#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 12

21-12-2013 | 01:53
Por Liga Nacional de Basquete

Tricampeão do NBB com a camisa do Brasília, experiente pivô Márcio Cipriano, da Liga Sorocabana, enfrentará sua ex-equipe pela primeira vez na história da competição

Espírito Santo Basquetebol x Vivo/Franca – Ginásio Tartarugão, em Vila Velha (ES) – Sábado – dia 21/12, às 11h00

9 a 1
Em dez duelos válidos pelo NBB entre as equipes, Franca venceu nove e o Espírito Santo apenas uma.

Faz muito tempo
A última vitória dos capixabas sobre o Franca no NBB foi na fase de classificação do NBB2, no dia 29 de novembro de 2009, em que o time do Espírito Santo, ainda chamado de Vila Velha, levou a melhor por 75 a 71.

Para voltar a sorrir
O Espírito Santo conquistou duas vitórias nas suas duas primeiras partidas do NBB. Porém, não manteve o bom ritmo e foi derrotado nos últimos cinco duelos.

Último encontro
No segundo turno da fase de classificação da temporada passada, o Franca dominou o jogo e bateu o Espírito Santo, por tranquilos 87 a 64.

Duelo da partida
Os analisados do Duelo da partida envolverá gerações diferentes. De um lado, o experiente Arnaldinho, do Espírito Santo, do outro, e o jovem francano Cauê Borges. Os dois atletas tiveram seus números na atual temporada comparados, além da análise feita nos confrontos diretos.

 

Minas Tênis Clube x Unitri/Magazine Luiza – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) – Sábado – dia 21/12, às 12h00

Cipolini anotou 36 pontos na última partida contra o Minas no NBB (João Pires/LNB)

Cipolini anotou 36 pontos na última partida contra o Minas no NBB (João Pires/LNB)

Uberlândia em vantagem
Em seis clássicos mineiros disputados no NBB, o Uberlândia saiu vencedor em quatro, e o Minas em dois.

Os últimos dois
Na última edição do NBB, os uberlandenses venceram os dois duelos contra o Minas, o primeiro, com uma bola de 2 pontos no último segundo do armador Helinho, já no segundo turno, contando com atuações monstruosa do pivô Cipolini, que anotou 36 pontos e pegou sete rebotes.

Ele cresce
Cipolini é o maior cestinha da história do clássico mineiro no NBB. Em seis partidas disputadas, o pivô registra em média 18,0 pontos diante do seu rival.

Robert Day é um dos destaques do NBB6 (João Pires/LNB)

Robert Day é um dos destaques do NBB6 (João Pires/LNB)

Cestinha e eficiente
O ala norte-americano da equipe mineira Robert Day não se contenta em ser apenas o cestinha do NBB6, com média de 22,8 pontos por jogo. Ele é também o jogador mais eficiente do campeonato, com média de 23,3 de valoração por confronto.

Mão quente
Day ainda é o jogador que mais acertou bolas de 3 pontos na atual temporada, com 37 tiros convertidos, que resultam na segunda maior média do NBB6: 4,11 por jogo.

Servindo
O armador Valtinho, do Uberlândia, é o atleta que mais distribui assistências na atual temporada do NBB, com média de 7,2 passes perfeitos por partida.

Garçons
O Uberlândia é o time que mais dá assistências no NBB6, com média de 17,56 servidas por confronto.

600
Valtinho é o líder em assistências, mas é em rebotes que o atleta pode completar uma boa marca. Se pegar quatro sobras, o experiente armador atingirá os 600 em sua trajetória no NBB.

Novidade
O Minas acertou a contratação do ala norte-americano naturalizado jamaicano Brian Laing está com sua documentação regularizada junto a LNB e está liberado para estrear no NBB.

Duelo da partida
Armadores dos respectivos times do Estado de Minas Gerais, o jovem Elinho e o experiente Valtinho foram comparados na atual temporada e no confronto direto entre si no NBB; Confira

 

Paschoalotto/Bauru x Flamengo – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – Sábado – dia 21/12, às 16h00

Olivinha é o jogador que mais anotou duplos-duplos na história do NBB (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Olivinha é o jogador que mais anotou duplos-duplos na história do NBB (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Os reis dos duplos-duplos
A partida colocará frente a frente os dois jogadores que mais fizeram duplos-duplos na história do NBB: Olivinha, do Flamengo, líder com 79, e Murilo Becker, do Bauru, com 58.

O dono do garrafão
Apesar de ter a segunda maior média de rebotes no NBB (10,8 por jogo), Olivinha é o jogador que mais apanhou sobras na atual temporada, com 108 no total.

Aqui não!
O pivô norte-americano Jerome Meyinsse, do Flamengo, é o jogador que mais deu tocos no NBB6, com 15 no total, média de 1,67 por jogo.

Larga superioridade
Bauru e Flamengo já se enfrentaram 14 vezes na história do NBB, com 11 vitórias dos rubro-negros e três dos paulistas.

Faltam cinco
O pivô Lucas Tischer, do Bauru, precisa de cinco pontos para completar 1.000 em sua trajetória no NBB.

15.000
Ao fazer seus 13 primeiros pontos contra o Flamengo, o Bauru terá completado 15.000 pontos na história do NBB. A equipe comandada por Guerrinha é a sexta que mais pontuou no campeonato.

3 pra 3.000
Depois que sua terceira assistências for computada, o Flamengo terá atingido a marca de 3.000 assistências na história do NBB. Os rubro-negros são o terceiro time que mais deu passes decisivos em todo campeonato, atrás apenas de São José e do líder Brasília.

Panela rubro-negra?
Os últimos três duelos realizados no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), foram vencidos pelo Flamengo.

Duelo de ‘hermanos’
Dois argentinos estarão frente a frente na partida deste sábado: Nicolás Laprovittola, armador do Flamengo, e Fabián Barrios, ala/pivô do Bauru.

Último encontro
No segundo turno, Bauru foi até o Rio de Janeiro e desbancou o Flamengo, líder daquele ano, por 89 a 74.

Duelo da partida
No jogo entre Flamengo e Bauru, o destaque ficará por conta dos pivôs. Pelos donos da casa, Lucas Tischer desafiará Shilton, do time carioca: os dois atletas tiveram seus números na atual temporada comparados, além do confronto direto entre eles na história do NBB.

 

São José/Unimed x SKY/Basquete Cearense – Ginásio Lineu de Moura, em São José (SP) – Sábado – dia 21/12, às 16h00

Atualmente no Basquete Cearense, Matheus defendeu o São José por três temporadas (João Pires/LNB)

Atualmente no Basquete Cearense, Matheus defendeu o São José por três temporadas (João Pires/LNB)

De volta ao Lineu
Atletas do Basquete Cearense, Matheus e Jimmy defenderam as cores do São José durante três temporadas (NBB2, NBB3 e NBB4).

Também trocou de lado
O jovem pivô Erick Camilo, atualmente no Basquete Cearense, atuou pelo São José na temporada passada e fará sua primeira partida contra sua ex-equipe pelo NBB.

Só deu Cearense
As equipes já se enfrentaram duas vezes pelo NBB e o Basquete Cearense venceu as duas, na temporada passada.

Só deu ele
O ala/pivô e capitão do time de Fortaleza, Felipe Ribeiro foi o cestinha das duas vitórias dos nordestinos sobre os joseenses citadas acima, anotando 22 e 23 pontos, respectivamente.

Embalado
O São José vem de três vitórias seguidas na temporada 2013/2014 do NBB, resultados que os mantiveram na quinta posição, com seis triunfos em nove jogos.

Rebote é com eles mesmo
A ‘Águia do Vale’ é a equipe que mais pega rebotes na atual temporada do NBB, com média de 35,44 por jogo, tento o ala/pivô Jefferson William, reboteiro do campeonato, como maior destaque, com média de 11 por jogo.

Duelo da partida
Capitães de suas equipes, os ala/pivôs Jefferson William e Felipe Ribeiro tiveram seus desempenhos na atual temporada comparados, além de seus números em confrontos diretos na história do NBB.

 

Paulistano/Unimed x Universo/Goiânia – Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) – Sábado – dia 21/12, às 18h00

Quando jogava pelo Paulistano, Fernando Penna registrou o primeiro triplo-duplo na história do NBB (João Pires/LNB)

Quando jogava pelo Paulistano, Fernando Penna registrou o primeiro triplo-duplo na história do NBB (João Pires/LNB)

Reencontro
Armador titular do Goiânia, Fernando Penna reencontrará o Paulistano, equipe em que atuou nas duas primeiras temporadas do NBB.

Fez história
Foi com a camisa do esquadrão da capital paulista que o atleta anotou o primeiro triplo-duplo na história do NBB, ao registrar 23 pontos, 10 rebotes e 11 assistências, , na vitória sobre o Araraquara, na segunda edição do campeonato nacional.

A maior sequência
O Paulistano não sabe o que é perder há cinco jogos e está em grande fase do NBB6. Após Limeira ter sua sequência de oito vitórias seguidas quebrada pelo Flamengo, a série de cinco triunfos consecutivos dos alvirrubros é a maior do momento no NBB 2013/2014.

Duelo da partida
Desmond Holloway contra Diego Pinheiro. Cestinhas de Paulistano e Goiânia, respectivamente, os dois alas tiveram seus números na atual temporada comparados e seus desempenhos em confrontos diretos entre si exibidos; Confira.

 

Liga Sorocabana x Uniceub/BRB/Brasília – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – Sábado – dia 21/12, às 18h00

Frente a frente pela primeira vez

Cipriano enfrentará o Brasília pela primeira vez no NBB (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Cipriano enfrentará o Brasília pela primeira vez no NBB (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)


O experiente ala/pivô Marcio Cipriano enfrentará o Brasília pela primeira vez na história do NBB. O jogador, atualmente na Liga Sorocabana, defendeu as cores da equipe candanga nas cinco temporadas anteriores do NBB, e tricampeão nacional com o time da capital federal.

100%
Em duelos válidos pelo NBB, o Brasília nunca perdeu para a Liga Sorocabana. Foram quatro partidas, com quatro vitórias para os candangos.

Mas…
A situação do Brasília não está nada boa na atual temporada do NBB. Na última rodada, a equipe comandada por Sergio Hernandez foi superada pelo Paulistano, fora de casa, por 22 pontos de diferença (96 a 74), e ocupa a 12ª posição.

Também na seca
A Liga Sorocabana está na última colocação do NBB6, com apenas dois triunfos dez partidas, e não sabe o que é vencer há quatro jogos.

Dúvida
Ausência na última partida do Brasília, o ala Arthur é dúvida para o duelo contra os sorocabanos, pois se recupera de um edema na panturrilha esquerda sofrido durante o jogo contra o Macaé, na última segunda-feira. Enquanto isso, Alex, também lesionado, segue de fora.

Duelo da partida
Jogadores importantes de Liga Sorocabana e Brasília, respectivamente os alas Schneider e Isaac tiveram seus números na atual temporada comparados e seus desempenhos em confrontos diretos também foram exibidos; Confira.

 

Winner/Kabum/Limeira x Macaé Basquete – Ginásio ‘Vô’ Lucato, em Limeira (SP) – Sábado – dia 21/12, às 19h00 (SporTV)

Quebrada
Na última rodada, o Limeira teve sua série de oito vitórias seguidas interrompida pelo atual campeão Flamengo. Mesmo assim, a equipe do interior paulista continua na liderança isolada do NBB6.

Equipe mais eficiente do NBB, Limeira lidera o ranking de assistências da competição (João Pires/LNB)

Equipe mais eficiente do NBB, Limeira lidera o ranking de assistências da competição (João Pires/LNB)

Os mais eficientes
Limeira é o time mais eficiente da atual temporada do NBB, com média de 94,67 de valoração por duelo.

Jogo coletivo
A equipe limeirense é a segunda que mais dá assistências no NBB6, com média de 17 passes decisivos por jogo, atrás apenas do Uberlândia, que distribui 17,5 por duelo.

Pela recuperação
O Macaé não sente o gosto da vitória há quatro partidas e ocupa a 14ª posição do NBB6, com três resultados positivos em dez partidas.

Duelo da partida
Ronald Ramon contra Duda Machado. O armador dominicano e o ala bicampeão do NBB tiveram seus números comparados e seus desempenhos em confrontos diretos entre si exibidos em um gráfico; Confira.