HOJE
Curiosidades da rodada 4
Por Liga Nacional de Basquete
Ala/pivô Jefferson William, do São José, pode se tornar o sétimo jogador da história a atingir a marca de 1.000 rebotes no NBB: veja tudo sobre as partidas da quarta rodada
Universo/Goiânia x SKY/Basquete Cearense – Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF) – Sábado – dia 23/11, às 15h45
Desencantou
O pivô norte-americano da equipe nordestina Devon Hardin, de 2m10, fez sua primeira partida de maior destaque na temporada, ao anotar 20 pontos.
Pela primeira
Diante do Basquete Cearense, o Goiânia vai em busca de sua primeira vitória na história no NBB. Os estreantes na maior competição de basquete do país foram superados por Macaé, Flamengo e na última rodada, por Mogi das Cruzes.
Não foi feliz
Na última rodada, o Basquete Cearense enfrentou o Brasília, no mesmo Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), e foi derrotado pelo Brasília, por 88 a 75.
Pinheiros/SKY x Flamengo – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – Sábado – dia 23/11, às 16h00
Estreia/Reencontro
A partida entre Pinheiros e Flamengo marcará o retorno do ala Leandrinho Barbosa ao basquete brasileiro. Sua última passagem por terras verde-amarelas foi justamente pelo clube rubro-negro, na temporada 2011/2012 do NBB.
Outro reencontro
Um dos destaques do Flamengo, o ala/pivô Olivinha defendeu as cores do Pinheiros nas quatro primeiras edições do maior campeonato de basquete do país. O ala Marquinhos, por sua vez,também se reencontraria com o clube da capital paulista, em que atuou por três temporadas, porém, o jogador ainda se recupera de um edema ósseo na tíbia.
Flamengo na frente
As duas equipes já se enfrentaram 13 vezes na história do NBB, com oito vitórias dos cariocas e cinco do Pinheiros.
Já teve varrida
Na segunda edição do NBB, Flamengo e Pinheiros se enfrentaram pelas quartas de finais, com vitória arrasadora dos rubro-negros, que fecharam a série melhor de cinco jogos por 3 a 0.
Três últimas
O Pinheiros saiu vencedor nos três últimos duelos que disputou contra o Flamengo em casa. Os dois últimos duelos entre Pinheiros e Flamengo realizados em São Paulo, válidos pelo NBB.
Na conta dele
As duas últimas vitórias do Pinheiros citadas acima foram decididas com arremesso no estouro do cronômetro, ambas vindas de um só jogador: o norte-americano Shamell. No NBB4, o atleta converteu uma bola de 3 pontos, que deu o triunfo aos pinheirenses, por 91 a 88. Já na temporada passada, o atleta acertou um tiro de 2 pontos que desempatou a partida em seu momento final (93 a 91).
Costuma ir bem
Em confrontos contra o Flamengo no NBB, Shamell costuma não decepcionar. Em oito partidas que atuou contra os rubro-negros, o camisa 24 fez em média 18,5 pontos por jogo.
Foi contra o Flamengo
No jogo contra o Flamengo realizado em São Paulo, na temporada passada, Shamell anotou 16 pontos e ultrapassou a marca dos 3.000 pontos em sua trajetória no NBB.
Olivinha? Presente!
Em toda a história do NBB, o ala/pivô Olivinha nunca ficou de fora de um Pinheiros x Flamengo. Das 13 partidas já realizadas entre as duas equipes, o atleta disputou 11 com a camisa pinheirense e duas pelo time do Rio de Janeiro. Neste confronto, o atleta soma média de 17,3 pontos.
Vários desfalques
Apesar de ser a estreia do ala Leandrinho, o Pinheiros vai para o duelo contra os cariocas sem o armador Paulinho Boracini e sem o pivô Toyloy, ambos lesionados. Pelo lado do Flamengo, Marquinhos, que se recupera de um edema ósseo na tíbia, e Marcelinho, ainda suspenso. Agora, os rubro-negros perderam mais um importante jogador: o ala/armador Benite, que na partida contra o Palmeiras, sofreu uma grave contusão no joelho esquerdo.
Espírito Santo Basquetebol x São José/Unimed – Ginásio Jones Santos Neves – DED, em Vitória (ES) – Sábado – dia 23/11, às 16h00
Pode ser 1.000
O ala/pivô Jefferson William, do São José, pode estabelecer uma marca histórica contra o Espírito Santo Basquetebol. Se pegar nove rebotes, o atleta atingirá a marca de 1.000 rebotes em sua trajetória no NBB e se juntará a Teichmann (1014), Guilherme Giovannoni (1084), Drudi (1162), Shilton (1316), Murilo Becker (1379) e Olivinha (1605).
8 a 2
No histórico do confronto entre as duas equipes no NBB ocorreram dez partidas, com oito vitórias dos joseenses e apenas duas dos capixabas.
As últimas seis
Faz tempo que o São José não perde da equipe capixaba no NBB. A última vitória do time do Espírito Santo foi no segundo turno da fase de classificação da temporada 2009/2010, desde então, o esquadrão do Vale do Paraíba venceu as últimas seis partidas disputadas.
Pode estrear
Com documentação regularizada, o norte-americano Afam Muojeke está liberado e pode estrear pelo Espírito Santo neste sábado, contra o São José.
Insanelson!
A última rodada do NBB foi histórica. Minas e São José fizeram uma partida de três prorrogações, que terminou com vitória dos joseenses, com direito a uma atuação destruidora do pivô norte-americano, responsável por 39 pontos e 19 rebotes.
Liga Sorocabana x Winner/Kabum/Limeira – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – Sábado – dia 23/11, às 18h00
Desempate
As duas equipes já se enfrentaram quatro vezes em NBB’s, com duas vitórias para cada lado.
