HOJE
Curtinhas de Segunda – 30/01
Por Liga Nacional de Basquete
Clássico dos Milhões, partidas eletrizantes, recorde pessoal e ascensões na tabela: confira o que de melhor aconteceu na última semana do NBB CAIXA 16/17
A última semana do NBB CAIXA foi para lá de agitada. Desde domingo (22/01), foram realizadas 14 partidas, e diversos fatos interessantes ocorreram. Dentre eles esteve o inédito e histórico Clássico dos Milhões entre Vasco da Gama e Flamengo, confrontos emocionantes, o recorde pessoal de Léo Meindl e as ascensões de Brasília, Pinheiros, Mogi, Bauru, Franca e Campo Mourão na tabela.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira os principais fatos da última semana do NBB CAIXA 2016/2017:

Com vitória sobre Caxias, Brasília assumiu a liderança do NBB CAIXA 16/17 pela primeira vez (Geremias Orlandi/Caxias Basquete)
– O UniCEUB/BRBCARD/Brasília, enfim, chegou à liderança do NBB CAIXA. Depois de bater o então líder Flamengo em confronto direto na capital federal, o Time de Lobos assumiu a ponta da tabela de classificação ao levar a melhor sobre o Banrisul/Caxias do Sul, na serra gaúcha, por 81 a 76.
– O Franca Basquete/Magazine Luiza vive um ótimo momento no NBB CAIXA. Depois de conquistar uma expressiva vitória sobre o Flamengo em pleno Tijuca, a equipe do técnico Helinho Garcia bateu o Macaé Basquete, no aperto, por 78 a 75, e completou sua viagem ao RJ com dois belos triunfos. Com isso, o time se credenciou à briga pelo G-4.
– Mais perto ainda do G-4 está o Gocil/Bauru Basket. Assim como o rival Franca, o Dragão foi ao Estado do Rio de Janeiro, os comandados do técnico Demétrius Ferracciú bateram o Flamengo com propriedade no Tijuca, por 72 a 63, e depois superaram o Macaé com tranquilidade, por 87 a 67. Desta forma, igualou a campanha de EC Pinheiros (3º) e Mogi (4º).

Com recorde da temporada (22), Léo Meindl ainda ultrapassou os 2 mil pontos no NBB CAIXA (Caio Casagrande/Bauru Basket)
– Um dos grandes destaques do Bauru nas últimas partidas foi Léo Meindl. O ala de 23 anos registrou 22 pontos contra o Macaé e estabeleceu seu novo recorde pessoal na história do NBB CAIXA. Além disso, na mesma partida, Léo atingiu os 2.000 pontos na competição.
– Visitante indigesto, o Campo Mourão Basquete voltou a aprontar em solo adversário no NBB CAIXA. Depois de duas derrotas seguidas em casa, o representante do Paraná foi a Sorocaba e bateu a LSB/Uniso, por 74 a 64, e conquistou seu sexto triunfo em sete partidas na competição.
– O EC Pinheiros vive grande fase neste NBB CAIXA. Brigando no topo da tabela, a equipe da capital paulista entrou no G-4 e ainda assumiu o terceiro lugar ao vencer duas partidas seguidas no Nordeste, contra Solar Cearense (77 a 74) e Universo/Vitória (72 a 64).
– Na sexta-feira, Paulistano/Corpore e Mogi das Cruzes/Helbor fizeram uma partida épica. Na prorrogação, os mogianos contaram com bola de 3 do garoto Vithinho no estouro do cronômetro e levaram a melhor, por 78 a 77, e ficou com a terceira melhor campanha do NBB CAIXA, junto de Pinheiros e Bauru.
– Curiosamente, 78 a 77 também foi o placar do emocionante e inédito clássico entre Vasco da Gama e Flamengo, o primeiro da história do NBB CAIXA. Os dois gigantes cariocas voltaram a se enfrentar em campeonatos nacionais depois de 14 anos, e o reencontro não poderia ser diferente. No final, triunfo dramático do clube de São Januário na Rio Arena.

Com Nezinho inspirado, Vasco venceu 1º Clássico dos Milhões do NBB CAIXA e impôs pior sequência de derrotas do Flamengo nos últimos tempos (Luiz Pires/LNB)
– Com a derrota no clássico, o Flamengo, que havia perdido a liderança para o UniCEUB/BRBCARD/Brasília, sofreu seu terceiro revés seguido e amargou a pior sequência da história de sua trajetória no NBB CAIXA em fases de classificação. A única vez que o clube da Gávea perdeu três jogos consecutivos foi na edição 2010/2011, na série semifinal para o Franca Basquete.
– Antes do clássico do RJ, o Vasco da Gama perdeu para o Minas Tênis Clube, em pleno São Januário, por 87 a 75. No entanto, os representantes de Minas Gerais não repetiram o bom desempenho e na sequência foram superados pelo Banrisul/Caxias do Sul, na serra gaúcha, por 66 a 52.
– Com a vitória sobre o Minas, o Banrisul/Caxias Basquete pode deixar a lanterna do NBB CAIXA mesmo sem entrar em quadra. Isso acontecerá caso o Macaé Basquete, vice-lanterna, perca para o EC Pinheiros, em São Paulo (SP), nesta terça-feira. Os gaúchos entrarão em quadra somente na quinta-feira (02/02), diante do Mogi, fora de casa, com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb via Facebook Live na página do NBB, às 20 horas.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
