HOJE
A mais nova realidade do basquete pinheirense
Por Arthur Salazar
Conheça Daniel Moreira, destaque do Pinheiros na primeira fase da LDB e que promete roubar a cena na próxima etapa
Artigo escrito por Arthur Salazar via Collab NBBxPosterizamos
Carioca já acostumado à zona sul de São Paulo, o ala-pivô Daniel Moreira é o super-trunfo do azulzinho invicto na primeira etapa da LDB 2022 e vai trocando o rótulo de promessa pelo status de realidade. O gigante de 2.04m, e apenas 19 anos, é um daqueles que joga com tanta naturalidade que faz o jogo parecer fácil, até porque, para ele realmente é. Seus números na LDB escancaram esse caráter orgânico e de familiaridade com a bola laranja, afinal, ele lidera o Pinheiros com 14 pontos por jogo e quase 12 rebotes de média em apenas 26 minutos de quadra. Como ele mesmo diz: “Acredito que eu não sou só uma promessa, chegou minha hora e vou aproveitar e desfrutar bastante, porque a promessa passou e agora é realidade!”

Moreira, do Pinheiros
Em 2022, Daniel assumiu um protagonismo no estrelado time do Pinheiros Sub-20 e carregou esse papel com maestria para o maior campeonato da base brasileira. Pelo azulzinho no estadual, o ala-pivô é o segundo com mais rebotes totais e o sétimo que mais pontuou na competição mesmo fazendo parte da geração Sub-19. Na LDB, além das médias em quadra, Daniel é o sexto em rebotes por jogo; sétimo com maior índice de eficiência por partida e ainda aparece no Top 20 em pontos por jogo.
O ala-pivô carioca joga com muita tranquilidade e confiança no seu jogo, esbanja personalidade e explica como essa crença em si mesmo lhe abriu portas para a LDB: “O que meu deu abertura pra jogar (tão bem) nesse começo de LDB foi acreditar bastante em mim e no meu potencial, acreditar que eu posso fazer e que eu consigo e vou! Eu nunca tive insegurança nenhuma pensando no torneio por sempre ter tido muita confiança em mim mesmo e a questão de ter muita fé em mim. Sempre quis jogar a LDB! Sei que é um campeonato bem visto e tô preparado porque minha hora de aparecer é agora!”
Daniel também destaca sua relação com a comissão e equipe como justificativa para essa explosão na primeira bateria de jogos na competição: “O meu técnico também me deu muita confiança, me deu muita ‘moral’ pra eu arremessar quando fosse pra chutar e decidir quando fosse a hora de decidir. E com certeza os meus companheiros de equipe e o companheirismo por parte deles é muito importante pra mim.”

Moreira, do Pinheiros
Um “grande” diferente que joga com destreza no perímetro e fisicalidade no garrafão, Daniel consegue, como poucos, transitar entre os papéis que lhe são pedidos ao longo da partida. Sobre seu estilo de jogo, Daniel confessa: “Me considero um ‘grande’ moderno, por ser um ‘grande’ que chuta e que tem capacidade de cortar e infiltrar… Mas quando precisar eu consigo também fazer o papel de um ‘grande’ menos moderno: aquele que pega rebote; bloqueia e enterra. Hoje eu não ligo tanto pra posição que eu jogo até porque o que pedirem pra mim eu farei dentro de quadra.”
Com um começo de LDB tão bom e um ano de destaque na base pinheirense, Daniel sonha em aproveitar seu momento e não limita suas metas para a próxima temporada: “A LDB vale muito! Em 2023 eu sonho com o mais alto possível, baseado muito na minha fé em Deus e que isso pode ser transformado em realidade. Sonho com muitas conquistas, evolução para mim e um ano muito abençoado para que eu possa brilhar e me destacar em tudo que participar. Sonho com Seleção Brasileira, destaque no NBB, destaque de LDB, com NBA… Eu sonho com tudo e creio que Deus vai abençoar!”

Moreira, do Pinheiros
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca