#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

De Mundial pra Mundial

22-09-2014 | 04:16
Por Liga Nacional de Basquete

Após jogarem Copa do Mundo por suas seleções, Marcelinho, Nico, Marquinhos e Herrmann agora se preparam para defender Flamengo na Copa Intercontinental

Marcelinho, Laprovittola, Marquinhos e Herrmann agora focam no Mundial de Clubes (Montagem/LNB)

Marcelinho, Laprovittola, Marquinhos e Herrmann “viraram a chave” e agora estão focados no Mundial de Clubes (Montagem/LNB)

Há pouco mais de duas semanas, a Copa do Mundo de Basquete 2014 ainda estava em andamento na Espanha e nela estavam quatro jogadores do Flamengo: Marquinhos e Marcelinho Machado com a Seleção Brasileira, e Nicolás Laprovittola e Walter Herrmann defendendo a rival Argentina.

Depois do fim da participação de suas respectivas seleções na competição internacional, os atletas rubro-negros desembarcaram no Rio de Janeiro já com uma missão duríssima na agenda: colocar o Flamengo no posto de melhor time do planeta, diante do Maccabi Tel Aviv, de Israel, campeão da última edição da Euroliga.

Os dois duelos contra os israelenses que definirão o dono do título mundial de 2014 acontecerão na sexta-feira (26/09), às 21h30 (de Brasília), e no domingo (28/09), às 12 horas (de Brasília), ambos na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.

+Clique aqui e saiba como garantir seu ingresso para as duas partidas

“Se por um lado não temos o tempo ideal de preparação para uma competição do nível que é essa, por outro viemos de um campeonato que não é todo dia que se pode jogar. São quatro jogadores que vêm de uma Copa do Mundo, que chegaram até a fase do mata-mata. Estamos em um ritmo de uma exigência talvez até acima do que o Mundial de Clubes. Temos que saber usar isso a nosso favor, poder colocar nessa semana de treino o melhor que a gente tiver para entrar no jogo com as melhores condições de vencê-los”, afirmou o ala Marcelinho Machado.

+ Confira todas as informações dos jogos entre Flamengo e Maccabi no Hot Site da Copa Intercontinental

Fundamental para a chegada do Flamengo ao Mundial, Marcelinho foi eleito o MVP da Liga das Américas 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Fundamental para a chegada do Flamengo ao Mundial, Marcelinho foi eleito o MVP da Liga das Américas 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Capitão do time rubro-negro e jogador mais velho presente na Copa do Mundo da Espanha, o Marcelinho Machado realizará, aos 39 anos, uma experiência jamais vivida em sua longa e gloriosa carreira. Logo após o término da participação em seu quinto Mundial pela Seleção, o ala de 2,00m de altura teve de mudar rapidamente o foco das competições e agora só pensa no Maccabi Tel-Aviv.

“Os dois são mundiais, então não muda tanto. É mais fácil ter essa mudança de foco quando se trata de um campeonato é tão importante como é a Copa Intercontinental. Acho que a própria exigência do campeonato já faz com que a gente ‘vire a chave’ o mais rápido possível. Na verdade, no dia que a gente perdeu para a Sérvia, eu já estava com a cabeça aqui, pensando nesses jogos contra o Maccabi”, contou Marcelinho.

Para chegar à disputa do título Mundial, o Flamengo contou com desempenho fundamental de seu capitão na Liga das Américas. Bastante regular e sempre letal, Marcelinho Machado brilhou na reta final da competição e, além do título, faturou o prêmio de MVP (Jogador Mais Valioso), da “Libertadores do Basquete”.

No primeiro compromisso do Final Four, contra o Aguada (URU), o experiente ala de 38 anos foi o cestinha da equipe, com 26 pontos, e foi fundamental para a classificação rubro-negra à decisão. Depois, na grande final contra o Pinheiros/SKY, Marcelinho tornou a brilhar, teve mais uma exibição de gala e foi o maior pontuador flamenguista no confronto, desta vez com 24 pontos.

Se tratando de NBB, Marcelinho Machado, sem dúvidas, é uma referência. Em seis temporadas, o jogador faturou dois títulos pelo Flamengo, foi eleito Melhor Ala e MVP das duas primeiras edições do NBB, cestinha das três primeiras, e é isoladamente o maior cestinha da história do campeonato, com incríveis 4236 registrados em 181 jogos, número que culmina na expressiva média geral de 23,4 pontos por partida.

Cestinha do Flamengo na Liga das Américas 2014, Marquinhos convoca nação rubro-negra para o Mundial (Luiz Pires/LNB)

Cestinha do Flamengo na Liga das Américas 2014, Marquinhos convoca nação rubro-negra para o Mundial (Luiz Pires/LNB)

Companheiro de Marcelinho na Seleção e no Flamengo, o ala Marquinhos foi um dos destaques da boa campanha do Brasil na Copa do Mundo, com média de 10,1 pontos e 4,3 rebotes por partida. Após sua grande exibição com a camisa verde-amarela em território espanhol, o número 11 rubro-negro diz que está realizando um sonho.

Falando de Flamengo, Marquinhos teve suma importância nas conquistas do clube na temporada passada. Em grande fase, o camisa 11 foi o cestinha do time na conquista inédita da Liga das Américas, com média de 21,5 pontos por jogo – a terceira maior da competição – e maior pontuador rubro-negro nos playoffs do NBB6, com média de 17,0 pontos.

Dono de um respeitado currículo, que contém duas Copas do Mundo e uma Olimpíada pela Seleção, duas temporadas na NBA, com passagens por New Orleans Hornets e Memphis Grizzlies, dois títulos do NBB e um da Liga das Américas com o Flamengo, Marquinhos agora vive a expectativa de poder adicionar mais um capítulo glorioso em sua história.

“A expectativa é muito grande de ver o ginásio lotado, assim como aconteceu nos últimos campeonatos. A torcida traz muita energia, não só para mim, mas para todos os jogadores. Estar disputando um título mundial é um sonho de qualquer jogador, e comigo não é diferente. Espero que possamos toda raça, toda energia não só nesse Mundial, mas também nos amistoso que virão”, disse Marquinhos.

Melhor Armador do NBB6, Laprovittola será uma das principais armas do Flamengo para a Copa Intercontinental (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Melhor Armador do NBB6, Laprovittola será uma das principais armas do Flamengo para a Copa Intercontinental (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Já o armador Nicolás Laprovittola, eleito o Melhor Armador do NBB6, vem de sua primeira Copa do Mundo pela seleção argentina. Na Espanha, o jovem jogador, de 24 anos, teve pouco tempo de quadra, pois era um “reserva de luxo” dos geniais armadores Pablo Prigioni, do New York Knicks (NBA) e Facundo Campazzo, hoje no Real Madrid (ESP).

No entanto, nas quatro partidas em que entrou em quadra pela Argentina, Nico apresentou boas atuações. Diante das Filipinas, fez 10 pontos e deu quatro assistências, no duelo seguinte, contra Senegal, anotou oito pontos e seis passes decisivos. Já contra a Grécia, registrou sete pontos, e diante do Brasil nas oitavas, atuou por apenas sete minutos e não pontuou.

“Todo mundo sabe o que é uma Copa do Mundo, como se joga. Tem que sempre dar 100% sempre, estar preparado. É o nível mais alto que tem. Acho é muito bom para o Flamengo ter quatro jogadores no elenco que estavam na Copa do Mundo. Mas sabemos que quem esteve trabalhando no Rio neste período tem que estar preparado também. Os dois grupos. Os que estavam no Rio e os que estavam na Espanha têm que estar no mesmo nível. Se conseguirmos isso será muito bom para nosso jogo e para chegar bem contra o Maccabi”, disse Laprovittola, que terminou a Copa do Mundo com médias de 6,2 pontos e 2,8 assistências.

Em sua primeira temporada em solo verde-amarelo, Laprovittola encantou a todos com seu basquete irreverente e muito eficiente logo na partida de abertura do NBB6, diante do rival UniCEUB/BRB/Brasília, em que anotou 22 pontos e seis assistências. Desde então, o argentino seguiu repetindo as grandes atuações e tal regularidade o fizeram ser eleito o Melhor Armador do campeonato.

