HOJE
Curtinhas de Segunda – 06/02
Por Liga Nacional de Basquete
Recordes da temporada, norte-americanos em foco e G-4 cobiçado: confira tudo que rolou na última semana do NBB CAIXA 2016/2017
A última semana do NBB CAIXA foi bastante agitada e cheia de novidades. Aconteceu de tudo nas 13 partidas realizadas, e você confere tudo isso aqui, no Curtinhas de Segunda. Tiveram recordes da temporada, disputa intensa pelo G-4 e aparições marcantes dos norte-americanos Corderro Bennett, Kenny Dawkins e Drew Maynard. Não perca nenhum detalhe!
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira os principais fatos da última semana do NBB CAIXA 2016/2017:
– O Universo/Vitória teve uma grande semana no NBB CAIXA. Primeiro, foi ao Distrito Federal e arrancou um grande triunfo sobre o líder UniCEUB/BRBCARD/Brasília, pelo placar de 78 a 70. Depois, em Belo Horizonte (MG), venceu um duro duelo contra o Minas Tênis Clube, por 82 a 78. Com os resultados, o time baiano seguiu beirando o G-4.
– Em ambos os êxitos do Leão da Barra o grande destaque foi Kenny Dawkins. O armador norte-americano registrou respectivos 24 e 19 pontos e foi crucial para os triunfos. Com isso, Dawkins foi eleito pelo portal da LNB como Dono da Bola da Semana, além, é claro, de ser o armador da Seleção da Semana.
– Pouco antes de perder para o Vitória, o Minas foi derrotado também pelo Solar Cearense, na Arena Minas, pelo placar de 66 a 62. Neste duelo, o ala/pivô norte-americano Drew Maynard estabeleceu o recorde de rebotes da temporada ao pegar 18 sobras, além de fazer 13 pontos e cravar um belo duplo-duplo. Esta foi a quarta maior marca da história do NBB CAIXA.
– Outra equipe que venceu duas partidas na semana foi o Franca Basquete/Magazine Luiza. No Pedrocão, a equipe do técnico Helinho Garcia dominou a LSB/Uniso na terça-feira (90 a 68) e venceu partida equilibrada contra o Paulistano/Corpore (78 a 71). Desta forma, o clube da Capital do Basquete deu um salto e ficou a uma vitória do G-4.
– Perto dali, em Bauru (SP), as mesmas equipes foram vítimas do Gocil/Bauru Basket. No Panela de Pressão, o Dragão superou Paulistano (78 a 68) e Liga Sorocabana (87 a 55) e entrou de vez no G-4. O destaque bauruense foi Jefferson William, que anotou 21 e 25 pontos, respectivamente.

Mogi conquistou duas vitórias na semana e se firmou no G-4 do NBB CAIXA (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
– Quem também está firme no G-4 é o Mogi das Cruzes/Helbor. Com vitórias sobre Banrisul/Caxias Basquete e Vasco da Gama, ambas no Ginásio Hugo Ramos, a equipe do técnico Guerrinha se firmou na terceira colocação, com campanha de 12 triunfos em 18 jogos (66,7% de aproveitamento), a mesma do Bauru, que perde no desempate por confronto direto.
– O EC Pinheiros viveu fortes emoções na última semana. Na terça-feira, a equipe paulista viu o Macaé Basquete abrir 17 pontos no terceiro quarto, mas reagiu de maneira impressionante através de uma corrida de 28 a 8 nos dois minutos finais e venceu por 97 a 90. Já na quinta-feira, o adversário foi o vice-líder Flamengo, que levou o duelo para a prorrogação e ganhou em solo pinheirense, por 84 a 77.

Olivinha registrou seu 11º duplo-duplo na temporada, e Flamengo bateu Pinheiros na prorrogação (Ricardo Bufolin/ECP)
– Na emocionante vitória do Flamengo sobre o Pinheiros, Olivinha tornou a aparecer e fazer a diferença para o Mengão. Com expressivos 21 pontos e 14 rebotes, o ala/pivô registrou seu 11º duplo-duplo neste NBB CAIXA e segue mais do que isolado na liderança do ranking do fundamento, que tem Alexandre Paranhos (LSB) e Giovannoni (BRA) em segundo, com seis.
– De herói a vilão? Corderro Bennett vivia uma noite de gala contra o Flamengo, mas pecou na hora de ganhar o jogo para o Pinheiros. Restando seis segundos para o final do quarto período, quando o placar apontava 68 a 68, o norte-americano errou dois lances livres e perdeu a chance de dar a virada à sua equipe. O jogador foi o cestinha da partida, com 21 pontos.
– Depois de perder para o Universo/Vitória e ver o Flamengo roubar a liderança, o UniCEUB/BRBCARD/Brasília se recuperou em grandíssimo estilo. Em casa, diante do Solar Cearense, o Time de Lobos aplicou a vitória mais larga da temporada, por 36 pontos de diferença (88 a 52), e retomou a ponta da tabela de classificação.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca

