#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 2

15-11-2013 | 12:27
Por Liga Nacional de Basquete

Experiente ala/pivô Wanderson pode completar 1.000 pontos no NBB logo na estreia do Minas na edição 2013/2014 da competição; veja tudo sobre a 2ª rodada

São José/Unimed x Paulistano/Unimed – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP) – Sábado – dia 16/11, às 14h00 (SporTV)

O ala Pilar pode completar 500 rebotes no NBB (Ale da Cosa/Divulgação)

O ala Pilar pode completar 500 rebotes no NBB (Ale da Cosa/Divulgação)

500
O ala Pilar pode estabelecer a marca de 500 rebotes no NBB. Para isso acontecer, o atleta do Paulistano precisa apanhar seis sobras.

Desempate
Na história do NBB, São José e Paulistano se enfrentaram dez vezes, com cinco vitórias para cada equipe.

Duas seguidas
Nas duas últimas vezes que as duas equipes estiveram frente a frente no NBB, deu Paulistano.  No primeiro turno da temporada passada, o clube da capital paulista venceu, mesmo jogando em terras joseenses, por 76 a 68, com grande atuação de Alex Oliveira, hoje, atleta do São José. Já no segundo turno, atuando em casa, o time alvirrubro levou a melhor, por 80 a 68.

Uma sim, uma não
O Paulistano saiu vencedor em três das cinco estreias que fez nos NBB’s anteriores. Porém, em uma temporada ganhava, na outra perdia: NBB1 – venceu o Minas, NBB2 – perdeu para o Minas, NBB3 – venceu o Vila Velha, NBB4 – perdeu para o Flamengo, e NBB5 – venceu Limeira.

Trocou de lado
O ala Alex Oliveira, atleta do São José, defendeu as cores do Paulistano nas duas últimas temporadas e enfrentará sua ex-equipe  pela primeira vez no NBB.

Finalista
Após fechar a série semifinal do Campeonato Paulista contra o Pinheiros, por 3 jogos a 2, o Paulistano está na final do Estadual.

Ainda desfalcados
O São José continuará atuando sem o ala Dedé e o pivô Caio Torres, ambos suspensos pelo STJD devido a confusão na partida entre São José e Flamengo nas semifinais da temporada passada. Após o duelo contra o Paulistano, os atletas ainda cumprirão mais dois jogos de gancho. O armador Vitinho, também lesionado, também segue de fora.

 

Flamengo x Universo/Goiânia – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ) – Sábado – dia 16/11, às 18h00

Primeiro encontro
É a primeira vez que Flamengo e Goiânia se enfrentam no NBB.

Conhecem a casa
O experiente ala do Goiânia Fernando Mineiro vestiu camisa do Flamengo na temporada 2008/2009 do NBB. Quem também já atuou pelo rubro-negro carioca foi o jovem ala/pivô Adyb, que defendeu as cores do time da Gávea na primeira edição da LDB, em 2011.

Opostos
Enquanto o Goiânia vem de derrota para o outro calouro no NBB, Macaé, o Flamengo vem de uma excelente vitória contra seu maior rival Brasília, na primeira partida da sexta edição do NBB, por 84 a 82.

 Ainda fora

O Flamengo continuará atuando sem seus principais pontuadores Marcelinho, suspenso pelo STJD, e Marquinhos, lesionado, além do pivô Jerome Meyinsse, que segue nos Estados Unidos após o falecimento de seu pai.

 

Palmeiras/Meltex x Winner/Kabum/Limeira – Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP) – Sábado – dia 16/11, às 18h00

Neto completa 150 jogos pelo NBB (Fábio Menotti/Divulgação)

Neto completa 150 jogos pelo NBB (Fábio Menotti/Divulgação)

Neto 150
Justamente contra Limeira, equipe em que atuou na temporada 2011/2012, o armador palmeirense Neto completará 150 jogos no NBB.

500
O pivô palmeirense Marcão pode chegar a 500 pontos no NBB. Para isso acontecer, o atleta precisa anotar sete tentos no confronto diante do Limeira.

Faltam só três
Teichmann, ala/pivô do Limeira, precisa de apenas três rebotes para completar 1.000 na história do NBB. Se o jogador conseguir a marca, se juntará a Guilherme Giovannoni (1076), Drudi (1147), Shilton (1307), Murilo Becker (1375) e o maior reboteiro da história Olivinha (1585), na lista dos atletas que chegaram aos três dígitos no fundamento.

Faltam só três #2
Para o armador Hélio, do Limeira, faltam apenas três assistências para chegar à marca das 600. O jogador é oitavo colocado no ranking geral da história do NBB.