Herrmann fez sua estreia pelo Flamengo diante do Macaé; jogador fez 15 pontos (Gilvan de Souza/Flamengo)

Herrmann fez sua estreia pelo Flamengo diante do Macaé; jogador fez 15 pontos (Gilvan de Souza/Flamengo)

E por fim, o experiente ala/pivô Walter Herrmann, único reforço do Flamengo para a temporada 2014/2015, também aterrizou em solo carioca com mais uma Copa do Mundo a seu respeitável currículo, que ainda contém três temporadas da NBA – Detroit Pistons e Charlotte Bobcats, e a histórica medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Em sua segunda Copa do Mundo na carreira, Herrmann apresentou bom padrão de jogo nas cinco partidas que disputou e terminou sua segunda participação na competição com médias de 9,0 pontos e 4,7 rebotes. Nem bem voltou da Espanha e o jogador, que vestirá a camisa 1 do Flamengo, terá como primeiro desafio inicial nada menos que uma Copa Intercontinental.

“Ter um time com quatro jogadores de seleção mostra o nível do time. Mas apesar de não ter nenhum representante sem seleção, o Maccabi é um time muito bom e com jogadores de alta qualidade. Eles superaram o Real Madri (ESP) na final da Euroliga e isso mostra o quanto são bons e se conhecem bem”, disse o argentino.

Herrmann fez sua estreia com a camisa do Flamengo na última sexta-feira, diante do Macaé Basquete, em partida válida pelo Campeonato Caricoa. Na ocasião, o clube rubro-negro venceu, jogando em casa, pelo placar de 96 a 68, e o reforço flamenguista anotou 15 pontos.

Herrmann usará a camisa 1 do Flamengo na temporada 14/15 (Gilvan de Souza/Flamengo)

Herrmann usará a camisa 1 do Flamengo na temporada 14/15 (Gilvan de Souza/Flamengo)

“As expectativa são altas para o Mundial chegar logo. Apesar de tudo que já passei não é todo dia que temos a oportunidade de disputar um Mundial Interclubes. Queremos fazer o melhor Mundial possível, teremos essa semana para nos preparar para a decisão. Este jogo (contra o Macaé, pelo estadual), este recomeço mostrou que estamos bem fisicamente e nos entendemos dentro de quadra”, falou Herrmann.

Já no último final de semana, o clube da Gávea realizou dois amistosos contra o Pinheiros/SKY, em reedição da final da Liga das Américas 2014, curiosamente a histórica partida que deu ao Flamengo o título da “Libertadores do Basquete” e, consequentemente, a chance de disputar a Copa Intercontinental.

Na primeira partida diante do time de São Paulo, os flamenguistas levaram a melhor, pelo placar de 70 a 63, com boa participação de sua dupla da Seleção Brasileira, Marcelinho e Marquinhos, responsáveis por 19 e 14 pontos, respectivamente. Já no outro duelo, realizado no domingo, nova vitória do Flamengo, desta vez por 67 a 63, com destaque para o pivô Cristiano Felício, com 16 pontos.

A Copa Intercontinental

Realizada entre os anos de 1966 e 1987 – somente entre 1971 e 1973 a competição não foi disputada -, a Copa Intercontinetal chegou a ser revivida em 1996, mas não teve continuidade. Em 2013, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou a volta do torneio e o Olympiacos, da Grécia, venceu o Pinheiros/SKY, em disputa realizada na cidade de Barueri (SP), para ficar com o primeiro título da “Era Moderna” do torneio.

Agora, em 2014, a Copa Intercontinental, popularmente conhecida como Mundial de Clubes, voltará a ser disputada em solo brasileiro e, mais uma vez, colocará frente a frente os atuais campeões de duas das principais competições interclubes do planeta: a Liga das Américas e a Euroliga.

Na HSBC Arena, nos dias 26 e 28 de setembro, no Rio de Janeiro, Flamengo e Maccabi Tel-Aviv (ISR) lutarão pelo troféu de campeão mundial em duas partidas. Em caso de uma vitória para cada lado, a equipe que tiver triunfado pela maior diferença de pontos ficará com o título.