#JOGAJUNTO

Copa Super 8

Choque Temporal

27-01-2026 | 03:00
Por Marcius Azevedo

David Sloan e David Jackson se enfrentam na semifinal entre Pinheiros e Sesi Franca em um duelo de americanos que simboliza o encontro de gerações na Copa Super 8

Quando David Sloan nasceu no Kentucky, em 27 de maio de 1999, David Jackson, natural de Maryland e nascido em 12 de agosto de 1982, já começava a escrever sua própria história no basquete, atuando aos 16 anos pela High Point High School. Nesta quarta-feira (28/01), trajetórias separadas pelo tempo, mas unidas pela bola, se cruzam no Poliesportivo Henrique Villaboim, palco da semifinal da Copa Super 8 entre Pinheiros e Sesi Franca. Um encontro simbólico entre gerações, experiências e estilos.

Principal destaque do Pinheiros, Sloan, de 26 anos, chega embalado após uma atuação dominante nas quartas de final, quando anotou 34 pontos e foi decisivo no triunfo sobre o Paulistano depois da segunda prorrogação. Mesmo com o protagonismo evidente, o armador mantém o discurso coletivo. “Não sou muito de fazer comentário sobre mim e o adversário. Falo mais sobre minha equipe. Todos nós seguimos o plano que os treinadores fazem”, afirmou, reforçando a identidade de um time que aposta no ritmo alto e na intensidade como marcas registradas.

Em quadra, Sloan tem encontrado o equilíbrio entre pontuar e fazer o jogo fluir. “Equilíbrio, para mim, entre marcar e criar jogadas para os outros é aproveitar o que a defesa me oferece. Faço minhas leituras naquele mesmo instante enquanto mantenho a pressão na defesa adversária”, explicou. Apenas em sua segunda temporada no NBB CAIXA, o armador vive um processo de amadurecimento acelerado, que ele próprio reconhece. “Me sinto muito bem com minha carreira e com tudo que vem acontecendo. Aprendendo cada vez mais a cada jogo, a cada ano que jogo aqui.”

Do outro lado estará David Jackson, aos 43 anos, em sua 13ª temporada no NBB CAIXA e já consolidado como um dos maiores estrangeiros da história da competição. Experiente, decisivo e com leitura refinada dos momentos do jogo, o armador foi fundamental nas quartas de final ao converter uma bola de três imprescindível para a vitória sobre o CAIXA/Brasília. Para ele, o segredo passa pelo processo diário. “Você tem de pensar em todo o trabalho que você fez dia por dia, porque isso vai dar confiança para tentar ganhar o jogo individualmente e coletivamente com o time”, destacou.

Ciente do desafio que terá pela frente, DJ não esconde a atenção especial ao compatriota do Pinheiros. “Nós temos de ser mais duros com ele. Tentar limitar cestas fáceis e diminuir sua confiança durante o jogo. Ele é um grande jogador, sabe criar para outros também. Será um grande desafio para nós”, analisou, sem deixar de valorizar o coletivo adversário. “O Pinheiros joga forte e coletivo na defesa e no ataque. Será um grande jogo”, completou.

Em uma semifinal que promete intensidade do primeiro ao último minuto, o duelo entre David Sloan e David Jackson simboliza muito mais do que um confronto individual. É o encontro entre juventude e experiência, entre o presente que se afirma e a história que já deixou marcas profundas na competição. Universos diferentes, unidos pela mesma quadra e pela chance de levar seus times à final da Copa Super 8.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, patrocínio Cruzeiro do Sul Virtual e Eurofarma e parcerias oficiais IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.