HOJE
Curiosidades da rodada 12
Por Liga Nacional de Basquete
Tricampeão do NBB com a camisa do Brasília, experiente pivô Márcio Cipriano, da Liga Sorocabana, enfrentará sua ex-equipe pela primeira vez na história da competição
Espírito Santo Basquetebol x Vivo/Franca – Ginásio Tartarugão, em Vila Velha (ES) – Sábado – dia 21/12, às 11h00
9 a 1
Em dez duelos válidos pelo NBB entre as equipes, Franca venceu nove e o Espírito Santo apenas uma.
Faz muito tempo
A última vitória dos capixabas sobre o Franca no NBB foi na fase de classificação do NBB2, no dia 29 de novembro de 2009, em que o time do Espírito Santo, ainda chamado de Vila Velha, levou a melhor por 75 a 71.
Para voltar a sorrir
O Espírito Santo conquistou duas vitórias nas suas duas primeiras partidas do NBB. Porém, não manteve o bom ritmo e foi derrotado nos últimos cinco duelos.
Último encontro
No segundo turno da fase de classificação da temporada passada, o Franca dominou o jogo e bateu o Espírito Santo, por tranquilos 87 a 64.
Duelo da partida
Os analisados do Duelo da partida envolverá gerações diferentes. De um lado, o experiente Arnaldinho, do Espírito Santo, do outro, e o jovem francano Cauê Borges. Os dois atletas tiveram seus números na atual temporada comparados, além da análise feita nos confrontos diretos.
Minas Tênis Clube x Unitri/Magazine Luiza – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) – Sábado – dia 21/12, às 12h00

Cipolini anotou 36 pontos na última partida contra o Minas no NBB (João Pires/LNB)
Uberlândia em vantagem
Em seis clássicos mineiros disputados no NBB, o Uberlândia saiu vencedor em quatro, e o Minas em dois.
Os últimos dois
Na última edição do NBB, os uberlandenses venceram os dois duelos contra o Minas, o primeiro, com uma bola de 2 pontos no último segundo do armador Helinho, já no segundo turno, contando com atuações monstruosa do pivô Cipolini, que anotou 36 pontos e pegou sete rebotes.
Ele cresce
Cipolini é o maior cestinha da história do clássico mineiro no NBB. Em seis partidas disputadas, o pivô registra em média 18,0 pontos diante do seu rival.

Robert Day é um dos destaques do NBB6 (João Pires/LNB)
Cestinha e eficiente
O ala norte-americano da equipe mineira Robert Day não se contenta em ser apenas o cestinha do NBB6, com média de 22,8 pontos por jogo. Ele é também o jogador mais eficiente do campeonato, com média de 23,3 de valoração por confronto.
Mão quente
Day ainda é o jogador que mais acertou bolas de 3 pontos na atual temporada, com 37 tiros convertidos, que resultam na segunda maior média do NBB6: 4,11 por jogo.
Servindo
O armador Valtinho, do Uberlândia, é o atleta que mais distribui assistências na atual temporada do NBB, com média de 7,2 passes perfeitos por partida.
Garçons
O Uberlândia é o time que mais dá assistências no NBB6, com média de 17,56 servidas por confronto.
600
Valtinho é o líder em assistências, mas é em rebotes que o atleta pode completar uma boa marca. Se pegar quatro sobras, o experiente armador atingirá os 600 em sua trajetória no NBB.
Novidade
O Minas acertou a contratação do ala norte-americano naturalizado jamaicano Brian Laing está com sua documentação regularizada junto a LNB e está liberado para estrear no NBB.
Duelo da partida
Armadores dos respectivos times do Estado de Minas Gerais, o jovem Elinho e o experiente Valtinho foram comparados na atual temporada e no confronto direto entre si no NBB; Confira
Paschoalotto/Bauru x Flamengo – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – Sábado – dia 21/12, às 16h00

