HOJE
De cabeça erguida
Por Liga Nacional de Basquete
Vice-campeão da LDB 2013, Minas deixa a competição satisfeito com a campanha realizada e com dois prêmios coletivos na conta

Participante de todas as três edições, Minas disputou a final da LDB pela primeira vez (Lucas Figueiredo/LNB)
Vice-campeão da LDB 2013, o Minas Tênis Clube está de cabeça erguida. Após a derrota para o Flamengo, na grande decisão da terceira edição do maior campeonato de basquete do país, o elenco do clube de Belo Horizonte se mostrou tranquilo e a campanha da equipe durante a competição Sub-22 foi enaltecida pelo grupo.
Apesar do revés na final, o clube mineiro deixa a terceira edição do maior campeonato de basquete do país com dois prêmios coletivos na conta. O Minas foi o time mais eficiente de toda a competição e também foi a equipe com menos erros na LDB 2013.
“Eles (jogadores) não param nunca e estão sempre querendo melhorar e por isso ganhamos os dois prêmios coletivos. Foi uma campanha maravilhosa e essa equipe deu liga desde o começo. O time está de parabéns pela ótima campanha que fez. É um grupo que ainda pode evoluir muito, já que apenas um atleta (Rafa Moreira) estourará o limite de idade. Então, nossa luta não acaba aqui. Queremos fazer desses meninos jogadores de basquete de alto nível e eu acho que esse foi o primeiro passo que nós demos. Tenho certeza de que todo o grupo aprendeu muito com esse vice-campeonato”, disse o técnico da equipe, Cristiano Grama.
Dono da segunda melhor campanha da fase de classificação, o Minas mostrou um elenco muito homogêneo durante toda a LDB 2013. Além disso, a postura aguerrida da equipe durante as partidas também foi algo que chamou a atenção durante a disputa do maior campeonato de base do basquete nacional
“O Cristiano quando montou esse time trouxe peças de personalidade forte e de estilo agressivo. Desde o primeiro jogo da LDB mostramos isso em quadra e o grupo está de parabéns pela campanha” disse o armador Coelho, que com uma lesão muscular na coxa direita não pode atuar na reta final da LDB 2013.
Além da ótima campanha na LDB 2013, o time de Belo Horizonte tem muito mais o que comemorar. Do grupo que disputou a competição Sub-22 esta temporada, cinco atletas – Danilo Fuzaro, Henrique Coelho, Rafa Moreira, Léo Demétrio e Moisés Barbosa – participam ativamente da equipe adulta do Minas na disputa da temporada 2013/2014 do NBB. E esse é um dos grandes objetivos do clube mineiro: formar atletas.
“Eu sempre falo que nosso grande objetivo é na formação dos jogadores. É claro que vamos entrar em todos os campeonatos que disputarmos para ser campeão, mas temos que pensar lá na frente também. O Minas está aqui representando todos os formadores de jogadores do Brasil.. Tenho certeza de que muitos jogadores desse elenco atuarão por muitos anos no NBB”, exaltou o treinador minastenista.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca