#JOGAJUNTO

NBB Caixa / Seleção Brasileira

De bem com a vida

05-07-2013 | 03:04
Por Liga Nacional de Basquete

Campeão do NBB pelo Flamengo e convocado para a Seleção Brasileira de Novos, armador Gegê comemora melhor fase de sua carreira

Recentemente, o armador de 22 anos teve seu contrato renovado com o rubro-negro carioca (João Pires/LNB)

Em um dia, campeão do NBB5, no outro, convocado para a Seleção Brasileira de Novos. Assim aconteceu com o jovem armador Gegê, do Flamengo, que está no auge de sua ainda curta trajetória no esporte da bola laranja.

“Com certeza, essa é a melhor fase da minha carreira. Acho que essa temporada provou que estou no caminho certo. Não é fácil ganhar o NBB e ainda ser convocado para a Seleção. Então tudo isso serviu para coroar o trabalho de toda a temporada e de toda minha vida”, afirmou Gegê.

A surpresa do atleta foi muito grande, pois na primeira lista divulgada por Rúben Magnano não constava o nome do rubro-negro. Em semana de preparação para a grande Final do NBB, Gegê pouco se abalou e continuou focado nos treinamentos do Flamengo.

A convocação do armador não poderia vir em uma hora melhor. Quando ainda comemorava o título de campeão da quinta edição da maior competição do país, o camisa 19 recebeu a notícia de que foi selecionado para vestir a “amarelinha”.

Estar na Seleção não é novidade para Gegê, que foi convidado a participar dos treinos do selecionado do Brasil em 2012. Apesar de já ter sentido o gosto de estar entre os melhores jogadores do país, o armador de 22 anos não esconde a felicidade de estar de novo defendendo as cores brasileiras.

“No ano passado estive na Seleção como convidado, mas fiquei muito feliz com a nova convocação. Todo jogador sonha em estar na Seleção e para mim foi muito bom. No dia 1º deste mês fui campeão do NBB pelo Flamengo e no dia seguinte recebi a notícia da convocação. Isso foi muito bom”, afirmou o armador.

A felicidade do jogador não para por aí. Além de ter seu nome entre os 20 convocados para vestir a ‘amarelinha’, na última semana, Gegê foi selecionado entre os 12 jogadores que disputarão o Universíade, na cidade de Kazan, na Rússia. O Brasil terá como adversários na primeira fase a China (dia 07/07), Finlândia (08/07), Chile (10/07), Lituânia (11/07) e Noruega (12/07). A competição conta com a participação de 24 seleções divididas em quatro grupos de seis. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para as quartas de final.

Gegê em ação nos treinamentos da Seleção Brasileira de Novos, em São Paulo (SP) (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Principal líder do Flamengo na Liga de Desenvolvimento de Basquete, competição para garotos até 22 anos, Gegê aos poucos conquistou seu espaço na equipe principal rubro-negra, e teve excelentes atuações no NBB, principalmente na série semifinal contra o São José, em que o jovem atleta foi essencial substituindo Kojo na armação do esquadrão carioca.

As boas atuações mostraram que Gegê tem personalidade e capacidade de fazer parte do grupo adulto. Por exemplo, no Jogo 3 do confronto contra os joseenses, o camisa 19 esteve em quadra por 24 minutos, e anotou nove pontos (três bolas de 3 pontos), e duas assistências. Já na quinta e decisiva partida da série, também em 24 minutos, o armador registrou apenas três pontos, mas distribuiu seis assistências. Tais desempenhos chamaram a atenção do treinador Rubén Magnano, que logo colocou o nome de George Chaia na lista de convocados para a Seleção Brasileira de Novos.

Certamente, Gegê ainda está escrevendo as primeiras páginas de sua carreira que, para ele, tem tudo para ser brilhante. Agora no período de férias das competições oficiais pelo Flamengo, o jovem armador mantém o foco na Seleção, e espera se firmar no selecionado verde-amarelo para seguir com chances de, quem sabe, fazer parte da equipe principal do Brasil.

“Acho que estou no caminho certo. Sei que a estrada é muito longa, tenho muito que trabalhar ainda. Sempre com dedicação e empenho. Eu quero ser campeão de novo,  assim como todo jogador, eu entro em quadra para ganhar. Os jogadores que estão na Seleção sabem o que representa estar aqui. Todo mundo está ciente que jogar nessa equipe é o primeiro passo para o futuro. Quero me manter sempre na seleção, quero me firmar aqui e conquistar meu espaço. É claro, se tudo for bem feito sempre, muitas portas se abrirão para mim”, finalizou Gegê.