
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
30/07
31/07
01/08
03/08

Dá-lhe Vitória


UNIFOR
Na última rodada da fase de classificação, Vitória (BA) vira para cima do Náutico e fecha participação na LDB 2013 com resultado positivo
Por Liga Nacional de Basquete


O SFC/Vitória/Cavalo Marinho fechou sua participação na LDB 2013 com um resultado positivo. No Ginásio da Unifor, em Fortaleza, a equipe baiana saiu atrás no primeiro tempo, mas virou para cima do Náutico/Fase Faculdade e conquistou o triunfo no duelo realizado neste domingo, por 63 a 55.
Para sair vencedor, o time rubro-negro contou com boas exibições do pivô Rafael, cestinha do confronto, com 15 pontos, do ala/pivô Chico, que registrou um duplo-duplo de 14 pontos e 16 rebotes, e o armador Ivo, autor de 12 pontos, oito rebotes e seis assistências. Pelo lado do esquadrão pernambucano, o destaque ficou por conta do ala Enderson, com 13 pontos e oito rebotes.
“Batemos na trave algumas vezes e enfim conseguimos essa vitória. Fizemos bons jogos contra Sport e Brasília e agora conseguimos esse resultado, que é muito importante para nós. Demos um gás no segundo tempo e a gente precisava desse resultado para encerrar a competição de maneira digna”, disse Chico.
A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte.

Vitória (BA) fechou sua participação na LDB 2013 na 18ª posição, com quatro triunfos (LC Moreira/LNB)
O jogo começou com bastante equilíbrio e as duas equipes apresentaram muita intensidade em quadra. Sempre à frente no placar, o Náutico contou com bons desempenhos do ala Enderson, autor de sete pontos na parcial inicial, e do pivô Rafa Negão, que saiu do banco de reservas para marca cinco pontos no período, para fechar o primeiro período na frente. Do outro lado, o Vitória (BA) não deixou os rivais desgarrem e mantiveram o duelo parelho. Sendo assim, as equipes foram para o segundo período com o placar em 20 a 15 a favor dos pernambucanos.
Logo nos primeiros minutos da segunda parcial, o Náutico ampliou sua vantagem. Com uma sequência de 4 a 0, a equipe comanda pela técnica Mônica dos Anjos colocou nove pontos de frente (24 a 15). Mas os baianos não desanimaram. O ala/pivô Chico apareceu muito bem no garrafão e foi fundamental para que o time rubro-negro cortasse a diferença no placar. A reação dos representantes de Salvador ganhou mais força ainda no último lance do período, quando o ala/armador Arthur acertou um arremesso praticamente do meio da quadra e deu números finais à primeira metade do jogo: 37 a 35 para o esquadrão do Recife.
Na volta dos vestiários, o bom ritmo apresentado pelas equipes na primeira metade da partida caiu um pouco. Prova disso é que os ataque dos dois lados apresentaram aproveitamentos inferiores a 25% de aproveitamento no terceiro quarto. Porém o período foi de extrema importância para o andamento da partida, já que o Vitória (BA) consolidou de vez sua arrancada e assumiu a liderança do placar. Chico segui bem e, com a ajuda do armador Ivo, foi crucial para que o clube da Bahia virasse o jogo e chegasse ao último e decisivo período na frente, por 46 a 45.
A consolidação do triunfo do Vitória (BA) veio nos dez minutos finais da partida. Com ótimas atuações do ala Paulo e do pivô Rafael, a equipe rubro-negra dominou completamente as ações na parcial final e chegou a abrir oito pontos de frente (60 a 52). Do outro lado, o armador Bolado até tentou dar um novo ânimo ao Náutico, mas não teve jeito e foi o time baiano que fez festa após o apito final.