Iguais
Palmeiras e Limeira se enfrentaram duas vezes na história do NBB, com uma vitória para cada lado, ambas dos times mandantes.

 “Valentões”
Tanto Palmeiras quanto Limeira superaram as equipes Sub-22 de Bauru e Pinheiros, respectivamente, na primeira rodada do NBB. Isso aconteceu por conta do conflito de datas entre NBB e Campeonato Paulista 2013, que fez com que bauruenses e pinheirenses mandassem seus atletas Sub-22 para suas estreias no NBB6.

Último encontro
A última vez em que as equipes se enfrentaram pelo NBB foi na última rodada da fase de classificação da temporada passada, em que o Palmeiras lotou o Ginásio Palestra Itália e encerrou sua participação no campeonato nacional com uma vitória sobre o Limeira, por 72 a 68, resultado que cravou a nona vitória consecutiva do clube alviverde jogando em casa.

E pode ser a décima
Se vencer Limeira, o Palmeiras emplacará uma sequência de dez vitórias consecutivas em casa no NBB, levando em consideração as nove seguidas conquistadas na reta final da temporada passada.

 

Paschoalotto/Bauru x Pinheiros/SKY – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – Sábado – dia 16/11, às 18h00

Superioridade bauruense
No histórico do confronto entre as duas equipes, Bauru leva vantagem por ter seis vitórias, contra quatro do Pinheiros.

As duas últimas
O Bauru venceu os dois duelos contra o Pinheiros na temporada passada. No primeiro turno, triunfo conquistado apenas nos segundos finais, por 74 a 73. Já no returno, atuando em sua casa, os bauruenses superaram os pinheirenses, por 67 a 62.

De volta para minha terra
Nascido em Bauru (SP), o jovem ala do Pinheiros Lucas Dias foi criado nas categorias de base bauruenses. Neste sábado, a joia pinheirense reencontrará a equipe que o lapidou e o ensinou a jogar basquete.

Por uma dupla reviravolta
Na primeira rodada do NBB6, o Pinheiros entrou em quadra com sua equipe Sub-22 e foi superada pelo Limeira. No Jogo 5 da série semifinal do Campeonato Paulista contra seu rival Paulistano, a equipe comandada por Cláudio Mortari foi derrotada e ficou de fora da final do Estadual.

Desfalques
O Pinheiros enfrentará o Bauru sem o armador Paulinho Boracini, devido a uma lesão no calcanhar do pé direito. Quem também ficará de fora do duelo será o pivô Steven Toyloy, que ainda se recupera de uma fratura no dedão do pé esquerdo – o pivô norte-americano deve voltar às quadras nas últimas rodadas deste ano, em dezembro.

Espírito Santo Basquetebol x Minas Tênis Clube – Ginásio Jones dos Santos Neves – DED, em Vitória (ES), às 19h00

Wanderson está prestes a completar 1.000 pontos no NBB (Orlando Bento/Divulgação)

Wanderson está prestes a completar 1.000 pontos no NBB (Orlando Bento/Divulgação)

9 pra 1.000
O ala/pivô Wanderson, do Minas, precisa de nove pontos para chegar à marca dos 1.000 pontos na história do NBB.

O retorno da dupla
Juntos, eles formaram um dos garrafões mais fortes da história da NBB. Companheiros no Bauru durante três temporadas, Douglas Nunes e Jeff Agba voltam a atuar na mesma equipe, agora, com a camisa do Minas.

200 tiros
O ala Betinho pode completar 200 bolas de 3 pontos convertidas em sua trajetória no NBB. Para isso se concretizar, o atleta precisa converteu apenas um arremesso longo.

200 tiros #2
Na mesma partida, além de Betinho, outro atleta pode completar 200 tiros valendo 3 pontos no NBB: o ala Eddy, do Espírito Santo Basquetebol, que precisa de três arremessos convertidos para atingir a marca.

“Estreante”
Após uma parceria entre as Prefeituras de Vila Velha e Vitória e Governo do Espírito Santo, o Vila Velha/Cetaf passou a se chamar Espírito Santo Basquetebol. É a primeira que a franquia capixaba atuará com este nome.

10 a 0
Nas cinco edições anteriores do NBB, o Minas nunca perdeu para o Vila Velha, agora chamado de Espírito Santo. Em dez confrontos realizados no NBB, o clube de Belo Horizonte venceu os dez. E aí? Os capixabas conseguirão sua primeira vitória, ou os minastenistas ampliarão a vantagem no placar geral?

Já esteve por lá
O pivô Ralfi Ansaloni, do Minas, defendeu as cores do Espírito Santo, na época ainda chamado de Vila Velha, durante as duas primeiras temporadas do NBB (de 2008 a 2010).

