HOJE
Paciência e trabalho
Por Marcius Azevedo
David Jackson perdeu o começo da temporada do NBB CAIXA por causa de uma cirurgia no joelho esquerdo e trabalhou ainda mais para chegar ao auge e ajudar o Sesi Franca
Quem vê o bom desempenho de David Jackson em quadra pelo Sesi Franca contra o Flamengo nas Finais do NBB CAIXA não tem uma noção exata da dificuldade que ele enfrentou nesta temporada. O americano de 41 anos perdeu 13 jogos no começo da competição por causa de uma cirurgia no joelho esquerdo e trabalhou ainda mais para atingir o seu auge neste momento decisivo.

David Jackson em ação pelo Sesi Franca contra o Flamengo. Foto: Marcos Limonti/SFB
“Esse momento foi muito difícil, porque eu precisei ter muito paciência no processo de recuperação. Eu queria voltar e ficar igual antes da cirurgia rápido”, afirmou David Jackson.
Em novembro do ano passado, o americano passou por um exame de ressonância magnética após apresentar restrições de movimento no joelho esquerdo e foi constatada uma pequena lesão condral com fragmento livre no local. Foi realizada uma artroscopia para correção do problema.
O retorno aconteceu no dia 21 de dezembro do ano passado, na vitória sobre o Mogi Basquete por 75 a 64, no ginásio Prof. Hugo Ramos. David Jackson jogou por 20 minutos e anotou apenas dois pontos. Depois disso, o ala-armador foi evoluindo até chegar em um bom momento para ajudar o Sesi Franca nas Finais do NBB.
No jogo 1, no Maracanãzinho, o americano anotou 10 pontos, deu quatro assistências e pegou dois rebotes, com 13 de eficiência. Agora já se prepara para enfrentar novamente o Flamengo. O segundo confronto acontece nesta quinta-feira (06/06), às 19h, no Pedrocão, com transmissão da ESPN, sportv, YouTube do NBB CAIXA, NBB BasquetPass, Jumper e FlaTV.
“Nós conseguimos uma vitória importante, mas sabemos que vamos precisar muito mais para o jogo 2, mais energia, mais foco nos detalhes, mais de tudo”, afirmou o jogador.
A possibilidade do Sesi Franca alcançar o terceiro título consecutivo do NBB CAIXA, segundo David Jackson, não vai apontar que existe uma nova dinastia no basquete nacional, assim como aconteceu lá atrás com o Brasília (tricampeão em 2009/10, 2010/11, 2011/12), e depois com o Flamengo (tetra em 2012/13, 2013/14, 2014/15, 2015/16).
“Meu pensamento sobre dinastia é diferente. O Sesi Franca sempre ficou no top 3 todos os anos. Quando as pessoas falarem do basquete no Brasil, Sesi Franca sempre vai estar dentro da conversa”, afirmou o jogador, que participou das duas conquistas da equipe, na temporada 2021/2022 e 2022/2023, após uma breve passagem pelo Minas Tênis Clube. “Ficou muito bom no meu retorno para Franca. As pessoas me aceitaram como um deles. E essa mentalidade ajuda dentro da quadra.”
Além do bom desempenho em quadra, com médias de 11,8 pontos, quatro rebotes e 3,1 assistências em 31 jogos, David Jackson tem um papel importante como exemplo para os mais jovens. O técnico Helinho Garcia já comentou inúmeras vezes que o americano é um dos jogadores que mais treina. “Sempre quero que todos vejam que eu sou um profissional que trabalha todo dia e, para os jovens, mostra que, quando você tem disciplina, tudo é possível.”
Coincidentemente, o ala-armador pode conquistar o seu terceiro título contra o seu primeiro time no NBB CAIXA. David Jackson defendeu o Flamengo na temporada 2011/12. A lição aprendida naquela oportunidade, segundo ele, foi que ter grande nomes nem sempre dão resultado. O time rubro-negro foi eliminado na semifinal pelo São José Basketball. “Essa temporada abriu os meus olhos, porque não basta nomes para ganhar títulos. Essa time teve nomes pesados e nós não conseguimos ganhar o título.”
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca