#JOGAJUNTO

NBB Caixa

De olho no NBB

23-01-2013 | 01:34
Por Liga Nacional de Basquete

Visando disputar próxima temporada da competição, Fluminense retorna à ativa e apresenta time de basquete

De volta ao basquete, Fluminense apresentou sua equipe e já iniciou os treinamentos (Divulgação)

O Fluminense está de volta ao basquete profissional. Depois de alguns anos de ausência, o time carioca reativou sua equipe adulta do esporte da bola laranja e já almeja participar da próxima temporada do NBB. Nesta terça-feira, o clube tricolor apresentou o esquadrão que tentará conquistar a vaga no principal campeonato de basquete do país.

A principal contratação da equipe foi o armador argentino Facundo Sucatzky. Detentor da segunda maior média de assistências da história do NBB (6,94 passes decisivos por jogo), o jogador, que atuou no Icatu/Minas nas três primeiras temporadas do campeonato, retorna ao Brasil após uma passagem por seus país natal.

Além do atleta nascido na Argentina, o Fluminense anunciou outras oito contratações. Chegaram o armador Rafael Malfi, os alas Thiago Perez, Luciano Matão, Ian Matos e Rafael Castellón, o ala/pivô Luiz Toledo e o pivô Thiago Cordeiro. Completam o grupo Ala Vitor, Ygor Dionisio, Nicollas Alex e Erick Vierne, todos das categorias de base do clube. O técnico será Márcio Andrade, que acumula passagens pelo próprio time tricolor e também pelo extinto Universo/Ajax (GO).

“Demos início a um projeto de longo prazo e o primeiro deles é justamente a classificação para o NBB. Sabemos que além da classificação em quadra, também temos que atender aos requisitos da Liga Nacional de Basquete. Fizemos a montagem do elenco e da comissão técnica pensando na vaga para o NBB e esse é o nosso objetivo”, explicou o gerente de basquete do Fluminense, Marcelo “Tchelo” Bunte, que ainda aproveitou para confirmar que ainda negocia com mais quatro atletas.

“Ainda não fechamos nosso elenco. Estamos negociando com mais quatro jogadores, sendo que três deles são estrangeiros”, completou.

Porém, para disputar a próxima edição do NBB, o clube das Laranjeiras terá que percorrer um longo caminho. Primeiro, o time terá que ficar entre os três primeiros colocados da Copa Sudeste, que deverá ser realizada entre os dias 17 de fevereiro e 30 de abril. Depois,a equipe precisa ser campeã ou vice da Super Copa Brasil, competição organizada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), para garantir o direito de disputar um quadrangular contra os dois últimos classificados da atual temporada do NBB.

Os dois melhores classificados deste quadrangular garantem o direito de pleitear uma vaga na sexta temporada da competição junto à LNB. Para terem suas participações confirmadas, as equipes terão que atender aos requisitos impostos pela entidade.

Caso conquiste o direito de ingressar no NBB, o Fluminense se tornará o terceiro clube de camisa a participar da competição. Atualmente. Flamengo e Palmeiras disputam o campeonato e no último sábado, protagonizaram o primeiro “clássico de camisa” da história do torneio.

Fred marca presença

Durante a apresentação da equipe, que aconteceu na sede do clube, os atletas receberam uma visita especial. O atacante Fred, principal destaque da história recente do time futebol tricolor, marcou presença no evento e afirmou que ficará na torcida pelo sucesso da equipe de basquete.

“Vou torcer bastante. Fiquei muito feliz por ter sido convidado para esta apresentação e fico muito feliz de ver o Fluminense investindo em outros esporte de alto rendimento. Eu e outros jogadores do time de futebol ficaremos ligados nos jogos do Fluminense no basquete, afirmou o jogador.