Também conhecidos
Os atletas da equipe capixaba Arnaldinho e Robson Vesper já atuaram pelo Minas em suas carreiras. O primeiro, experiente armador de 32 anos, vestiu a camisa minastenista no NBB3, já o segundo, jovem ala de 22 anos, esteve no clube belo-horizontino na última temporada.

Para voltar a estrear bem
Desde a primeira edição, o Espírito Santo não vence uma estreia de NBB. Desde então, foi superado por Flamengo, Paulistano, Bauru e Flamengo novamente.

2 a 3
Avaliando as estreias do Minas em NBB’s, a equipe belo-horizontina perdeu três e venceu duas. Na última temporada, venceu o Tijuca, em casa.

 

Mogi das Cruzes/Helbor x Unitri/Magazine Luiza – Ginásio Prof. Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP) – Sábado – dia 16/11, às 19h00

Cipolini foi o maior pontuador da primeira rodada no NBB6: 30 pontos (João Pires/LNB)

Cipolini foi o maior pontuador da primeira rodada no NBB6: 30 pontos (João Pires/LNB)

Cestinha
A sexta edição do NBB só teve uma rodada, e nesta, o pivô Lucas Cipolini foi o cestinha, ao registrar largos 30 pontos contra o Basquete Cearense.

Desempate
As duas equipes se enfrentaram duas vezes na história do NBB. Foi na temporada passada, com uma vitória para cada equipe, ambas as mandantes.

Embalados
Tanto Mogi quanto Uberlândia conseguiram vitórias na primeira rodada do NBB 2013/2014. O time paulista superou o time Franca, em casa, por 90 a 52. Já os mineiros passaram pelo Basquete Cearense, fora de casa, por 96 a 86.

Ainda de fora
O pivô Bábby desfalcará o Mogi das Cruzes por mais duas partidas no NBB6. Isso se deve ao fato do atleta estar suspenso pelo STJD por conta de uma confusão envolvendo o camisa 66 na última partida da temporada passada do campeonato nacional.

Também desfalcados
Assim como na partida anterior, o Uberlândia atuará sem  ala/pivô Gruber e o pivô Léo, ambos lesionados.

Último encontro
No segundo turno da quinta edição do NBB, o Uberlândia, jogando em casa, derrotou o Mogi das Cruzes, pelo placar de 75 a 68.

 

SKY/Basquete Cearense x Vivo/Franca – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE) – Sábado – dia 16/11, às 19h00 (de Brasília)

Davi Rossetto foi o maior garçom da primeira rodada, ao distribuir nove assistências (Jarbas Oliveira/Divulgação)

Davi Rossetto foi o maior garçom da primeira rodada, com nove assistências (Jarbas Oliveira/Divulgação)

Garçom
O jovem armador da equipe cearense Davi Rossetto registrou a maior marca de assistências na primeira rodada da sexta edição do NBB: nove passes perfeitos na derrota para o Uberlândia.

Invicto
Nas duas vezes que enfrentou o Basquete Cearense na história do NBB, o Franca saiu vencedor. No primeiro turno da temporada passada, a equipe comandada por Lula Ferreira levou a melhor sobre os nordestinos, por 90 a 68, em casa. Já no returno, a equipe do interior paulista ganhou, mesmo jogando em Fortaleza, por 88 a 87.

“Me gusta”
Nas duas partidas citadas acima, o armador argentino Juan Pablo Figueroa mostrou excelente desempenho. No primeiro turno, o atleta foi o cestinha do confronto, com 20 pontos, já o segundo turno, o destaque do Franca Basquete foi decisivo nos momentos finais e deixou a quadra com 19 pontos na conta.

Pacote de ex-francanos
No plantel do Basquete Cearense, quatro jogadores já defenderam as cores do Franca: Felipe Ribeiro (NBB1), Drudi (NBB1, NBB3 e NBB4); Matheus (NBB1) e Victor Gusmão (início da temporada 2012/2013, mas não chegou a jogar o NBB).

Atenções divididas
O Franca viajará à Fortaleza para enfrentar o Basquete Cearense, porém, estarão com a cabeça no Jogo 5 da série semifinal do Campeonato Paulista, contra o Paschoalotto/Bauru, em Bauru (SP), na terça-feira.

Pela primeira
Na primeira rodada do NBB6, o Basquete Cearense teve boa atuação, mas esbarrou no alto aproveitamento do Uberlândia e foi derrotado, jogando em casa, por 96 a 86. Agora, contra os francanos, os comandados de Alberto Bial vão em busca de sua primeira vitória.