#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curtinhas de Segunda – 06/02

06-02-2017 | 04:18
Por Liga Nacional de Basquete

Recordes da temporada, norte-americanos em foco e G-4 cobiçado: confira tudo que rolou na última semana do NBB CAIXA 2016/2017

A última semana do NBB CAIXA foi bastante agitada e cheia de novidades. Aconteceu de tudo nas 13 partidas realizadas, e você confere tudo isso aqui, no Curtinhas de Segunda. Tiveram recordes da temporada, disputa intensa pelo G-4 e aparições marcantes dos norte-americanos Corderro Bennett, Kenny Dawkins e Drew Maynard. Não perca nenhum detalhe!

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira os principais fatos da última semana do NBB CAIXA 2016/2017:

01-02-2017 - UniCEUB/BRBCARD x Vitória - Foto: Brito

Em grande fase, Dawkins liderou os dois triunfos do Vitória na última semana (Brito Júnior/UniCEUB)

– O Universo/Vitória teve uma grande semana no NBB CAIXA. Primeiro, foi ao Distrito Federal e arrancou um grande triunfo sobre o líder UniCEUB/BRBCARD/Brasília, pelo placar de 78 a 70. Depois, em Belo Horizonte (MG), venceu um duro duelo contra o Minas Tênis Clube, por 82 a 78. Com os resultados, o time baiano seguiu beirando o G-4.

– Em ambos os êxitos do Leão da Barra o grande destaque foi Kenny Dawkins. O armador norte-americano registrou respectivos 24 e 19 pontos e foi crucial para os triunfos. Com isso, Dawkins foi eleito pelo portal da LNB como Dono da Bola da Semana, além, é claro, de ser o armador da Seleção da Semana.

– Pouco antes de perder para o Vitória, o Minas foi derrotado também pelo Solar Cearense, na Arena Minas, pelo placar de 66 a 62. Neste duelo, o ala/pivô norte-americano Drew Maynard estabeleceu o recorde de rebotes da temporada ao pegar 18 sobras, além de fazer 13 pontos e cravar um belo duplo-duplo. Esta foi a quarta maior marca da história do NBB CAIXA.

– Outra equipe que venceu duas partidas na semana foi o Franca Basquete/Magazine Luiza. No Pedrocão, a equipe do técnico Helinho Garcia dominou a LSB/Uniso na terça-feira (90 a 68) e venceu partida equilibrada contra o Paulistano/Corpore (78 a 71). Desta forma, o clube da Capital do Basquete deu um salto e ficou a uma vitória do G-4.

– Perto dali, em Bauru (SP), as mesmas equipes foram vítimas do Gocil/Bauru Basket. No Panela de Pressão, o Dragão superou Paulistano (78 a 68) e Liga Sorocabana (87 a 55) e entrou de vez no G-4. O destaque bauruense foi Jefferson William, que anotou 21 e 25 pontos, respectivamente.

Larry Taylor, do Mogi

Mogi conquistou duas vitórias na semana e se firmou no G-4 do NBB CAIXA (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

– Quem também está firme no G-4 é o Mogi das Cruzes/Helbor. Com vitórias sobre Banrisul/Caxias Basquete e Vasco da Gama, ambas no Ginásio Hugo Ramos, a equipe do técnico Guerrinha se firmou na terceira colocação, com campanha de 12 triunfos em 18 jogos (66,7% de aproveitamento), a mesma do Bauru, que perde no desempate por confronto direto.

– O EC Pinheiros viveu fortes emoções na última semana. Na terça-feira, a equipe paulista viu o Macaé Basquete abrir 17 pontos no terceiro quarto, mas reagiu de maneira impressionante através de uma corrida de 28 a 8 nos dois minutos finais e venceu por 97 a 90. Já na quinta-feira, o adversário foi o vice-líder Flamengo, que levou o duelo para a prorrogação e ganhou em solo pinheirense, por 84 a 77.

Olivinha, do Flamengo

Olivinha registrou seu 11º duplo-duplo na temporada, e Flamengo bateu Pinheiros na prorrogação (Ricardo Bufolin/ECP)

– Na emocionante vitória do Flamengo sobre o Pinheiros, Olivinha tornou a aparecer e fazer a diferença para o Mengão. Com expressivos 21 pontos e 14 rebotes, o ala/pivô registrou seu 11º duplo-duplo neste NBB CAIXA e segue mais do que isolado na liderança do ranking do fundamento, que tem Alexandre Paranhos (LSB) e Giovannoni (BRA) em segundo, com seis.

– De herói a vilão? Corderro Bennett vivia uma noite de gala contra o Flamengo, mas pecou na hora de ganhar o jogo para o Pinheiros. Restando seis segundos para o final do quarto período, quando o placar apontava 68 a 68, o norte-americano errou dois lances livres e perdeu a chance de dar a virada à sua equipe. O jogador foi o cestinha da partida, com 21 pontos.

– Depois de perder para o Universo/Vitória e ver o Flamengo roubar a liderança, o UniCEUB/BRBCARD/Brasília se recuperou em grandíssimo estilo. Em casa, diante do Solar Cearense, o Time de Lobos aplicou a vitória mais larga da temporada, por 36 pontos de diferença (88 a 52), e retomou a ponta da tabela de classificação.

Lucas Mariano, do Brasília, e Toledo e Gruber, do Basquete Cearense

Com 36 de diferença, Brasília aplicou a vitória mais larga da atual temporada pra cima do Basquete Cearense (Brito Júnior/UniCEUB)