Do outro lado
O pivô Guilherme Hubner, atualmente na Liga Sorocabana, defendeu as cores do Limeira na temporada passada.
Melhor início
O Limeira vive grande fase no NBB, ou melhor, a melhor fase. Com três vitórias da equipe limeirense nos três primeiros jogos da temporada, o clube do interior paulista cravou seu melhor início de NBB na história, que antes, era de dois triunfos nos dois primeiros duelos do campeonato, na primeira edição.
Enquanto isso…
A Liga Sorocabana ainda não venceu no NBB6 vai em busca de seu primeiro resultado positivo no campeonato nacional.
Último encontro
No segundo turno do NBB5, em Sorocaba, a Liga Sorocabana levou a melhor sobre o Limeira, por 81 a 79, em partida decidida apenas nos minutos finais.
Segue fora
Por conta de uma lesão muscular, o armador dominicano Ronald Ramon segue desfalcando Limeira no NBB6.
Paulistano/Unimed x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) – Sábado – dia 23/11, às 18h00
Final antecipada
Finalistas do Campeonato Paulista 2013, Paulistano e Bauru protagonizarão uma prévia da série decisiva do Estadual, neste sábado. O confronto valendo o troféu de campeão paulista começará a partir do dia 02 de dezembro.
Ainda não venceu
A fase do Paulistano certamente é das melhores no Estadual, já no NBB, a história é diferente. A equipe ainda não conquistou nenhuma vitória no nacional e acumula duas derrotas nas duas primeiras partidas disputadas na sexta edição do maior campeonato do país.
Superioridade bauruense
No histórico do confronto entre os dois times no NBB, o Bauru leva vantagem, por ter vencido oito jogos, enquanto o Paulistano soma cinco triunfos diante dos comandados de Guerrinha.
Mas…
Neste ano de 2013, Bauru não venceu nenhum jogo contra o Paulistano. Nas duas partidas que fizeram no Campeonato Paulista, a equipe da capital levou a melhor nas duas.
Já teve varrida
As duas equipes se enfrentaram pelas oitavas de final da temporada 2010/2011 do NBB, que foi vencida pelo Bauru, por 3 jogos a 0.
Conhecem bem
Atualmente atletas do Paulistano, os alas/pivôs Pilar e Renato Carbonari já foram atletas do Bauru por diversos anos. O primeiro esteve por lá nas três últimas temporadas do NBB, já o segundo defendeu as cores bauruenses nas três primeiras edições.
Reencontros
Os pivô da equipe bauruense Thiago Mathias atuou pelo Paulistano nas duas primeiras temporadas do NBB. Quem também já defendeu as cores do clube da capital paulista foi o ala/armador Lucas Avelino, que teve boa passagem por lá nas categorias de base.
Último encontro
No segundo turno da fase de classificação da temporada passada, o Bauru contou com grande atuação do armador Ricardo Fischer para bater o Paulistano, em casa, por 66 a 64. O camisa 5 terminou a partida com 21 pontos, cinco rebotes e quatro assistências.
Palmeiras/Meltex x Macaé Basquete – Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP) – Sábado – dia 23/11, às 18h00
Primeiro contra segundo-anista
Estreante no NBB, o Macaé Basquete enfrentará o Palmeiras, que fez sua primeira participação no maior campeonato de basquete do país na temporada passada.
Ainda não venceu no Palestra
Na temporada passada, o Palmeiras venceu as nove últimas partidas que fez no Ginásio Palestra Itália no NBB. Porém, na sexta edição do nacional, a história está sendo diferente. Em duas partidas disputadas diante de sua torcida, o clube alviverde não venceu nenhuma (foi superado por Limeira e Flamengo).
Também quer voltar a vencer
Após vencer o também calouro Goiânia na primeira rodada, o Macaé, assim como o Palmeiras, vem de derrota na rodada passada, para o Pinheiros, fora de casa.
Uniceub/BRB/Brasília x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF) – Sábado – dia 23/11, às 18h00
Nunca perdeu
Nos dois confrontos que já fez contra o Mogi na história do NBB, o Brasília venceu as duas.
Para embalar de vez
Na última rodada, o Brasília conquistou sua primeira vitória no NBB6, diante do Basquete Cearense, em casa. Novamente em seus domínios, os candangos querem confirmar a boa fase e emplacar uma sequência maior de resultados positivos.
Último encontro
O Brasília superou o Mogi das Cruzes, fora de casa, no segundo turno do NBB5, por 96 a 91. Com destaque para o ala Arthur, que anotou 26 pontos. Porém, o cestinha do jogo foi o ala mogiano Filipin, responsável por 32 pontos.
Vivo/Franca x Unitri/Magazine Luiza – Ginásio Pedrocão, em Franca (SP) – Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF) – Sábado – dia 23/11, às 19h00
Eternos
A partida marcará o reencontro da dupla Hélio Rubens e Helinho ao Pedrocão. Juntos, o técnico e o armador fizeram história em Franca e atuaram na Capital do Basquete durante sete anos.
Soberania mineira
Franca e Uberlândia já mediram forças seis vezes na história do NBB, com quatro vitórias para os mineiros e duas para os francanos.
Trocaram de lado
Atualmente jogadores do Uberlândia, o pivô Douglas Kurtz e o ala Ricardo Zanini atuaram pelo Franca na temporada passada.
Aprontaram
Na última rodada da temporada passada, Franca dependia de uma vitória sobre o Uberlândia, em casa, para terminar a fase de classificação no G-4. Em pleno Pedrocão lotado, os mineiros, já garantidos nas quartas de final, estragaram a festa francana e saíram vencedores, por 75 a 73, deixando o clube paulista de fora do grupo dos quatro primeiros colocados.