HOJE
Curtinhas deSegunda
Por Liga Nacional de Basquete
Flamengo e Mogi garantidos no G-4, Anthony cestinha, Alex no Hall da Fama e vários recordes: confira tudo o que rolou no NBB CAIXA na última semana
A fase de classificação do NBB CAIXA 2016/2017 está chegando ao fim e, com isso, as partidas se tornar cada vez mais dramáticas e decisivas para as pretensões das equipes. Alguns cenários já estão clareados na tabela de classificação após os últimos jogos.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira os principais fatos da competição na última semana:
– Após vencerem na rodada da última sexta-feira, Flamengo e Mogi das Cruzes/Helbor foram as primeiras equipes a garantir um lugar no G-4 e, consequentemente, a classificação automática às quartas de final. Os dois times ainda farão dois jogos cada e duelam diretamente pela liderança, sendo que os rubro-negros garantem o primeiro lugar com uma vitória nas duas partidas restantes.
– Com a vitória no confronto direto com os Gocil/Bauru Basket, no último sábado, o UniCEUB/BRBCARD/Brasília precisa de um triunfo em seus dois jogos restantes para confirmar sua vaga no G-4. Com a mesma campanha do Franca Basquete, os atuais vice-campeões possuem vantagem em caso de empate, já que levam a melhor no confronto direto (primeiro critério de desempate) e só dependem de si para ir direto às quartas de final.
– O duelo entre Brasília e Bauru marcou mais um reencontro entre Alex Garcia e sua ex-equipe e esta foi a primeira vez em que o “Brabo” saiu derrotado. Logo após a partida, realizada no Ginásio da Asceb, o camisa 10 se tornou o segundo jogador a ser eternizado no Hall da Fama do Brasília – o primeiro foi Arthur Belchor, agora no Universo/Vitória.
– Com 17 assistências distribuídas contra o Franca, Fúlvio cravou o novo recorde da atual temporada no fundamento. No entanto, a marca não é novidade para o armador do Brasília, pois esta foi a quinta vez que ele dá 17 passes decisivos na história do NBB CAIXA. Aliás, o atleta natural de Limeira (SP) é dono de quatro das cinco melhores marcas de assistências em todos os tempos do NBB CAIXA:
1º – 21 assistências – Fúlvio (São José) – 2011/2012
2º – 19 assistências – Manny Quezada (São José) – 2013/2014
3º – 18 assistências – Fúlvio (São José) e Nezinho (Brasília) – ambos em 2009/2010
4º – 17 assistências – Fúlvio (5x na história) e Facundo Sucatzky (Minas) – 2008/2009
5º – 16 assistências – Fúlvio (2x na história) e Fernando Penna (2x) e Maxi Stanic (Palmeiras)
– Já está definida a equipe do NBB CAIXA 2016/2017 rebaixada para a Liga Ouro. Após a derrota no decisivo duelo diante da Liga Sorocabana, o Banrisul/Caxias Basquete não tem mais chances matemáticas de ultrapassar seus concorrentes e disputará a Divisão de Acesso ao NBB na próxima temporada.
– Grande destaque do Macaé, o armador Kendall Anthony ultrapassou Shamell na última semana e assumiu o posto de cestinha da competição, com média de 19,8 pontos por jogo. O jogador ainda é o vice-líder no ranking de assistências, com média de 5,5 por jogo, e está próximo de se tornar o primeiro jogador na história a terminar a temporada no TOP 5 de pontos e assistências.
– Vivendo grande temporada, o ala/pivô Tyrone, do Mogi, marcou 29 pontos contra o EC Pinheiros e cravou seu novo recorde pessoal de pontos no NBB CAIXA. Quem também anotou sua maior pontuação no campeonato na última semana foi o também norte-americano Kenny Dawkins, do Vitória, autor de 33 pontos diante do Macaé Basquete.
– Não foram só os gringos que cravaram recordes pessoais na última semana. Com os 22 pontos marcados diante do Paulistano/Corpore, o armador Carioca, do Caxias, também registrou sua maior pontuação no campeonato nacional.
– Com exceção a Vasco da Gama e Caxias, que já possuem 27 jogos na conta, todas as outras equipes ainda farão mais dois jogos pela fase de classificação. A penúltima rodada será realizada entre quarta (dois jogos) e quinta (cinco jogos), enquanto que no sábado serão disputadas sete partidas simultaneamente às 14 horas (de Brasília).