HOJE
Paciência e trabalho
Por Marcius Azevedo
David Jackson perdeu o começo da temporada do NBB CAIXA por causa de uma cirurgia no joelho esquerdo e trabalhou ainda mais para chegar ao auge e ajudar o Sesi Franca
Quem vê o bom desempenho de David Jackson em quadra pelo Sesi Franca contra o Flamengo nas Finais do NBB CAIXA não tem uma noção exata da dificuldade que ele enfrentou nesta temporada. O americano de 41 anos perdeu 13 jogos no começo da competição por causa de uma cirurgia no joelho esquerdo e trabalhou ainda mais para atingir o seu auge neste momento decisivo.
“Esse momento foi muito difícil, porque eu precisei ter muito paciência no processo de recuperação. Eu queria voltar e ficar igual antes da cirurgia rápido”, afirmou David Jackson.
Em novembro do ano passado, o americano passou por um exame de ressonância magnética após apresentar restrições de movimento no joelho esquerdo e foi constatada uma pequena lesão condral com fragmento livre no local. Foi realizada uma artroscopia para correção do problema.
O retorno aconteceu no dia 21 de dezembro do ano passado, na vitória sobre o Mogi Basquete por 75 a 64, no ginásio Prof. Hugo Ramos. David Jackson jogou por 20 minutos e anotou apenas dois pontos. Depois disso, o ala-armador foi evoluindo até chegar em um bom momento para ajudar o Sesi Franca nas Finais do NBB.
No jogo 1, no Maracanãzinho, o americano anotou 10 pontos, deu quatro assistências e pegou dois rebotes, com 13 de eficiência. Agora já se prepara para enfrentar novamente o Flamengo. O segundo confronto acontece nesta quinta-feira (06/06), às 19h, no Pedrocão, com transmissão da ESPN, sportv, YouTube do NBB CAIXA, NBB BasquetPass, Jumper e FlaTV.
“Nós conseguimos uma vitória importante, mas sabemos que vamos precisar muito mais para o jogo 2, mais energia, mais foco nos detalhes, mais de tudo”, afirmou o jogador.
A possibilidade do Sesi Franca alcançar o terceiro título consecutivo do NBB CAIXA, segundo David Jackson, não vai apontar que existe uma nova dinastia no basquete nacional, assim como aconteceu lá atrás com o Brasília (tricampeão em 2009/10, 2010/11, 2011/12), e depois com o Flamengo (tetra em 2012/13, 2013/14, 2014/15, 2015/16).
“Meu pensamento sobre dinastia é diferente. O Sesi Franca sempre ficou no top 3 todos os anos. Quando as pessoas falarem do basquete no Brasil, Sesi Franca sempre vai estar dentro da conversa”, afirmou o jogador, que participou das duas conquistas da equipe, na temporada 2021/2022 e 2022/2023, após uma breve passagem pelo Minas Tênis Clube. “Ficou muito bom no meu retorno para Franca. As pessoas me aceitaram como um deles. E essa mentalidade ajuda dentro da quadra.”
Além do bom desempenho em quadra, com médias de 11,8 pontos, quatro rebotes e 3,1 assistências em 31 jogos, David Jackson tem um papel importante como exemplo para os mais jovens. O técnico Helinho Garcia já comentou inúmeras vezes que o americano é um dos jogadores que mais treina. “Sempre quero que todos vejam que eu sou um profissional que trabalha todo dia e, para os jovens, mostra que, quando você tem disciplina, tudo é possível.”
Coincidentemente, o ala-armador pode conquistar o seu terceiro título contra o seu primeiro time no NBB CAIXA. David Jackson defendeu o Flamengo na temporada 2011/12. A lição aprendida naquela oportunidade, segundo ele, foi que ter grande nomes nem sempre dão resultado. O time rubro-negro foi eliminado na semifinal pelo São José Basketball. “Essa temporada abriu os meus olhos, porque não basta nomes para ganhar títulos. Essa time teve nomes pesados e nós não conseguimos ganhar o título.”
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.