#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da Rodada 9 – Parte 1

08-12-2014 | 07:45
Por Liga Nacional de Basquete

Vice-líder Minas recebe Bauru tentando acabar com jejum de quatro temporadas sem bater a equipe paulista no NBB; veja tudo sobre os jogos desta terça-feira

Unitri/Pilhas Energizer  x Franca Basquetebol – Ginásio Homero Santos, em Uberlândia (MG) – Terça-feira – dia 09 de dezembro, às 19h30 (ao vivo no SporTV)

O ala Léo Meindl completará 100 partidas em sua carreira no NBB (Célio Messias/LNB)

O ala Léo Meindl completará 100 partidas em sua carreira no NBB (Célio Messias/LNB)

1.000
O jovem Léo Meindl está prestes a completar a marca de 1.000 pontos em sua trajetória do NBB. Para isso acontecer, o ala do Franca precisa anotar no mínimo cinco pontos contra o Uberlândia.

Mineiros na frente
Uberlândia e Franca já se enfrentam em 13 partidas válidas pelo NBB e a equipe Mineira leva mínima vantagem, com sete triunfos, contra seis da equipe francana.

Rivais
As duas equipes duelaram na fase oitavas de final dos playoffs do NBB 6. Com vitória no quinto jogo, disputado no Triângulo Mineiro, o Franca fechou a série por 3 a 2 e avançou às quartas de final.

100%
O time mineiro fez dois jogos em seu ginásio na atual temporada do NBB e conquistou o resultado positivo em ambos.

Defesas opostas
O Franca possui a quarta melhor defesa do NBB 7, com média de apenas 75,3 pontos sofridos por partida. Já o Uberlândia leva 83,2 pontos em média por jogo, sexta pior defesa do campeonato.

Reencontro
O experiente armador Helinho, do Franca, reencontrará pela primeira vez a equipe do Uberlândia, equipe em que defendeu nas duas últimas temporadas do NBB, desde que saiu de lá.

Pela primeira vez
O pivô Léo Waszkiewicz, do Franca, fará a primeira partida de sua carreira contra o Uberlândia, equipe em que atuou nos últimos três NBB’s.

O pivô Léo fará a primeira partida contra o Uberlândia de sua carreira (Raphael Oliviera/EAZ)

O pivô Léo fará a primeira partida contra o Uberlândia de sua carreira (Raphael Oliviera/EAZ)

Minas Tênis Clube x Paschoalotto Bauru –Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG) – Terça-feira, 09 de dezembro, às 20 horas

Murilo Becker teve grande desempenho nas partidas contra o Minas na última temporada (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Murilo Becker teve grande desempenho nas partidas contra o Minas na última temporada (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Sempre especial
Enfrentar o Minas é sempre especial para Murilo Becker. O pivô, que hoje defende o Bauru, atuou na equipe mineira nas duas primeiras edições do NBB.

Murilo neles!
Nas duas partidas da última temporada, Murilo foi um dos grandes destaques terminando ambas partidas com 17 pontos anotados e nove rebotes recuperados.

Leve vantagem
O Minas tem vantagem mínima no confronto direto contra o Bauru. São oito vitórias do time mineiro, contra sete da equipe bauruense.

Dobradinha bauruense
No NBB6, o Bauru ganhou as duas partidas que fez contra o Minas. No primeiro turno, vitória em casa, por 76 a 69, e na segunda metade do campeonato, triunfo conquistado em Belo Horizonte, por 77 a 71.

 Invencibilidade
As ultimas quatro partidas realizadas do Estado de Minas Gerais entre  Minas e Bauru terminaram com vitória da equipe bauruense.

Sete seguidas
O Bauru venceu as últimas sete partidas que fez contra o Minas, jejum que dura quatro temporadas. A última vitória do time mineiro aconteceu no 1º turno do NBB3.

Sequência histórica
O Minas defende uma sequência de cinco vitórias nos últimos cinco jogos realizados na temporada 2014/2015 do NBB, maior sequência de triunfos do time mineiro desde a temporada 2010/2011 do NBB.

100%
Com duas vitórias em duas partidas, o Minas está invicto atuando em seu ginásio no NBB 7. Os triunfos dos comandados do técnico Demétrius atuando na Arena Minas foram diante do atual campeão Flamengo e do Macaé Basquete.

Dupla crucial
O garrafão do Minas está tendo um grande trabalho nos rebotes. O pivô Shilton é dono da terceira melhor média do campeonato, 8,1 sobras por partida. Já o pivô Ansaloni recupera em média 7,2 rebotes por jogo, quinta melhor média do campeonato. Os rebotes recuperados pela dupla correspondem a 46% dos rebotes recuperados do Minas nas partidas.

Ataques diferentes
O Bauru possui o segundo melhor ataque do NBB 7, com média 85,5 pontos por partida. Já o Minas é dono do pior ataque da temporada, apenas 72,5 pontos por jogo.

Porém…
O Minas também é dono da melhor defesa da temporada 2014/2015 do NBB, apenas 66,8 pontos sofridos por jogo.

Melhor da carreira
Ainda com a camisa do Brasília, Alex Garcia fez contra o Minas, a melhor partida de sua carreira no NBB na categoria pontuação (33 pontos).

Centésima
O pivô Thiago Mathias, do Bauru, completará 100 partidas em sua trajetória no NBB.

Reencontro
O ala Alex Oliveira, do Minas, iniciou sua trajetória no NBB atuando no Bauru, onde atuou nas três primeiras edições do campeonato nacional.

Um dos grandes destaques do Minas, Alex já vestiu a camisa do Paulistano (João Pires/LNB)

Um dos grandes destaques da ótima campanha do  Minas no NBB, Alex Oliveira já vestiu a camisa do Paulistano (João Pires/LNB)

Palmeiras/Meltex x Paulistano/Unimed – Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP) – Terça-feira, 09 de dezembro, às 20 horas

Vantagem alvirrubra
Palmeiras e Paulistano já se enfrentaram em quatro partidas válidas pelo NBB e o Paulistano leva vantagem com três vitórias, contra apenas uma da equipe alviverde.

Três em sequência
O Palmeiras saiu de quadra com derrota nas três últimas partidas que fez no NBB 7, para Macaé, Flamengo e Mogi.

Porém…
As três derrotas sofridas em sequência foram em partidas fora de casa. Em jogos atuando em seu ginásio, o Palmeiras tem duas vitórias em dois jogos.

Reboteiro nato
O pivô norte-americano Steven Toyloy, do Palmeiras, é o atleta com a maior média de rebotes por jogo no NBB 7, com um total de 8,6 sobras por partida.

Reboteiro do campeonato, Toyloy é um dos grandes destaques da campanha do Palmeiras no NBB 7 (Allan Conti/Divulgação)

Reboteiro do campeonato, Toyloy é um dos grandes destaques da campanha do Palmeiras no NBB 7 (Allan Conti/Divulgação)

Ataques opostos
O Paulistano é dono do quinto melhor ataque do NBB 7, com média de 80,7 pontos por partida. Já o Palmeiras anota em média 75,8 pontos por partida, quarta pior marca da temporada.

Precisa melhorar
O Palmeiras é o time com a pior média de tocos por partida, com apenas 0,8 bloqueios por partida.

Desfalque
Com uma lesão na perna, o jovem armador Arthur Pecos, do Paulistano, será um desfalque para o treinador Gustavo de Conti.

Melhor da carreira
Ainda quando defendia a Liga Sorocabana, o armador norte-americano Kenny Dawkins fez, contra o Palmeiras, a melhor partida de sua carreira no NBB na categoria assistências, ao terminar o jogo com 12 passes resultantes em cestas.

Ex-Liga Sorocabana, pivô Jeff Agba pode já estrear com a camisa do Paulistano (João Pires/LNB)

Ex-Liga Sorocabana, pivô Jeff Agba pode já estrear com a camisa do Paulistano (João Pires/LNB)

Pronto para o jogo!
Nova contratação do Paulistano, o pivô norte-americano Jeff Agba já pode fazer sua estreia com a camisa da equipe alvirrubra na partida contra o Palmeiras.

Já esteve do outro lado
O pivô palmeirense Steven Toyloy atuou com a camisa do Paulistano na temporada 2012/2013 do NBB.

Resta um
Falando em Toyloy, o pivô norte-americano pode recuperar seu rebote de número 500 no NBB. Para que isso aconteça, o atleta do Palmeiras precisa de pelo menos um rebote na partida contra o Paulistano.

Bem demais
No NBB 6, o Palmeiras teve como destaques nas partidas com o Paulistano o pivô Atila do Santos, 22 pontos e oito rebotes (no primeiro turno), e o ala/armador Neto, 24 pontos (no segundo turno).

Não longe
Na partida do primeiro turno da última temporada entre as duas equipes, o armador Kenny Dawkins foi o destaque do Paulistano, ao registrar 22 pontos em 30 tentados.

Liga Sorocabana x Pinheiros/SKY – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – Terça-feira – 09 de novembro, às 20 horas

Marcus Toledo fez contra  a Liga Sorocabana, a melhor partida de sua carreira em pontos (João Pires/LNB)

Marcus Toledo fez contra a Liga Sorocabana, a melhor partida de sua carreira em pontos (João Pires/LNB)

Melhor da carreira
Com a camisa do Mogi das Cruzes, o ala/pivô Marcus Toledo, hoje do Pinheiros, conquistou seu melhor número de pontos no NBB em uma partida contra a Liga Sorocabana, 32 pontos anotados.

Empatado

Liga Sorocabana e Pinheiros já se enfrentaram em seis partidas válidas pelo NBB, e o confronto segue empatado, com três vitórias para cada equipe.

Quebrou
O Pinheiros venceu o líder Limeira na última rodada do NBB e encerrou a sequência de sete vitórias consecutivas da equipe do interior de São Paulo.

Cinco seguidas
A Liga Sorocabana enfrenta uma sequência complicada de cinco partidas seguidas em vencer no NBB 7, com derrotas para Limeira, Franca, Bauru, Minas e Uberlândia.

Muito bem
Anotando 85,3 pontos por partida, o Pinheiros é dono da terceira melhor média de pontos na temporada 2014/2015 do NBB.

Fator casa
Com três derrotas em três partidas, a Liga Sorocabana também enfrenta sequência ruim em partidas em seu ginásio no NBB 7.

Defesas quase idênticas
O Pinheiros toma em média 83,3 pontos por partida, quinta pior defesa do NBB 7. Já a Liga Sorocabana tem a quarta pior defesa do campeonato, com média de 83,5 pontos por jogo.

Passa pra cá
O Pinheiros é o melhor time roubando bolas na temporada 2014/2015 do NBB, com média de 13,6 bolas roubadas por partida.

Principal fator
O principal fator da alta média de bolas roubadas de bola do Pinheiros é pela produção do ala/pivô Marcos Toledo, atleta com a melhor média de roubos de bola por partida, 3,0 por partida.

Elenco reforçado
A Liga Sorocabana anunciou a contratação do pivô Marcão, ex-Palmeiras. Porém, o atleta terá que cumprir três jogos de suspensão antes de fazer sua estreia na atual temporada do NBB.