HOJE
Expertise Campeã
Por Liga Nacional de Basquete
Profissionais que trabalham nos bastidores da LNB mostraram que sabem dominar o jogo e conquistaram o título do torneio de basquete do São Paulo Corporate Games 2025
Nos bastidores do basquete brasileiro, eles organizam, planejam e fazem tudo acontecer. Mas no São Paulo Corporate Games 2025, que aconteceu no sábado (06/09), no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, esses profissionais mostraram que também sabem dominar o jogo. A equipe da Liga Nacional de Basquete, conhecida carinhosamente como DaLiga, colocou em quadra dedicação, conhecimento, união e paixão para conquistar o título da tradicional competição, conhecida como os Jogos Olímpicos de empresas.
Cada passe, cada arremesso e cada defesa refletiam experiência, conhecimento e amor pelo esporte. Não era apenas uma competição: era a materialização daquilo que eles vivem todos os dias fora das quadras, transformando suor e estratégia em vitórias. O título é uma prova de que quem faz o basquete brasileiro acontecer também tem talento para brilhar.
“Se tem um lugar que respira basquete, esse lugar é a LNB. Aqui as pessoas são apaixonadas por basquete e vivem o esporte de várias formas, inclusive jogando. É claro que ficamos muito felizes pelo título, mas o mais importante foi ter nosso time mais unido, mais conectado e vivendo uma experiência diferente do que estamos habituados no escritório. Muitos já jogaram basquete na base, outros são novos praticantes, outros só fãs, mas todos têm um ponto em comum: o amor pelo jogo. Foi muito bom ver a cultura da empresa materializada em um título que teve o espírito de equipe do escritório sendo aplicado na quadra”, afirmou Douglas Carraretto, diretor de comunicação da LNB.

A equipe Da Liga, campeã do São Paulo Corporate Games 2025. Foto: FotoTop
A trajetória até o lugar mais alto do pódio foi espinhosa. O nervosismo da estreia pesou sobre o time, que perdeu para a Cargill por apenas um ponto: 17 a 16. Como o torneio era no formato de pontos corridos, cada jogo se tornou uma decisão. A primeira vitória foi sobre o campeão de 2023. A DSM-Firmenich conheceu o poder da DaLiga, que soube anular o principal jogador do rival e ser eficiente no ataque: 25 a 12.
As partidas foram disputadas todas no mesmo dia, em dois tempos de 10 minutos. Então, após um período curto de paralisação para o almoço, os times voltaram para os jogos que iriam definir o campeão.
A Oracle, que havia vencido os três primeiros jogos, entrou em quadra com chance de conquistar o título, mas encontrou um adversário valente pela frente. O DaLiga adotou uma marcação zona 3-2 para anular os dois jogadores que estavam carregando o time até então. Triunfo por 18 a 9, com uma atuação coletiva perfeita.
Antes do último jogo, foi o momento de pegar a calculadora para fazer as contas. O que era necessário para ser campeão? Apenas a vitória, agora diante da Volkswagen Caminhões e Ônibus, transformaria todo o esforço em uma medalha de ouro. O DaLiga chegou lá com desfalques. As lesões de Marcius Azevedo, editor do Portal da Liga, e Kauã Campos, estagiário de conteúdo, além da ausência de Gabriel Rossi, do time de design, serviram para aumentar ainda mais o ímpeto da equipe. PSant (designer), Ygor (audiovisual), Doug (diretor de comunicação), Yan (designer), Bené (audiovisual), Allana (gerente de conteúdo) e Gus (conteúdo) correram pelos que não puderam jogar e conquistaram um triunfo por 22 a 16.
Ver essa foto no Instagram
“Foi muito importante conquistar esse título. Carregamos o peso de ser a Liga Nacional de Basquete, representamos o basquete brasileiro. Todo mundo entrou em quadra, todo mundo conseguiu participar. Óbvio que uns mais, outros menos, mas conseguimos envolver todo mundo”, afirmou PSant, capitão do DaLiga. “Também foi muito importante para a nossa amizade fora de quadra, criamos uma conexão”, completou.
O título não é apenas um troféu que terá um lugar especial na sede da Liga Nacional de Basquete, em São Paulo. É o reconhecimento de uma equipe que combina profissionalismo, amizade e espírito de equipe, mostrando que, mesmo longe dos holofotes, a paixão pelo basquete está presente em cada ação. Cada vibração, cada sorriso e cada comemoração lembram que essa conquista é tão emocionante quanto qualquer campeonato organizado pela entidade.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca