#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curtinhas de Segunda – 09/01

09-01-2017 | 03:03
Por Liga Nacional de Basquete

Clássicos, vitórias incríveis, garotos se soltando e G-4 disputado: confira tudo que rolou na primeira semana do NBB CAIXA em 2017

O ano de 2017 começou com tudo no NBB CAIXA. Na última semana, sete partidas foram realizadas e deram uma bela movimentada na tabela de classificação. Diversos fatos interessantes aconteceram, e você confere os principais aqui, no primeiro Curtinhas de Segunda do ano.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Confira o que de melhor rolou na última semana do NBB CAIXA 2016/2017:

Betinho, do Campo Mourão

Campo Mourão “aprontou” de novo, venceu a 3ª seguida no NBB CAIXA e ficou a um passo do G-4 (Valmir de Lara/Campo Mourão)

– Depois de fechar 2016 com duas vitórias seguidas fora de casa, sobre UniCEUB/BRBCARD/Brasília e EC Pinheiros, ambas por 78 a 76, o estreante Campo Mourão aprontou novamente, desta vez contra os atuais campeões sul-americanos. Em casa, a equipe paranaense superou o Mogi das Cruzes/Helbor, nos segundos finais, por 95 a 94, e ficou a um passo do G-4.

– De técnico novo, o Vasco da Gama começou o ano com uma belíssima vitória fora de casa sobre o Paulistano/Corpore, quarto colocado, por 86 a 83. No entanto, o time de Dedé Barbosa não repetiu o bom desempenho e na sequência perdeu para lanterna Banrisul/Caxias Basquete, na serra gaúcha, por 78 a 73. Com isso, a equipe vascaína está na décima colocação, com 45,5% de aproveitamento.

Alex, Jefferson e Hettsheimeir, do Bauru

Bauru venceu o clássico contra o Franca e também está beirando o G-4 (Caio Casagrande/Bauru Basket)

– No sábado, a rodada foi aberta com o clássico do interior paulista entre Gocil/Bauru e Franca/Magazine Luiza. No Panela de Pressão, o Dragão confirmou o bom retrospecto no dérbi, levou a melhor com tranquilidade (89 a 69), e venceu os francanos pela 17ª vez em 27 jogos na história do NBB CAIXA.

– Após perder para o Vasco na abertura do NBB CAIXA em 2017, o Paulistano viu uma combinação de resultados dos adversários o jogar para o oitavo lugar. Porém, a vitória sobre a LSB/Uniso, fora de casa, por 92 a 71, jogou a equipe alvirrubra para o quarto lugar novamente, com campanha de sete triunfos em 12 jogos – a mesma de Campo Mourão, Bauru e EC Pinheiros.

– Dois garotos do Paulistano registraram recordes pessoais na vitória sobre a LSB. Cestinha da partida, Lucas Dias, de 21 anos, fez 16 pontos e anotou sua maior marca na atual edição do NBB CAIXA. Já Yago Matheus, de apenas 17 anos, saiu do banco, mostrou personalidade e anotou seu recorde na competição adulta, com 13 pontos.

– A incrível vitória sobre o Vasco no “xará” Ginásio Vasco da Gama, na serra gaúcha, colocou fim à sequência de três derrotas seguidas do Banrisul/Caxias Basquete no NBB CAIXA. Este era o maior jejum de vitórias em vigor na competição. Agora, a maior sequência negativa pertence ao Minas, Mogi e Basquete Cearense – duas.

­- O clássico nordestino teve um vencedor inédito: o Universo/Vitória. Pela primeira vez na história, a equipe baiana levou a melhor no duelo entre os únicos representantes do Nordeste no NBB CAIXA contra o Solar Cearense. O resultado foi obtido em pleno Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), por 82 a 77.

Dawkins, do Vitória

Vitória, de Kenny Dawkins, venceu o clássico nordestino contra o Solar Cearense pela 1ª vez na história (Stephen Eilert/Solar Cearense)