#JOGAJUNTO

LDB

Da água pro vinho

29-12-2012 | 09:58
Por Liga Nacional de Basquete

Muito diferente da primeira edição da LDB, São José vem fazendo uma ótima campanha e é uma das fortes equipes da competição

A equipe joseense é uma das grandes potências desta segunda edição da LDB (Orlando Bento/Divulgação)

Quem acompanhou a primeira edição da LDB se lembra da limitada equipe de São José, que conquistou apenas três vitórias em sete jogos, não conseguindo a classificação para o hexagonal semifinal da competição. Hoje em dia, a história é completamente diferente, pois os joseenses, classificados para a segunda fase, são uma das fortes equipes dessa LDB 2012.

“A cidade de São José vem sendo fantástica no investimento na nossa equipe, desde as categorias de base até o adulto que disputa o NBB. Hoje a população reconhece os meninos na rua, reconhece os membros da comissão técnica, então São José é uma cidade brilhante também em matéria de torcedores”, disse o técnico da equipe na LDB, Paulo César, o Jáu.

Do atual elenco,  sete jogadores estavam presentes na primeira edição do torneio. A diferença da equipe foram os reforços de peso que chegaram este ano com uma LDB disputada em seus currículos, são eles Erick, Chandler, Radamés, além dos que nunca jogaram a competição, como Gabriel, e  Ícaro, que atuava no basquete universitário norte-americano.

Outro fator importante nessa crescente da equipe joseense, é que alguns desses reforços contratados para a LDB estão presentes no time adulto que disputa o NBB, que é o caso  do armador Ícaro, Robinho, Chandler, Radamés e Erick, principal nome dentre os garotos que atuam na equipe principal.

O São José, do técnico Jaú, vêm fazendo boa campanha nesta segunda edição da LDB (Orlando Bento/Divulgação)

Para o técnico Jaú, parte dessa evolução do São José se deve ao bom projeto da LDB apresentado e organizado pela Liga Nacional de Basquete e sendo apoiado pelo Ministério do Esporte,  “Isso se deve também ao grande crescimento e valorização da LDB. Todas as equipes se organizaram e entenderam o projeto, então todos se reforçaram, e São José não foi diferente”, comentou o técnico da equipe na LDB, Paulo César, o Jaú.

A tradição joseense no cenário nacional do basquete não é de hoje, Jaú contou sobre a força equipe da cidade de São José em seu princípio de carreira, e ainda diz que a cidade “respira basquete”: “Na década de 80 era uma cidade muito forte no basquete, brigava de igual pra igual com o extinto Sírio, com Franca, entre outros, depois disso, ficaram uns 20 anos parado e agora retomamos o rumo do basquete, a cidade respira basquete, em jornais, emissoras de rádio e televisão o basquete é o foco.”

Apesar do alto nível da LDB 2012, o treinador do São José não fica para trás e confia em sua equipe para fazer uma excelente campanha na competição: “A equipe está confiante, há equipes que estão num patamar acima do nosso, mas mesmo com isso, é um campeonato muito equilibrado, com um nível muito bom, que aumentou muito do ano passado para cá. Todos tem chance. Esta vem sendo uma LDB de encher os olhos”, finzalizou.