HOJE
Curiosidades Rodada 10 – Parte 1
Por Liga Nacional de Basquete
Ainda brigando para se manter na zona de classificação para os playoffs, Liga Sorocabana e Minas se enfrentam, nesta quinta-feira, pela 10ª rodada do NBB 15/16
Macaé Basquete x Banrisul/Caxias do Sul – Ginásio Tênis Clube de Macaé, em Macaé (RJ) – quinta-feira – dia 10 de dezembro, às 20 horas
Bela estreia
André Góes, recente contratação do Macaé, teve um belo primeiro jogo vestindo seu novo uniforme. O ala/armador de 28 anos anotou 17 pontos em 22 tentados, pegou quatro rebotes e liderou sua equipe para vitória diante do EC Pinheiros, por 101 a 97.
Pegando fogo
O ala Alex, do Caxias, vive ótima fase na temporada. O jogador tem média de 16,3 pontos por jogo, e computou pelo menos 15 nas últimas quatro partidas.
100!
O armador Caleb Brown, do Macaé, está a três bolas de 3 pontos convertidas de alcançar as 100 dentro do NBB.
Mais um
Quem também está próximo a uma marca centenária é o armador Gustavinho, do Caxias. O atleta pode alcançar as 100 bolas recuperadas no NBB, e para isso precisa de mais quatro roubos.
Reencontro
O ala/pivô Diego, do Caxias, enfrentará seu ex-time (Macaé) pela primeira vez, desde que saiu. O jogador defendeu o uniforme macaense na temporada 2014/2015 do NBB.
Precisão
O Macaé é a equipe que mais converte lances livres no NBB (20,38 por jogo), e ainda é o time com melhor aproveitamento neles (83,59%).
Melhor ladrão
O Caxias é segundo time que mais rouba bolas no NBB (13,11 por jogo). A equipe gaúcha está atrás apenas da Liga Sorocabana, que lidera a estatística.
CR Flamengo x EC Pinheiros – Ginásio Hélio Maurício (Gávea), no Rio de Janeiro (RJ) – quinta-feira – dia 10 de dezembro às 20 horas
Reencontro
O ala Marquinhos, do Flamengo, jogou pelo Pinheiros e, no NBB, vestiu a camisa azul e branca por três temporadas (de 2008/2009 a 2010/2011). Foram 105 jogos, 20,4 pontos por partida, 4,3 rebotes por confronto e 20 pontos de eficiência por duelo.
14º
E Marquinhos pode chegar à 800 rebotes defensivos no NBB, faltam apenas oito.
Pequena vantagem
Flamengo e Pinheiros se enfrentam desde a primeira edição do NBB, em 2008/2009, e desde então, foram 17 partidas, sendo que o clube carioca venceu nove e o time paulista apenas sete.
Maior sequência
Desde o primeiro enfrentamento entre os times até a temporada 2010/2011, o Flamengo venceu todos os sete jogos que disputou contra o Pinheiros e esta é a maior sequência de vitórias na história do confronto.
Última vitória
Após uma sequência ruim de quatro jogos com derrota para os paulistas, o clube carioca venceu o Pinheiros, no segundo turno do NBB 2014/2015, por 89 a 68.
Sobrou nos playoffs
Em sete temporadas de NBB, Pinheiros e Flamengo fizeram apenas uma série de playoffs. Foram as quartas de final da edição 2008/2009 e, nos três jogos que fizeram, o clube da Gávea venceu as três.
Embalado
O Flamengo está a três jogos sem perder. Bateu o Solar Cearense, no Ceará, o Universo/Vitória, em Salvador, e, no último confronto, venceu, em casa, o Banrisul/Caxias do Sul.
Boas lembranças
O ala/pivô Rafael Mineiro, do Flamengo, tem seu recorde de pontos no NBB exatamente contra o clube paulista. Isto aconteceu quando o atleta ainda representava o Paulistano e, mesmo com 33 tentos, 9 rebotes e 36 pontos de eficiência, perdeu para o Pinheiros no segundo turno da temporada 2008/2009, por 96 a 93.
Não tão agradáveis
Após três vitórias seguidas no NBB, sobre o Paschoalotto/Bauru, Franca Basquete e Liga Sorocabana, o Pinheiros perdeu seus últimos dois jogos fora de casa: um para o Paulistano/Corpore e outro para o Macaé Basquete.
Milenar
Com mais nove pontos na próxima partida, o pivô Meyinsse chegará à 1000 tentos no NBB, em apenas 88 confrontos.
100
O próximo jogo do ala/pivô Lucas Dias será o de número 100 no NBB. Nestes 99 confrontos até aqui, o jovem atleta acumulou 529 pontos
Duzentas
Faltam dois rebotes para Renan Lenz, do Pinheiros, alcançar 200 sobras no NBB.
Liga Sorocabana x Decisão Engenharia/Minas – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – quinta-feira – dia 10 de dezembro às 20 horas
Tropeçou
Após três vitórias seguidas na competição, diante do Basquete Cearense, Mogi e São josé, nesta terça-feira, o Minas foi derrotado pelo invicto Paulistano, por 82 a 50.
Ladrões
A Liga Sorocabana é o time com mais roubos de bola nesta edição do NBB com 13,29 bolas recuperadas por jogo.
No caminho para os playoffs
As duas equipes estão na zona de classificação para os playoffs do NBB 2015/2016. Com quatro vitórias, o Minas está na nona colocação do campeonato e com apenas duas vitórias. Já a Liga Sorocabana é o último time desta lista e luta pela sua classificação para a próxima fase do campeonato.
Cestinha
O armador Neto, da Liga Sorocabana, é o cestinha da atual temporada, com 20,4 pontos por jogo.
Marcas lendárias
O experiente pivô Shilton, do Minas, pode se tornar o terceiro jogador a alcançar 1.200 rebotes defensivos e 1.800 rebotes totais na história do NBB. Para chegar a estas marcas, o atleta precisa de apenas quatro sobras defensivas.
Só em casa
Nos últimos dois confrontos que teve pelo NBB, a Liga Sorocabana perdeu para o Pinheiros e para o Caxias. As duas únicas vitórias do time de Sorocaba na atual temporada aconteceram no Ginásio Gualberto Moreira, contra o Vitória, por 71 a 69, e o Macaé Basquete, por 86 a 72.
Só uma
Das três vitórias que conseguiu nesta edição do maior campeonato de basquete brasileiro, o Minas só ganhou uma fora de casa e foi contra o Caxias, no Ginásio Vasco da Gama, por 75 a 48.
Retrospecto
Nos últimos dois confrontos entre as equipes pela temporada 2014/2015 do NBB, o Minas venceu as duas. Fora de casa, derrotou o anfitrião, por 84 a 65, e como mandante fez 89 a 80 no visitante.
Confronto recente
Foram apenas oito jogos entre as equipes e Minas venceu cinco destes confrontos e a Liga Sorocabana apenas três.
Reencontro
O pivô Ansaloni, do Minas, jogou pela Liga Sorocabana no NBB 2011/2012. Neste próximo confronto, o atleta reencontrará a equipe que vestiu a camisa por 18 jogos.