Olivinha é o jogador que mais anotou duplos-duplos na história do NBB (Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Os reis dos duplos-duplos
A partida colocará frente a frente os dois jogadores que mais fizeram duplos-duplos na história do NBB: Olivinha, do Flamengo, líder com 79, e Murilo Becker, do Bauru, com 58.
O dono do garrafão
Apesar de ter a segunda maior média de rebotes no NBB (10,8 por jogo), Olivinha é o jogador que mais apanhou sobras na atual temporada, com 108 no total.
Aqui não!
O pivô norte-americano Jerome Meyinsse, do Flamengo, é o jogador que mais deu tocos no NBB6, com 15 no total, média de 1,67 por jogo.
Larga superioridade
Bauru e Flamengo já se enfrentaram 14 vezes na história do NBB, com 11 vitórias dos rubro-negros e três dos paulistas.
Faltam cinco
O pivô Lucas Tischer, do Bauru, precisa de cinco pontos para completar 1.000 em sua trajetória no NBB.
15.000
Ao fazer seus 13 primeiros pontos contra o Flamengo, o Bauru terá completado 15.000 pontos na história do NBB. A equipe comandada por Guerrinha é a sexta que mais pontuou no campeonato.
3 pra 3.000
Depois que sua terceira assistências for computada, o Flamengo terá atingido a marca de 3.000 assistências na história do NBB. Os rubro-negros são o terceiro time que mais deu passes decisivos em todo campeonato, atrás apenas de São José e do líder Brasília.
Panela rubro-negra?
Os últimos três duelos realizados no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), foram vencidos pelo Flamengo.
Duelo de ‘hermanos’
Dois argentinos estarão frente a frente na partida deste sábado: Nicolás Laprovittola, armador do Flamengo, e Fabián Barrios, ala/pivô do Bauru.
Último encontro
No segundo turno, Bauru foi até o Rio de Janeiro e desbancou o Flamengo, líder daquele ano, por 89 a 74.
Duelo da partida
No jogo entre Flamengo e Bauru, o destaque ficará por conta dos pivôs. Pelos donos da casa, Lucas Tischer desafiará Shilton, do time carioca: os dois atletas tiveram seus números na atual temporada comparados, além do confronto direto entre eles na história do NBB.
São José/Unimed x SKY/Basquete Cearense – Ginásio Lineu de Moura, em São José (SP) – Sábado – dia 21/12, às 16h00

Atualmente no Basquete Cearense, Matheus defendeu o São José por três temporadas (João Pires/LNB)
De volta ao Lineu
Atletas do Basquete Cearense, Matheus e Jimmy defenderam as cores do São José durante três temporadas (NBB2, NBB3 e NBB4).
Também trocou de lado
O jovem pivô Erick Camilo, atualmente no Basquete Cearense, atuou pelo São José na temporada passada e fará sua primeira partida contra sua ex-equipe pelo NBB.
Só deu Cearense
As equipes já se enfrentaram duas vezes pelo NBB e o Basquete Cearense venceu as duas, na temporada passada.
Só deu ele
O ala/pivô e capitão do time de Fortaleza, Felipe Ribeiro foi o cestinha das duas vitórias dos nordestinos sobre os joseenses citadas acima, anotando 22 e 23 pontos, respectivamente.
Embalado
O São José vem de três vitórias seguidas na temporada 2013/2014 do NBB, resultados que os mantiveram na quinta posição, com seis triunfos em nove jogos.
Rebote é com eles mesmo
A ‘Águia do Vale’ é a equipe que mais pega rebotes na atual temporada do NBB, com média de 35,44 por jogo, tento o ala/pivô Jefferson William, reboteiro do campeonato, como maior destaque, com média de 11 por jogo.
Duelo da partida
Capitães de suas equipes, os ala/pivôs Jefferson William e Felipe Ribeiro tiveram seus desempenhos na atual temporada comparados, além de seus números em confrontos diretos na história do NBB.
Paulistano/Unimed x Universo/Goiânia – Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) – Sábado – dia 21/12, às 18h00

Quando jogava pelo Paulistano, Fernando Penna registrou o primeiro triplo-duplo na história do NBB (João Pires/LNB)
Reencontro
Armador titular do Goiânia, Fernando Penna reencontrará o Paulistano, equipe em que atuou nas duas primeiras temporadas do NBB.
Fez história
Foi com a camisa do esquadrão da capital paulista que o atleta anotou o primeiro triplo-duplo na história do NBB, ao registrar 23 pontos, 10 rebotes e 11 assistências, , na vitória sobre o Araraquara, na segunda edição do campeonato nacional.
A maior sequência
O Paulistano não sabe o que é perder há cinco jogos e está em grande fase do NBB6. Após Limeira ter sua sequência de oito vitórias seguidas quebrada pelo Flamengo, a série de cinco triunfos consecutivos dos alvirrubros é a maior do momento no NBB 2013/2014.
Duelo da partida
Desmond Holloway contra Diego Pinheiro. Cestinhas de Paulistano e Goiânia, respectivamente, os dois alas tiveram seus números na atual temporada comparados e seus desempenhos em confrontos diretos entre si exibidos; Confira.
Liga Sorocabana x Uniceub/BRB/Brasília – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – Sábado – dia 21/12, às 18h00
Frente a frente pela primeira vez

Cipriano enfrentará o Brasília pela primeira vez no NBB (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
O experiente ala/pivô Marcio Cipriano enfrentará o Brasília pela primeira vez na história do NBB. O jogador, atualmente na Liga Sorocabana, defendeu as cores da equipe candanga nas cinco temporadas anteriores do NBB, e tricampeão nacional com o time da capital federal.
100%
Em duelos válidos pelo NBB, o Brasília nunca perdeu para a Liga Sorocabana. Foram quatro partidas, com quatro vitórias para os candangos.
Mas…
A situação do Brasília não está nada boa na atual temporada do NBB. Na última rodada, a equipe comandada por Sergio Hernandez foi superada pelo Paulistano, fora de casa, por 22 pontos de diferença (96 a 74), e ocupa a 12ª posição.
Também na seca
A Liga Sorocabana está na última colocação do NBB6, com apenas dois triunfos dez partidas, e não sabe o que é vencer há quatro jogos.
Dúvida
Ausência na última partida do Brasília, o ala Arthur é dúvida para o duelo contra os sorocabanos, pois se recupera de um edema na panturrilha esquerda sofrido durante o jogo contra o Macaé, na última segunda-feira. Enquanto isso, Alex, também lesionado, segue de fora.
Duelo da partida
Jogadores importantes de Liga Sorocabana e Brasília, respectivamente os alas Schneider e Isaac tiveram seus números na atual temporada comparados e seus desempenhos em confrontos diretos também foram exibidos; Confira.
Winner/Kabum/Limeira x Macaé Basquete – Ginásio ‘Vô’ Lucato, em Limeira (SP) – Sábado – dia 21/12, às 19h00 (SporTV)
Quebrada
Na última rodada, o Limeira teve sua série de oito vitórias seguidas interrompida pelo atual campeão Flamengo. Mesmo assim, a equipe do interior paulista continua na liderança isolada do NBB6.

Equipe mais eficiente do NBB, Limeira lidera o ranking de assistências da competição (João Pires/LNB)
Os mais eficientes
Limeira é o time mais eficiente da atual temporada do NBB, com média de 94,67 de valoração por duelo.
Jogo coletivo
A equipe limeirense é a segunda que mais dá assistências no NBB6, com média de 17 passes decisivos por jogo, atrás apenas do Uberlândia, que distribui 17,5 por duelo.
Pela recuperação
O Macaé não sente o gosto da vitória há quatro partidas e ocupa a 14ª posição do NBB6, com três resultados positivos em dez partidas.
Duelo da partida
Ronald Ramon contra Duda Machado. O armador dominicano e o ala bicampeão do NBB tiveram seus números comparados e seus desempenhos em confrontos diretos entre si exibidos em um gráfico; Confira.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca