#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 8 – Parte 2

27-11-2014 | 11:44
Por Liga Nacional de Basquete

Ao entrar em quadra contra o Rio Claro, o ala Léo Meindl, do Franca, completará 100 partidas em sua trajetória no NBB; veja tudo sobre os jogos desta sexta-feira

Liga Sorocabana x Unitri/Pilhas Energizer – Ginásio Gualberto Moreira, em Limeira (SP) – Sexta-feira – dia 28 de novembro, às 20h

Caleb Brown é dono do melhor aproveitamento em bolas de 3 pontos no NBB7

Caleb Brown é dono do melhor aproveitamento em bolas de 3 pontos no NBB7 (Raphael Oliveira/EAZ)

Calibrados
O armador norte-americano Caleb Brown e o ala/armador Audrei, atletas do Uberlândia, possuem os melhores aproveitamentos em bolas para 3 pontos do NBB 7 (mínimo 25 arremessos). Caleb Brown arremessou 33 bolas longes e converteu 16 – 48,4% de aproveitamento. Já Audrei, acertou 12 bolas para 3 pontos de 25 tentadas – 48% de aproveitamento.

Vantagem mineira
Liga Sorocabana e Uberlândia se enfrentaram em seis partidas válidas pelo NBB, e a equipe mineira leva vantagem no confronto com quatro vitória, contra apenas duas dos sorocabanos.

Dobradinha
Na última temporada do NBB, o Uberlândia venceu as duas partidas que fez contra a Liga Sorocabana.

Foi bem
Apesar das duas derrotas, o ala Schneider, da Liga Sorocabana, teve grande desempenho nas partidas contra o Uberlândia, conquistando média de 18,0 pontos por jogo.

Vai estrear
O armador norte-americano Worrell Clahar teve sua documentação regularizada e fará sua estreia com a camisa da Liga Sorocabana na temporada 2014/2015 do NBB.

Sequência quebrada
O Uberlândia vinha de uma sequência de três vitórias, porém foi derrotado pelo Paulistano na última rodada.

Sequência complicada
A Liga Sorocabana foi derrotada nas últimas quatro partidas que realizou no NBB 7.

Ataques quase idênticos
A Liga Sorocabana é dono do oitavo melhor ataque do NBB 7, anotando 78,0 pontos por jogo. Já o Uberlândia, possui 77,1 pontos por partida, 11º melhor ataque da competição.

Paulistano/Unimed x Minas Tênis Clube – Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) – Sexta-feira – dia 28 de novembro, às 21h30 (ao vivo no SporTV)

Alex, do Minas, defendeu as cores do Paulistano em duas edições do NBB

Alex, do Minas, defendeu as cores do Paulistano em duas edições do NBB

Especial
Hoje no Minas, o ala Alex defendeu a camisa do Paulistano por duas temporadas seguidas (2011/2012 e 2012/2013)

Paulistano na frente
Em 14 partidas entre Paulistano e Minas, a equipe da capital de São Paulo leva vantagem com oito vitórias, contra quatro do time mineiro

Quatro seguidas
O Paulistano venceu as últimas quatro partidas contra o Minas em que atuou em seu ginásio. A última vitória do time mineiro jogando em São Paulo contra o Paulistano aconteceu no NBB 2, vitória por 88 a 85.

Extremos
O Paulistano tem o quinto melhor ataque do NBB, computando 83,4 pontos por partida. Já o Minas, anotando apenas 70,8 pontos por jogo, é dono da pior produção ofensiva da competição.

Porém…
Com média de apenas 67,7 pontos sofridos por partida, o Minas é dono da melhor defesa da temporada 2014/2015 do NBB.

Duas seguidas
Após começar a temporada alternando vitórias e derrotas, o Paulistano conseguiu emendar dois importantes resultados positivos em sequências, ao vencer Franca, fora de casa, e Uberlândia, como mandante.

Baita experiência
Gustavo de Conti, treinador do Paulistano, e Demétrius Ferracciú, técnico do Minas, foram assistentes de Rubén Magnano, comandante da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo de Basquete, realizada no mês de setembro.

Embalado

Por sua vez, o Minas venceu as últimas três partidas em que realizou na temporada 2014/2015 do NBB – Flamengo, Macaé e Liga Sorocabana – e também vive grande momento na competição.

G4!
Com os três triunfos em sequência, o Minas, com campanha de quatro vitórias em seis partidas, chegou ao G4 do NBB 7.

Holloway é um dos grandes destaques da atual temporada (João Pires/LNB)

Holloway é um dos grandes destaques da atual temporada (João Pires/LNB)

Pegando fogo
O ala norte-americano Desmond Holloway, que desfalcou o Paulistano na última rodada por conta de problemas estomacais é um dos grandes destaques da temporada 2014/2015 do NBB. O jogador é o terceiro maior cestinha (19,3 tentos de média).

Foi recorde
Com sete bolas para 3 pontos na última rodada, o ala/armador norte-americano Robby Collum registrou o recorde da temporada em arremessos de longa distância.

Melhor da carreira
Diversos jogadores tanto do Paulistano quanto do Minas conquistaram as melhores marcas de suas carreiras no confronto direto entre a equipe paulista contra a mineira:

Minas
– Na última temporada, o armador Henrique Coelho, do Minas, anotou 22 pontos contra o Paulistano, a melhor marca de sua carreira no NBB.

– Ainda quando atuava com a camisa do Uberlândia, o ala/armador norte-americano Robby Collum, hoje no Minas, fez contra o Paulistano, a melhor partida de sua carreira em rebotes (13 sobras recuperadas)

Paulistano
– O armador norte-americano Kenny Dawkins, do Paulistano, conquistou a melhor marca de sua carreira em rebotes (12 sobras) em uma partida contra o Minas.

– Companheiro de time e de posição, Fernando Penna, ao recuperar 12 rebotes em uma partida contra o Minas, computou sua melhor partida no NBB na categoria.

Rio Claro Basquete x Franca Basquetebol – Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP) – Sexta-feira – dia 28 de novembro, às 19h30 (ao vivo no SporTV)

Ao entrar em quadra contra o Rio Claro, Léo Meindl completará 100 no NBB (Célio Messias/LNB)

Ao entrar em quadra contra o Rio Claro, Léo Meindl completará 100 no NBB (Célio Messias/LNB)

Centésima
Uma das grandes promessas do basquetebol brasileiro, Léo Meindl, ala do Franca, de apenas 21 anos, completará a marca de 100 jogos em sua trajetória no NBB.

Liderando
Falando em Léo Meindl, o jovem ala, empatado com o argentino Marcos Mata, é o cestinha francano no NBB 7, com média de 14,7 pontos por partida.

Não tão bem
O Franca tem campanha de uma vitória em três partidas atuando como visitante na temporada 2014/2015 do NBB.

Coletivo
O Rio Claro é a quinta melhor equipe em passes resultantes em cestas no NBB, com média de 17,0 assistências por partida.

Já aturam no outro lado
O ala/pivô Mosso e o pivô Lucas Tischer, hoje atletas do Rio Claro, já defenderam as cores do Franca.

Duas seguidas
Após resultados negativos contra Paulistano e Limeira, o Franca enfrenta sequência de duas derrotas seguidas no NBB 7.

Defesas semelhantes
O Franca possui a sexta melhor defesa do NBB, tomando 76,4 pontos por partida. Já o Rio Claro, é dono da sétima melhor defesa, cedendo 79,3 pontos por jogo.

Ascensão
O ala/armador Duda Machado, do Rio Claro, vem crescendo de produção dentro do NBB 7. Nas duas últimas partidas, o jogador registrou suas melhores atuações com a camisa da equipe do interior paulista ao somar 15 e 17 pontos de eficiência, respectivamente, frente a São José e Mogi.

Muito ídolo!
Técnico do Rio Claro, Chuí detém os recordes de mais partidas (1.016 jogos) e mais pontos (15.463) na história do Franca.

Chuí é um dos grades ídolos da história do basquete de Franca (Luiz Pires/LNB)

Chuí é um dos grades ídolos da história do basquete de Franca (Luiz Pires/LNB)

Menos de 70
A primeira e única vitória da equipe rio-clarense na temporada 2014/2015 do NBB foi na única partida em que o time comandado pelo técnico Chuí sofreu menos de 70 pontos.

Dominou, ganhou
A única vitória do Rio Claro no NBB 7 também foi na única partida em que a equipe saiu de quadra como vencedora no duelo dos rebotes, recuperando 38 sobras, enquanto o rival São José só teve 25.