HOJE
Um recomeço
Por Juvenal Dias
Danilo Penteado é o primeiro destaque da Liga Ouro, ao ser o cestinha da Liga Sorocabana na primeira vitória; ala/pivô encara a competição como um novo começo para sua carreira
Imagine ter uma nova oportunidade para fazer o sabe melhor na vida e logo de cara ser bem sucedido. O ala/pivô da Liga Sorocabana de Basquete, Danilo Penteado, camisa 71 encara dessa forma a oportunidade que está tendo de mostrar seu basquete na Liga Ouro. O atleta foi o cestinha do primeiro jogo, na vitória de 70 a 68 contra o Cruzeiro, neste domingo (16), marcando 16 pontos, pegando quatro rebotes e dando duas assistências, mas, principalmente, aparecendo nos momentos decisivos para ter contribuição efetiva com o primeiro triunfo do time do interior paulista.

Danilo Penteado, da Liga Sorocabana partindo para a cesta no garrafão do Cruzeiro. Foto: João Pires/ Fotojump/ LNB
Danilo completou 26 anos no último dia 10 de março e é natural de São Roque, uma cidade do interior de São Paulo bem próxima à Sorocaba. Sua carreira nas competições da Liga Nacional de Basquete mostram que batalha intensamente para se manter jogando e seguir na profissão de atleta da modalidade. Competiu em quatro Liga de Desenvolvimento de Basquete de forma não seguida. Atou nas edições de 2015, 2017 e 2018 com o Paulistano/CORPe, sendo campeão no segundo ano, e em 2021, com o Bauru Basket.
Já teve uma passagem na Liga Ouro, sendo vice-campeão com o São Paulo em 2019. Além disso, tem sete temporadas no NBB CAIXA, com dois jogos na temporada 2016/17 com o Paulistano/CORPe, na primeira temporada que chegou à final. Só voltou a aparecer no cenário, duas temporadas mais tarde, para mais nove jogos na temporada. Subiu com o São Paulo e atuou por duas temporadas no Tricolor, sendo finalista da edição 2020/21. Teve uma temporada no Bauru Basket e uma no Pinheiros (onde obteve seus melhores números na carreira profissional).
Então, mudou-se de estado e defendeu as cores do Pato Basquete na temporada 2023/24. Com média de menos de dez minutos por jogo nas 28 partidas que teve, Danilo não se firmou no time paranaense e estava sem atuar na elite do basquete nacional. O caminho, para muitos, seria a desistência da vida de atleta e, com 24 para 25 anos, fazer cursos e trabalhar em qualquer outra área que dessem uma oportunidade. Mas, o anúncio da Liga Ouro e o novo contrato com a LSB renovaram as esperanças do ala/pivô.
+ Confira as fotos do jogo entre Liga Sorocabana e Cruzeiro
“Hoje foi bem emocionante para mim, porque estava fora, não estou nessa temporada no NBB CAIXA, mas já estar na Liga Ouro, para mim, é um prazer imenso, sempre estar na Liga Nacional de Basquete”, comemorou. “Tem muito cara que precisa dessa oportunidade, como eu tive lá no São Paulo e estou tendo agora. A Liga Ouro voltando é muito, muito importante, não só para nós atletas, para o basquete nacional inteiro”, completou.
Quando Danilo disputou sua primeira Liga Ouro, tinha 19/20 anos, era um garoto sonhador. Seis anos mais tarde, a vida lhe trouxe muitos ensinamentos, mas não tirou seus sonhos. “É muito importante para nós isso tudo, eu já joguei a Liga Ouro e sei o quanto é importante na carreira de um atleta. É importante para ter mais uma oportunidade, tenho 26 anos, estou tendo outra oportunidade de voltar para o cenário nacional, o cenário profissional. Ter a Liga Ouro para nós é importante para evoluir. Com 19 anos, não tinha tanta experiência como tenho hoje. Tenho um papel diferente aqui na Liga Sorocabana do que tinha no São Paulo, então é muita evolução pessoal e profissional também. Na Liga Ouro posso alcançar meus sonhos de novo”, explicou o ala/pivô.
Danilo foi um dos responsáveis pela vitória na estreia da Liga Sorocabana, sendo o primeiro cestinha da competição. No entanto, não é só isso que ele pode contribuir com o time. “Tenho muito para acrescentar, a minha energia, minha entrega. Sou um dos líderes do time. Não é só o ponto, mas uma boa defesa, uma energia, chamar a torcida, sempre foi isso meu jogo. E minha experiência pelos clubes que passei, com tudo que já joguei, com tudo que aprendi. Então, a experiência conta também nessa hora.”
E pelo que viu até agora, garante que a LSB vai brigar ferozmente por cada ponto e lutar pelo objetivo máximo. “Viemos bem montados. Não é o time com maior orçamento, mas é o time mais unido, disso tenho certeza. Trabalhou dois meses, não foi um mês, foram dois meses muito pesado. Sabemos onde queremos chegar, sabemos nosso objetivo. Nosso objetivo é voltar para a primeira divisão. E se isso não acontecer, teremos feito o nosso melhor, pode ter certeza disso.”
A Liga Ouro é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com parceria oficial do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), patrocínios da Caixa Econômica Federal e Penalty e apoio oficial Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca