#JOGAJUNTO

LDB

DE OLHO NAS SEDES DA LDB: UNIÃO CORINTHIANS (RS)

17-07-2022 | 11:43
Por Liga Nacional de Basquete

Confira as equipes e alguns nomes para ficar de olho da sede de Santa Cruz do Sul (RS), realizada no Ginásio Poliesportivo Arnão; jogos da sede serão válidos pela primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2022

A primeira fase da LDB (Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete) terá início na próxima segunda-feira (18/7) e parte do grupo B da competição já se prepara para atuar em uma cidade cuja torcida está na lista das mais apaixonadas do basquete brasileiro. O Ginásio Poliesportivo Arnão, situado dentro em Santa Cruz do Sul, fica dentro do Park da Oktoberfest e foi batizado de “Arnão” como uma homenagem ao ex-prefeito da cidade, Arno Frantz, que infelizmente faleceu em 2019.

O Arnão foi palco da chamada “era de ouro” do União Corinthians, que começou por volta de 1990, quando grandes nomes da história do basquete brasileiro, como Marcel, Rolando e Ary Vidal, chegaram à cidade. De 199o a 94, o Corinthians dominou o basquete gaúcho, vencendo todas os campeonatos estaduais que disputou, além de conquistar o seu maior título da história no ano de 94: O Campeonato Brasileiro. O jogo 5 da final nacional, que foi disputada contra o Franca, terminou em 99 a 92 e garantiu o primeiro título nacional aos gaúchos. Hoje, o Arnão é palco das grandes disputas do Unico dentro do NBB e conta com uma torcida apaixonada, que possui uma das maiores médias de publico do campeonato e que faz a diferença nos principais momentos.

São seis clubes os que estarão atuando no Ginásio Arnão entre os dias 18 e 23 de julho:

  • Cerrado Aseel:

Uma das surpresas na última edição da LDB, o Cerrado chega mais uma vez na competição sub-23 para angariar grandes voos. Em 2021, com o trio Serjão, Robsinho e Von Haydin, a equipe do centro-oeste ficou em sexto lugar na competição. Hoje, com a dupla de pivôs Ruan e Augusto, a expectativa é de que mais uma vez o Cerrado impressione quem for acompanhar os seus jogos.

Para ficar de olho: Ruan. 

O pivô chegou na equipe brasiliense para auxiliar na disputa do NBB 21/22, onde deixou a sua marca. O jovem foi um dos jogadores que mais evoluíram dentro da competição, recebeu uma indicação ao prêmio de destaque jovem do último NBB e manteve médias de 12 pontos e 6,9 rebotes por jogo na elite do basquete nacional.

  • Botafogo:

Essa é a terceira participação da equipe carioca dentro da Liga de Desenvolvimento, que disputou a competição pela última vez em 2015, quando infelizmente não passou da primeira etapa. Esse ano, o Botafogo abre a disputa do campeonato com direito à um clássico, contra o Vasco da Gama.

Para ficar de olho: Joãozinho

O armador carioca de 20 anos de idade é conhecido pelo seu alto QI de basquete e desde sempre foi tratado como um dos grandes nomes da base brasileira. Formado pelo Flamengo, Joãozinho conseguiu médias de 4,3 pontos e 4,6 assistências por jogo na última edição.

  • Caxias do Sul:

Uma das mais tradicionais equipes quando o quesito é formação de base, Caxias do Sul chega com força para a disputa desta LDB. Além de contar com boa parte do plantel da última edição, a equipe gaúcha trouxe novos nomes para complementar o seu elenco neste ano.

Para ficar de olho: Gabrielzinho

O armador de 21 anos, que disputou as últimas três edições do NBB pelo Brasília, chega ao Caxias para auxiliar ainda mais na pontuação do time, além de ser um dos grande potenciais de armação dos gaúchos. Na última LDB, Gabriel conseguiu médias de 15 pontos, oito rebotes e 5,6 assistências por jogo.

  • Vasco da Gama:

Em parceria com uma das principais praças do basquete de base brasileiro, o Tijuca Tênis Clube, Vasco participará da sua primeira edição de LDB. Logo de cara, a equipe carioca abre a competição com um clássico, contra o Botafogo.

Para ficar de olho: Matheusinho

Após uma temporada com menos volume pelo Pato Basquete no NBB, em sua última LDB, Matheusinho chega com o compromisso de assumir a responsabilidade na armação do clube, puxar a pontuação e fazer o time jogar. Com passagens pelo Flamengo, em sua última participação no campeonato sub-22, o armador conseguiu médias de 13,4 pontos, 4,6 rebotes e 4,2 assistências.

  • Coritiba Monsters:

O Coritiba Monsters possui um dos melhores e mais dedicados trabalhos de base do país, e na última temporada, conseguiu protagonizar grandes duelos dentro da maior competição de base do país.

Para ficar de olho: Magno Alves 

Dentre tantos jovens, Magno é um dos nomes mais experientes da equipe paranaense dentro do torneio sub-22. Ex-jogador do Flamengo, o ala/armador é conhecido pela sua força e atletismo, além de grande capacidade de pontuar em infiltrações e contra-ataques de transição rápida. Na última edição, conseguiu médias de 4,3 pontos e 2,9 rebotes.

  • União Corinthians:

Os donos da casa vão jogar sua terceira edição de LDB, pela primeira vez dentro de casa, e pode se esperar que teremos presença de torcida durante os jogos. Com um time jovem e rápido, a expectativa do União Corinthians é que seus jogos sejam verdadeiros shows.

Para ficar de olho: Gabriel Camargo

Apesar de contar com pouca minutagem na última temporada pelo Pato Basquete, Camargo é um dos jogadores mais experientes dentro do elenco gaúcho e pode acabar pintando como um dos destaques na competição. Finalista do torneio de enterradas desse ano, o jogo de Camargo é garantia de “showtime” para o espectador.

A primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete tem início na segunda-feira (18/7) e termina no dia 30 de julho, dividida em quatro sedes. Além de Santa Cruz do Sul, os jogos também terão as cidades de Uberlândia (MG)Mogi das Cruzes (SP) e São Paulo (SP) como palcos para os confrontos.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com o patrocínio oficial da Penalty, e apoio da IMG Arena e Genius Sports.