HOJE
De olho no bi
Por Liga Nacional de Basquete
Atual campeão do Torneio de 3 pontos, Helinho tentará manter a escrita e ser campeão do evento novamente
Uma mistura de precisão e velocidade. Assim pode ser definido o Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas 2013. O evento, que ocorrerá no dia 01 de março, a partir das 21h30, reunirá os jogadores que apresentaram gatilhos mais afiados das eliminatórias para o desafio. O atual campeão da competição, Helinho, do Unitri/Universo, destacou o equilíbrio que o torneio apresentará, e que apesar do clima ser de total amizade nos bastidores, todo mundo quer ganhar dentro das quatro linhas.
“Eu espero muito equilíbrio, é uma competição muito grande e de alto nível. Está todo mundo se divertindo aqui neste fim de semana, mas é claro, que na hora todo mundo quer ganhar. Estamos aproveitando ao máximo o convívio com todos os jogadores, mas na hora da competição estará todo mundo concentrado para vencer”, disse Helinho.
O torneio funcionará da seguinte forma. Cada atleta arremessará 25 bolas contra o tempo de 60 segundos regressivos. Os carrinhos estarão dispostos em cinco posições distintas e cada um deles terá quatro bolas que valerão um ponto, e uma bola colorida que terá o valor de dois pontos.
Os participantes do Torneio de 3 pontos 2013 são Matheus (SKY/Basquete Cearense), Matheus Dalla (Winner/Kabum/Limeira), Bruno Irigoyen (Icatu/Minas), Guto (Palmeiras). Além dos competidores de presença garantida no evento, caso de Helinho (Unitri/Universo), por ser campeão do Torneio de 3 pontos da temporada passada, quando atuava pelo Vivo/Franca, e Rossi (Uniceub/BRB/Brasília), por ser representante da cidade sede.
Na eliminatória, todos os times do NBB foram representados por um jogador os atletas tiveram um minuto para lançar 25 bolas de 3 pontos. Dentre os 18 arremessadores, os quatro que converteram o maior números de tiros se classificaram para o Torneio de 3 pontos.
Confira algumas informações sobre os competidores do Torneio de 3 pontos:
Helinho – armador do Uberlândia
O experiente jogador de 37 anos defende o título que conquistou no Torneio de 3 pontos da temporada passada, realizado em Franca, quando ele ainda atuava pela equipe local, o Vivo/Franca.
Na atual temporada, Helinho tem aproveitamento de 35,63% e média de 1,4 bolas de 3 pontos convertidas por jogo.
Rossi – ala do Brasília
Rossi foi selecionado de última hora para o disputar o Torneio de 3 pontos. Isso se deve a contusão de Guilherme Giovannoni, que ia representar o Brasília, mas voltou a sentir dores na coxa, que além de tirar o atleta do desafio, forçou sua ausência também no Jogo das Estrelas.
O jogador de 32 anos quer apagar a má atuação que ele teve no Torneio de 3 pontos da temporada passada, onde nem se classificou para a segunda bateria de arremessos.
O ala do atual tricampeão do NBB, Brasília, está com um aproveitamento de 40% nos arremessos de 3 pontos nesta temporada.
Matheus – armador do Basquete Cearense
O campeão da Eliminatória para o Torneio de 3 pontos, Matheus converteu 22 dos 25 arremessos. Tomando por base o desempenho na seletiva para o evento, o armador de 32 anos é um dos favoritos ao título da competição.
Nas partidas desta temporada, o baixinho de 1,78m apresenta um aproveitamento de 39,17% de aproveitamento nos arremessos de 3 pontos e média de quase duas bolas convertidas por partida.
Matheus Dalla – ala do Limeira
Com apenas uma bola a menos que o atleta do Basquete Cearense, Matheus Dalla foi responsável por 21 arremessos convertidos na Eliminatória.
Dono de um dos melhores gatilhos da temporada, o ala do Limeira tem média de 43,43% de aproveitamento nos tiros valendo 3 pontos, o melhor dentre os competidores do Torneio.
Mesmo com apenas 21 anos, Dalla é um dos únicos jogadores a participar de dois torneios diferentes dos Desafios das Estrelas. Na temporada passada, quando atuava pelo Vila Velha, Matheus participou do Desafio de Habilidades. Agora, é a vez dele mostrar que tem a mão fervendo no Torneio de 3 pontos 2013.
Bruno Irigoyen – ala do Minas
O mais jovem deste Torneio de 3 pontos, o ala do Minas teve um dos melhores desempenhos na Eliminatória. O atleta de 20 anos converteu 19 dos 25 arremessos na seletiva, cravando a terceira melhor marca.
Apesar da boa atuação na primeira etapa, o aproveitamento de Bruno Irigoyen nos jogos do NBB não é dos melhores (26,67%).
Guto – ala/armador do Palmeiras
Representando o alviverde imponente, Guto teve boa atuação na Eliminatória, acertando 18 dos 25 tiros longos efetuados.
Guto tem o melhor aproveitamento nos arremessos de 3 pontos dentre os jogadores do Palmeiras (36,43%). O ala/armador da equipe paulista também apresenta uma média de 2,04 tiros de 3 convertidos por jogo.