#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da Rodada 9 – Parte 2

08-12-2015 | 10:43
Por Liga Nacional de Basquete

No reencontro de Larry Taylor com a torcida bauruense, Mogi vai a Bauru para duelo importante na briga por posições; confira informações e curiosidades das partidas desta quarta

Franca Basquete x São José Basketball – Ginásio Pedrocão, em Franca (SP) – quarta-feira – dia 09 de dezembro, às 20h

Equilíbrio
Times que disputaram todas as edições do NBB, Franca e São José se enfrentaram 20 vezes pela competição, com 10 vitórias para cada lado. O duelo desta quarta-feira desempata o confronto entre as equipes.

Tudo igual
Em playoffs os desempenhos também são iguais. Os times se enfrentaram em duas séries válidas pelas quartas de final do NBB, nas temporadas 2010-2011, 2011-2012. Na primeira, o Franca saiu vencedor, por 3 a 0. No ano seguinte, o São José também varreu seu adversário.

Atrás da vitória
O Franca perdeu seus dois últimos jogos no NBB. Em Franca, no dia 30/11, o time foi derrotado pelo Pinheiros, por 84 a 70. Já fora de casa, na partida seguinte, diante do Rio Claro, a equipe perdeu, por 83 a 55.

Matheus_FRA

Matheus, do Franca, enfrenta seu ex-time, buscando reabilitar os francanos na temporada (

Reencontro
O armador Matheus, do Franca, enfrentará novamente seu ex-time, o São José. O atleta defendeu o uniforme joseense em 93 partidas, ao longo três temporadas pelo NBB.

Grande fase
O ala/armador Pedro, do São José, faz sua melhor temporada no NBB nesta edição. O jogador é o vice-líder entre os cestinhas da temporada (20,2 pontos por jogo), e tem 18,40 de eficiência média, também a segunda melhor da temporada.

Preciso
O ala/pivô César, do São José, teve seu recorde de lances livres convertidos em uma partida (9), diante do Franca. Foi no quinto jogo das quartas de final do NBB 2013/2014, onde seu time na época, o Paulistano, conseguiu a vitória, por 86 a 77.

Muito perto
O jogador ainda está muito próximo de alcançar os 1500 pontos no NBB. Faltam apenas 16 tentos, marca que César obteve na última partida do São José, diante do Minas.

Certeiro
Franca é o time que mais arremessa lances livres, e o segundo que mais acerta, nesse NBB. São 25,86 tentados e 18,14 convertidos por partida.

Paredão
A equipe francana ainda é a segunda que mais dá tocos na temporada. São 3,29 de média por partida, atrás apenas do Pinheiros, que lidera a estatística com folga.

Paschoalotto/Bauru x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio Panela de Pressão, em São Paulo (SP) – quarta-feira – dia 09 de dezembro, às 20h

Larry Taylor, do Mogi

O armador Larry Taylor reencontra Bauru, em duelo importante pelas primeiras posições (

De volta
Ídolo é a palavra perfeita para descrever Larry Taylor pela torcida bauruense. O armador norte-americano defendeu o uniforme do Bauru durante sete temporadas do NBB, e é líder da equipe em pontos, rebotes, assistências, arremessos de 2 convertidos, bolas recuperadas e tocos, na história da competição. Será o primeiro reencontro do jogador com o ex-time, por qual conquistou dois campeonatos paulista (2013 e 2014), Liga Sul-Americana de Basquete (2014) e Liga das Américas (2015).

Domínio
Os times se enfrentaram 11 vezes pelo NBB, são oito vitórias bauruenses contra três do Mogi. Na temporada passada, o Bauru bateu o rival nos dois duelos válidos pela fase classificatória.

No limite
As equipes também se encontraram nos playoffs do NBB 2014/2015. Na série, Bauru avançou a Final da temporada, batendo o Mogi, por 3 a 2. O Jogo 4 da semifinal ficou marcado como um dos mais emblemáticos do campeonato, o time bauruense fora de casa, bateu os mogianos por 98 a 91, com direito a duas prorrogações, e levou a partida decisiva para casa.

No embalo
O vice-líder da temporada, Bauru, vem de três vitórias consecutivas na competição. Suas últimas vítimas foram: Banrisul/Caxias do Sul (em casa), UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e Rio Claro Basquete (fora).

Absoluto
No dia 31 de março, Rafael Hettsheimeir, do Bauru, bateu dois recordes pessoais pelo NBB, contra o Mogi. O pivô anotou 28 pontos e converteu seis bolas de 3 pontos.

E tem mais…
O jogador bauruense ainda tem seu recorde de lances livres na competição, exatamente contra o rival. Dessa vez no Jogo 1 da semifinal da temporada 2014/2015, o atleta guardou 10 tiros livres.

Mandou bem
O ala Tyrone, do Mogi, registrou seu recorde de assistências diante do Bauru. No Jogo 5, da semifinal do NBB 2014/2015, o norte-americano distribuiu seis passes decisivos para seus companheiros, na derrota mogiana, por 77 a 65.

Decisivo
No Jogo 2 da semifinal da temporada passada, Ricardo Fischer anotou 12 assistências diante do Mogi. Foi a maior marca do armador do Bauru, dentro do NBB.

Rio Claro Basquete x Solar Cearense – Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP) – quarta-feira – dia 09 de dezembro às 20 horas

Fazia tempo
O Rio Claro estava a seis partidas sem triunfar. Sua primeira vitória aconteceu na estreia do time no NBB 2015/2016, quando venceu a Liga Sorocabana, no Felipão, por 83 a 76 e, após seis partidas sem triunfar, o Rio Claro bateu o Franca, no Felipão, por 83 a 55.

Teichmann, do Rio Claro, pode ser o segundo jogador a atingir 200 tocos no NBB (João Pires/LNB)

Teichmann, do Rio Claro, pode ser o segundo jogador a atingir 200 tocos no NBB (João Pires/LNB)

Segundo na história
O ala/pivô Teichmann, do Rio Claro, pode ser o segundo jogador a conseguir 200 tocos no NBB. Faltam dois bloqueios para o atleta ultrapassar o feito que apenas Murilo Becker (207) já conseguiu.

Um pouco acima
O Basquete Cearense está na zona de classificação para os playoffs desta atual edição do NBB com três vitórias. A equipe nordestina venceu o Mogi das Cruzes/Helbor em sua estreia na temporada 2015/2016, por 83 a 76, após duas derrotas, ganhou da Liga Sorocabana, em Sorocaba, por 78 a 70, e no jogo passado triunfou sobre o Macaé Basquete, por 88 a 64.

No caminho
Ambas as equipes deste confronto conseguiram uma vitória na última partida.

Desempenho em casa
Na história do confronto entre as equipes, o mandante sempre conseguiu triunfar. O primeiro jogo entre os times aconteceu no Ceará, com vitória do mandante, por 68 a 60, e o segundo, em Rio Claro, teve vitória do estreante do NBB naquela temporada, por 92 a 83.

No top 5
O Basquete Cearense é o quarto time que mais pega rebotes nesta atual edição do NBB. Com 38,13 rebotes por jogo, a equipe cearense está atrás do Mogi (38,33), Paulistano/Corpore (38,57) e do EC Pinheiros (41,25).

Gira bem a laranja
O Rio Claro é o terceiro time com maior média de assistências (18,13) nesta temporada do maior campeonato nacional de basquete. Está atrás apenas do CR Flamengo (19,71) e do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília (20,50).

Falta pouco
Faltam apenas 15 pontos para o ala Gui Deodato, do Rio Claro, chegar a 1500 tentos em 214 jogos no NBB.

Tiagão, do Basquete Cearense, pode ser o 18º jogador a pegar 300 rebotes ofensivos no NBB (João Pires/LNB)

Tiagão, do Basquete Cearense, pode ser o 18º jogador a pegar 300 rebotes ofensivos no NBB (João Pires/LNB)

Para a história
Falta apenas uma sobra ofensiva para o pivô Tiagão, do Basquete Cearense, se tornar o 18º jogador a alcançar a marca de 300 rebotes ofensivos no NBB.

Retorno
Duda Machado, do Basquete Cearense, vestiu a camisa do Rio Claro no NBB pela temporada passada. Será a primeira vez que o ala/armador jogará contra sua ex-equie e por ela, o atleta atuou por 20 jogos e anotou 289 pontos (14,5 por confronto).

Boas lembranças
No último jogo que Audrei, hoje do Basquete Cearense, fez contra o Rio Claro, ainda representava o Uberlândia. Com 19 pontos, quatro rebotes e seis assistências, conseguiu seu recorde de passes decisivos no NBB e ajudou seu time a vencer, por 100 a 91.

200
Com mais quatro lances livres convertidos, o armador Davi Rossetto, do Basquete Cearense, chegará a marca de 200 no NBB.

Milenar #1
Faltam apenas 11 tentos para o norte-americano Rashaun, do Basquete Cearense, chegar a 1000 pontos no NBB em apenas 84 jogos.

Milenar #2
O ala/pivô Toledo, do Basquete Cearense, também pode chegar a 1000 tentos no NBB, porém, faltam 17 pontos para o jogador e a marca será alcançada em 86 partidas.