HOJE
De novo nos trilhos
Por Liga Nacional de Basquete
Repetindo confronto da última final, Brasília se reencontra com a vitória e supera Franca, fora de casa, por 104 a 95
O Uniceub/BRB/Brasília voltou ao caminho das vitórias ao superar, neste sábado, o Vivo/Franca, fora de casa, por 104 a 95. Reeditando o confronto que decidiu o título do último NBB, o brasilienses contaram com grande atuação de Alex, que desequilibrou no último quarto anotando 14 de seus 29 pontos nos últimos dez minutos.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e Patrocínio Eletrobrás, Caixa, Penalty e Netshoes.
O ala Arthur também se destacou na partida, sendo o autor de 28 pontos. Do lado francano, destaque para o norte-americano Kevin Sowell, cestinha do jogo, com 30 pontos.
E o equilíbrio foi o que deu o tom durante toda a partida. As duas equipes se mantiveram muito próximas no marcador durante os três primeiros quartos. De um lado Arthur e Alex dividiam a responsabilidade de comandar o Brasília no ataque, enquanto do outro as ações era mais centralizadas em Sowell. No intervalo, os brasilienses tinham apenas três pontos de vantagem, 41 a 38.
Com os ataques em dia insparado, o segundo tempo foi de muitos pontos para os dois lados. Mas a parcial de 27 a 27 no terceiro quarto indicava que o equilíbrio perduraria até o final.
E no quarto decisivo, Franca começou três pontos atrás e chegou a virar o placar, mas viu a ?fera? Alex despertar e tomar conta do jogo nos minutos finais. Na base do talento individual, ele anotou 14 pontos só nos últimos dez minutos e garantiu a terceira vitória cadanga em cinco jogos no NBB.
?Foi um jogo bem duro, como a gente já esperava. No início, não estávamos muito bem, mas no terceiro quarto encaixamos uma boa defesa e conseguimos uma vitória que vai ser importante para a sequência do campeonato?, disse Alex.
Paulistano vence fora
O Paulistano/Unimed foi à Araraquara encarar o time da casa e conquistou a quarta vitória em seis partidas na temporada. Com 20 pontos de Betinho e 17 de Addai, o time da capital paulista chegou a contagem centenário, superando o rival por 107 a 90.
Do lado de Araraquara, o ala/pivô Ricardo Azevedo foi o cestinha, com 27 pontos. O ala Edu também se destacou ao anotar 21 pontos, distribuir sete assistências e recuperar quatro bolas.
“Hoje acabamos abrindo um pouco a defesa e o jogo foi aberto, mas nos destacamos no ataque. Quem jogou, entrou bem e esteve disposto a dar sempre um passe a mais. O time jogou junto e rendemos bem ofensivamente”, analisou o ala/pivô do Paulistano Felipe, autor de 15 pontos na partida.
O Cia. Do Terno/Romaço/Joinville venceu a primeira na temporada ao bater o Vila Velha/Garoro/BMG, em casa. As equipes empataram no tempo normal em 64 a 64 e fizeram a primeira prorrogação do NBB 2011/2012. No fim, melhor para Joinville, que fechou o jogo em 76 a 72. O ala/armador André Góes, do time catarinense, foi o cestinha, com 24 pontos. Pelo capixabas, o ala norte-americano Jeff Ledbetter foi o destaque, com 20 pontos.
Confira os resultados deste sábado no NBB:
03/12 (Sábado)
Tijuca/Rio de Janeiro 66 x 72 Itabom/Bauru
Unitri/Universo 86 x 73 Minas Tênis Clube
Araraquara 90 x 107 Paulistano/Unimed
Vivo/Franca 95 x 104 Uniceub/BRB/Brasília
Flamengo 93 x 55 Liga Sorocabana
Cia. do Terno/Romaço/Joinville 76 x 72 Vila Velha/Garoto/BMG