mineira:
Minas
– Na última temporada, o armador Henrique Coelho, do Minas, anotou 22 pontos contra o Paulistano, a melhor marca de sua carreira no NBB.
– Ainda quando atuava com a camisa do Uberlândia, o ala/armador norte-americano Robby Collum, hoje no Minas, fez contra o Paulistano, a melhor partida de sua carreira em rebotes (13 sobras recuperadas)
Paulistano
– O armador norte-americano Kenny Dawkins, do Paulistano, conquistou a melhor marca de sua carreira em rebotes (12 sobras) em uma partida contra o Minas.
– Companheiro de time e de posição, Fernando Penna, ao recuperar 12 rebotes em uma partida contra o Minas, computou sua melhor partida no NBB na categoria.
Rio Claro Basquete x Franca Basquetebol – Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP) – Sexta-feira – dia 28 de novembro, às 19h30 (ao vivo no SporTV)
Centésima
Uma das grandes promessas do basquetebol brasileiro, Léo Meindl, ala do Franca, de apenas 21 anos, completará a marca de 100 jogos em sua trajetória no NBB.
Liderando
Falando em Léo Meindl, o jovem ala, empatado com o argentino Marcos Mata, é o cestinha francano no NBB 7, com média de 14,7 pontos por partida.
Não tão bem
O Franca tem campanha de uma vitória em três partidas atuando como visitante na temporada 2014/2015 do NBB.
Coletivo
O Rio Claro é a quinta melhor equipe em passes resultantes em cestas no NBB, com média de 17,0 assistências por partida.
Já aturam no outro lado
O ala/pivô Mosso e o pivô Lucas Tischer, hoje atletas do Rio Claro, já defenderam as cores do Franca.
Duas seguidas
Após resultados negativos contra Paulistano e Limeira, o Franca enfrenta sequência de duas derrotas seguidas no NBB 7.
Defesas semelhantes
O Franca possui a sexta melhor defesa do NBB, tomando 76,4 pontos por partida. Já o Rio Claro, é dono da sétima melhor defesa, cedendo 79,3 pontos por jogo.
Ascensão
O ala/armador Duda Machado, do Rio Claro, vem crescendo de produção dentro do NBB 7. Nas duas últimas partidas, o jogador registrou suas melhores atuações com a camisa da equipe do interior paulista ao somar 15 e 17 pontos de eficiência, respectivamente, frente a São José e Mogi.
Muito ídolo!
Técnico do Rio Claro, Chuí detém os recordes de mais partidas (1.016 jogos) e mais pontos (15.463) na história do Franca.
Menos de 70
A primeira e única vitória da equipe rio-clarense na temporada 2014/2015 do NBB foi na única partida em que o time comandado pelo técnico Chuí sofreu menos de 70 pontos.
Dominou, ganhou
A única vitória do Rio Claro no NBB 7 também foi na única partida em que a equipe saiu de quadra como vencedora no duelo dos rebotes, recuperando 38 sobras, enquanto o rival São José só teve 25.