#JOGAJUNTO

LDB

De ponta a ponta

Náutico LDB NAU 75
x
61 Regatas LDB REG
27
1ºQ
X
20
18
2ºQ
X
20
17
3ºQ
X
6
13
4ºQ
X
15

Gin. Prof. Hugo Ramos

19 de fevereiro de 2015

Com expressivo duplo-duplo de Pezão, Náutico domina Regatas (SP) durante os 40 minutos e conquista sua décima vitória na LDB

DOCUMENTOS:
Súmula
75
X
61
75
PTS
61
5
A3C
6
25
A2C
20
10
LLC
3
54
RT
33
20
ASS
13

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Na manhã desta quinta-feira, o Clube Náutico Capibaribe (PE) venceu pela décima vez na quarta edição da LDB. Em vantagem no placar desde o primeiro minuto de jogo, a equipe nordestina dominou o Clube Campineiro de Regatas (SP) e venceu o duelo realizado no Ginásio Hugo Ramos, localizado na cidade de Mogi das Cruzes (SP), pelo placar de 75 a 61.

Para vencer, a equipe do Recife contou com uma grande atuação de Pezão. O ala/pivô foi o principal cestinha da equipe, com 19 pontos, e ainda apanhou expressivos 19 rebotes para garantir o único duplo-duplo do jogo. Além disso, o jogador distribuiu seis assistências e totalizou 37 pontos de eficiência.

Autor de 15 pontos e sete rebotes, o pivô Rafa Negão foi outro a ter atuação destacada pela equipe vencedora, assim como o armador Luiz, também responsável por 15 pontos. No entanto, o cestinha do jogo foi o armador João Amato, do Regatas, com expressivos 32 pontos.

“Nosso time tem muita força no coletivo. Hoje jogamos bastante em conjunto e as coisas fluíram naturalmente. Todo mundo deu seu máximo e conseguimos mais uma vitória. Queremos vencer a maior quantidade de jogos possível para fechar bem nossa campanha”, disse Pezão.

Equipe da técnica Mônica dos Anjos contou com grande atuação de Pezão e dominou o Regatas (Allan Conti/LNB)

Equipe da técnica Mônica dos Anjos contou com grande atuação de Pezão e dominou o Regatas (Allan Conti/LNB)

Com o resultado positivo, o esquadrão pernambucano chegou aos 31 pontos ganhos e se firmou na 14ª posição na tabela de classificação. Por sua vez, o time do interior do Estado de São Paulo conheceu sua 21ª derrota e, com 22 pontos, segue na 23ª colocação.

+ Clique aqui e confira a classificação completa da quarta edição da LDB

“Em alguns momentos do jogo tivemos a chance de passar na frente. Mas cometemos alguns erros bobos, tanto na defesa quanto no ataque, que não nos deixaram virar o jogo. Se tivéssemos ficado na liderança, tenho certeza de que o cenário mudaria e poderíamos ter vencido”, afirmou o cestinha João, do Regatas.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceira com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O jogo

O Náutico contou com grande início de Luiz e Pinguela para dominar o placar durante todo o primeiro quarto. No embalo da dupla, o clube pernambucano abriu 11 a 4 de frente logo nos minutos iniciais. Com boas jogadas de João, o Regatas engrenou uma sequência de 6 a 0 e diminuiu o prejuízo (11 a 10).

Com uma bola de três pontos de Pinguela e outra de Luiz – os dois atletas foram responsáveis por 19 dos primeiros 21 pontos da equipe no jogo –, o time nordestino voltou a colocar sete pontos de vantagem (17 a 10). Depois disso, as equipes trocaram cestas e a diferença no placar seguiu na casa dos sete pontos ao final do período inaugural (27 a 20).

Com uma defesa por zona, o Regatas passou a dificultar a vida do Náutico no segundo quarto. Enquanto isso, do outro lado da quadra, João seguiu atuando em alto nível e foi peça-chave para o time paulista baixar a desvantagem para apenas dois pontos (36 a 34).

A reação dos campineiros não teve continuidade e os pernambucanos rapidamente voltaram a deslanchar. Logo no lance seguinte após a diferença no placar cair, Luiz converteu sua segunda bola de três pontos no jogo e trouxe tranquilidade ao clube nordestino. Na sequência, Pezão e Rafa Negão voltaram a pontuar e recolocaram a diferença no placar em sete pontos (43 a 36). Nos instantres finais do período, o Regatas contou com dois contra-ataques seguidos de João e deixou a vantagem dos rivais em cinco pontos antes da chegada do intervalo (45 a 40).

O Náutico voltou para o terceiro quarto com uma proposta de jogo muito clara: explorar o jogo de garrafão com Rafa Negão. E deu certo. Com nove pontos de seu gigante de 2,13m de altura, o clube do Estado do Pernambuco teve um bom desempenho na parcial e estendeu a diferença no placar para dígitos duplos. Com muitas dificuldades para pontuar diante da forte defesa dos rivais, o Regatas não conseguiu equilibrar as ações. Então, após vencer a parcial por 17 a 6, a equipe comandada pela técnica Mônica dos Anjos partiu para os dez minutos finais da partida com 16 pontos de frente (62 a 46).

Durante o último quarto, o Regatas seguiu contando com grande atuação de João e até chegou a diminuir a desvantagem. Mas, do outro lado, o Náutico conseguiu manter a diferença no placar sempre em dígitos duplos e teve tranquilidade para confirmar a vitória.